Nissan "sofre" com a alta procura do Versa. Espera pelo sedã pode chegar a 120 dias (4 meses)

Um sucesso acima do esperado. Assim podemos definir a fase atual da Nissan no mercado brasileiro. Com o lançamento da dupla March e Versa, a marca atingiu uma nova e abrangente faixa de preço, entre R$ 28.000 e R$ 44.000 – a maior responsável por vendas de automóveis no Brasil. Com isso, a marca cresceu impressionantes 88% em 2011, se comparado a 2010 (saltou de 1,08% em 2010 para 1,97% de participação no mercado nacional em 2011). O que a Nissan não esperava era que o público se animasse tanto com os seus dois carros, especialmente o sedã.

O problema foi que a marca japonesa não estava preparada para atender a uma demanda tão grande. O pequeno March chegou do México com um conjunto interessante, em lotes mais volumosos, mantendo a média de vendas nos dois últimos meses de 2011 e no primeito mês de 2012: 2.261 emplacamentos em novembro, 3.232 em dezembro (total de 2011: 6.939) e 2.555 em janeiro, segundo números da Fenabrave. Os consumidores praticamente não tiveram problemas com os prazos de entrega do modelo, especialmente com motor 1.0.

Por outro lado, boa parte dos interessados no Versa tiveram muita dor de cabeça. De acordo com a Fenabrave, foram emplacadas 824 unidades em novembro de 2011, 2.394 em dezembro de 2011 (total do ano passado: 3.224) e 1.581 unidades em janeiro de 2012. Até o dia 15 de fevereiro, 723 carros foram emplacados.

Estes números poderiam ser bem maiores se a Nissan tivesse se preparado melhor e tomado providências com mais agilidade. Claro que isso não acontece da noite para o dia, mas a logística da marca japonesa não foi adequada para tanta procura. Como resultado, o tempo médio de espera para o Versa varia entre 30 dias, 60 dias, 90 dias, chegando a absurdos 120 dias! Alguns clientes compraram o modelo em novembro de 2011 e até hoje ele não chegou! Claro que muitos consumidores receberam o veículo em prazos normais e até em pronta entrega. Mas, mesmo assim, a maioria ficou a ver navios.

O prazo de entrega do Versa foi o mesmo informado por seis concessionárias da marca em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro e confirmado por muitos internautas que entraram em contato por e-mail e que comentaram nos três duelos do Versa até o momento (X Tiida Sedan, X Cobalt e X Logan). Pelo Twitter oficial, a marca deu uma resposta bastante vaga ao consumidor que comprou um Versa SL em dezembro de 2011 e até hoje não recebeu o veículo (abaixo).

Quem ganhou com isso foi a Chevrolet, que vendeu muitas unidades do bom, espaçoso e (muito) caro Cobalt. Além da logistica ser bem melhor, a falta do Versa e a força da marca Chevrolet (além do grande número de concessionárias) fez com que o novo sedã da marca emplacasse, segundo a Fenabrave, 2.355 unidades em 2011 (2.156 só em dezembro) e 5.906 em janeiro de 2012 (1.796 de 1º a 15 de fevereiro).

Reprodução do blog novoversa.blogspot.com

O interessante blog Novo Versa, de onde peguei e reproduzi a imagem acima, tentou contato com a Nissan pelo o Twitter e pelo site oficial, mas não recebeu nenhum esclarecimento às dúvidas sobre a demora para a entrega.

Solução?
Segundo o diretor de uma concessionária da Nissan que preferiu não se identificar, em conversa que aconteceu um pouco antes do Carnaval, a Nissan precisaria de 30 dias para que suas tentativas de normalizar a entrega do veículo começassem a fazer efeito – ou seja, a partir do final de março. Segundo ele, a importação mensal de 2.000 unidades do Versa deve subir para 6.000 unidades a partir de abril.

Entrei em contato com a assessoria de imprensa da Nissan três vezes, sendo uma em janeiro e duas em fevereiro, para saber o que aconteceu e, principalmente, o que está sendo feito para normalizar a entrega do Versa. Até a publicação deste post, que foi atrasada por mais de 15 dias aguardando, não recebi nenhum retorno oficial da Nissan.

Para encerrar, compartilho abaixo o formulário criado pelo internauta Thiago Cordeiro. Esta é uma excelente iniciativa para medirmos onde o Versa está sendo mais vendido no país; qual versão e cor Versa mais compradas; quais foram os acessórios instalados (de gratuitamente ou não); quais cortesias foram dadas pela concessionária; e, principalmente, quais foram os prazos previstos para a entrega e a data da entrega.

Se você comprou o Nissan Versa por favor, responda ao formulário abaixo. Em breve publicarei uma balanço dos dados. Já adianto que mais de 75 pessoas já preencheram o formulário!

<p>&amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Carregando…&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;gt;</p>Leia também 
Nissan Versa X Nissan Tiida Sedan
Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
Nissan Versa X Renault Logan 

Comentários (9)

  1. Muito legal a iniciativa. Infelizmente, como muitos, desisti do Versa. Havia comprado em Janeiro 07, e quando fiquei sabendo que minha concessionaria ate o dia 24/02 não havia ainda entregue os carros de 18/12 desisti e acabei comprando um J6 da JAC. Infelizmente vai demorar muito tempo ate eu me animar novamente com a Nissan. Ainda mais com todo o descaso apresentado pela marca com seus consumidores que procuraram explicações e nenhuma tiveram.
    Muito como eu seguiram este caminho, optar por outro carro que não seja Nissan. E como falei, a Nissan esta matando a galinha dos ovos de ouro dela, bem lentamente. Se ao menos tivessemos sido tratados com respeito quem sabe ainda aceitariamos ficar 120 dias esperando um carro!! Abs

  2. A Nissan vai aumentar a importação do Versa para 6000 unidades/mes. Agora pergunto, sua rede de concessionarias está preparada para tanto movimento?????? Aqui no ES onde moro só tem 1 concessionaria para todo o Estado…
    Continuo a perguntar, como fica a assistencia técnica aos outros modelos da marca??? A nissan vai ao céu e ao inferno em questão de meses…..
    Sou apaixonado pelo Versa, não comprei por causa da assistencia tecnica e a concorrencia agradece, mas quando o novo Siena chegar ai o bicho vai pegar e será o fim do Versa….. que morrerá pela propria Nisan….

  3. O problema é que há consumidores “mulheres de malandro”, ou seja, gostam de sofrer, pois, emocionalmente ávidos em adquirir uma “novidade” ao comprar um carro teoricamente interessante por um lado, por outro, não usam o lado racional e sofrem (e muito!!) com as pouquíssimas concessionárias, a assistência técnica medíocre e principalmente a falta de respeito com que são tratados. O pior de tudo é que estes consumidores sabem de tudo isso!! A NISSAN está dando um tiro no próprio pé.

  4. Espreraria até 6 meses, no meu caso o meu veio com 1 mes de espera, o prometido era 2 meses, quase desisti e hoje estaria arrependido, simplesmente não vejo outro carro da categoria para substituí-lo, ele superou todas as minhas expectativas, sucesso, show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *