Com March e Versa, Nissan vem com tudo no Brasil!

Ter 5% de participação no mercado nacional até 2014. Este é o ambicioso objetivo da Nissan, que dá a largada ao seu plano com o duplo lançamento do compacto March, no final de setembro, e do Versa, em novembro. Segundo a empresa, com estes dois modelos será possível aumentar sua cobertura de mercado da companhia para 83%.

Versa: Tamanho de Civic com preço abaixo de R$ 36.000

Vou falar primeiro do carro que chega depois. Vendidos em outros países, como Estados Unidos e México, o Versa será lançado em território nacional no penúltimo mês do ano com motor 1.6 16V flex e custando menos de R$ 36.000. Como ele vem do México, o aumento do IPI não será um problema.

De acordo com a Nissan, o Versa se destaca por ter “design imponente, qualidade japonesa, inovação, elegância e conforto com muita segurança pelo amplo espaço interno, alto nível de qualidade e, claro, preço muito competitivo”. Pela pesquisa que fiz e pela conversa que tive com uma fonte nos Estados Unidos, o Versa tem um excelente espaço interno.

A receita adotada pela Renault com o Logan parece estar se repetindo com sua marca irmã: o Versa tem tamanho de sedã médio (Civic e Corolla), com 4,47 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, e preço de sedã compacto premium (menos de R$ 36.000). Se vier bem equipado, vair ser um grande candidato a ser um dos destaques do segmento. Resta agora saber o que vai ser do Tiida Sedan, que chega ao Brasil por R$ 44.500.

March
Agora vamos ao grande lançamento do ano da Nissan, o compacto March. Fabricado no México, o “primeiro popular japonês” chega com um grande potencial de mercado, já que seu conjunto é bem atraente. O modelo chega com quatro versões com motor 1.0 e três com propulsor 1.6. O March mais simples parte de R$ 27.790 já equipado com airbag duplo, computador de bordo, ar quente, preparação para rádio (entre outros equipamentos – veja mais abaixo), com quatro portas e para-choques na cor da carroceria. A garantia é de três anos, como seu meio irmão Clio.

Em relação ao visual do March, vou reproduzir aqui a melhor expressão que ouvi a respeito: “ele é tão feio, mas tão feio, que é até bonitinho”. É estranho dizer isso, mas realmente o compacto da Nissan é simpático.

O motor 1.0 16V desenvolve 74 cv de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina. De acordo com a marca, o March precisa de 13,79 segundos (etanol) e 14,48 s (gasolina) para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Segundo a Autoesporte, o consumo de combustível do pequeno, com álcool, é de 9,5 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

Já a motorização 1.6 16V desenvolve 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis. O March 1.6 16V precisa de 9,88 s (gasolina) e 9,49 s (etanol) para ser acelerado de 0 a 100 km/h.

O March mede 3,78 metros de comprimento, 1,53 m de altura, 1,66 m de largura e 2,45 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 227 litros e o tanque leva 41 litros. Fazendo uma comparação rápida, o Ford Ka mede 3,83 m de comprimento, 1,42 m de altura, 1,64 m de largura, 2,45 m de entre-eixos, 263 litros de porta-malas e 45 l de tanque de combustível.

Segurança parcial
Dou meus parabéns à Nissan por ter equipado o March com airbag duplo de série desde a versão de entrada. Entretando, a marca pisou na bola feio por não oferece apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, limpador e desembaçador traseiro para a versão de entrada e sistema ABS de freios, não disponível nem para a versões 1.6. Uma pena…

Conheça abaixo as versões e preços do Nissan March.

Nissan March 1.0 – R$ 27.790
Airbags frontais para motorista e passageiro
Acelerador eletrônico do motor (drive-by-wire)
Ar quente
Banco do motorista com regulagem de altura e “Comfort Seat”
Computador de bordo
Console central com 3 porta copos e porta objetos
Conta-giros
Display digital de quilometragem total e parcial
Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
Porta-luvas com tampa
Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa
Tampa de combustível com abertura interna
Tomada de 12V integrada ao console central
Grade frontal com acabamento cromado
Retrovisores externos rebatíveis
Rodas de aço de 14″ e pneus 165/70 R14
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2)
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2)
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
Limpador de pára-brisa com 3 velocidades com controle intermitente
Preparação para áudio
Antena

Nissan Marcha 1.0 S – R$ 33.390
Todos os itens da versão 1.0 acrescidos de:

Ar-condicionado
Direção elétrica progressiva
Abertura e fechamento das portas e porta-malas por controle remoto
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Porta malas com iluminação
Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
Travas elétricas das portas e porta-malas
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
Volante de três raios com regulagem de altura
Calotas integrais
Retrovisores externos na cor da carroceria
Revestimento das portas dianteiras em tecido
Alças de teto para o passageiro
Limpador de pára-brisa com 9 velocidades com controle intermitente
Limpador traseiro com controle intermitente
Travamento automático das portas com o veículo em movimento

OPCIONAIS

1.0
Pacote “Plus”: Limpador, lavador e desembaçador traseiro temporizado, regulagem interna dos espelhos retrovisores e calotas integrais – preço final: R$ 28.490.

Pacote “Conforto”: ar-condicionado, direção elétrica progressiva e volante com Regulagem de altura – preço final: R$ 31.990.

Pacote “Roda” (vinculado ao Pacote “Conforto”): Rodas de liga-leve 15” e pneus 175/60 R15 – preço: R$ 700.

1.0S
Pacote “Roda”: Rodas de liga-leve 15” e pneus 175/60 R15 – preço: R$ 700.

Nissan March 1.6 S – R$ 35.890
Todos os itens da versão 1.0S acrescidos de motor 1.6 16V.

Nissan March 1.6 SV – R$ 37.990
Todos os itens da versão 1.6S acrescidos de:

Acionamento do alarme perimétrico por controle remoto
Rodas de liga leve de 15” e pneus 175/60 R15
4 altofalantes
Rádio CD Player com função MP3 e entrada auxiliar

Nissan March 1.6 SR – R$ 39.990
Todos os itens da versão 1.6 SV acrescidos de:

Adesivos específicos para versão SR
Aerokit (saias laterais, espóilers dianteiro, traseiro e aerofólio)
Ponteira de escapamento cromada
Retrovisores externos personalizados para versão SR
Rodas de liga leve de 15” na cor titanium e pneus 175/60 R15

CORES (1.0 e 1.6)

Sólidas: Branco Aspen e Preta Premium
Metálicas (+ R$ 720): Prata Classic, Cinza Magnetic, Vermelho Fuji, Laranja Califórnia e Azul Egeu

ACESSÓRIOS E TATTOS

O March também conta com vários acessórios disponpiveis nas concessionárias: protetor de cárter, alarmes, travas e vidros elétricos com automatizador, tapetes, faróis de neblina, equipamentos de áudio, kits aerodinâmicos, estéticos e as “Tattos” – adesivos colados na carroceria que custam de R$ 25 a R$ 490 com os seguintes temas: Sport, Shift (duas versões), Aiko, Pop, Kanji, além dos adesivos para a guarnição da Coluna B (central) e mascara para farol de neblina.

O March chega com quatro kits de acessórios, vendidos com preços fixos nacionais. São eles:

. Conveniência: Vidros elétricos dianteiros + trava elétrica + alarme volumétrico;
. Kit Segurança: Automatizador de vidros elétricos com antiesmagamento + alarme volumétrico;
. Kit Áudio: Radio CD Player Kenwood com entrada USB + porta-objetos + 2 altofalantes
. Kit Sport: espóilers dianteiro e traseiro + minissaias laterais + aerofólio superior traseiro.

Nota 10: Airbag duplo de série para todas as versões // Nota 0: ABS, nem opcional

GARANTIA E REVISÕES

O March tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e as revisões, que acontecem a cada 10.000 km ou 12 meses (o que acontecer primeiro) tem preços fixos. Confira os valores, que incluem peças, óleo e mão de obra:

10 mil km – R$ 149
20 mil km – R$ 299
30 mil km – R$ 249
40 mil km – R$ 499
50 mil km – R$ 249
60 mil km – R$ 299

Fotos: Nissan/Divulgação

Comentários (14)

  1. O QUE VEM MATANDO A NISSAN É O TIIDA.
    É MUITO FEIO.
    COM EXCEÇÃO DO “PÔNEI MALDITO” O MARKETING É MUITO RUIM.
    MAS GOSTEI DOS CARROS E ACHEI O PREÇO ATRATIVO PARA O CONJUNTO. FAÇO VOTOS QUE DÊ CERTO, POIS GOSTO DA CONCORRÊNCIA.

  2. Não condigo entender como a Nissan consegue fazer carros feios demais da conta sô, este tal de March é de lascar o cano, temos o Sentra que dói só de olhar, o tiida que mais parece a avótiida de tanto que é feio, vamos melhorar para vender melhor.

  3. Se esse versa realmente viria substituir o tiida sedan e foi reposicionado e custará menos de 36 mil deve agitar um pouco o segmento. Espero que a nissan encomode muito o mercado nacional, haja vista que o governo tirou os coreanos e chinesses de cena. Vale lembrar que a nissan está se aproveitando de sua fábrica no mexico.

  4. Mais um lançamento da Nissan que em minha opinião terá um mediano sucesso. O problema é que o brasileiro se apega muito ao design do carro, deixando itens como segurança e potência em segundo plano. E sinceramente os atuais carros da Nissan vendidos no Brasil tem linhas no mínimo “duvidosas”. É esperar pra ver…

  5. Éra candidato a substituir meu fiesta… até descobrir que não tem ABS nem como opcional na 1.6… sinceramente, três itens indispensáveis num carro: ABS + AIRBAG + ESP, que não tem em nenhum nacional, nem como opcional.

  6. O March até parece simpático, mas tenho de ver pessoalmente.

    Já o Versa parece uma bolha que de repente fica quadrado. por dentro o som e os mostradores de velocidade e rpm são tradicionais. Já o volante e os comandos do ar condicionado são futuristas e arredondados. Parece que o painel do carro é uma mistura de passado e futuro e isso pra mim faz o carro não ter uma personalidade. Olha os difusores de ar redondo nas laterais e quadrados ao centro. Vai ter de ter um preço bem competitivo e muitos equipamentos, pois pelas fotos prefiro comprar um RENAULT LOGAN. Esses departamento de design da NISSAN pode até agradar aos orientais, mas para o ocidente as referências de projeto são outras.

    Se fosse comprar um NISSAN compraria o TIIDA SEDAN que particularmente acho mais bonito que o VERSA, pena que eles não ofereçam ABS e AIR BAG no TIIDA, pois aí o preço ficaria muito próximo do SENTRA. Acho que a NISSAN não vê o potencial do TIIDA SEDAN se tiver ABS e AIR BAG por R$ 44.000 iria ampliar as suas vendas. Você diminui a margem de lucro com um carro equipado, mas amplia suas vendas no mercado e consequentemente a divulgação do seu produto nas ruas.

    Veja o exemplo de um CELTA que meu colega comprou. Alguns pergutaram a ele se o carro era um novo carro da GM. A GM colocou um painel ice blue e tinha gente pergutando se o carro era lançamento estava à noite e o painel do carro chamou muita atenção. Não é o melhor carro do mundo, mas passou um ótima impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *