Concessionário perde comissão de financiamentos

Credito: Reprodução/Caixa Forte

A Resolução 3954 do Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou o fim da comissão por contrato de financiamento a partir do dia 24, também chamado retorno de financiamento, que o concessionário conseguia junto à instituição financeira.

Essa comissão por contrato fechado havia sido criada nos anos 90 e era dada ao vendedor como prêmio. Na época era de 2% do valor financiado. No entanto, com o passar do tempo, os proprietários das concessionárias passaram a dispor dessa comissão como fonte de renda.

De 2%, o tal retorno de financiamento chegou a 20% em 2006. A comissão visa garantir futuros contratos para a financeira, o que ajudou na criação das grandes redes de concessionários. Milhões de reais eram adiantados pelos bancos como garantia de financiamentos no futuro.

Além do fim do retorno de financiamento, a CMN proibiu a cobrança da TAC e de outras taxas e serviços. A partir de agora, a concessionária será prestadora de serviço dos bancos e não poderá mais embutir tarifas adicionais.

As tabelas de financiamento apresentadas ao cliente agora deverão ter apenas as taxas de juros praticadas pelo banco e não a tabela da concessionária, já com os ganhos extras da loja. Isso deve reduzir os juros e as práticas abusivas nos contratos de financiamento de veículos, que oneram bastante o consumidor.

A choradeira dos concessionários já começou. Eles reclamam que trabalham com margens muito pequenas, às vezes até negativas, provocadas pela concorrência no mercado. Além disso, existe a concorrência das locadoras de veículos, que compram carros novos e os vendem como seminovos.

Eles dizem que as montadoras são inflexíveis quanto a conceder descontos de até 30% – como o fazem com as locadoras – para as concessionárias. Alguns falam até em redução do número de lojas ou a venda do negócio com o fim dos ganhos com financiamento.

[Texto: Notícias Automotivas]
[Fonte: Automotive Business]

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