Taxista: “Novo Meriva chega em julho. Câmbio da Toyota é o mesmo da Chevrolet”

Chevrolet-Meriva-BrasilOntem peguei mais um táxi e, conversando com o motorista, ouvi mais algumas boas histórias do “folclore automotivo dos taxistas do Brasil”. Outra vez a Chevrolet foi a empresa pivô do papo, já que boa parte da frota de táxis de São Paulo é de modelos da GM.

Diferente da Zafira 2.0 16V Turbo, o carro da vez era um Meriva Easytronic 1.8. Depois de reclamar bastante da embreagem do modelo e do alto preço cobrado pela Chevrolet para a manutenção desse componente, ele me atualizou com algumas informações “novas”.

A primeira é que o atual Meriva Easytronic não é mais vendido, embora o carro esteja no site da Chevrolet (pelo menos até 04/04/2011), partindo de sugeridos R$ 52.674 na versão Premium (com todos os opcionais e pintura metálica ele sai por R$ 56.658).

A segunda informação é que o novo Meriva chega às lojas brasileiras no meio do ano, mais precisamente em julho. Esse modelo seria equipado com o mesmo motor 1.8, mas teria transmissão automática idêntica à da Zafira, com quatro marchas.

A terceira e última informação é a melhor e mais importante delas. Segundo o motorista, o câmbio automático da Chevrolet, disponível para os veículos com motor 2.0 Flexpower da marca (Astra, Zafira e Vectra) é o mesmo usado pela Toyota no Corolla! “Ninguém anuncia isso, mas é o mesmo câmbio. Uma marca usa da outra”, garantiu. Confesso que fiz uma pesquisa na internet, mas não encontrei nenhuma ligação entre as duas transmissões. O único ponto realmente semelhante é que ambos têm quatro marchas para frente e uma para trás. Mas vale pesquisar.

Comentários

  • huahuahua, essa foi d+… dia 15 vou a uma festa com bebida liberada.
    Irei de taxi e quem sabe eu consiga um furo (dependendo do tamanho, pode ser uma cratera)de reportagem…rsrsrsrsrsrsrs

  • Mário Cesar disse:

    Acho que quando ele se referiu ao cambio foi em relação a quantidade de marchas, de vez em quando eu escuto algumas pérolas dessas quando eu estou entre amigos em um conversa mais informal, mas ainda acho que os taxistas tem algumas fontes dentro da GM que passam para eles essas novidades …

  • Renato uma forma fácil de ver se o câmbio é o mesmo, é procurar pelos kits de discos de embreagem do modelo GM.
    Se forem os mesmos usados na Toyota vc saberá! hehe

    E pode ser sim!
    Só ver que o câmbio tiptronic de 5 velocidades do Golf é o mesmo usado pela no Jaguar e na Freelander.

    Abraços!

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Emparelhe os dois carros. Coloque o câmbio na posição N (Nitro é claro) e acelere se tiverem o mesmo ronco e arranque. Não tenho dúvida é o mesmo câmbio. BRINCADEIRA!

    Acho que Bruno Medina tem razão, num mundo tão globalizado e que o mercado japonês tem grande influência no americano não seria impossível de ocorrer.

    Abraço a todos.

  • O pior é que é verdade. Tanto o Corolla, quanto o Vectra, usam o mesmo câmbio, fabricados pela AISIN. A diferença entre eles está na eletrônica, onde o Toyota usa o módulo ETC (Eletronic Transmission Control) e a GM usa apenas o Netraul Contro (coloca o câmbio em N automaticamente quando o carro está parada – poupando combustível).

    Essas são as principais diferenças ELETRONICAS, já que solenóides, pistões, bombas são iguais. No GM ainda consta opção do modo “anti-patinação” que arranca em 2ª marcha. Para não derrapar em terrenos de baixa aderência.

  • Também já ouvi que compartilhavam alguns componentes, mas que não eram iguais.

    Uma coisa interessante que descobri é que as palhetas do limpador do pára-brisa do New Civic é a mesma utilizada no 307, tanto a armação quanto o tamanho.

  • A programação da Toyota é mais suave, os carros são mais leves e os motores, mais eficientes! O câmbio AT joga a rotação pro alto toda hora, e nessa hora, tanto o 1.8 quanto o 2.0 da Toyota rendem mais que o 2.0 8v da GM!

    Agora, se compararmos carros com peses iguais, o desempenho é semelhante. Já emparelhei Astra FLEX AT contra um Corolla 2006 AT de um amigo, e eles andaram IGUAIS, tanto de arrancada como de final

  • Anonymous disse:

    QUERO SO VER AGORA ALGUÉM METER O PAU NO CAMBIO DO VECTRA.
    AS CAIXAS SÃO AS MESMAS SIM O QUE MUDA SÃO AS PROGRAMAÇÕES ELETRONICAS (MÓDULOS),RELAÇÕES DE MARCHA E DIFERENCIAL.IGUAL AOS Trancologic DA FIAT E O Easytranco DA GM,COM SUAS CENTRAIS MAGNETI MARELLI DA FIAT,E NÃO TENHO CERTEZA DELPHI DA GM.

    Marcus Quintanilha

  • A caixa é igual, ok! Pronto.

    Mas, o casamento motor/câmbio no Corolla é mais feliz! Um motor mais elástico (16v) aliado a um carro mais leve faz dele um carro mais ágil e mais econômico.

  • Grandes coisas ser a mesma caixa. Outros tantos carros usam cãmbio Aisin, ZF e o escambau… Até Volvo usa/usou a Aisin Warner. Mas quem define a qualidade das passagens é o módulo eletrônico.

    No geral, a caixa de câmbio só dá defeito por mal uso. Exclui-se dessa regra os automatizados…

  • Anonymous disse:

    DougSampa diz: Meu classic 1.6 usa cambio Aisin AF13, mesmo fornecedor da Toyota, e já era fabricado com este cambio desde 98, o meu é 2003 co 88 mil kms, já fiz 1 troca do óleo do cambio e agora está na hora da 2a troca. Cambiozinho poem qualquer automatizado no chinelo!!!!!

  • Anonymous disse:

    e vale salientar, que a meriva semi automatica, so esta disponivel pra particular e nao para taxi, pois tem dado muitos problemas com o uso mais intenso {taxi}o que indica que com muita quilometragem o sistema nao aguenta, optei por comprar um 1.4. pois utiliza cambio manual,um otimo carro.

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