Cruze pode levar a Chevrolet para o topo do segmento?

Chevrolet-Cruze-LTZ

A Chevrolet bem que tentou, mas o valente Vectra não foi páreo sedãs médios japoneses. Agora, com o Cruze, será que a marca conseguirá voltar ao topo do segmento no Brasil?

Qualidades para isso o Cruze tem. Sua plataforma é global (diferente da do Vectra, que usava a do Astra alongada) e seu design e moderno, seguindo a identidade visual da GM. Por aqui, o novo sedã será vendido em duas versões de acabamento, LT e LTZ, duas opções de câmbio, manual e automático de seis marchas, e com um motor: 1.8 16V Ecotec.

No início, achei os preços anunciados pela Chevrolet um pouco salgados: LT manual, por R$ 67.900, LT automática (R$ 69.900) e a LTZ (R$ 78.900). Mas, analisando o mercado, os valores estão de acordo com a categoria e com a proposta do carro. Ainda acho caro, mas logo teremos bônus e promoções.

Fabricado na planta de São Caetano do Sul (mas com o índice de nacionalização longe do ideal), o Cruze LT vem equipado, de série, com direção elétrica, ar-condicionado digital, faróis de neblina, airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, volante multimídia com piloto automático e conexão Bluetooth e USB. A LT automática de seis velocidades acrescenta sensor de chuva (R$ 2.000 a mais) e revestimento em couro nos bancos (R$ 4.000 extra). Já a LTZ vem com roda de liga leve, tela de 7 polegadas para a central multimídia, revestimento em couro no painel, GPS e botão de partida.

O novo motor Ecotec flex 1.8 16V, com duplo comando de valvulas variável, batizado de Ecotec6 e candidato a beberrão, desenvolve 140 cv de potência a 6.300 rpm e 17,8 mkgf de torque a 3.800 rpm com gasolina e 144 cv e 18,9 mkgf com etanol, nas mesmas rotações.

Segundo a GM, a versão pode ser acelerada de 0 a 100 km/h em 10,7/10,8 segundos (E/G) e alcança 204/203 km/h de velocidade máxima (E/G). Os números da versão automática são 11,4/11,7 s (E/G) e alcança 197 km/h de máxima.

O Cruze mede 4,60 m de comprimento, 1,79 m de largura (2,098 m com os espelhos), 1,47 m de altura e 2,685 m de distância entre-eixos. Seu porta-malas tem espaço para 450 litros, o tanque tem capacidade para 60,3 litros e o veículo pesa 1.399 kg.

Veja abaixo uma compração dos preços do Cruze e com os dos concorrentes.

Chevrolet Cruze LT 1.8 MT – R$ 67.900
Chevrolet Cruze LT 1.8 AT – R$ 69.900
Chevrolet Cruze LT 1.8 AT + couro – R$ 71.900
Chevrolet Cruze LTZ 1.8 AT – R$ 78.900

Citroën C4 Pallas 2.0 GLX MT – R$ 60.490
Citroën C4 Pallas 2.0 GLX AT – R$ 66.990
Citroën C4 Pallas 2.0 Exclusive AT – R$ 75.400

Honda Civic LXS 1.8 MT – R$ 66.660
Honda Civic LXS 1.8 AT – R$ 71.430
Honda Civic LXL 1.8 SE MT – R$ 67.340
Honda Civic LXL 1.8 SE AT – R$ 72.165
Honda Civic LXL 1.8 SE AT + couro – R$ 73.885
Honda Civic EXS 1.8 AT + couro – R$ 86.750

Nissan Sentra 2.0 MT – R$ 54.990 (por R$ 49.990)
Nissan Sentra 2.0 CVT – R$ 60.290 (por R$ 55.290)
Nissan Sentra 2.0 S CVT – R$ 64.290 (por R$ 59.290)
Nissan Sentra 2.0 SL CVT – R$ 71.990 (por R$ 66.990)

Peugeot 408 Allure 2.0 MT – R$ 59.500
Peugeot 408 Allure 2.0 AT – R$ 64.500
Peugeot 408 Feline 2.0 AT – R$ 74.900
Peugeot 408 Griffer 2.0 AT – R$ 79.900

Renault Fluence Dynamique 2.0 MT – R$ 60.290
Renault Fluence Dynamique 2.0 CVT – R$ 65.690
Renault Fluence Privilège 2.0 CVT – R$ 76.390

Toyota Corolla XLi 1.8 MT – R$ 63.570
Toyota Corolla XLi 1.8 AT – R$ 67.570
Toyota Corolla GLi 1.8 MT – R$ 67.070
Toyota Corolla GLi 1.8 AT – R$ 70.570
Toyota Corolla XEi 2.0 AT – R$ 77.070
Toyota Corolla XLi 2.0 AT – R$ 86.870

Volkswagen Jetta Comfortline 2.0 MT – R$ 65.775
Volkswagen Jetta Comfortline 2.0 AT – R$ 69.990
Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSi AT- R$ 89.520

Não sei se o Cruze fará sucesso, mas ele muitas qualidades para isso. No mínimo, ele deve vender mais que o Vectra. E, se o trabalho da marca for bem feito, ele pode assumir a carante segunda posição enquanto o novo Civic não chega. Só depois disso é o momento de pensar na liderança.

(Fotos: Chevrolet/Divulgação)

Comentários (15)

  1. Com Elantra fora da disputa pelo IPI. Cruze tem chance, mas a industria nacional pede passagem e creio que COROLLA E CIVIC reinarão já o CERATO dará lugar ao CRUZE.

    Pode ser uma prevsão errada, mas o lider do segmento começará com a letra “C”.

  2. Belo design, não é o mais bonito. Realmente, não é Vectra, nem Astra, esses ficaram no 1o. mundo. Quanto ao preço, já li sobre “custo Brasil” e “lucro Brasil”. Não tenho coragem de queimar “meu suado dinheirinho” num 0km e bancar espertinhos do “se colar, colou”, seja ele da iniciativa privada ou nosso governo. Aliás, o aumento do IPI sobre os importados precisou de 3 ministros para o anúncio… 10% por ministério?

  3. ACHO QUE SÓ VAI ATRÁS DO COROLLA.
    PARIZZI VOCE TEM ASTRA ACHA ELE TÃO GASTADADOR ASSIM? TENHO UM VECTRA,JÁ ANDEI BASTANTE COM CIVIC FLEX E COM CERTEZA ELE BEBE MAIS,PORQUE DIZER QUE ESTE MOTOR RELATIVAMENTE MAIS MODERNO QUE O EXCELENTE “MONZATECH” É CANDIDATO A BEBERRÃO??

    Marcus Quintanilha

  4. Pelo jeito o Corolla vai continuar na frente.

    Não é questão de design e motor, pois Cruze e Corolla empatam.

    O visual do Corolla é surrado, mas pra fazer cócegas nele, o Cruze teria que parecer um Elantra. Pelo contrário, o Cruze é bem comum.

    O custo-benefício dos irmãos Sentra/Fluence vai atrapalhar também.

    Esse segmento está muito competitivo e os japoneses levam vantagem pois estão na frente, tem mais moral e pós-venda melhor.

    Tudo muito subjetivo mas aí que está o pulo do gato. É difícil e demorado mudar a cabeça das pessoas.

  5. Nao acho que deva emplacar muito não, deverá ficar na mesma média do vectra, fora que o valor ficou bastante alto, mesmo sendo bem equipado poderia e deveria ter um preço mais atrativo.

  6. Em minha opnião o Cruze deve vender um pouco mais do que o Vectra, porém, sem encomodar o momentâneo reinado do Corolla. A Chevrolet deveria ter inovado um pouco mais no que diz respeito às linhas do Cruze; porém se trabalharem bem este modelo, poderá até complicar a vice-liderança do também desgastado Honda Civic.

  7. É por causa deste preço que tem o Cruze e o valor que a Hyundai vai pedir pelo Elantra, é que os verdadeiros automóveis montados no Brasil Civic e Corolla vão continuar sendo lideres em sua categoria.

  8. A MOTO DOS SEUS SONHOS ESTÁ AQUI.

    Com o título “Sonhe Grande com a Honda”, a Honda lançou uma página no Facebook dedicada
    às suas motos de alta cilindrada. A partir de 16 de setembro os usuários do Facebook
    poderão participar de um jogo exclusivo. O participante deverá escolher uma motocicleta
    Honda de alta cilindrada de sua preferência e compartilhar o conteúdo da Fan Page com
    seus amigos. Cada vez que a pessoa enviar essas informações para os seus contatos,
    ela ganhará pontos, chamados de “quilometragem”.

    Ao final da promoção, que irá até o dia 30 de setembro, quem atingir a “maior quilometragem”
    será premiado com a motocicleta escolhida.

    CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR:

    http://apps.facebook.com/sonhegrande/vote/moto/2206

  9. Srs, Para que tinha dúvida, segue apenas minha “OPINIÂO”. Antes de comprar um carro estava vendo alguns, como Corolla, Cerato, Sentra da Nissan, CIVIC e Cruze. Antes de fazer um test drive o cruze meu carro esolido era o corolla, mas após o teste drive mudei minha opinião, sabemos que a toyota domina o mercado pela sua qualidade mas o Cruze não deixa nada a deseja ao Corolla, acei comprando o Cruze e estou com ele a 6 meses, não me arrependi em nada, uma máquina fora de série. principalmente no motor, conforto e qualidade de retomada. além do designe que particulamente é showwwww.

    Roberto

  10. TEM MUITA GENTE QUE NAO SABE NADA DE CARRO, E SÓ FICA FALANDO BESTEIRA, O COROLLA NAO TEM A MINIMA GRACA, TRAÇOS MUITO SIMPLES, O QUE COMPETE COM A CHEVROLET É SO A HONDA COM O NEW CIVIC, O RESTO É LIXO!!!!!!!

    A KIA É UM LIXO, SO TEM DESIGN PESSIMO E MOTOR PIOR AINDA!!!!

    NA QUESTAO DE CARRO E MOTOR, TIRANDO O AUDI, MERCEDEZ BENS, AQUI NO BRASIL, É HONDA OU CHEVROLET, O RESTO É CONVERSA!!!!!!

  11. Sr Anônimo

    Para seu conhecimento, no Japão compra-se Toyota e Nissan. Honda é terceiro por lá.

    Corolla tá ridículo. Meu filho tem 1.97m e não entra no Corolla.

    Não esqueça dos carros da Nissan, que são mais baratos que Honda, oferecendo mesmos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *