Volkswagen Gol, Voyage e Parati 2013: a impressionante arte de mudar sem mudar

Todo mundo esperava mudanças de verdade, especialmente no visual do hatch e do sedã mais populares da marca. Mas, para a linha 2013 de Gol, Voyage, Gol G4 e Parati (jurássica), a Volkswagen mudou o mínimo possível para dizer que algo está diferente.
 O Gol G4 e Gol Ecomotion continuam a ser vendidos e passam a ter novas calotas (!) nas rodas de aro 13″. Seu pacote de opcionais Trend mudou: os  faróis agora tem detalhe interno cromado, lanternas traseiras escurecidas, adesivo preto nas colunas B e C, alças de segurança no teto (3), luz cortesia no porta-malas e volante de quatro raios. Faróis de neblina e as rodas de alumínio de 14″ são as novidades entre os opcionais.
Na Parati os tecidos dos bancos agora são de Malharia “Trend”. O pacote opcional Trend recebeu as mesmas mudanças do Gol G4. Já a versão 1.6 Surf tem, de série, novas rodas de liga leve 15″ na cor cinza “Tom” e da faixa lateral com inscrição “Surf” ao design diferenciado do bordado com logotipia da versão nos bancos dianteiros.

Temporizador do limpador do para-brisa foi acrescido na lista de equipamentos de série do Gol 1.0 e 1.6. Gol 1.6 Power e Voyage 1.6 Comfortline passam a contar com luz indicadora de direção nos retrovisores externos como item de série.

Outra mudança é a oferta das novas cores Cinza Marine – disponível para as linhas Gol G4, Parati, Gol (exceto configurações Power e Rallye) – e Cinza Quartzo, que pode ser aplicada em toda a gama de veículos nacionais.

Finalizando, vamos ao mais interessante. Em comemoração aos 25 anos consecutivos de liderança do Gol no mercado nacional, a a Volkswagen está lançando a série especial Gol 25 Anos, que traz visual e equipamentos disponíveis em dois pacotes opcionais exclusivos para o Gol 1.0.

No primeiro pacote há revestimento dos bancos em tecido exclusivo, pneus 175/70 R14, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, tape preto na coluna B, spoiler traseiro, faróis duplos escurecidos, lanterna traseira com lente escurecida, antena no teto, direção hidráulica, conta-giros, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, para-sóis com espelho iluminado dos dois lados, porta-revistas atrás do banco do passageiro e motorista, travamento central, vidros elétricos dianteiros, faróis e lanterna de neblina, destravamento interno elétrico do porta-malas e preparação para som. Este pacote custa R$ 2.790.

O segundo, que vale R$ 3.790, tem todos os itens do primeiro além de rodas de liga-leve 14″ (pneus 185/60 R14) e rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card, Bluetooth integrado e interface para iPod.

Preços iniciais sugeridos (site da VW – 16/02/2012)

  • Gol G4: R$ 26.715
  • Gol G5: R$ 30.685
  • Parati: R$ 42.420 (!!)
  • Voyage: R$ 32.895

Dou meus parabéns à Volkswagen pelos 25 anos do Gol como o automóvel mais vendido do Brasil. Mas acho que a marca pecou ao mudar muito pouco dois dos seus principais veículos no país. A esperada reestilização ficou para depois – será que teremos uma prematura linha 2014 no segundo semestre de 2012?.

Se a vida do Voyage já ficou mais difícil com a chegada dos novos Chevrolet Cobalt e Nissan Versa, imaginem quando o novo Fiat Siena der as caras.

Para o Gol, com as alteraçõs insignificantes da linha 2013, o ano de 2012 pode ser o da perda da liderança. Fiat Uno vem muito embalado, o novo Palio está recém saído do forno, sem contar as novidades das linhas 2013 do Chevrolet Celta (airbags a vista?) e do próprio Volkswagen Fox, e os novatos com potencial, como o Nissan March. Quando somados, essa turma pode desestabilizar o líder.

Fotos: Volkswagen/Divulgação

Comentários (10)

  1. Enquanto a GM se preocupa em atualizar e rejuvenescer seus modelos; a VW está indo no sentido contrário. O pior é que tem consumidores “espertos” que aceitam tanta palhaçada!!

  2. é uma pena que algumas montadoras brasileiras faltem com respeito ao consumidor. o problema, é que daqui a pouco vao aparecer os fanaticos pela vw que vao falar mau pra caramba da FIAT que nao sei o que, que nao sei o que mais…A GM se ligou e começou a aposentar as velharias. resultado imediato, saltou de terceiro para lider em jan 12. A Nissan, vem crescendo por fora, 88% no ano passado. A renault, sobre forte no quinto lugar…a fiat tá fazendo a parte dela, os novos uno, palio e siena, em comparação aos antecessores, sao uma bela evoluação!!

  3. Os carros da Volkswagen são muitos bons, mas deveriam ser mais baratos, especialmente os antigos. Pergunto: quem para mais de R$ 40 mil numa Parati?

    Tenho um Polo e adoro o carro, mas não vou trocar por outro polo porque a VW acabou com o visual do carro. Queria um Golf, mas não quero pegar uma geração antiga também. Será que pego um Fox? Acho que não…

  4. Anônimo, penso que trocar o Polo por um Fox é um retrocesso. Queria algo maior e que fosse hatch. Golf, sem chance. Adoro a Volkswagen, mas acho que a minha solução será trocar de marca…

  5. Bruno, põe retrocesso nisso! Fui único dono de uma Spacefox 2007 a 2011, mesmo revisando o carro em autorizadas e com os devidos cuidados, precisei trocar TODA a suspensão por DUAS VEZES!! E mesmo assim, parecia uma escola de samba, muito barulhenta. Já tive carros das 4 Grandes, não volto para elas nunca mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *