Logan 1.6 16V automático vem aí. Como fica o Symbol?

Renault+Logan+Expression+2011

Depois do lançamento do Sandero automático, nada mais natural do que esperar que a Renault também lançasse esta opção de câmbio para outros modelos da marca no Brasil. E o próximo a receber o equipamento será o sedã Logan, entre agosto e setembro, conforme informou o Notícias Automotivas. Além da data, o NA também já publicou os preços e os equipamentos da nova versão.

Renault+Logan+automatico

A transmissão automática do Logan será ofertada para o acabamento Expression, a topo de linha do sedã, que passará a ser vendido com motor 1.6 16V Hi-Flex (que retorna ao veículo). O preço inicial será de R$ 41.950. Além disso, para a linha 2012, o modelo terá outras alterações vindas do irmão Sandero. Com isso, logo pensei: com os upgrades de motorização, câmbio e acabamento, como fica o Symbol nessa história? Mais abaixo tento responder, mas antes vamos às mudanças do Logan.

De acordo com o NA, o Logan Expression automático será equipado de série com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina, computador de bordo, travamento automático das portas e telecomando na chave para abertura e travamento das portas por rádio frequencia. Com pintura metálica, o preço sobe para R$ 42.910.  Com os mesmos equipamentos (incluindo a pintura), motor 1.6 8V Hi-Torque e câmbio manual, o Logan 2011 sai por R$ 39.000.

Sandero Privilège automático 2012 deve inspirar o Logan automático

Com os pacotes opcionais Pack Conf2 + Pack Roda + Pack Segurança, compostos por vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, sistema de som mais moderno (igual o do Sandero 2012 – acima), alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas, freios ABS, airbag duplo, apoio de cabeça central traseiro e volante revestido em couro, o preço vai para R$ 45.600. Adicione pintura metálica para o preço subir para R$ 46.560. Com os mesmos equipamentos (incluindo a pintura), motor 1.6 8V Hi-Torque e câmbio manual, o Logan 2011 sai por R$ 42.650.

Symbol
No meio de tantas opções do Logan, como vai ficar o Symbol? É difícil responder, ainda mais porque o “Clio Sedan remodelado” nunca vendeu bem desde o seu lançamento no país. O Symbol é realmente um sedã interessante, mas ele parece meio perdido, sem lugar no mercado. Com a evolução do Logan, essa impressão ficará ainda mais evidente.

Symbol Expression

O Renault Symbol é vendido com apenas uma motorização, 1.6 16V Hi-Flex (110/115 cv), uma opção de câmbio, manual de cinco marchas, e duas versões de acabamento. A Expression parte de R$ 38.990 equipada com airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, vidros e travas elétricos, alarme, roda de aço de 14″, entre outros equipamentos. Com pintura metálica, o modelo base sobe para R$ 39.890. Completo, com sistema ABS de freios, rádio CD player MP3 com comando satélite na coluna de direção e computador de bordo, o preço vai para R$ 42.330.

Já o Symbol Privilège vem com todos os itens do Expression, além de vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, roda de liga-leve de 15″ e volante em couro com aro interno cromado e manopla da alavanca de câmbio em couro – tudo isso por R$ 44.390 (ou R$ 45.290 com pintura metálica). O único opcional é o ABS, que faz o preço subir para R$ 46.880.

Symbol Privilège

Será que a Renault vai lançar o Symbol automático? Se o Logan vai ficar cerca de R$ 3.910 mais caro para ganhar mais 8V e aposentar o pé esquerdo do motorista, e o Sandero ficou R$ 3.500 mais pesado no bolso nas mesmas circunstâncias de motor/câmbio, podemos calcular que o Symbol ficará de R$ 2.500 a R$ 3.000 mais caro, uma vez que ele já é equipado com o propulsor 1.6 16V.

Logo, com transmissão automática, a versão Expression partiria de aproximadamente de R$ 41.990, enquanto a Privilège custaria inicialmente cerca de R$ 47.390, podendo chegar até R$ 49.880 (com ABS e pintura metálica). Vale a pena?

. R$ 42.330 – Renault Symbol Expression 1.6 16V manual completo (preço – site da marca)
. R$ 46.880 – Renault Symbol Privilège 1.6 16V manual completo (preço – site da marca)
. R$ 46.560 – Renault Logan Expression 1.6 16V automático completo (preço – NA)

Sabendo agora dos preços (alguns anunciados, outros prováveis e alguns especulados), dos equipamentos, de algumas características (Logan é mais espaçoso para os ocupantes e o Symbol tem visual mais moderno) e de algumas semelhanças (motor 1.6 16V é o mesmo e os porta-malas são quase iguais – 506 litros no Symbol e 510 l no Logan), qual dos dois modelos você compraria? Passo a pergunta pra vocês.

Comentários (13)

  1. Sinceramente, estou até pensando em pegar um Logan, só estou aguardando os preços finais e a inclusao do painel 2 din no carro, para que ele continue com vantagem perante o Sandero.
    Quanto ao Symbol, é um carro super interessante, “sucesso de crítica”, mas com o visual (acredito eu) dianteiro que não empolga muito.
    O quesito falta de espaço acho que nem deva ser o seu pior problema, diante de tantos outros carros minusculos do mercado e mesma categoria…
    Se a renault propor um facelift de baixo custo com o Symbol de frente parecida com Sandero ou Fluence na frente, acho que daria uma aquecida no carrinho.
    O restante do carro é Show de bola!

  2. Nenhum dos dois draconianos feios de doer, só uma pergunta Parizzi: ainda se fabrica o tal de Symbol?, eu não vejo um na rua desde seu lançamento agora ESPECULANDO o “carro” Symbol por talvez R$ 49.880 mesmo com ABS só o louco do Hugoas pagaria por esta biga.
    Xará, acho que vocês quis dizer o seguinte: no lugar de “direção hidráulica com regulagem de altura”, “direção hridráulica com regulagem do volate em altura”.

    abraços.

  3. Para aposentar Symbol a Renault tem que lançar o mais rápido possível o NEW DACIA LOGAN 2 NEXT GENERETION com amplo espaço interno e design refinado.

    Symbol aqui não vende, pois o seu maior concorrente esta dentro da concessionária, pois o LOGAN é mais espaçoso internamente e mais barato. Não sei se ele vende muito na Argentina, mas aqui esta falido.

    Renault deve investir pesado no LOGAN para enfrentar os novos GM Colbalt e FIAT NEW SIENA e filar antigos compradores de GM Classic que esta próximo de ser descontinuado.

    Quanto ao LOGAN AUTOMATIC se for econômico e robusto vai vender bem.

  4. Pela empáfia do Sr. Dantas parece até que ele dirige um Accord ou CRV… mas não, tem um City “pelado”… um verdadeiro automóvel fabricado para mercados exigentes como o Brasil e… Tailândia
    Vejam o que a imprensa especializada fala sobre o “verdadeiro automóvel” após 30 dias de testes:

    “…a impressão geral da equipe nesses 30 dias e 3.463 km em que o City esteve conosco, nos quais consumiu 432 litros de combústível. Dos oito(8) motoristas de diferentes perfis que o dirigiram em diversas condições – da cidade para a estrada e dela para a serra -, nenhum considerou que o sedã da Honda valesse o que custa. Portanto, todos procurariam alternativas se tivessem R$ 61.200,00 para comprar um carro.”

    “Em sua faixa há diversas opções melhores na combinação de espaço, potência, itens de conforto e de segurança, como C4 Pallas, Linea, Focus, Cerato, Sentra e 307, vários deles com superioridade diante do Honda já comprovada em comparativos do Best Cars. Acima de tudo, falta ao City prazer em dirigir. Ele transmite a sensação de um carro simples e de projeto barato que tenta se passar por médio de luxo, mas cuja máscara despenca quando de dedica mais atenção ao interior ou se exige um pouco mais na estrada”

    A matéria completa está aqui:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/mes/honda-city-lx.htm

    Tem gente que se acha, come salame mas diz que arrota caviar…

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