Renovado, Kia Picando flex 2012 chega por R$ 34.900. Custo/benefício é bom?

O novo Kia Picanto flex finalmente tem data para começar a ser vendido no Brasil: 22 de agosto de 2011. A nova geração do modelo chega com novo design, motor 1.0 bicombustível, duas opções de câmbio e quatro versões ao todo.

Graças a uma mudança mais profunda de visual, ficando mais moderno e atraente, e no espaço, resultando em maior conforto para os ocupantes, a marca sul-coreana espera que seu compacto tenha muito mais sucesso do que a geração vendida até o momento.

O motor bicombustível promete ser um dos grandes atrativos do pequeno coreano. O atual Picanto tem um propulsor 1.0 12V a gasolina de três cilindros que desenvolve 64 cv de potência a 5.600 rpm e 8,9 mkgf de torque a 3.000 rpm. Já o novo Picanto tem motor 1.0 12V flex de três cilindros que desenvolve 80 cv a 6.200 rpm e 10,2 mkgf a 4.500. Ou seja, ganhos notáveis de potência e torque, mas com aumento do giro (barulho e vibração) do motor.

Outro grande atrativo da nova geração do Kia é a generosa lista de equipamentos de série. Por R$ 34.900, o cliente leva o Picanto básico, com câmbio manual de cinco marchas, equipado com airbag duplo, direção elétrica, ar-condicionado, volante revestido em couro com comandos do rádio, sistema de som com CD Player, MP3, entrada USB e conexão para iPod; faróis de neblina, trio elétrico, rodas de liga de 14”, imobilizar, setas em LED, odômetro digital com medições parciais e “eco driving mode” e banco traseiro bipartido.

Pagando R$ 39.900 é possível comprar o Picanto básico com câmbio automático de quatro marchas. Se o consumidor preferir, pode pagar o mesmo valor e pegar a versão completa, que tem os itens acima, além de airbags laterais e de cortina, teto solar e lâmpadas LED nos faróis dianteiros e traseiros. A versão completa com transmissão automática sai por R$ 44.900. A garantia é de cinco anos. Mas o sistema ABS de freios, estranhamente, não será ofertado – um absurdo!

O novo Picanto mede 3,595 metros de comprimento, 1,595 m de largura, 1,490 m de altura e 2,385 m de distância entre-eixos.

Preços

. Kia Picanto 1.0 Flex Manual (básico) – R$ 34.900
. Kia Picanto 1.0 Flex Automático (básico) – R$ 39.900
. Kia Picanto 1.0 Flex Manual (completo) – R$ 39.900
. Kia Picanto 1.0 Flex Automático (completo) – R$ 44.900

Breve comparativo

Realmente o Kia Picanto 2012 tem uma relação custo/benefício bem atraente – garantia longa, motor mais potente e flex, um pouco mais de espaço para todos (ocupantes e bagagem) e visual bem mais moderno e atrativo. Seu preço ficou R$ 1.000 acima da linha 2011. Mas, pelas mudanças e evoluções, está de bom tamanho.

Na sua versão de entrada, o Picanto é praticamente imbatível na relação custo/benefício. Mas será que sua versão mais cara também é atraente? Pensando nisso entrei nos sites de algumas empresas concorrentes e montei carros com propostas semelhantes à do Picanto, equipados praticamente com o mesmo nível de itens e com câmbio automático ou automatizado. Todos da lista abaixo tem mais desempenho e são equipados com freios ABS, mas custam mais e têm menos garantia.

. Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic – R$ 48.249 
(Evolution 2 + Attractive 7 + HSD + vidros traseiros elétricos + volante em couro)
. Volkswagen Gol Power 1.6 I-Motion – R$ 51.220
(Tecnologico VII + Kit V + rodas de liga-leve + lanterna de neblina + banco traseiro bipartido)
. Peugeot 207 XS 1.6 16V automático – R$ 48.560

Qual deles você compraria?

(fotos: Kia/Divulgação)

Comentários (17)

  1. Os problemas maiores desses importados são peças que dificilmente encontra-se nos estoques das ccs, o reclameaqui tem um índice alto de reclamações com os importados em relação a peças.

  2. Pelo preço absurdo que pedem não só neste modelo quanto em outros, pode-se avaliar a compra de um seminovo ou dar de entrada num carro de categoria acima.

  3. Se o Fiat 500 Cult fabricado no México chegar mesmo com preços de R$ 39.900 para câmbio manual de 6 velocidades e a versão Dualogic por R$ 42 mil, Picanto e demais vão ter trabalho no segmento pois este FIAT aí vai vender. Vai se um quebra pau dentro da FIAT entre Uno, New Palio e Fiat 500.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *