Duelo 1: Nissan Versa X Nissan Tiida Sedan

O Nissan Versa acaba de chegar ao mercado nacional. Espaço de sobra, preço atraente e oferta interessante de equipamentos prometem ser as armas deste novo sedã, que vem do México com três anos de garantia e motor 1.6 flex, mas com visual pouco inspirado. Este modelo de negócio já foi adotado no Brasil, pela Renault, com o Logan. O resultado foi bastante satisfatório.

Mas será que o novo modelo da Nissan terá sucesso? Para responder, farei uma série de três posts comparando o Versa com três adversários: Tiida Sedan, Cobalt e Logan. Vamos ao primeiro confronto.

Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
Nissan Versa X Renault Logan
Nissan Versa X Renault Symbol
Nissan Versa X Fiat Grand Siena

A novidade

O Nissan Versa é vendido em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor 1.6 16V flex (em alumínio), que conta com o sistema CVVTCS (nome estranho para variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que desenvolve 111 cv a 5.600 rpm e entrega 15,1 kgfm a 4.000 rpm de torque com qualquer gasolina, etanol e com a mistura dos dois combustíveis.

A Nissan garante que o Versa tem bom desempenho, graças à modernidade do propulsor e ao (incrível) baixo peso do sedã: entre 1.052 kg e 1.069 kg. De acordo com a marca, o Versá é acelerado de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 11,1s (gasolina) e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Seguindo as normas da ABNT, o consumo urbano é de de 8,9 km/l com etanol e de 13,6 km/l com gasolina. Na estrada, o novo Nissan faz 13 km/l com etanol e de 18,8 km/l com gasolina – quanto otimismo.

Equipamentos

Desde a versão de entrada, o Nissan Versa vem equipado com airbag duplo, direção com assistência elétrica, volante e banco do motorista com regulagens de altura; ar quente; computador de bordo com funções autonomia, média de consumo e consumo instantâneo; conta-giros; desembaçador do vidro traseiro com temporizador; para-sol com espelhos de cortesia para motorista e passageiro; tampa de combustível com abertura interna; travas elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto; alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento e alarme perimétrico com acionamento por controle remoto.

Como no compacto March, airbag duplo é de séroe para todas as versões do Versa

VERSÕES E PREÇOS

1.6 S (R$ 35.490)

• Airbag duplo
• Trava elétrica
• Sistema Keyless com abertura do porta-malas
• Alarme
• Direção elétrica progressiva
• Ajuste de altura do banco do motorista
• Computador de bordo
• Console central inteiriço
• Tampa de combustível com abertura interna
• Rodas de aço aro 15 com pneus 185/65R15 e calotas
• 3 anos de garantia

Opcional:
• Ar-condicionado (R$ 2.500)

Espaço interno é uma das atrações do Versa

1.6 SV  (R$ 39.990)

Todos da versão 1.6S + AC acrescidos de:

• Vidros com acionamento elétrico nas quatro portas
• Retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo
• Rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar
• Maçanetas externas cromadas
• Banco traseiro bipartido (60/40)
• Três cintos de segurança traseiro de três pontos
• Sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX
• Abertura interna do porta-malas
• Iluminação do porta-malas

Painel do Versa tem boa leitura

1.6 SL (R$ 42.990)

Todos da versão 1.6SV acrescidos de:

• Freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA)
• Roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15
• Maçanetas internas cromadas
• Painel “Fine Vision”
• Faróis de neblina

Duelo caseiro

Versa tem visual “desengonçado”

Agora que você já conheceu o Versa em detalhes, vamos lembrar algumas características do Tiida Sedan. Com o preço de R$ 44.500, ele vem do México com os mesmos 3 anos de garantia e equipado de série com direção com assistência elétrica (EPS) e ajuste de altura, ajuste de altura do banco do motorista, câmbio manual de seis marchas, retrovisores e vidros dianteiros e traseiros elétricos, ar-condicionado, computador de bordo, alarme por controle remoto keyless, travamento automático das portas com o carro em movimento, rádio CD Player com leitor de arquivos em MP3, quatro alto-falantes e rodas aro 15″. Pagando mais R$ 490, é possível equipar o Tiida Sedan com airbag duplo (preço final de R$ 44.990).

Nissan Versa 1.6 16V

Potência: 111 cv (g/e) a 5.600 rpm
Torque: 15,1 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Comprimento: 4,455 m
Largura: 1,695 m
Altura: 1,505 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.052 kg (S), 1.068 kg (SV) e 1.069 kg (SL)

Traseira não é um dos melhores ângulos do Tiida Sedan

Nissan Tiida Sedan 1.8 16V

Potência: 125/126 cv (g/e) a 5.200 rpm
Torque: 17,5 mkgf (g/e) a 4.800 rpm
Comprimento: 4,472 m
Largura: 1,695 m
Altura: 1,547 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 467 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.176 kg

Analisando os números e a lista de equipamentos, vemos que o Versa SL é R$ 2.000 mais barato (incluindo airbag duplo no Tiida), mais bem equipado (na versão SL) e 107 kg mais leve.

Visual do Tiida Sedan pede renovação

 O Tiida Sedan tem porta-malas maior, pode receber 11 litros a mais de combustível e é 13/14 cv a mais potente e 2,4 mkgf mais forte para compensar os quilos extras. Os dois tem três anos de garantia, motores bicombustível e apostam no espaço interno e na boa relação custo/benefício para conquistar o consumidor.

Externamente, ambos chamam a atenção nas ruas: o Tiida Sedan pelas linhas feias e o Versa pelo visual “desengonçado”. Por dentro, o Tiidan Sedan tem acabamento mais agradável, com o painel mais bonito e materiais melhores. O Versa apela para a simplicidade para ser mais barato, mesmo na versão topo de linha (SL). Mas seu acabamento não é ruim.

Painel do Tiida Sedan é formado por três circulos

Veredito

O Tiida Sedan continua com um conjunto mecânico atraente e com um pacote de equipamentos interessante, ainda mais depois da inclusão do airbag duplo (ainda opcional). Mas a falta do sistema ABS de freios e o visual ainda menos inspirado em relação ao irmão mais novo pesam muito negativamente. Por isso, a vitória fica com o Versa. Mais novo, mais barato e mais bem equipado, ele tem potencial de vendas e de sucesso muito maior que a versão sedã do Tiida.

Fotos: Nissan/Divulgação

Atualização (06/11/11)
Confiram o resultado da enquete, que ficou no ar por seis dias:
Qual sedã da Nissan é a melhor compra?
.Versa – 47 votos (73,43%)
. Tiida Sedan – 17 votos  (26,56%)

Comentários

  • Anonymous disse:

    Vitória previsivel!
    O versa, não é a coisa mais linda do munto, mais está muito longe de ser o mais feio para aqueles que apreciam a casca acima de todos os outros predicados de um automovel!
    Seu custo benefício é dos melhores no mercado. Se a versão intermediária já tivesse as rodas de liga pelo mesmo preço e a versão top, fechase nos 42 mil redondos…
    Gostaria de pedir a você parizzi, que o comparace com o J3 turim também!

    Obrigado!

    sds,

    hugoas

  • Wladimir Pereira disse:

    NISSAN VERSA = preço de carro chinês => disputa mercado JAC J3 Turim e FORD Fiesta Sedan.

    Ainda não vi o carro pessoalmente, mas na foto e sou mais o TIIDA SEDAN. Pena que a NISSAN ainda não colocou ABS no carro. Creio que se ela colocasse ABS e AIRBAG de série no carro ele venderia mais, pois por dentro ele é mais harmônico que o VERSA.

    A favor do Versa: preço, equipamentos e espaço interno.
    Contra -> Visual interno e externo, mas para quem quer um carro barato e equipado para rodar isto pode não ser problema.

  • Se a Nissan alterasse o visual dos dois carros, com essa relação custo benefício, seriam os carros mais vendidos de sua categoria. Apesar da briga interna. Acho uma escolha difícil que só seria sanada na concessionária e após um teste drive.

  • Wladimir Pereira disse:

    O motor 1.6 só tem 1cv a menos que o 1.6 do Sandero. É o mesmo!?

    Marca/Modelo: VW/GOL 1.6 Power
    Ano Fab/ Mod: 2007/2007
    Potência/Cilindradas:107/1596

    Alguém aí já tem explicação para o meu ex-VELOSTER VW GOL Power 1.6 g4 2007 que tem 103cv mas no documento ganhou um upgrade de 107cv.

  • Versa X Tiida Sedan – duelo caseiro
    Versa X Logan – duelo de propostas semelhantes
    Versa X Cobal – duelo de novidades que querem o mesmo comprador

    Posso também fazer a disputa do Versa com o J3 Turin e com o Fiesta Sedan, mas não ficaria estranho não colocar Voyage, Siena, 207 Passion (nas versões 1.6) e Symbol no confronto?

  • Rogério disse:

    Tudo bem que o Versa não é um primor de design, mas é revoltante pensar que o “New” Fiesta e o City deveriam estar custando nessa faixa de preço… Meu concunhado comprou um City há poucas semanas e pagou mais de 52mil reais em um carro sem ABS ou Airbag, justificou dizendo que só pagou porque era japonês… Faço idéia de como ele irá se sentir ao descobrir esse Versa japonês completo e custando MUITO menos do que ele pagou…

  • Wladimir Pereira disse:

    Renato Parizzi,

    No site da VW diz:

    Gol Power 1.6 : 101cv (G) / 104cv (A) – 5.250rpm

    OK, mas no CRLV – DETRAN-DF vem a seguinte informação.

    Marca/Modelo: VW/GOL 1.6 Power
    Ano Fab/ Mod: 2007/2007
    Potência/Cilindradas:107/1596

    A potência não são 107cv?
    Potência=cv!?

    Vou mandar uma cópia do site do DETRAN para você ver se é um erro do DETRAN de Brasília ou se isto ocorre em outros estados.

  • Wladimir Pereira disse:

    Hugoas,

    O NISSAN Livina 1.6 usa motor Renault-fabricado no Brasil?

    Seria isto.
    Versa fabricado no México usa motor 1.6 varação do Tiida 1.8.

    É engraçado a NISSAN não usar nos seus carros 1.6 um motor próprio. Mas parceria é isso aí -> RENAULT – NISSAN – INFINITI – DACIA e não sei se tem mais gente nesta onda.

  • Anonymous disse:

    Sim Wladimir, o Livina uso motor Renault (provavelmente pelo fato de o livina ser fabricado no Brasil) que não tem o “o sistema CVVTCS (nome estranho para variação da abertura das válvulas através de variador de fase)”. Ponto para o Versa que tem um motor mais moderno.

    hugoas

  • Muito pertinente seu comparativo, pois é o que muitos estão se fazendo. Eu queria muito andar nos dois carros, pois que pra mim (em teoria) o tiida sedan tem duas coisas melhores que o versa: ele arranca mais rápido, e é mais silencioso, tanto em baixas como altas rotações. Eu sempre faço viagens curtas, e queria um carro que não gritasse até uns 120 por hora. E o tiida sedan o pessoal sempre elogia o fato dele ser silencioso, já o versa já vi alguns falando que o barulho a bordo invade a cabine já depois dos 100.

  • Rogério disse:

    Renato, é impressão minha ou a Nissan está sendo humilde? Pela lista de equipamentos ofertados, motorização moderna e espaço interno, ele não poderia ser considerado um sedan premium, com chances de encarar Polo sedan, City, Cerato…

  • Rogério, penso que se o Versa fosse brigar com Polo Sedan, City e Cerato em preço, ele não venderia quase nada.

    Como a estratégia de enfrentar os adversários da “parte de baixo da tabela”, o Versa se torna um adversário de peso, já que o modelo fica devendo um pouco em modernidade, tecnologia e visual.

    Mas a Nissan entrega um bom carro com um conjunto muito atraente.

  • Thomaz disse:

    Eu não sei como é o Versa, mas eu tenho um Tiida Sedan e não acho o carro feio.
    Comprei porque dirigi o Tiida e na sua faixa de preço, não tem comparação. Experimente dirigir um Agile, Voyage, Fiesta Sedan, Siena, Logan, … tudo na faixa de preço do Tiida, ainda mais se for financiar, onde a Nissan faz com 24x sem juros, daí fica mais barato que um Fiesta Sedan, por exemplo.
    Dirija estes carros e depois dirija um Tiida Sedan, parece outro nível. O carro, quando em marcha lenta, nem parece que está ligado. O motor é forte mesmo em baixa rotação, pede pra andar. A 120 km/h não tem nem graça, quer sempre andar mais. Mesmo em 6ª marcha, ele continua com força até nas subidas.
    E o que é mais interessante, eu tive um Fiesta Sedan 1.6 e tenho certeza que o Tiida Sedan é mais econômico, tanto com álcool como na gasolina e tanto na cidade como na rodovia.
    Quanto ao Versa, não sei, nunca andei nele. Comprei o Tiida só porque eu fiz test-drive e achei o melhor carro que dirigi, na faixa de preço que eu queria.

  • O Versa tem um visual bom, não é nenhum Hyundai (a marca que considero a que tem os carros mais bonitos), mas, assim como o Logan e o Cobalt: não tem visual feio, é um design bom, porém tem vários atrativos. Agora, o Tiida Sedan? Quando a Nissan vai acordar e mudar a grade dianteira, do Hatch e do Sedan?? Mas a vitória do Versa foi merecida.

  • Carlos disse:

    Compartilho da opinião do Thomaz em relação ao Tiida Sedan. Comprei um a uns 50 dias e estou muito satisfeito, principalmente nos quesitos conforto (silêncio absoluto e ótimo espaço interno)e consumo (o mesmo do siena 1.0 que tenho).
    Nesta semana vou testá-lo na estrada, mas pela performance na cidade não espero surpresa desagradável não.
    Pelo que li, o Versa leva vantagem apenas nos freios e porta-malas, todavia boa vantagem diga-se de passagem. Quanto ao visual, isso não se compara porque é questão de gosto.
    Concluo apenas que a NISSAN está dando um show nos carros dela. As outras montadoras nacionais poderiam copiar a fórmula ao invés de fazer somente marketing dos seus carros, coisa que, infelizmente a NISSAN parace não saber fazer.

  • Anonymous disse:

    Meu Tiida sedan, abastecido com gasolina, fez 15,6 km/l na estrada com 4 pessoas a bordo, porta-malas transbordando de cheio, ar ligado o tempo todo e andando a 120 km/h. Nem acreditei quando fiz a medição!! Para mim, isso só já o torna o carro mais bonito do mundo!! Que outro carro faz isso, com 2,60 de entre-eixos, espaço interno de humilhar a concorrência, direção elétrica, 126 cv, 0 a 100 em 9,6 segundos, velocidade final de 195 km/h e 6 marchas? Quem é o feio agora???? Aliás, ele ganha em acabamento, estabilidade e isolamento acústico do seu irmão “menor”, um carro muito bom por sinal, mas que foi feito para custar menos e ser um pouco mais econômico. Por isso, continuo de Tiida…

  • esse tiida sedan, desculpe falar par quem tem, é muito feio, parece aqueles carros Lada, lembram?! O Tiida hatch é bem melhor que o sedan, não é atoa que é amis caro também. O Versa acho que veio pra ficar e tornar a Nissan mais popular, espero que aconteça e os serviços e investimentos no Brasil melhorem. Feliz 2012.

  • Anonymous disse:

    Hoje fui ver ao vivo e a cores, aqui em Recife e em uma concessionária NISSAN, o VERSA. As fotos postadas e a cor vermelha não retratam a imponência e beleza dessa CARRO. Só vendo ao vivo para constatar o que estou escrevendo. O carro não é lindo, mas é BONITO sim! E mais, comparando-se com os concorrentes, é muito melhor; é show! Certamente irei de VERSA SL PRETO (se bem que o cinza titanium é bonito também) no primeiro trimestre de 2012. É uma excelente compra. E outra, nem vou considerar o argumento de que é um lançamento. Pelo menos isso garante que não vai sofrer em um ou dois anos, modificações no visual. A NISSAN ACERTOU EM CHEIO! Esse CARRO chegou para ficar e VENDER bem. Eu, que sempre possui GM, desta vez vou de VERSA sem qualquer dúvida; mesmo não possuindo concessionária nissan, na cidade aonde resido. VEJAM AO VIVO e CONSTATEM! As fotos enganam para pior. AO VIVO o CARRO É SHOW!

  • Hector disse:

    Estou de olho em um Versa SV embora tambem tenho a certeza que o Tiida Sedan é muito mais carro, mas será que a conta não fica maior por causa das peças e do seguro? Outra coisa péssima tambem é a crescente quantidade de criticas ao atendimento de loja da Nissan com seus vendedores comedores de mortadela… que temo ser padrão tambem no pós-venda. Outro dia quase discuti com um vendedor que de forma pouco informada e tom arrogante insistia em valorizar a marca perante suas concorrentes “populares”. Acho que a Nissan realmente deveria olhar para isso…

  • Anonymous disse:

    salve galera,

    Comprei um Tiida Sedan 1.8. Ainda não peguei o carro, mas quero compartilhar porque fiz minha escolha.

    Fiquei 10 anos sem carro. 5 anos sem dirigir nada. Depois 5 anos andando de moto (não moro em metrópole!). Aí surgiu a necessidade de um carro zero, pra viajar duas vezes por semana, então não podia ser 1.0, pensei no nissam march 1.6 e outros 1.6 ou 1.4, fiesta, punto, agile, até honda fit usado eu pensei, na hora de ver os preços.

    Escolhi o Tiida Sedan 1.8 pois cheguei à conclusão que é muito mais carro e nem tão mais caro.
    O carro tem um preço muito próximos dos carros 1.6 mais conhecidos. Aí, comparando minhas necessidades e as opções do mercado, acabei escolhendo ele.

    Além de tudo o que já falaram aqui, também levei em consideração a tecnologia do sistema de injeção eletrônica, o nome é commom rail, que dizem melhorar o consumo e também a emissão de poluentes.

    É óbvio que eu acho a versão Hatch do Tiida mais bonita, mas essa tecnologia de injeção eletrônica common rail só vem no Sedan, no hatch o sistema de injeção é Eletrônica Multiponto Sequencial, pode conferir no site,

    aqui
    http://www.nissan.com.br/#carros%2Ftiida-sedan%2Fespecificacoes-tecnicas

    e

    aqui
    http://www.nissan.com.br/#carros%2Ftiida-hatch%2Fespecificacoes-tecnicas

    Essa informação foi confirmada com o vendedor na hora da compra (atendimento demorado, mas gente fina). Então esse lance da injeção commom rail pesou na minha escolha, sem contar a sexta marcha, já que vou usar o carro pra viajar.

    Tem um monte de gente aqui falando que o carro é econômico, verei. Mas já vi uns comentários aqui a respeito de bom consumo, então acho que fiz certo.

    DUAS CRÍTICAS AO CARRO QUE CONCORDO
    1.
    design, não é muito bonito mesmo, ainda mais que sou um cara na casa dos 30, meu gosto visual é pelo hatch mesmo, tentei resolver isso escolhendo a cor preta.

    2.
    tem umas economias foda no carro, tipo a roda tem calota, o banco de trás não é bipartido, não tem farol de milha (questões de design também, né?), não tem espelho no para-sol do motorista, que mais? sei lá, algumas diferenças, mas que na inha opinião compensam a diferença de 6 mil reais entre a versão hatch e sedan (cotações de dez/2011, na semana do natal)

    É isso, abraço.

  • Anonymous disse:

    Comprei um versa hoje mesmo por sinal. No teste drive gostei demais. Sou uma pessoa que dirige com calma, devagar e sempre economizando no gas. Pelo que vi o Versa sera realmente economico (4 rodas eu acho falou 9 no alcool na cidade). Carro impecavel no acabamento, gostei do desenho dele e peguei um preto. No Tiida, se tivesse ABS e roda teria ficado com ele pelo acabamento interno de veludo. Coisa absurda. Mas como fico com carro por muitos anos a fio (coisa de 8 anos pelo menos) como vou fazer para passar um carro para frente em 2020 quando ABS e Air Bag forem itens de serie ate em Ford Ka?

    Por isso e muito mais acho que fiz uma boa compra e que nao irei me arrepender. Saindo de um Siena HLX que tinha apenas computador de bordo, DH, TE e VE na frente apenas, o Versa com certeza sera uma grande satisfacao.

  • Anonymous disse:

    Galera, comprei nesta semana um Tiida Sedan, muita gente fala q é feio, mas eu e minha esposa nos apaixonamos pelo carro, fiquei uns 7 meses pensando em vários carros como Cobalt, Versa, Voyage, etc. Tinha certeza q iria me arrepender se não tivesse pego o Tiida pois entrou na minha mente, rsrsrsrss
    Agora fiquei surpreso ao saber sobre esse lance do COMMON RAIL, pois eu achava q ele tinha injeção eletrônica, será q alguém poderia explicar melhor esse tal COMMON RAIL sobre os prós e os contras?
    Abs! Marcelo.

  • Anonymous disse:

    Olá pessoal,
    Comprei um Versa e retirei o carro da concessionária no dia 26/12/11. No dia 29/12/11 o carro estava estacionado na porta da casa da minha mãe e bateram nele. Imaginem a tristeza…..100km rodados.
    Ahhhhh…importante ressaltar: antes de efetuar a compra, perguntei sobre peças…..se teria problema com peças. A resposta foi que jamais, pois a Nissan tem fábrica no Brasil, galpão de estoque, etc.
    Achei que teria problemas com a seguradora da pessoa que bateu no carro, contudo, tive uma surpresa agradável. Aceitaram que o veículo fosse para uma concessionária e já autorizaram o conserto.
    Masssssssssss para minha total insatisfação e arrependimento, o carro está parado sem previsão de iniciar o reparo. A Nissan não tem todas as peças no Brasil. Como assim?????? E a fábrica???? E o galpão de peças????
    Como lançam um carro sem ter peças em estoque?
    Além da lateral traseira, eles também não têm no Brasil as presilhas do parachoques. Me ajudem a entender: COMO A NISSAN TEM O PARACHOQUE DISPONÍVEL E NÃO TEM AS PRESILHAS?????
    Já fiz três reclamações na Nissan e não obtive qualquer retorno.
    Portanto, meus caros, não adianta a beleza, o custo, os assessórios se a fábrica não respeita o cliente.

  • Marvin Fortaleza disse:

    Fui até a concessionária da Nissan para fazer um teste drive no Versa e aproveitei pra fazer um no Tiida sedan também e achei o Tiida mais carro, tem melhor acabamento e mais motor, embora o Versa é muito bom também, só que achei o teto baixo para quem vai atrás, na minha família somos todos altos (esposa e três filhos) e eu com 1,80 fiquei encostando a cabeça no teto no banco trazeiro, coisa que não aconteceu no Tiida.

  • Refran disse:

    Tenho um Tiida Sedã 2011. Está com 9.000 km. Há poucos dias num percurso de 405 Km de estrada, gastou 24,5 l de gasol aditivada, uma média de 16,5 km/l(ar ligado). Para um carro “feio”, achei que humilha os bonitos que custam mais e consomem muito mais tb. Apareceu uma mancha interna em um dos visores do painel (onde tem as informações do computador de bordo). Reclamei na revisão e em poucas dias foi solicitado meu comparecimento na Agência Nissan onde foi substituído o painel do carro. Depois de 1 ano saí de lá com o carro zero KM no painel (kkkk). Sensacional a garantia da NISSAN. Continuo estranhando o silêncio interno, o conforto, a maciez da suspensão, o desempenho do motor 1.8, a simpatia da 6ª marcha, eis, que tudo isso me faz lembrar os carros bonitos que possuí e que tantos dissabores me trouxeram. Tiida Sedã, o feio que satisfaz.

  • Admary (tocantins) disse:

    Comprei tem uns 20 dias o Versa SV, estou muito satisfeita e estou recomendando aos meus colegas de trabalho que estão comprando carro. Na primeira viagem o consumo foi de 13,5km/L é muito otimismo mesmo falar que vai fazer 18km/L. Porém, pra dirigir, espaço interno e conforto é 10. Ainda mais eu que saí de um classic só com ar… Tô no céu…

  • Anonymous disse:

    O Tiida Sedan é uma ótima opção. Motor mais potente e muito economico, é carro que dura, que não dá dor de cabeça e não deixa na mão.

    O Versa é opção semelhante, com acabamentpo mais pobre (ainda que bom); mas é provável que não tenha as mesmas notas nos testes de segurança que o Tiida Sedan. Vou pegar aquele que tiver melhores notas em segurança. O resto como detalhes visuais não me interessam, pois ambos tem um visual que não é lá essas coisas, mas também acho os carros bonitos qdo comparados a uma Fiesta, Siena, Classic, Logan, Uno (antigo e novo), Symbol, Gol, Voyage…
    Esses carros, além de não terem um visual “lindo”, tem qualidade nitidamente pior.
    Se vc compara com um Hyunday atual, lógico que o visual de um Tiida é feio. Mas o que é bom na Hyunday além do visual? Vai levar um tempo ṕara sabermos ainda. Agora, esse Tiida sabemos que é um carro robusto e de boa qualidade.

    Ah, um Civic é lindo e de ótima qualidade. Massss, vc paga por isso.

    Vou de Tiida, Versa ou quem sabe o Kia Rio que está chegando. Se o Ceratto baixar, tb é uma boa aposta. O lance é o melhor custo-beneficio. Essa conversa de que Tiiida é feio dito por quem tem por exemplo um Voyage, tenha dó… Coloca um carro do lado outro, perceba a qualidade de ambos desde o abrir de uma porta e só depois digal qual é mais bonito. 😉

    Fernando

  • Anonymous disse:

    Ainda, para quem acha que Tiida é feio em relação a um Gol ou Siena, lembra que com 44K, vc tem um Tiida 1.8 moderno e economico e uma carro silencioso e bem acabado.
    Anda a uns 120 km num Siena de 44K (1.4 ???)e num Tiida Sedan, escute o barulho e depois fala qual é mais bonito.

    Muita gente dá valor justamente para o que não tem importância, é por isso que a momntadoras nacionais deitam e rolam.

    Abraços!
    Fernando

  • Então vamos lá pessoal, vamos pensar e agir como consumidores, como por ex. nos EUA onde eles pagam híbridos ou 6 cilindros pelo preço que pagamos por 1.4 ou 1.6 de 4 cilindros ultrapassado. Muita gente ainda está parado no tempo e isso é incrível, não sabem o que é livre concorrência, acham que VW,GM (e oque mais mesmo?) são brasileiros, compram para agradar parentes, vovó, vovô…
    Pesquisem, preço de seguro, valor das revisões, garantia.
    Tenho um Tiida Sedan, tinha um Corsa 1.0 Flex VHC 2010, o que eu procurava, um carro sedan que não fosse 1.0, pois agora com mulher e filho não posso ficar dando de piloto para provar que carro mil não anda menos que qualquer outro carro no transito, pelo menos com o Corsa era assim (óleo sintético), qualquer carro mesmo (o Porsche 911 na bandeirantes não deu), afinal o transito não é uma pista reta livre sem fim. A insanidade conta muito nessas horas.
    Poderia estar conformado com Logan, Voyage (apertado), siena 1.4 (acho que não) Prisma, vejam que agora existe outro perfil de consumidor que querem espaço, conforto,desempenho, tecnologia acima de desenho bonitinho. O Tiida não é derivado de carro 1.0, já começa aí, a ficha técnica nem comento, se as pessoas pesquisassem mais saberiam do que estou dizendo. Alguem vai perguntar da correia dentada? E as velas quando troca? O que é comando variável das valvulas?
    Tem mancadas no Tiida sim, faltam alguns itens, mas eu era dono de carro que trava e alarme eram opcionais que deveriam ser instalados na concessionária (ridículo) e direção hidráulica era “de série, ohhh”, reparem no acabamento interno, a forração das portas não é plasticão (só do descansa braços para baixo, rente ao vidro creio que seja imitação de couro, nem o Sentra tem isso), vedação dupla de borracha e externo nos encaixe das peças.
    Agora tenho espaço de sobra, quando viajo uso a 6ª marcha, o seguro só 200 a mais que o Corsa, o consumo não alterou muito (isso surpreendeu vai ver que é verdade o tratamento anti atrito na fabricação do motor), pensei que fosse acelerar mais nas estradas de Minas Gerais, que nada, com conforto não tenho tanta pressa, só nas ultrapassagens que também é outro ponto elogiável, é por isso que vemos muitos milzinhos com pressa os motoristas desses carros querem chegar logo ao destino pois o stress e o desconforto os deixam loucos. Estou satisfeito porque o carro ofereceu mais do que imaginava pelo preço que paguei, queria outro carro sim, mas pagar 20.000 a mais?
    Concorrência é isso, só faz bem, pessoal quando forem comprar argumentem, questionem, pesquisem ou em respeito aos seus antepassados comprem o de sempre para agradá-los e esqueçam de si mesmos.

  • Anonymous disse:

    Antes de comprar visitei diversas concessionárias e fiz pesquisa considerando a compra do Honda City, Honda Fit, Hynday i30, Ford Focus, Citroen C4, Fiat Bravo e Fiat Linea.

    Pois bem,
    o Tiida Sedan é DISPARADO A MELHOR RELAÇÂO CUSTO BENEFÍCIO!

    Não tive dúvidas, comprei um TIIDA SEDAN no final de 2011.

    O carro esta com 4 mil km.

    Já dirigi todo tipo de carro, e nenhum deles – repito, nenhum deles, me deu o prazer de dirigir que sinto com o Tiida Sedan.
    O carro é fantástico!

    A 110-130km tem um comportamento super macio, confortável, seguro e silencioso.
    Aliás, o silêncio do motor é qualquer coisa inacreditável!
    Em diversas ocasiões já liguei o carro – com o carro ligado, pois não se houve o motor!

    Nenhum carro que dirigi é tão silencioso, tão econômico e tão confortável quando o TIIDA SEDAN.

    Já me programei para ficar com o carro por muitooooos anos!
    e quanto trocar vai ser por outro Nissam.

    O espaço interno é impressionante! muito, mas muito mais confortável que Siena, Polo sedan; mais confortável que Cerato e Linea.
    Você se sente muito bem dentro do carro, quem esta atrás fica impressionado com o espaço para as pernas.

    O acabamento é muito bom, painel lindão e completo (na verdade falta marcador temperatura, mas, hoje em dia, não faz muita falta).
    Os bancos são bonitos e super confortáveis.

    O som é bacana, e por ser 2U (altura de 2 aparelhos antigos), permite a troca por um som que inclui navegador gps e dvd integrado – cerca de R$1100 no mercado livre.
    O que fiz foi comprar um GPS de 7 polegadas e câmara de ré. Instalei nele – ficou muito bonito e muito prático.

    Ao contrátio do que dizem os “especialistas”, o carro é muito bonito, e por ser novidade, as pessoas ficam de olho nele.

    Todas as pessoas que vem o carro, que entram dentro, ficam impressionados.

    Pelo comentário dá para ver que virei fan-boy da Nissam e do Tiida Sedan!
    mas o carro merece!

    André

  • Depois de algumas pesquisas cheguei à conclusão de que o Nissan Versa seria uma ótima opção, com espaço excelente, motor bom, economia ótima e bons equipamentos, já por uns R$ 38000. Mas agora, lendo tudo isto aqui fico pensando se não vai valer mais à pena investir uns 4 mil a mais para ter um Tiida Sedan, afinal trata-se de outro patamar de satisfação… ou não?

  • Alex disse:

    Caro Alrizônio,

    Acho que esses R$ 4000,00 a mais pelo Tiida em relação à satisfação são muito relativos. Depende do que realmente você almeja e vislumbra. Eu achei o Versa bem satisfatório, mas meu carro era um Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC – então pra mim já foi uma baita mudança no coforto .Espero não mais comprar carros nacionais depois do Versa. É muito pessoal e se você crer que vale à pena, faça esse mimo a si próprio. Embora eu saiba que carro desvaloriza muito, pra mim é investimento em conforto, segurança, economia, etc. Eu achei que o versa estava excepcional nesse momento, mas de repente, você não…

    Grande abraço e o importante é ser feliz,

    Alex.

  • Anonymous disse:

    Esta é a primeira vez que entro aqui já que estou exatamente nesta dúvida. tiida vs versa.

    o versa levou a melhor segundo a opinião do renato, mas francamente alguns pontos relevantes deixaram de ser considerados tornando a analise superficial e amadora. o acabamento, isolamento acustico, e o ruído no interior do carro a 110 km / hr são obrigatórios e não foram feitos. talvez valha a pena levar a versão mais simples do versa , mas se for para levar as duas superiores, é tiida de lavada. a nissan precisa trabalhar melhor no design e na nomeação dos carros: pô um carro que chama tiida e outro que chama versa não dá.

  • Alex disse:

    Quem tiver R$ 5.000,00 a mais pra pagar pelo Tiida. Deve ser melhor mesmo, mas por cinco paus a mais tem que ser mesmo! Eu tô satisfeitíssimo com meu Versa e fiz o Test-drive e andei a 100 km/h e não achei muito ruidoso internamente. Particularmente gosto de sentir o motor roncando um pouco, mas não senti uma “banda de pagode” dentro do carro. Deve ser deficiente, mas não ao ponto de ficarmos estressados, pois é um carro bastante confortável e espaçoso e isso conta muito também. Tem direção macia, câmbio alinhado, boa propulsão do motor, enfim! Pra mim foi um carro que surpreendeu muito positivamente, até mesmo pelo design, pois na foto ele parece ser feio, mas ao vivo, é bem imponente e bonito (mas gosto é subjetivo); por isso comprei. Mas quem tem mais pra pagar, tem mais é que comprar o carro que mais agradar, pois como eu disse no post anterior, o importante é ser feliz!

    Abraço e boa sorte à todos!

    Alex.

  • Jonas disse:

    Tenho um Tiida sedan, acho legalzinho o Versa, portanto a escolha vai de cada um. O Tiida tem vantagens gritantes sim sobre o Versa, a começar pela plataforma diferente (talvez mais segura… Nota 4 no crash test). Já o Versa é plataforma do March, que foi mal no crash test. Melhor acabamento, além do principal: motor 1.8 é pura emoção. Vale cada centavo… Já o Versa é mais econômico, feito pra rodar mais leve, mais para o lado da razão. Razão por emoçao, prefiro a emoção de um carro com 126 cv e seis marchas… Além deser mais silencioso. O Versa tende a vencer com o tempo, pois tem peças mais baratas e veio pra ficar. Não sei se o Tiida sedan terá vida muito longa, apesar de ter um satisfação em torno de uns 95% de seus clientes. É isso aí.

  • Anonymous disse:

    bom comentário jonas.

    acho que este renato nunca entrou nos carros que ele compara. o negocio dele é ganhar dinheiro com blog.lamentável. comentários como desengonçado, feio, etc.

    e o do versa x cobalt então? a thau!

  • João disse:

    Julgar um carro por fotos é realmente lastimável, tivesse eu feito isto, seria mais um dos que deixaria de comprar um Tiida Sedan perdendo assim uma ótima compra.

    Fiz o test-drive do Versa e o Tiida Sedan, na cidade e na estrada, apesar do bom espaço interno do Versa, o Tiida é mais silencioso e confortável, além do motor mais responsivo em rotações baixas.

    O painel do Tiida também é mais bonito e discreto, com fácil acesso aos comandos e som, além de uma melhor harmonia na escolha das cores e acabamento. Não me agradou os botões do ar condicionado do Versa, assim como o volante.

    Os pontos negativos do Tiida Sedan ficam por conta do computador de bordo muito simplificado e com botão de de díficil acesso, ausência de ABS e rodas de liga leve. O ABS não existe nem como opcional, já as rodas de liga leve aro 15″ são opcionais e acrescentam 5000 reais, ou seja, chega-se no preço de um Sentra que já vem com rodas de liga aro 15″, motor 2.0 Flex, ABS e todos os outros acessórios que o Tiida Sedan também possui.

    Depois de analisar outras opções como Voyage, Siena, Peugeot 206 Passion e outros, fechei o Tiida Sedan na cor preta. Para quem não viu um ao vivo, ele é bem mais bonito que nas fotos. Minha esposa achava o carro horroroso pelas fotos, ao ve-lo ao vivo teve a mesma impressão que eu, o carro não é nada fotogênico… rssss

    Estamos muito satisfeitos com o carro, conforto, espaço, dirigibilidade, consumo de combustível, ótimo isolamento acústico, enfim, um excelente carro que é pouco conhecido pela falta de divulgação por parte da Nissan (nem sabia que existia Tiida Sedan antes de entrar na concessionária).

    Um ponto negativo para nosso perfil é que a Nissan exige que as revisões sejam feitas na rede autorizada para manter a garantia de 3 anos. Até aí nenhum problema, já que as revisões são a cada 10 mil Km e tem preço fixo+mão de obra, mas como disse para nosso perfil é ruim pois nas entrelinhas as revisões são a cada 10 mil Km ou 6 meses, o que vier antes, e como rodamos cerca de 1300 Km por mês, vamos acabar fazendo 6 revisões em 3 anos tendo rodado apenas 47 mil Km… não sabíamos desse detalhe até a entrega do carro, fator que gerou um pequeno stress com o vendedor, mas acabamos relevando.

    Detalhe que no Versa as revisões são a cada 10 mil Km ou 1 ano, e o preço fixo já inclui a mão de obra.

  • Alex disse:

    Pô meu! Comparar veículos de categorias diferentes, preços diferentes, acabamentos diferentes. Meio louco isso… Incoerência no mínimo! Tô com meu Versa há uma semana e o carro é surpreendentemente bom. Muito conforto, economia (10,5 Km/L na cidade), espaço, portanto ele é show de bola! Mas o Tiida é mais carro… e mais caro!

  • Alex, realmente um é considerado um sedã compacto premium e o outro um sedã médio. Entretando, os dois são muito equivalentes em tamanho, preço e equipamentos. E, principalmente, eles buscam praticamente o mesmo comprador. Por isso acho o comparativo bastante válido.

    Um abraço!

  • Jonas disse:

    Como assim 5 mil a mais por rodas de liga leve? As originais mesmo custam apenas 1,5 mil, onde vc cotou esse preço??… Gastei só 1.2 mil pelas 4, coloquei multifuro, já que furação 115 é difícil de achar. Na cor preta e com rodas o carro ficou outro, quem falou que é feio não entende de carros. Hoje mesmo parei meu Tiida ao lado de um Celtinha, coitado..Parecia uma carro de brinquedo perto o meu… Muitos proprietários mais “baixinhos” reclamam que, quando vão lavar seu Tiida, tem que pôr um banquinho pra alcançar o teto, hehehee.
    Não quero saber de outro carro. Vou de Tiida agora e sempre. Amanhã vou colar roda 195/65/15. Aí quero ver o bichinho ficar mais macio e estável, mlehor do que já é.. Versa? Tadinho, tem chão ainda pra alcançar o Tiida sedan…

  • Anonymous disse:

    Tenho um Tiida Sedan, não é o carro mais bonito do mundo porém, é um ótimo carro, espaçoso (bem espaçoso, só vendo para crer), confortavel, economico (bem economico) e o melhor de tudo, isso para quem gosta de acelerar, anda muito. Outro dia estava na estrada andando a 180 km/h e o carro estava bem estável. Um desses hondinha new civic de 70 e poucos milhares de reais não deu conta, refugou, ficou para trás…

  • Jonas S. disse:

    Já fui ali pôr as rodas e voltei. Pois bem, descobri algo fantástico: o Tiida sedan nasceu para ter rodas 195/65/15!!! Minha nossa, o desempenho é outro. Direção muito mais leve do que já era, cessaram as trepidações no painel, o que era silencioso ficou mais ainda, altura melhorou, parou de raspar a frente, estabilidade ficou assombrosa, marchas mais esticadas, e até o consumo ficou bom. Acho que as rodas 185 “arrastavam” antes o carro, sem contar que não gostei das que vem de fábrica, Bridgestone, economia porca, mal duraram 25 mil km!!! Coloquei uma marca desconhecida, Eurodrive, e me surpreendi com essa marca. Arraste mínimo, o que se traduz no silêncio do atrito com asfalto, e olha que de cara já botei 120 km/h pra testar. Aprovadíssimo! Espero que dure bastante.
    Por fim, avaliação final para quem pensa em ter um Tiida: tudo nele é durável e resistente. Sempre olho os discos de freio, e estão zero, após 25 mil km, acreditem! Meu outro carro, da Ford, mal durava um ano e tinha de trocar. Suspensão intacta, sem folgas, e olha que nossas ruas são um pesadelo. O Tiida não apresenta nenhum ruído nas portas após esse tempo todo, problema que assombra muito carro por aí. Tudo está no lugar, os vidros funcionam que é uma beleza, ar condicionado de primeira, só abasteço e sigo feliz.
    E pra quem está preocupado com as peças, já pensaram em importar? http://www.autopartswarehouse.com/
    Portanto, vale cada centavo da compra, vão por mim…

  • Depois de tantas leituras de avaliações positivas, no que tange ao Tiida Sedan, fui conhecê-lo pessoalmente, lógico que fiz o test-drive, seria melhor dizer the best test-drive. O carro é fantástico, melhor acabamento interno, espaço, acústica, potência (126 cavalos, 17,5 de torque). Mais alguns meses e vou ter o meu se Deus quiser. Viva a Nissan por esse carro surpreendente. Vale lembrar que agora vem com duplo air-bag e rodas de liga-leve. Parabéns a todos os proprietários e admiradores desse fantástico carro. 16h39.

  • Tenho um tiida Sedan, carro impressionante o impressionante esta em dirigir,a aparencia não é uma das melhores até você fazer um teste drive, entrou dentro dele você se apaixona, conforto, potencia silencioso um excelente carro….Comprei um em dez/2011 Estou muito satisdfeito, o carro é outro nivel….
    Adauto Nery

  • gostei do teste drive que fiz no Versa, mas estou na duvida se saio de um Astra para o Versa, tem alguém neste blog que esta numa situação parecida? e o que podem me dizer sobre isso? vcs trocariam dessa forma?
    Grato
    Valdecir

  • Marcos disse:

    Tás brincando? Vc é da concorrência, não? Querer comparar um motor 1.6 com comando variável, tecnologia japonesa, econômico, com um motor jurássico dos anos 90 gastão e ineficiente? Ah, conta outra…

  • Anonymous disse:

    Fiz test drive no VERSA e TIIDA SEDAN. Por fora o visual do versa parece mais moderno. Contudo nao achei tao melhor assim que o tiida, ambos sao feios. Em relacao ao acabamento e desempenho , o tiida me pareceu bem superior ao versa. Aconselho todos a andarem nos dois para tirar suas proprias conclusoes.Entre os dois, fico com o tiida.

  • Anonymous disse:

    Fui fazer um test drive no Versa com a intenção de comprá-lo e achei ele um carro muito bom. Fiz também no Tiida Sedan, pois me interessei em conhecer o carro depois que eu li alguns comentário sobre ele aqui. O que posso dizer ó o seguinte: o Tiida Sedan é FANTÁSTICO. O acabamento, isolamento acústico, potência, dirigibilidade e conforto é superior. O espaço interno então nem se fala, enorme. Me apaixonei pelo carro. A potência do motor é impressionante, muito forte, se pisar no acelerador ele vai mesmo, econômico pois já cheguei a fazer 17 km/l na estrada a mais ou menos 120 km/h com gasolina. Porta-malas grande, câmbio com engates precisos. Estou com o meu há 3 meses e é só alegria, é o carro mais gostoso de dirigir de todos os outros que eu testei como Grand Siena, Voyage, New Fiesta e até mesmo o Versa. Recomendo esse CARRÃO. Quem compra-lo não vai se arrepender. Vai ser mais um feliz proprietário do TIIDA SEDAN!
    Abraço
    Carlos

  • Andreé disse:

    O Tiida Sedan é excelente.
    Motor silencioso e econômico;
    Espaço interno inacreditável;
    Porta-Malas sensacional;
    Acabamento aceitável.
    Além disto, não chama atenção. Quem esta dentro do carro esta muito melhor do que quem ve de fora imagina. No nosso pais inseguro, isto se torna até uma vantagem.

  • Anonymous disse:

    Coveira mode ON!
    Tenho um Tiida Sedan desde 2010.
    Fui testar o Versa, para quem sabe, trocar.
    Jamais!
    O Versa, além de ser 1.6, é um pé de boi comparado ao Tiida.
    Perde também em espaço interno.
    E o barulho??? Que é isso?! Achei bem barulhento para um carro 0.

    Ficarei mais um tempo com o meu.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *