Duelo de R$ 37.900: Ford Fiesta X JAC J3

A chegada do JAC J3 foi excelente para o mercado nacional. Ele não só representou mais uma opção (interessante) para os brasileiros, como também deu uma chacoalhada na concorrência.

Uma das primeiras marcas a se movimentar de forma expressiva foi a Ford, que reduziu o preço e aumentou os itens de série da dupla Fiesta e Fiesta Sedan, promocionalmente, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde os veículos passaram a custar, respectivamente, R$ 37.900 e R$ 39.900 – mesmos valores do novo chinês (hatch e sedã).

Segundo a Ford, as vendas dos modelos da linha Fiesta equipados com airbags e ABS subiram 263% com a mudança no preço. O sucesso foi tão grande que a promoção passou a valer para todas as concessionárias da Ford no país recentemente.

Com isso, fiquei pensando:

Por R$ 37.900, o que vale mais comprar: Ford Fiesta 1.6 ou Jac J3 1.4 16V?

O Fiesta vem com equipado de série com freios com sistema ABS nos freios, airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina, entre outros itens. O motor 1.6 8V Rocam desenvolve 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque com gasolina e 106,6 cv e 15,3 kgfm com etanol. Seu espaço interno é interessante, assim como a capacidade do porta-malas: 305 litros (478 l na versão Sedan). O acabamento não é muito refinado. O conforto ao rodar é bom, mas o chinês leva um pouco de vantagem especialmente pela suspensão traseira independente. Já o visual deixa a desejar, parecendo que ficou no meio do caminho. Mas este é um item subjetivo. A garantia de 1 ano dada pela Ford poderia ser maior.

Como praticamente virou referência, a lista de itens de série do J3 é muito boa: sensor de estacionamento, freios com sistema ABS com EBD, airbag duplo, roda de liga-leve de 15″, ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura do volante, rádio CD Player com leitor de MP3, faróis de neblina, entre outros itens. O motor 1.3 16V VVT (comando de válvulas variável) a gasolina (vendido como 1.4) desenvolve 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque. Seu espaço interno também é bem interessante, enquanto o porta-malas supera o do concorrente com 350 litros (490 l o sedã). Seu visual também não é a última maravilha, mas é melhor que o do Ford. A garantia também é muito superior: 6 anos. Mas, motor flex, só em 2012 (previsão).

De janeiro a maio de 2011, foram emplacadas 41.032 unidades do Fiesta hatch, sendo 9.598 em abril e 8.599 em maio. Já o J3, que é um novato no nosso mercado, foi responsável por 3.598 unidades no acumulado do ano (até maio). Em abril foram 1.316 unidades emplacadas e em 1.927 unidades em maio.

Em relação ao sedãs, de janeiro a maio de 2011, foram emplacadas 14.902 unidades do Fiesta Sedan, sendo 2.948 em abril e 3.591 em maio. Já o J3 Turin emplacou 2.019 unidades no acumulado do ano (até maio). Em abril foram 776 unidades emplacadas e em 1.112 unidades em maio.

Por mais que o J3 seja atraente e mais moderno, hoje (15/06/2011), não tenho muitas dúvidas para responder à pergunta que fiz acima: Fiesta. Ele é uma realidade, e não uma aposta. Só não sei quanto tempo vai durar a minha escolha.  

E você, o que acha? Comente!

Fotos: Estúdio Manente/Ford/Divulgação e JAC Motors/Divulgação

Atualização (20/06/2011)
A enquete do De 0 a 100 mostrou que a maioria dos internautas compartilha da minha opinião, escolhendo o Fiesta. Mas achei que seria uma disputa mais equilibrada. Posso concluir que, com uma opção mais tradicional semelhante em preço e equipamentos, os chineses perdem a vez. Vejam o resultado final.

Por R$ 37.900, o que vale mais comprar?
Ford Fiesta 1.6 – 67 votos (63,2%)
Jac J3 1.4 16V – 39 votos (36,8%)
Total: 106 votos

Comentários

  • Anonymous disse:

    Disparado o Fiesta. Carro confiavél, não quebra fácil (basta verificar em oficinas quantos fiestas são vistos, consolidado no mercado, ainda tem um design atual, gosto do carro. Quanto ao J3 pode até ser bom mas é preciso esperar alguns anos. Tivemos 2 exemplos bem diferentes em que o tempo disse a verdade: Hyundai e Lada.

  • Tenho 4 carros na garagem! 2 flex e 2 GAS…te pergunto eu para vc!? Quando em Belo Horizonte e em praticamente em todo país colocamos álcool ou etanol? Nunca pois é muito caro…ainda mais o único estado que coloca é SP….não vejo desvantagem nenhuma em ter um carro somente a gasolina! Até pq a relação consumo de gasolina para motor Flex é muito maior do que somente a GAS…tenho um ford Ka 2002, e faz 12 km/l e já rodei em Ka Flex que dava 10 km/l, vcs acham isso bom? Deveriamos ter a opção de comprar carro com qualquer opção de motorização…somos obrigados a comprar carros Flex que consomem 20% a mais de gasolina e não conseguimos colocar “ETANOL” pois é mais caro que cachaça! Vejam bem…grato!

  • Agora tem aquela coisa: Dizem que Ford tem manutenção cara.
    Renato, em breve vou fazer uma postagem de “tira dúvida” aqui contigo. Pretendo trocar meu Mille Smart 2001, antes disso, farei o “impressoes” de despedida.
    Entre Sandero 1.6 por 39mil, Logan 1.6 por 40mil, Fiesta Hatch1.6 ou sedan 1.6 e Voyage 1.0

    Alguém aí que tenha Fiesta ou Ka pode me dizer quanto ao custo de manutenção??

  • Anonymous disse:

    Skyline, tenho um Fiesta Hatch 1.6 2008 com 35mil km comprado novo. As revisões na concessionária estão no preço dos demais carros da categoria, porém te falo por opinião própria, basta trocar óleos e filtros no tempo correto que não terá nenhum problema. Antes deste tive outro Fiesta que rodei 70mil km só com manutenção básica e sem nenhum problema. Acho o custo benefício deste carro muito bom mas tem que ser o 1.6.

  • Gosto do fiesta, apesar de achar umsa sacanagem o que a ford fez com o novo falando que é new e cobrando 50mil, porem nesse preço ainda prefiro o fiesta pq tenho medo de comprar um chines, mas acredito que no futuro minha opniao podera ser diferente.

  • Anonymous disse:

    Cara, a lista de pacotes de peças do KA é mais barata que o Gol G4 e do que o Celta, só perde pro MIlle. O ponto critico do KA e Fiesta é válvula termoestática, se você fizer a manutenção do sistema preventivamente, custa 80 reais no máximo( 1 vez no ano dá e sobra), não terá problema nunca. Essa estória que Ford tem manutenção cara é totalmene desatualizada, é como falar que Gol é barato de manter. Já foi, hoje as peças do G5 são as mais caras e do Golf frente ao Focus nem se fala.

  • renato dantas disse:

    Como disse antes não confio nos chineses por enquanto, agora se for para escolher seria o Fiesta sedã com certeza, além de uma vasta rede de autorizadas Ford, as peças vão demorar menos para quando houver algum conserto mais demorado.

  • Fabricio disse:

    Vou de Fiesta…não por paixão, mas parece que está bem equipado e daqui a uns 3 ou 4 anos vou perder menos, além de achar q o carro vai estar mais inteiro…

  • Fabricio disse:

    Ah, qto ao carro flex, tb acho que existe demanda SIM para carros somente a gasolina ou alcool;as montadoras é que se fazem de cegas, vide os coreanos que vendem bem.

  • Anonymous disse:

    Fiz o 3º test drive hoje no J3. Vou arriscar, gostei demais do carro. A garantia de 6 anos está pesando muito na minha decisão. Ah, e o papo de que não sobe ladeira é pura lenda, fizemos o teste com 5 pessoas, só 1 tinha menos de 90 Kg, foi de segunda uma subida bastante acentuada, tranquilaço.

  • Anonymous disse:

    O que ninguém está percebendo é que para ter os 6 anos de garantia tem que fazer TODAS as revisões na concessionária (a cada 5.000 km). Ou seja, vai gastar uma naba em revisões.

  • esse carro fiesta hatc é uma merda !!!
    tenho um fiesta 1.0 flex completo, comprei ele, estou com ele menos de 1 mês, e já me arrependi da porcaria que fui fazer !!
    Nunca dirigi um carro tão lento e beberrão em toda minha vida !!!! agora esta explicado, fora o pedal de aceleração que é duro, não é macio igual aos outros carros, e a vibração da a caixa de direção hidráulica ? vc sente toda ela nas mãos, coisa que nos demais carros vc sente, só quando trava o volante para qualquer um dos lados, e que não é certo de se fazer, acaba com a vida útil da direção. Sem falar do “bate pino” como dizem por aí, é um barulho que o motor desse carro faz em baixa rotação, precisamente dizendo quando vc esta saindo com o carro na 1º macha. O famoso TEC TEC TEC TEC TEC !!!!!!

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