Linha New Fiesta fica mais barata no Brasil. Obrigado Ford!

Logo que foi lançado no Brasil, fiz muitos elogios ao New Fiesta hatch, especialmente ao seudesign moderno, construção de qualidade e boa tecnologia embarcada. Porém, critiquei o preço do carro, abusivo para o mercado nacional: a partir de R$ 48.950. E, pelo visto, não só as minhas críticas mas também a de outros colegas da imprensa e, principalmente, do consumidor deram resultado: a linha New Fiesta (hatch e sedã) ficará mais barata no Brasil a partir de fevereiro.

A Ford deseja aumentar a participação da dupla de New Fiestas e, segundo a marca, o aumento da oferta permitiu que uma nova estratégia de preços fosse adotada, com reduções de valores que podem chegar a até R$ 3.500.

Essa oferta maior é consequência do aumento da disponibilidade de produção para o mercado sul-americano. “Com essa reprogramação, poderemos atender com maior disponibilidade os consumidores que desejam o New Fiesta no nosso mercado”, afirma Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas da Ford, no comunicado divulgado pela marca. 

Mantendo os mesmos equipamentos de série (e opcionais), o New Fiesta hatch parte agora de R$ 45.950, R$ 3.000 a menos em relação ao lançamento. O modelo vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, CD Player MP3 com entrada auxiliar e com seis alto falantes, alarme perimétrico e rodas de liga leve aro 15″ – sem ABS e airbag duplo, que deveriam ser de série.

Com os mesmos equipamentos, o New Fiesta Sedan passa a custar a partir de R$ 47.950, contra R$ 50.950 do preço praticado atualmente no site da Ford (que ainda não foi atualizado).

Em outubro do ano passado, quando critiei a Ford pelo alto preço do hatch (veja aqui), sugeri que a linha Fiesta (“old” e New) custasse menos no Brasil. E a marca realmente fez isso acontecer. Vejam:

Fiesta Rocam é feio, mas tem preço atraente

Minha sugestão (18/10/2011)
Fiesta 1.6 Rocam completo: R$ 43.270
New Fiesta hatch básico: R$ 45.990
New Fiesta hatch intermediário: R$ 48.990
New Fiesta hatch completo: R$ 51.990 
Focus GL: R$ 54.790
Focus GLX: R$ 56.700

Preços praticados pela Ford em 23/01/2012 já com a atualização dos valores prevista para fevereiro
Fiesta 1.6 Rocam completo: R$ 38.900
New Fiesta hatch básico: R$ 45.950
New Fiesta hatch intermediário: R$ 48.950 (provavelmente)
New Fiesta hatch completo: R$ 51.950 (provavelmente)
Focus GL: R$ 54.790
Focus GLX: R$ 56.700

O New Fiesta Sedan deve passar de:
R$ 50.950 para R$ 47.950 (já anunciado)
R$ 53.950 para R$ 50.950
R$ 56.950 para R$ 53.950

O pacote intermediário do New Fiesta tem os itens do básico além de ABS, airbag duplo, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e sistema multimídia. Já o topo de linha tem os itens das versões mais baratas acrescidos de rodas de liga leve aro 16″,  sete airbags, sistema de classificação de ocupantes, bancos revestidos em couro, retrovisores com luz indicadora de direção, aquecimento e ponto cego.

New Fiesta 1.6 16V Sigma
Portência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (etanol)
Torque: 15,8 mkgf (gasolina) e 16,2 mkgf (etanol)
Dimensões: 4,06 m (hatch) e 4,41 m (Sedan) de comprimento, 1,972 m de largura (com espelhos), 1,446 m de altura e 2,489 m de entre-eixos
Peso: 1.145 kg (hatch) e 1.162 kg (Sedan)
Porta-malas: 287 litros (hatch) e 440 litros (Sedan)
Tanque: 47 litros

Deixo meus parabéns para a Ford por ter tornado as linhas New Fiesta e, anteriormente, Fiesta Rocam mais baratas no Brasil, tornando seus produtos mais acessíveis ao consumidor – e ajudando a corrigir um dos principais problemas da marca no país. Que o mesmo seja feito com o Focus (hatch e Sedan) e que o novo EcoSport (2013) não seja tão caro.

Uma pena mesmo que o novo preço praticado não tenha sido “lançado” junto com o New Fiesta no Brasil. Digo isso porque quem comprou o carro com o valor “antigo” não vai ficar nada feliz com a notícia desse post.

Fotos: Ford/Divulgação

Comentários (12)

  1. Comprei um new fiesta hatch…e recebi o título de OTÁRIO DA FORD…por reposicionamento no mercado eles desvalorizam meu carro novo e eu paguei taxas em cima do valor que eles propuseram…confiei e agora sou o OTÁRIO DA FORD…injusto com quem confiou…injusto com nossa moral…vou por a boca no mundo…não mereço ser passado por otário pra reposicionarem o carro no mercado…não quero meu dinheiro de volta…quero devolver essa imoralidade! Me fizeram perder tempo …me fizeram perder dinheiro…me fizeram OTÁRIO!

  2. Ao meu ver a FORD foi de certa forma obrigada a baixar o preço do veículo, para abrir espaço para o novo ecosport. Com o duster com versões a partir de 50 mil, a ford terá que lançar o novo eco por no maximo uns 53-54 na versão de entrada. Não faria sentido nenhum o new fiesta custar 50 e o novo eco 54. Além disto, seriam três carros com a mesma faixa de preço: focus, new fiesta e novo eco, o que traria prejuízo nas vendas. Para mim o new fiesta continua caro. É vergonhoso a FORD vender um compacto de 46 mil sem air bag e abs. o New Fiesta seria o meu próximo carro, mas o preços da FORD me decepcionaram. Esse abatimento não me convenceu e pra mim este carro continua caro.46 mil era para ser o preço da versão TOP e olhe lá.

  3. A Ford perdeu a oportunidade de reconquistar o seu espaço no mercado, mercado este que esta fadado a ficar cada vez menor se continuar a praticar os preços de hoje.
    Lançou o New Fiesta a preço de carro prêmium e não passa de um carro pequeno, que deveria substituir o Fiesta atual em categoria e preço, nada mais.
    Outra furada da Ford, foi o New Ecosport, feito sob a plataforma do minúsculo New Fiesta, passa a concorrer com o minúsculo Crosfox, deixando o Duster à vontade. Tinha a opção de trazer o seu utilitário feito sob a plataforma do Focus, dar uma apimentadinha na suspensão com a opção do 4×4 e pelo design e tamanho, ficar bem no mercado.
    Lamento.
    New Fiesta, totalmente fora de preço, um assalto.
    New Ecospor, ridículo de pequeno, e aquele penuzinho na traseira, acabou com o carro.
    Lamento II.

  4. Poxa, eu tenho um Fiesta 2006, que foi comprado 0km e deste então nunca tive problemas com ele… grande por dentro, confortável, atendeu todas as minhas necessidades…

    Agora pintou a oportunidade de trocar de carro, e tenho uma paixão grande pelo Fiat Punto… mas quando entrei no New Fiesta Hatch, aquele painelzão, o design, a mecânica… fiquei muito balançado, mas o preço inicial era uma facada no peito…

    Acabei então me decidindo pelo Punto, mesmo com um aperto no peito por saber que logo ele será mudado, e agora – como se fosse um “sinal divino” – o NFH derruba o preço! E fico balançado novamente!

    Alguém pode me dar uma sugestão? Já ouvi críticas duras sobre o Punto, assim como críticas duras sobre o NFH…

    Obrigado!

  5. Viva a concorrência!
    Isso vai forçar os carros de baixo da tabela a se reposicionarem também.
    Um pequeno passo para a Ford, e um gigante passo para os consumidores.

    Nem tão gigante assim…rs

    hugoas

  6. PETER,
    Se vale a sugestão, paga preço de médio por carro médio.
    Vai gastar 55K carro com todos os opcionais e vai andar de carrinho que deveria custar, no máximo, por estarmos no Brasil,45K.
    Espera um pouquinho ou coloca mais grana e compra um Tiida, I30, e aí por diante. Paga por carro médio mas anda de médio.

  7. Olá Salazar, muito obrigado pela sugestão!

    Então cara, eu fui dar uma olhada de perto no Tiida Hatch, que está com um preço ótimo (pena que a versão sem ABS), ele é grandão por dentro, e largo por fora, o que não gostei muito… também me passou um ar de carro feminino, faltando um pouco da esportividade que procuro… por ser importado, também fico meio preocupado com relação a manutenção, reposição de peças, essas coisas…

    i30 tá fora de cogitação, hahaha! Ainda acho meio caro, e mostra um status que não tenho e nem quero ter, hahaha! Frescura mesmo…

    Obrigado novamente!

  8. Para quem quer vender mais um ajuste nos preços para baixo sempre é uma sinalização positiva da marca em relação ao consumidor.

    O FIESTA ROCAM já estava disputando em preço com os carros da JAC, creio que foi o primeiro sinal positivo da FORD nesta nova ordem mundial.

  9. Vendo todos os acontecimentos nesses últimos 5 anos, desde que eu comprei o meu Fiesta Sedan, cheguei a conclusão de que a Ford está se esforçando pra cair para quinta posição. Primeiro ao trazer o Focus G2 a gasolina, depois ao tirar as versões mais top do Fiesta, e recentemente ao trazer o New Fiesta assim tão caro. . .

  10. Rídiculo um carro com o New Fiesta estar com estes preços…a Hyundai com o HB20 vai humilhar em número de vendas as 4 grandes montadoras do Brasil e a Ford vai ser a primeira a perder espaço, podem escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *