Tiguan e SpaceCross: da criatividade ao grotesco, os opostos da Volkswagen na TV

A Volkswagen tenta sempre ser marcante nos seus comerciais. Pensando apenas nos mais recentes, quem não se lembra da dupla Gisele Bündchen e Sylvester Stallone na propaganda do novo Gol (G5) e das pipocas no vulcão para o lançamento da nova Saveiro. Tivemos ainda a “nonsense” ovelha amiga do dono do SpaceFox. E como se esquecer do cachorro “au au” que rouba a cena no comercial do novo Jetta.

Mas nem sempre a marca consegue ser marcante positivamente. Além do sedã, atualmente, a VW trabalha com mais duas propagandas, sendo uma muito legal e outra de extremo mau gosto. Vejam:

Volkswagen Tiguan

Este comercial é criativo e divertido. Conseguimos ver o apelo aventureiro do veículo, junto com o seu conforto e tecnologia. Só não entendo por que a mulher precisou do Park Assist II para estacionar o Tiguan no meio de um campo quase aberto. Nem sei se o sistema funcionaria nessas condições ou entre árvores. Mas tudo bem.

Volkswagen SpaceCross

O comercial até tentou ser criativo, mas ficou ofensivo, demonstrando o quase total desprezo do pai com o filho. Como ele teria vergonha do menino simplesmente porque o garoto não toca guitarra, não sabe surfar e ainda não “pegou” nenhuma garota? O desprezo só não foi total porque ele levou o filho para a escola.

Esse desprezo do pai pelo filho vai totalmente na contramão do objetivo de um veículo familiar. Mesmo “aventureira”, uma perua é um carro com espaço para tudo e para todos. A SW deveria representar algo mais respeitoso, feliz e divertido; e não o rebaixamento do filho pelo seu próprio pai.

Sobre o pedido do filho para que o pai não parasse o carro na porta da escola, isto é algo natural da idade. Esse tipo de vergonha faz parte do início da adolescência. Vendo o comercial, meu desejo é de nunca comprar um SpaceCross. Grotesco Volkswagen, grotesco…

Comentários (12)

  1. Você esqueceu da propaganda onde a Amarok coloca na caçamba um elefante, coisa impossível de uma picape carregar pois são mais de 4 toneladas, essa fase faz parte dos adolescentes.

  2. Concordo com o comentário do Sr. Reanto Parizzi. Essa propaganda é politicamente incorreta e estúpida. O criador precisa de assessoria…
    atenciosamente,

    zeferino álvaro de andrade e silva

  3. Concordo com você Parizzi o comercial SpaceCross é de uma infelicidade da VW que não tem tamanha. As SW como você bem frisou tem antes de tudo um apelo familiar.

    Parabéns pela sacada no blog!

  4. Amigos,normalmente eu curto os comentários do Renato, mas nesse eu vou discordar. Quando vi a propaganda pela primeira vez, eu rachei de rir. E até hj eu gosto. Posso até concordar com o desrespeito, mas não vejo como uma grande afronta.
    Abraços
    Rodrigo

  5. mesmo assim leonardo. pq ter a possibilidade de ter vergonha do filho pelos motivos citados? se o filho fosse um drogado, corrupto ou algo parecido, aí sim…

  6. Não é para tanto, deixar de comprar o carro só por causa do comercial é exagero! Além do mais ja passei cituação parecida com minha filha ao leva-la a uma festa, eu brinquei com a cara dela por não querer demosntrar a dependencia paternal e nem por isto deixamos de nos amar. Mas falando do carro tenho uma preta 2011, adoro meu carro, todos apreciam por onde passo, muito bacana e ao encostar perto de uma pálio adventure esta fica pequena, a spacecross parece uma SUV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *