Tiguan e SpaceCross: da criatividade ao grotesco, os opostos da Volkswagen na TV

A Volkswagen tenta sempre ser marcante nos seus comerciais. Pensando apenas nos mais recentes, quem não se lembra da dupla Gisele Bündchen e Sylvester Stallone na propaganda do novo Gol (G5) e das pipocas no vulcão para o lançamento da nova Saveiro. Tivemos ainda a “nonsense” ovelha amiga do dono do SpaceFox. E como se esquecer do cachorro “au au” que rouba a cena no comercial do novo Jetta.

Mas nem sempre a marca consegue ser marcante positivamente. Além do sedã, atualmente, a VW trabalha com mais duas propagandas, sendo uma muito legal e outra de extremo mau gosto. Vejam:

Volkswagen Tiguan

Este comercial é criativo e divertido. Conseguimos ver o apelo aventureiro do veículo, junto com o seu conforto e tecnologia. Só não entendo por que a mulher precisou do Park Assist II para estacionar o Tiguan no meio de um campo quase aberto. Nem sei se o sistema funcionaria nessas condições ou entre árvores. Mas tudo bem.

Volkswagen SpaceCross

O comercial até tentou ser criativo, mas ficou ofensivo, demonstrando o quase total desprezo do pai com o filho. Como ele teria vergonha do menino simplesmente porque o garoto não toca guitarra, não sabe surfar e ainda não “pegou” nenhuma garota? O desprezo só não foi total porque ele levou o filho para a escola.

Esse desprezo do pai pelo filho vai totalmente na contramão do objetivo de um veículo familiar. Mesmo “aventureira”, uma perua é um carro com espaço para tudo e para todos. A SW deveria representar algo mais respeitoso, feliz e divertido; e não o rebaixamento do filho pelo seu próprio pai.

Sobre o pedido do filho para que o pai não parasse o carro na porta da escola, isto é algo natural da idade. Esse tipo de vergonha faz parte do início da adolescência. Vendo o comercial, meu desejo é de nunca comprar um SpaceCross. Grotesco Volkswagen, grotesco…

Comentários

  • renato dantas disse:

    Você esqueceu da propaganda onde a Amarok coloca na caçamba um elefante, coisa impossível de uma picape carregar pois são mais de 4 toneladas, essa fase faz parte dos adolescentes.

  • zeferino alvaro de andrade e silva disse:

    Concordo com o comentário do Sr. Reanto Parizzi. Essa propaganda é politicamente incorreta e estúpida. O criador precisa de assessoria…
    atenciosamente,

    zeferino álvaro de andrade e silva

  • Wladimir Pereira disse:

    Concordo com você Parizzi o comercial SpaceCross é de uma infelicidade da VW que não tem tamanha. As SW como você bem frisou tem antes de tudo um apelo familiar.

    Parabéns pela sacada no blog!

  • Amigos,normalmente eu curto os comentários do Renato, mas nesse eu vou discordar. Quando vi a propaganda pela primeira vez, eu rachei de rir. E até hj eu gosto. Posso até concordar com o desrespeito, mas não vejo como uma grande afronta.
    Abraços
    Rodrigo

  • Enrico disse:

    mesmo assim leonardo. pq ter a possibilidade de ter vergonha do filho pelos motivos citados? se o filho fosse um drogado, corrupto ou algo parecido, aí sim…

  • Andrezao disse:

    Não é para tanto, deixar de comprar o carro só por causa do comercial é exagero! Além do mais ja passei cituação parecida com minha filha ao leva-la a uma festa, eu brinquei com a cara dela por não querer demosntrar a dependencia paternal e nem por isto deixamos de nos amar. Mas falando do carro tenho uma preta 2011, adoro meu carro, todos apreciam por onde passo, muito bacana e ao encostar perto de uma pálio adventure esta fica pequena, a spacecross parece uma SUV.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *