Prepare o bolso: chegou o Ford New Fiesta hatch!

 “New Fiesta. Chegou com tudo.” Este é o slogan do mais novo carro da Ford no Brasil. Com design moderno, construção de qualidade e boa tecnologia embarcada, o Ford New Fiesta realmente vem com tudo em alta. Pena que incluíram no “tudo” o preço.


A favor do New Fiesta hatch estão os três anos de garantia, o fator novidade (no Brasil) e a boa lista de equipamentos de série. Mas partir de R$ 48.950 parece um exagero. Se comparado aos concorrentes, como o Fiat Punto, o Ford é realmente mais caro. Mas, ao equipar os adversários com equipamentos semelhantes aos do New Fiesta, a briga fica bem mais equilibrada. Mas, ainda assim, ao meu ver, com vantagem dos concorrentes.

Não estou exagerando quando digo que o New Fiesta hatch está caro. Nos Estados Unidos, o preço do veículo varia de US$ 15.500 e US$ 17.500. Colocando o dólar a R$ 2,00 (bem acima da cotação de ontem – 17/10), o preço seria, respectivamente, R$ 31.000 e R$ 35.000.

Na parte de baixo, o nosso (ogro) Fiesta 1.6 8V Rocam, completo, custa sugeridos R$ 43.270, enquanto o New Fiesta parte de R$ 48.950. Na parte de cima,  a versão mais equipada do New Fiesta hatch custa R$ 54.950, mais caro do que o Focus GL 1.6 16V (R$ 54.790) e com preço próximo ao do Focus GLX 1.6 16V (R$ 56.700). Não seria a hora da “Dona Ford” rever a sua política de preços? Na minha avaliação deveria ser:

Fiesta 1.6 Rocam completo: R$ 43.270
New Fiesta hatch básico: R$ 45.990
New Fiesta hatch intermediário: R$ 48.990
New Fiesta hatch completo: R$ 51.990
Focus GL: R$ 54.790
Focus GLX: R$ 56.700

Adversários

Selecionei dois concorrentes diretos do New Fiesta hatch para fazermos um pequeno comparativo. O Punto entrou com as versões Essence 1.6 e 1.8, enquanto o Polo participa com as versões 1.6, 1.6 Sportline e 2.0 Sportline.

Reparem que as duas versões do Punto e o Polo 1.6 custam quase R$ 5.000 a menos do que o New Fiesta de entrada, com uma lista de equipamentos semelhantes. A versão intermediária do Ford briga com o Polo 1.6 Sportline em relação a valores, enquanto a topo de linha enfrenta, em termos de valores, Polo 2.0 Sportline e Punto Essence 1.8 E.TorQ, adversários com garantia menor, mas com desempenho superior.

Mesmo caro de entrada, mas com preços mais competitivos quando equipado, a chegada do New Fiesta é benéfica para o mercado nacional. Temos um carro moderno que tem características que devem agradar o consumidor brasileiro. Vamos agora aguardar o Punto Evo e o verdadeiro sucessor do “sem lugar” Polo.

Ford New Fiesta X Fiat Punto X Volkswagen Polo

EQUIPAMENTOS

 . New Fiesta hatch 1.6 16V Sigma

Básico: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo, alarme, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo e travamento automático das portas a 7 km/h.

R$ 48.950

Intermediário: Básico + ABS, airbag duplo (motorista e passageiro da frente), controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e sistema multimídia. R$

51.950

Topo de linha: Básico + Intermediário + 7 airbags, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, iluminação em LED com moldura cromada integrada ao para-choque frontal, luz de leitura traseira, porta-revistas no encosto do banco do passageiro e terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. R$ 54.950
Garantia: 3 anos

. Fiat Punto Essence 1.6 16V E.TorQ

De série: Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, follow me home, rodas de aço estampado 6.0 x 15″ (pneus 195/60 R15), travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura e profundidade. R$ 42.690

Com opcionais: Kit Convergence (R$ 3.979 – HSD – High Safety Drive – Airbag duplo, ABS + Rádio CD MP3 integrado ao painel com RDS + Blue&MeTM – com porta USB e Viva-voz Bluetooth + Volante em couro com comandos do rádio e telefone), Kit Creative 1 (R$ 1.520 – adesivo Creative nas colunas das portas dianteiras, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros, rádio CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, spoiler na tampa traseira, retrovisores externos elétricos e rodas de liga leve 6.0 x 16″ + Pneus 195/55 R16), Kit Evolution 1 (R$ 425 – retrovisores externos elétricos, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros), Kit Casual (R$ 682 – banco traseiro bipartido com apoia-braço central e apoia-braço central no banco do motorista), Kit High Tech (R$ 740 – retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e sensor crepuscular) e vidros traseiros elétricos (R$ 858). R$ 50.894
Garantia: 1 ano

. Fiat Punto Essence 1.8 16V E.TorQ

De série: Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, follow me home, rodas de liga leve 16″ (pneus 195/55 R16), travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros e rádio CD/MP3 integrado ao painel com RDS. R$ 45.210

Com opcionais: Ar-condicionado digital (R$ 1.196), banco traseiro bipartido (R$ 444), Blu&Me (R$ 1.081 – sistema operado por comandos de voz, com porta USB e Viva-voz Bluetooth – inclui volante em couro com comandos do rádio e telefone – 8 botões), Kit HSD (R$ 2.617 – airbag duplo e ABS), Kit High Tech (R$ 740 – sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva), vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento (R$ 858) e Side bags dianteiros + Window bags, incluindo apoios de cabeça dianteiros anti-whiplash efeito anti-chicote (R$ 2.945). R$ 55.091
Garantia: 1 ano 

. Volkswagen Polo 1.6

De série: ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, airbag duplo, Banco do motorista com regulagem de altura, banco e encosto traseiros rebatíveis, CD-Player com MP3, SD-Card, Bluetooth e USB compatível com iPod, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, display multifuncional com I-System e rodas de aço 6 x 15 (pneus 195/55 R15). R$ 44.390

Com opcionais: Módulo tecnológico II (R$ 1.200 – espelho retrovisor interno antiofuscante automático e temporizador do limpador do pára-brisa, com sensor de luz/chuva), Kit Comfort ( R$ 1.850 – 3 Apoios de cabeça traseiros, banco e encosto traseiros bipartidos, calotas para rodas em liga-leve, luz interna com interruptores e temporizador, porta-copo no painel e rodas em liga-leve 6 x 15), faróis e lanterna de neblina (R$ 590), ar-condicionado digital Climatronic (R$ 910) e Kit  VI* (alarme com imobilizador eletrônico, chave canivete com controle remoto, luz interna com temporizador e interruptores de contato nas portas, para-sol com espelho iluminado dos lados direito e esquerdo, retrovisor externo com regulagem elétrica e com tilt-down no lado direito, travamento central com controle remoto e vidros elétricos). R$ 48.940
Garantia: 1 ano
*: Kit sem preço no site da Volkswagen

. Volkswagen Polo 1.6 Sportline

De série: 1.6 + ar-condicionado digital Climatronic, rodas de liga leve 6 x 15 (pneus 195/55 R15), chave canivete com controle remoto, faróis de neblina, para-sol com espelho iluminado dos lados direito e esquerdo,  retrovisor externo com regulagem elétrica e com tilt-down no lado direito, travamento central com controle remoto, vidros elétricos e volante esportivo para airbag. R$ 51.360

Com opcionais: Módulo tecnológico II (R$ 1.200 – espelho retrovisor interno antiofuscante automático e temporizador do limpador do para-brisa, com sensor de luz/chuva), volante multifuncional revestido em couro (R$ 330), lanterna de neblina (R$ 190), Piloto automático (R$ 630) e revestimento dos bancos em couro (R$ 1.440) – R$ 55.150
Garantia: 1 ano

 . Volkswagen Polo 2.0 Sportline 

De série: 1.6 + 1.6 Sportline + direção eletro-hidráulica e freio a disco traseiro. R$ 54.790
Com opcionais: Módulo tecnológico II (R$ 1.200 – espelho retrovisor interno antiofuscante automático e temporizador do limpador do pára-brisa, com sensor de luz/chuva), volante multifuncional revestido em couro (R$ 330), lanterna de neblina (R$ 190), Piloto automático (R$ 630) e revestimento dos bancos em couro (R$ 1.440) – R$ 58.580
Garantia: 1 ano

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

New Fiesta Hatch 1.6 16V Sigma
Portência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (etanol)
Torque: 15,8 mkgf (gasolina) e 16,2 mkgf (etanol)
Dimensões: 4,06 m de comprimento, 1,97 m de largura (com espelhos), 1,44 m de altura e 2,489 m de entre-eixos
Peso: 1.145 kg
Porta-malas: 287 litros
Tanque: 47 litros 

Fiat Punto Essence 1.6 16V E.TorQ
Potência: 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol)
Torque: 16,2 mkgf (gasolina) e 16,8 mkgf (etanol)
Dimensões: 4,03 m de comprimento, 1,687 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos
Peso: 1.170 kg
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 60 litros

Fiat Punto Essence 1.8 16V E.TorQ
Potência: 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol)
Torque: 18,4 mkgf (gasolina) e 18,9 mkgf (etanol)
Dimensões: 4,03 m de comprimento, 1,687 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos
Peso: 1.176 kg
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 60 litros

Volkswagen Polo 1.6 / Sportiline
Potência: 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol)
Torque: 15,4 mkgf (gasolina) e 15,6 mkgf (etanol)
Dimensões: 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,489 m de altura e 2,46 m de entre-eixos
Peso: 1.117 kg (1.127 kg – Sportline)
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 50 litros

Volkswagen Polo 2.0 Sportiline
Potência: 116 cv (gasolina) e 120 cv (etanol)
Torque: 17,3 mkgf (gasolina/etanol)
Dimensões: 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,489 m de altura e 2,46 m de entre-eixos
Peso: 1.156 kg
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 50 litros

Fotos: New Fiesta hatch – Ford/Divulgação // Punto – Fiat/Divulgação // Polo – Volkswagen/Divulgação

Comentários

  • Félix disse:

    Fiz o test-drive da versão completa (tenho um Focus hatch GLX 2.0 2010/11). O carro é MUITO BOM de dirigir! É bonito e é um carro que “veste justo”, e para quem gosta de dirigir é diversão garantida. Só achei a direção meio mole demais e prefiro a do Focus (que alguns devem achar pesada, mas eu acho perfeita). Não é uma compra racional, pois é caro e pouco espaçoso… mas o Fit também é caro e vende bem!

  • Fabio Silva disse:

    Bonitinho, mas ordinário. Tá muito, mas muito caro. Se o new fiesta está assim imagina o NEW Focus no ano que vem…

    Tenho um Ford, gostaria de continuar na marca, mas tá difícil.

  • renato dantas disse:

    Assim como seu irmão maior que ainda não decolou em vendas esperadas pela Ford, com esse preço vai vender pouco tendo em vista que há muitos modelos no mercado.

  • Wladimir Pereira disse:

    Esse FORD aí é bom,mas o preço é de um hatch médio. Excelente consumo.

    Sofrerá o mesmo mal de Polo (entre VW Fox/Gol e Golf) e Punto (entre Fiat Uno/Palio e Bravo)

  • Anonymous disse:

    Devemos pensar na nossa segurança ao dirigir nas nossas péssimas estradas Brasileiras, tirando algumas estradas paulista. Todos acham caro o carro o New Fiesta mas é o unico a conquistar o “Top Safety Pick”, prefiro investir um pouco mais para ter um carro com controle de tração e controle de estabilidade… estes itens presente apenas em carros de categorias superiores ou importados de luxo.

  • Anonymous disse:

    Devemos pensar na nossa segurança ao dirigir nas nossas péssimas estradas Brasileiras, tirando algumas estradas paulista. Todos acham caro o carro o New Fiesta mas é o unico a conquistar o “Top Safety Pick”, prefiro investir um pouco mais para ter um carro com controle de tração e controle de estabilidade… estes itens presente apenas em carros de categorias superiores ou importados de luxo.

  • Anonymous disse:

    Carro caro é o New Fit isso sim a Honda que nos rouba… a versão de entrada DX sai R$ 51805,00 não vem nem freios ABS, vem com calotas e um radio ruim com apenas dois autofalantes de pessima qualidade.. comprei um em agosto para a minha esposa, na epoca o que pesou na escolha foi a garantia de 3 anos sem limites de Km e hoje me arrependo muito podia ter esperado ate outubro. Alem disso eu procurei saber o valor do seguro do New Fiesta na Mapfre e me passaram R$ 1350,00 esse valor devido aos itens de segurança do veículo já o New Fit saiu R$ 1849,00 na região de Sorocaba…

  • Carlos JSB disse:

    Acho bem legal o lance tecnológico, fiz o teste no New Fiesta, mas ainda fico com a harmonia, o espaço e o motor do meu Punto. O painel do New Fiesta é bom, mas as portas e a parte de trás são bem inferiores. Por incrível que pareça, o Punto ainda é mais elegante. O pior é a altura do banco de trás. Para quem tem mais do que 1,70, esquece. O Sync é bem legal, mas dirigir um carro envolve mais do que isso. Vai vender 1,5 mil carros por mês, no máximo.

  • Anonymous disse:

    O Punto é um otimo carro com design Italiano bom acabamento mas o duro com esse novo motor Etorq é a sua manutenção, cada troca de óleo vão 5 litros de oleo… se vc for fazer todas as revisões programada pela Fiat vc esta enrrolado ou seja o bolso fica vazio rrsrs. O melhor carro mesmo é o New Fit isso sim baixo custo de manutenção e o carro dura mesmo.. verdadeiro japones.. Será q o novo New Fiesta vai manter a fama da Ford se ter uma manutenção cara? pq o carro é caro…

  • Anonymous disse:

    para uma pessoa bem instruida e inteligente, sabe que esse carro tem o seu preço de acordo com o mercado.
    todo carro no brasil é caro se comparado com seus preços em diversos outros países. mas nao adianta ficar chorando, essa é a realidade do nosso país. não adianta comprar o preço dele no exterior. um corolla e fusion nos eua é 20mil dolares e um camaro é 40 mil dolares. aqui é um roubo? é, mas todos os carros tem esse preço. e os que não são, são carrinhos minúsculos ou feitos de plástico descartável. se você quer um carro de qualidade, aceite. eu tambem acho ridiculo o que o nosso pais faz com os precos do mercado automobilistico mas a discussao aqui nao eh essa.

    o new fiesta hatch tem seus proprios argumentos para seu preço.
    vamos compará-lo com um campeão de vendas. o PUNTO, com o mesmo motor. 1.6. o punto sairia por 44 mil. o new fiesta 1.6 mais basico sai por 49 mil. já é uma diferenca, mas você tem um carro muito mais tecnológico, com direção elétrica, lançamento(punto vai trocar de modelo prox ano) e com bancos e painel de qualidade.. o painel e todo o resto do carro é todo emborrachado, material de qualidade, nao aquelas pecinhas de plastico do punto. leva acabamento em couro em partes da porta. ele explica seu preço. na versão mais top, de 54 mil, voce tem um carro totalmente completo, com sitema para emparelhar celular ao carro em portgues, 7 airbags, banco em couro, apoio de braco, farol de milha de led, entre varios outros aspectos. quem nao leu bem sobre o carro pensa que ele eh lindo por fora mas eh mto caro pro que oferece. nao eh veradde. ele nao oferece muito espaco para o preco, eh veradde, mas ao mesmo tempo ele vence em outros aspectos para explciar seu preco. eu achei um carro fantastico, moderno, bom de dirigir, nao me faltou nada. talvez um pouco mais de espaco atras, mas eu nao sou pai de familia entao nao me fara falta e tenho consciencia que eh o estilo doc arro. se quisesse um carro maior pegaria um cerato que vem sem nada de interessante. estou louco para adiquirir o meu new fiesta hatch. sei que sera uma boa compra.
    nao se pode criticar a compra de uma pessoa e voce nao sabe o que ela procura. tem gente que da 50 mil num crossfox, pra mim nao tem sentido, pois ele eh bem mais simples no acabamento por dentro e por fora, mas tudo bem tem gente que gosta. tem quem de 48 mil num strada adventure, pra mim eh patetico mas tem gente que rpecisa de um carro daquele jeito. tem gent que prefere um kia soul pq eh grande, eu acho legal, mas eu quero um carro tecnologico e otimo de dirigir. entao pra mim eh o new fiesta. isso varia com o gosto da pessoas. mas em termo de SER OU NAO UM CARRO BOM, O NEW FIESTA EH UM CARRO ESPETACULAR E NAO ESTA ABUSANDO NO PRECO, POIS ELE FAZ JUS A ELE PERANTE O MERCADO BRASILEIRO.
    APOSTE NA SUA SEGURANCA E LEMBRE DA TECNOLOGIA QUE O CARRO TEM. TECNOLOGIA DE CARRO DE LUXO.

  • TIAGO disse:

    BELO COMPARATIVO!Fica bem claro a proposta da ford que ao trazer o new fiesta pro Brasil tera ótimas vendas,pois o carro é novo moderno e bonito,um carro bem feito com um belo desenho!Mais o preço ta muito acima,ainda fico com o punto que pra mim é tão bonito quanto o new fiesta apesar de ser mais antigo,o punto é mais bem equipado e assim como o new fiesta tem o mesmo desenho do Europeu,basta entrar no site da fiat ITALIA,e no da ford EUA,essas duas montadoras estão de parabÉns pois os mesmos carros que vendem la vendem aqui também, não levando em consideração o acabamento,motor,acessórios e o preço!Que é um absurdo aqui nessa terra corrupta!Agora a volks é uma vergonha,vejam no site alemão o golf e o polo,gerações completamente diferente dessas carroças daqui,é o respeito que a volks tem com o brasileiro que paga muito mais e leva pra casa um carro velho desatualizado e caro!O polo é tudo isso!!volkswagen carro do povo…não! LIXO PARA O POVO! PARABÉNS FORD!! PARABÉNS FIAT!!

  • Anonymous disse:

    Tanta ignorancia… quem reclama das tarifas sobre os carros aqui no Brasil.. acho que deveriam mudar daqui.. va morar no paraguai…. pq quem sao culpado por isso somos nos que votamos nos nossos politicos.. enquanto nao faltar moralidade na populaçao brasileira… continuaremos a pagar pela nossa ignorancia.

  • Duvida entre punto e New fiesta (polo nem pensar, já tive um 08/08)
    Se o Punto não fosse mudar levemente em breve, seria minha escolha por ser mais completo, por 54.000 levo o sporting 132cv com tudo que o fiesta tem (mesno ESP e ASR) e ainda consigo o carro com 6 airbags + sensor chuva e farol.
    Ainda pesa a favor do punto a manutenção barata e de 15 em 15 mil km, a da ford é 10 em 10…
    Só nao queria comprar o carro as vesperas de mudar o modelo e não tenho mais como esperar.

  • Ana disse:

    TRABALHO NA MARCA E POSSO DIZER COM PROPRIEDADE QUE HOJE É O CARRO MAIS VENDIDO DA FORD. QUASE NÃO É ENCONTRADO EM ESTOQUE E OS QUE VEM EM TRANSITO SÃO VENDIDOS ANTES DE CHEGAREM NA CONCESSIONÁRIA. HOJE O NEW FIESTA É A MENINA DOS OLHOS DA FORD E PROMETE MUITO MAIS NÃO SÓ ELE COMO TODA A LINHA FORD…AGUARDEM.

  • Anonymous disse:

    A ford está reajustando o preço de todos os carros com a entrada dos novos modelos.
    Vai ver quando chegar o Novo Focus, vão meter a mão, e vai perder mercado!
    Rafael Schettino

  • Quem compra o New Fiesta, Hatch ou Sedã, se apaixona. Comigo foi amor a primeira vista! Recomendo! O carro anda muito, tem o tamanho ideal para andar na cidade, chama atenção pela beleza (sem comparação com nenhum carro do seu porte), econômico, proporciona um prazer único ao dirigi-lo e principalmente seguro (7 airbags e controle de estabilidade).

  • Anonymous disse:

    ola foi ontem la ford esse caro agora ta 50.863,00 – 4% o top de linha com desconto para pessoa jurídica, e focus ta mais caro ae eu pergunto qual vale a pena? se poder me responder meu email timarcos@oi.com.br pois estou em duvida entre esses dois modelos gratoo

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *