Hyundai Elantra tem potência de sobra literalmente

Hyundai/Divulgação

Lembram dos pôneis malditos? Pois é, pelo visto, eles devem ter saído dos motores de vários carros e picapes e fugiram para um local “seguro”. Na verdade, eles ficaram no Brasil, disfarçados de cavalos (cv), e se juntaram debaixo do capô dos veículos de uma marca: Hyundai. Se não bastasse o Veloster ter uma “força extra”, o belo sedã Elantra, que tem freio traseiro a tambor, também ganhou um “aditivo” da Hyundai/CAOA no Brasil.

Hyundai Elantra no Brasil: 160 cv de potência

Diferente do que é anunciado nos sites da Hyundai mundial, do Chile, da Colômbia, da Nova Zelândia e dos Estados Unidos, o Elantra 1.8 16V tem 160 cv de potência no Brasil! Nos outros mercados, ele tem entre 148 cv e 150 cv, dependendo da unidade de medida usada na avaliação (110 Kw = 149,5583779 cv), mas jamais 160 cv!

A Hyundai/CAOA informou que o ganho de potência anunciados são “referentes aos testes realizados e certificados no Brasil na qual o veículo é abastecido com gasolina nacional que contém um percentual de etanol, podendo haver oscilação no número quando comparado aos testes feito fora do País”. Puxa vida, como o combustível brasileiro é excelente e limpo! Temos uma gasolina com nível baixíssimo de enxofre e ótimo preço, bem melhor do que a vendida nos Estados Unidos e na Europa! Quanto orgulho!

Site mundial da Hyundai: onde estão os 160 cv de potência?

Deixando o sarcasmo de lado, fico tentando encontrar explicações aceitáveis para essa estratégia de marketing enganosa da Hyundai/CAOA. Para que fazer isso? A Hyundai produz carros tão bons. Nada justifica essa bobagem toda. Qual o problema em vender o Veloster 1.6 de 128 cv no Brasil por (absurdos) R$ 75.000? Qual o problema do motor 1.8 16V do Elantra ter 148 cv de potência?

Uma pena que vários consumidores ávidos por novidades e por quererem ser sempre os primeiros correm e compram logo o seus carros com potências erroneamente informadas pelo fabricante. O ideal seria não comprar mais veículos da Hyundai até que a marca mude sua postura perante o mercado.

Site da Hyundai nos EUA: algum sinal dos 160 cv de potência?

Em relação às explicações, tenho quatro:

1. Talvez o Elantra tenha pedais, como a antiga Mobilete, que permitem que os ocupantes pedalem para gerar uma força extra.

2. Talvez a potência extra seja imaginária, mais ou menos na linha do “ditado” do ex-jogador Vampeta: “vocês fingem que têm e eu finjo que acredito”.

3. Talvez o consumidor ganhar a diferença de potência em cavalos reais, para dar um bom passeio no final de semana.

4. Com a aprovação da Nissan, a Hyundai/CAOA criou uma nova medida para avaliar a potência: pôneis (pn). Com isso, o Elantra tem 160 cvpn (148 cv + 12 pn).

O mesmo vale para o Veloster.

Qual será a próxima da Hyundai/CAOA? Alguém apostaria no novo i30 2.0 flex com 178 cv de potência com gasolina (imagina com etanol)?

No Chile, o Elantra tem 148 cv de potência
Na Colômbia, a potência também é de 148 cv
Até na Nova Zelândia, tão famosa pelo “Acredite se puder” da TV Colosso, o Elantra não tem 160 cv de potência

Comentários (24)

  1. Agora é que caiu a ficha em relação ao receio de alguns em relação a CAOA. Ainda não tinha observado esta mágica da CAOA.

    ACHO QUE A EMPRESA ESTA ADIANTANDO UMA POTÊNCIA EXTRA QUANDO O MOTOR FOR FLEX. Será que este adicional não seja por você poder abastecer 100% com etanol e o carro ganhar uns cavalos – Seria uma desculpa meia boca já que o carro ainda não é flex.

    Assim não a credibilidade da empresa vai para menos 100%.

  2. NÃO HÁ MESMO CREDIBILIDADE – SE O CARRO FOR DA CAOA HYUNDAI É MELHOR CONFERIR MUNDO A FORA SE O CARRO:

    DESIGN E ESPORTIVIDADE DOS ALEMÃES
    PERFEIÇÃO DOS LUXUOSOS INGLESES
    E OS ADITIVOS DA CAOA ESSA É A NOVA SENSAÇÃO DA HYUNDAI.

    Quero registar que o meu antigo VW GOL G4 Power 1.6 apesar de no manual do proprietário vir que o carro tinha 103 ou 104cv no documento do DETRAN DE BRASÍLIA quando o recebi me deparei com o registro de que o carro tinha 107 cv no documento. FOI MUITO ESTRANHO. Mas PArizzi veja se com alguém que você conhece ocorreu o mesmo, pois depois que se compra o carro. Quando você vai vender a referência de cavalos é a do documento. Dificilmente alguém pega o manual para conferir. Só quando há alguma dúvida. Eu não sei o motivo do ocorrido se é um erro do DETRAN BRASÍLIA ou do repasse de informações da VW que pode ter tido uma prá tica neste caso igual o da CAOA. Não que aqui acusar niguém, mas aconteceu comigo. Se tiver mais casos Brasil a fora já vai gerar uma suspeita.

    Abraço a todos!

  3. Hyundai confirma motor 1.6L TURBO para Veloster.

    Será que já é uma reação aos cavolos potência pôneis e a propaganda duvidosa reagiram com um turbo e prometem 206cv. Será é esperar pra ver, conferir e crer.

  4. Já passou da hora dos orgãos de defesa do consumidor tomar uma atitude contra a CAOA. Essa atitute merecia no mínimo uma multa altíssima.

    O problema é que o brasileiro compra assim mesmo. O veloster já ta em 4º no ranking dos hatch´s este mês e com fila de espera de 60 dias…

    A gente merece!!!

  5. sugiro a TODOS que compraram esses carros que entrem com uma ação coletiva por danos contra a CAOA. Só assim eles vão aprender que não podem enganar os brasileiros.
    obs. na revista veja desta semana continua a propaganda enganosa e 160cv.
    Junior

  6. Enquanto existirem consumidores otários, que gostam de ser os primeiros a ter determinado carro a caÔa, vai deitar e rolar com seus “possantes” com preços absurdos não valendo 1/3 do que pedem. Mas, isso não é só privilégio da “Ruyndai”,pois, há outras montadoras experts em enganar os consumidores, taí a FIAT por exemplo, com alguns modelos.

  7. Foi assim, a CAÔ CAÔA colocou dentro do motor do Pelantra (o melhor sedã do mundo), (coitada da Mercedes e demais chucrutes), e do Bestaloster 10 jegues para aumentar sua potência sem que sejam detectados, ficando assim com os equinos anunciados, e as bestam continua comprando.

  8. Oh toni, não estamos falando se o carro é ruim ou não… estamos falando que prometeram uma coisa e entregaram outra. Se você fosse um consumidor consciente iria buscar seus direitos. eu adorei a propaganda, nela os carros são os melhores do mundo. Tenho um focus de 147 cavalos estava trocando por elantra de 160 Cavalos. Achei ridículo o freio a tambor e a mentira dos 160 cavalos.

  9. Pilotei o carro num techo que tenho muito conhecimento. Trecho travado e com retas de grande desacelaração. O carro é um foguetinho, com o cambio bem ajustado. Trocas a 7mil rpm. Leve saída de traseira em frenagem a que atribuo a calibragem errada na hora que o pilotava. A lamentar o controle de tração que não desliga e logo não permite pilotagem mais esportiva. Se tem os 160cv. não sei, mas é muito melhor do que as máquinas de costura Corolla e Civic. É caro, mas é CAOA, já já o preço baixa. Freio a tambor atrás, não diminui qualidade de frenagem. É um equilibrador apenas. Gostei do carro. Acho que ele é o único que é páreo para o Ford Focus. Aliás o Focus só não continua ser o melhor por a Ford insistir em nos brindar com um câmbio de 4 marchas automático. Tivesse o de 6 marchas, mesmo com o motor de 145cv., mas com o ajuste dele “kart”, continuaria imbatível.

  10. Confirmando o que o colega de Brasília disse, a VW costuma mentir na potência sim, só que para baixo. Os Jettas, Tiguans e afins e seus excelentes motores TSI, com declarados 200 cv, os apresentam na roda, estimando-se cerca de 240 cv no motor.

  11. Este sedán medio compite, básicamente, con el Toyota Corolla, Renault Fluence, Mazda3 Sedán, Chevrolet Cruze, Mitsubishi Lancer, entre otros.

    El diseño sigue el mismo lenguaje que el Accent, Sonata y la Tucson.

  12. Acho que os amigos aqui gostam muito da “potência” real do gol, pálio e etc.
    Tenho um Azera que, segundo a CAOA tem 265 cv de potência. Pouco me importo que seja 265 ou 240. O fato é que este é um carro de verdade pelo preço de um Gol “top”.

  13. A PRÓPRIA IMPRENSSA COREANA DIZ QUE A HYUNDAI MENTE, NÃO SÓ NO BRASIL, COMO EM TODO PLANETA.
    Veja noticia abaixo e o endereço da propria.
    Parece PIADA, MAS É VERDADE.

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=ko%7Cpt&u=http://www.caras.or.kr/newwin/falsead_AMS3.asp

    ◆ revista americana automotivo de carro, e Driver (if (www.caranddriver.com) Insider Auto Diário)
    Hyundai Motor saída exagerada contrasta essa Inglês artigo

    Hyundai Horsepower exagerada em 1,3 milhões de veículos (10 de setembro de 2002)
    Hyundai Motor saída de cerca de 1,3 milhões de veículos na notação exagerado. (10 de Setembro de 2002)

    Hyundai disse que anunciado classificações de potência incorretas sobre 1,3 milhões de carros e caminhões vendidos na América do Norte nos últimos 10 anos, informou a Reuters.

    Hyundai Motor Company (EUA), a saída de suas vendas no mercado norte-americano nos últimos 10 anos tem sido 1,3 milhões de carros e caminhões fizeram-me com publicidade falsa, segundo a Reuters.

    Os números de mais de duas dezenas de modelos e variantes foram exageradas de voltar para o ano modelo 1992, a Hyundai disse, com um exagero média de 4,6 cavalos de potência em uma base de vendas ponderada. Dois veículos tiveram seus números de potência discreto.

    92 anos, por mais de 24 modelos e sua poda (porta -3, 5 portas) figuras modelos foram notação exagerada, do moderno parcela de vendas de automóveis da média base de 4,6 cavalos de potência nível foi psiquiatra disse que dois veículos foram rotulados

    A discrepância foi descoberto há alguns meses depois que o governo canadense questionou a potência do Elantra. Hyundai anunciou o Elantra como tendo 140 cv de potência, mas após reavaliação foi descoberto o valor era realmente 135.

    Essa discrepância foi descoberto há alguns meses, as autoridades do governo canadense questionou Elantra (Avante XD 2.0) de saída após Hyundai Elantra 140 anúncios de potência, mas re-avaliado após os números reais 135 cavalos de potência reveladas.

    No pior caso, a Hyundai exagerada a potência do Sonata com um motor de 2,0 litros de 9,6 por cento. Potência real do Sonata foi de 125, mas os materiais de marketing continuou a anunciar a classificação como 137 cavalos de potência.

    Nos casos mais graves, a modelo Sonata 2.0 é o caso da produção moderna cerca de 9,6 por cento notação exagero. Sonata (2,0), a saída real de 125 cavalos de potência, mas a promo continua anunciados 137 cavalos de potência foi

    “Potência foi deturpada e eu acho que nós estamos obrigados a vir para a frente e corrigir o registro,” Hyundai da América CEO Finbarr O’Neill disse. “Isso não tem impacto sobre a segurança ou a confiabilidade dos veículos … esses erros ocorreram porque não estabeleceram procedimentos para verificar que os nossos números preliminares de potência combinado a potência real.”

    Saída foi grafada “Eu acho que nós (registros hyeondaecheuk tais) para ter a obrigação de ser revestidos e corrigidos”. Alta na América do Norte CEO da Hyundai. Finbar disse O’Neill. “Ela não afeta a segurança e confiabilidade do veículo … esses erros, nós, ocorre porque não estabelecer procedimentos para verificar que coincidir com a saída real eo valor de saída pré-anunciada”…

    continua LEIA A INTEGRA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *