Ainda excelente, Honda perde grande chance de tornar o Fit 2013 o “carro definitivo”

A expectativa era grande e as (poucas) mudanças vieram, mas a Honda perdeu uma grande chance de tornar o excelente Fit o “carro definitivo” na linha 2013. O modelo passa a ser vendido em seis versões: DX 1.4 (MT), LX 1.4 (MT e AT), EX 1.5 (MT e AT), e EXL 1.5 (AT) – adeus EXL 1.4 (MT e AT). Além disso, o Fit passou por uma mínima reestilização, além de ganhar alguns equipamentos de série e de evoluir no quesito autonomia. Mas eu esperava por mais!

A Honda diz que o Fit apresenta um novo design, mas o veículo recebeu apenas um tapa leve no visual. Embora o novo para-choque dianteiro tenha ficado bem legal, a nova grade tem gosto duvidoso, lembrando um pouco os velhos tempos da Chevrolet aplicando “botox” na (antiga) picape S10. Os faróis dianteiros ficaram praticamente iguais aos da linha 2012, assim como o para-choque traseiro. Mas, no geral, o visual ainda agrada.

Em relação aos itens de série, desde a versão de entrada, DX, o Fit vem equipado com direção com assistência elétrica, ar-condicionado (digital no EX e EXL), airbag duplo, trio elétrico, computador de bordo (consumo instantâneo e médio em km/l, autonomia e hodômetros total e parcial) e com o excelente sistema de modularidade interna dos bancos.

Com a morte da versão LXL, a LX recebeu alguns equipamentos de herança: sistema ABS de freios com EBD e novo sistema de rádio integrado AM/FM com CD Player e entradas USB e P2. Com câmbio manual, o Fit LX 2013 ficou R$ 800 mais caro (R$ 55.700) se comparado ao mesmo modelo 2012 (R$ 54.900), enquanto o Fit LX 2013 automático manteve o mesmo preço do respectivo 2012: R$ 58.900.

As versões DX e LX são equipadas com o motor 1.4 16V que desenvolve 100 cv de potência a 6.000 rpm com gasolina e 101 cv na mesma rotação com etanol. O torque é de 13 kgfm a 4.800 rpm com qualquer combustível.

Versão EXL tem bancos com revestimento em couro

Cabe mais, mas ainda bebe muito

Entre as versões com EX e EXL, equipadas com o propulsor 1.5 16V, que desenvolve 115 cv a 6.000 rpm com gasolina e 116 cv com etanol (na mesma rotação) e torque de 14,8 kgfm a 4.800 rpm com qualquer combustível, basicamente tivemos duas novidades.

A principal foi a redução de preço do acabamento EXL, o topo de linha, equipado unicamente com câmbio automático de cinco marchas com Paddle Shift. De inaceitáveis R$ 71.720, o valor foi para abusivos R$ 67.720 – R$ 2.000 a mais do que a versão EX automática. O Fit EXL tem bancos revestidos em couro e faróis de neblina a mais em relação ao EX.

Fit 2013 X Fit 2012 – Pergunta: onde ficam os faróis de neblina no Fit 2013?

A segunda novidade foi a inclusão do sensor de estacionamento traseiro como item de série (EX e EXL), uma vez o equipamento era vendido como opcional nas concessionárias (ainda é para DX e LX). Se a versão EXL ficou mais barata, a EX 1.5 manual 2013 ficou R$ 1.005 mais cara em relação a linha 2012, subindo para R$ 62.720, enquanto a EX automática – agora com Paddle Shift – manteve o mesmo preço.

Uma evolução do Fit 2013 foi na autonomia. O aumento da capacidade do tanque de combustível de 42 litros para 47 litros foi muito bem-vinda, mas ele não resolve o problema do alto consumo do Fit, especialmente com motor 1.5 16V e câmbio automático. Infelizmente, as calibrações do novo Civic, com a inclusão do modo (e botão) Econ, ficarão para outra oportunidade no Fit. Pior para o consumidor, que na primeira geração do Fit via o veículo como sinônimo de baixo consumo.

Linha 2013

Honda Fit DX 1.4 MT: R$ 51.800
Honda Fit LX 1.4 MT: R$ 55.700
Honda Fit LX 1.4 AT: R$ 58.900
Honda Fit EX 1.5 MT: R$ 62.120
Honda Fit EX 1.5 AT: R$ 65.720
Honda Fit EXL 1.5 AT: R$ 67.720

Fit 2013 X Fit 2012

Resumo da obra

O Honda Fit continua um excelente carro, versátil, com ótimo espaço interno, bom porta-malas (384 litros), mecânica confiável e três anos de garantia. Mas ele continua com os mesmos problemas: consumo elevado de combustível (atenuado pelo aumento do tanque), preço absurdamente alto e falta de mais equipamentos de série (som para a versão DX, faróis de neblina para DX, LX e EX; conexão bluetooth de celular para para todos; e airbag laterais para a EXL, por exemplo).

Por isso digo que a Honda perdeu uma grande chance de transformar o Fit no “carro definitivo”. Já imaginaram o Fit EXL (R$ 67.720) com um preço mais real e próximo ao dos concorrentes? O Nissan Livina SL 1.8 16V automático custa R$ 54.000, sem opcionais e com três anos de garantia, enquanto o Fiat Idea Essence 1.6 16V Dualogic parte de R$ 50.680 básico e, muito bem equipado (até com airbags laterais) custa R$ 59.700 – infelizmente só com um ano de garantia. Básico, o Idea Sporting 1.8 16V Dualogic custa R$ 58.880 e mais equipado (também com airbags laterais e outros itens) sai por R$ 63.800.

Fotos: Honda/Divulgação

Comentários

  • Rogério disse:

    Sou fã da Honda mas japonês por japonês, prefiro usar a lógica: por 52 mil, o preço do DX peladaço, pego o Sentra com motor 2.0, Airbags e ABS…

  • Acho o Fit um carro super avaliado pela imprensa.
    O motor deste carro, quanto ao desempenho, é apenas razoável. Numa subida um pouco mais íngreme põe a língua de fora, coisa que o 1.4 da GM, por exemplo, não faz. Além disso,percebo que os motores que equipam o Corsa, Agile, Cobalt, etc são mais econômicos.

    • Eduardo disse:

      De jeito nenhum que carros da GM são econômicos, até o Fit com tanque de 35 litros consegue ser mais econômico , quanto as subidas e ladeiras, ai concordo, não é dos melhores

  • ricardo disse:

    Pessoal, o novo GranSiena vai arrasar no mercado, agora acaba a fila de espera para o Versa da Nissan e o reinado do Cobalt….., a Ford e Volkswagen que se mexam, pois nem o Voyage vai resistir a este novo Siena. Coitado do Logan, agora ele acaba de vez…

  • Mudando o assunto do tópico. Hoje fui conhecer o Grand Siena, acabei fechando negócio num dualogic completo com tudo disponível e pintura metálica por 51k. Inclusive fui a Honda ver o fit, mas o novo Siena principalmente nesta versão que ainda tem rodas 16″ ficou lindo.

  • Daniel disse:

    O que leva uma pessoa a se seduzir por um veiculo assim por esse valor? sendo que no valor de uma versão intermediaria se tem inúmeras outras opçoes ao meu ver muito mais interessantes, como focus, bravo, cerato, sentra, 308, etc.

  • Anonymous disse:

    Humberto,
    se não tiver fechado o negocio pense no New Fiesta Sedan. Por 49 mil voce leva um com 7 airbag, (o siena so tem 2), abs, controle de estabilidade ESP (indisponivel no Siena), Airbags muito mais modernos (sensores detectam o peso do motorista e passageiro e a distancia do banco para calcular como deve abrir o airbag), sensor no banco do passageiro para detectar presença de criança e desarmar automaticamente o airbag, Hill holder (indisponivel no siena), som por comando de voz, bancos de couro.
    Pense bem…

  • Wladimir Pereira disse:

    Parizzi,

    Tá meio ALIEN ou alienígena essa frente aí.

    O bicho tá com um farol com ollho de alien. Ficou meio bizarra a frente, pelo menos na foto ficou.

  • Anonymous disse:

    Diminuiu justamente o preço da versão que vendia menos…a mais cara.

    A versão com 1.5 mais em conta por 62 mil é uma piada…

    A versão 1.4 tem desempenho de carro 1.0.

    hugoas

    • Clayton disse:

      Prezados:
      Infelizmente troquei o meu EX 1.5 CVT 2005 por um EX AT 2010 FLEX. Estou tremendamente arrependido pois o modelo anterior era muito melhor em todos os sentidos.
      Sempre tive honda,

  • Anonymous disse:

    Presados Senhores,

    Por favor, alguém pode informar o Real Consumo de combustíveis do Fit 2013 EXL Automático ?

    Grato pelo tempo e atenção.

    Atenciosamente,
    Álvaro

  • Anonymous disse:

    CarlosLInd
    Tenho um Honda fit 2006 CVT na verdade nunca pensei em ter um carro automático porem por motivo de saúde acabei comprando este fit.Gosto muito de dirigir e fique imprecionado com este cambio devido a sua praticidade, conforto e economia.DEvo comprar no início do proximo ano um novo carro automático e com a experiencia que tive com este honda provavelmente a minha escolha seriaum FIT, porem as mudanças que a Honda fez no cambio, Aposentando o cvt me deixam na ´duvida se esta é a melhor opção. No entanto pergunto será que o depto de Eng da honda pensa em voltar a utilizar o cambio CVT nas futura versões de carro? Ou como existem comentários utilizar o cambio de nove marchas em desnvolvimento.

  • Adilson - Jlle Sc disse:

    Humberto,
    Vc já recebeu seu Gran Siena?
    Também fiz o pedido de um essence 1.6 16v manual com quase todos os opcionais,como possuo um empresa de representação, o pedido foi feito p/ pessoa juridica. Enfim, o pedido foi feito dia 13/04/12, e como já fazendo mais de dois meses, fui na concessionária reclamar (FIAT FLORENÇA EM JOINVILLE)e de cara tive uma surpresa:
    Seu pedido foi cancelado por que a Fiat não tem como entregar por falta de pçs p/ fabricação do motor, disse a vendedora.
    Sendo assim, não quero mais saber de Fiat depois dessa palhaçada, dois meses esperando…
    agora estou em dúvida entre:
    Fit LX MT
    polo sedan confortline
    gran tur

    o que vcs acham?

    cuidado com a Fiat, não respeita o cliente…

  • Com todo o respeito, carro é gosto, possibilidade (eu gosto de land rover, mas não posso), custo de mutencao, design, motor, entre outros. Tenho hoje um fit lx 2009 que Vou passar pro meu pai e comprar outro fit. Tinha um idéia 1.8 antes e são carros diferentes, mas hoje prefiro o fit. Fiat, pegeout e outras colocam firulas q depois de 1 ou 2 anos dão defeito, mas sei que enchem olhos… Meu idéia vivia puxando e todo alinhamento entrava cambagem, por causa da suspensão mole da fiat, mas era um carro honesto e confortável. Ah, o consumo do new fit 1.4 manual é bom, pois faço em torno de 14km/l na gasolina na cidade. Espero ter ajudado. Abcs

  • Luís Gustavo Primo disse:

    A Honda continua nos explorando porque somos otários e continuamos comprando. Basta boicotarmos o Fit que o preço cai. O poder da mudança é nosso.

  • Felipe Branda disse:

    Luis Gustavo, desculpa dizer mas otários não somos, comprei HOJE um Honda FIT 2013 LX/AT EMPLACADO E IPVA por 54.000. É meu segundo FIT, coloquei o antigo a venda domingo e em menos de 2 dias estava vendido à vista. Não há dúvidas exite HONDA e o resto… Quem não pode pagar um Honda não compre, quem pode sabe que a simplicidade da eficiência é o lema!

  • Anonymous disse:

    concordo com o comentario do Filipe, tinha um fit automatico 2009, vendi num simples anuncio de jornal, ainda valorizado, comprei um 2013 automatico, existe Honda e o resto….

  • Olha pra falar de FIT precisa ter um ou ter tido 4 e passado para o 5º versão EX 2013 para opinar – tentei um Cerato e uma BMW Série 1 e voltei pro FIT. Sim, é caro, mas não deixa na mão, tem peças, não encomoda nunca e só dá prazer!

  • Acabei de comprar um FIT EX 2013, espero não ter feito bobagem. Tinha um IDEA ADV.2010 super completo. Comprei pensando na economia, pois o idea estava bebendo mais que o Zeca Pagodinho e pego a 381 todos os dias. Vamos ver no que dá. depois conto pra vocês. kelley.

  • Fulvio disse:

    E a realidade de hoje nos brasileiro e carro econômico e durável pçs baratas
    Pelo comentário cada um tem a sua opinião tudo que e bom e caro mesmo e como disse durável
    Então vou comprar o fit 1.5 cvt como e primeiro carro automático quero começar com ele
    Agora se querem comprar carro de plástico e só ir na loja de 1 real. Na esquina.

    • Rafaela disse:

      A qualidade da Honda é realmente incomparável, sendo equivalente apenas a da Toyota. Vendi o meu city ex e estou pegando um fit exl, antes de tomar essa decisão fui em busca do Versa, contudo moro numa cidade praiana e todos, disse todos !, com menos de um ano de uso estavam com pontos de ferrugem, ou na mala, ou no motor, ou no assoalho. Passei 4 anos com meu city e nada. Pode não ser o mais belo dos carros, nem com o melhor consumo ou melhor potência, mas com certeza o custo-benefício na manutenção compensa qualquer fator.

      • Chode McBlob disse:

        Toyota é uma merda. Já tive Corolla SE.G que vendi com 6 meses de uso porque não suportava mais a espartaneidade e a falta de potência do carro considerado o melhor Toyota de todos os tempos. Se aquela merda é o melhor que a Toyota pode fazer, então Toyota é merda pura.

    • Chode McBlob disse:

      CVT estoura correia, durabilidade de 100 mil km. Automático com conversor de torque é muito mais robusto, durabilidade vida útil do carro. Só isso.

  • Anonymous disse:

    Tenho um new fit 2013 – LX 1.4 – Estou adorando o carro, pois sai de um problemático Polo. Quanto a economia não tenho o que reclamar, o meu faz tranquilo 15km/l na estrada a 120 km/h.
    Na cidade o ciclo cai para 13km/l, o que é excelente.
    O carro não deixa nada a desejar nas subidas, fato que já deixei muito Agile 1.4 (GM) , Cosa 1.4 (Gm) e até gol (1.6) para trás..
    Recomendo estou feliz e não vou querer sair da marca Honda.

  • Anonymous disse:

    Tenho um New Fit DX 2011 e realmente é um bom carro, mas como disseram, tem um preço caro pelo padrão dele. Mas todos os concorrentes tem também preços parecidos. Minha mãe tinha um Doblo, já fiquei com Idéa e não tem comparação, tanto no acabamento quanto na hora de dirigir, qualidade das peças e motor. Se vc fizer um comparativo vai ficar com o Honda. O meu acho econômico só abasteço com alcool e pego mais estrada, faz 11km/l. O motor realmente é fraco demais para o carro o Celtinha que tem aqui em casa sobe ladeira numa boa enquanto o NF tem que ir pra primeira marcha. O pós venda tb não gostei, demoram demais para consertos, bateram no meu carro e ficou um mês na concessionária fazendo um serviço que fora levaria 10 dias no máximo. Ah o preço das revisões a partir dos 40 mil sobe nas alturas. E se você for ver na descrição dos serviços é sacanagem das concessionárias mesmo para tirar dinheiro, e todas as concessionárias Honda fazem isso. Fuja das revisões em concessionárias. A suspensão é mais firme mas nada muito diferente dos concorrentes. Só acho que os designers da Honda tão judiando dos carros, na minha opinião o New Fit 2013 e o New Civic ficaram muito ruins. Aquela grade prata no New Fit é de doer. E aquela versão “aventureira” pelo o amor de Deus, me contratem que eu desenho carros bem mais bonitos rsrs.

  • Anonymous disse:

    A Nissan também poderia contratar novos designers para dar um UP nos carros. Tem preço melhor e os carros são de boa qualidade, mas na minha opinião são feios pra caramba. rsrs

  • Anonymous disse:

    A gente só descobre o valor de um HONDA e de um TOYOTA quando precisa vende-lo…
    São carros estáveis… duradouros… confiáveis… e os que menos desvalorizam…
    Carla

  • Miro Baima disse:

    Tenho um ex 2008 com banco de couro, nunca me deu problema e é muito econômico, fui trocar por um 2013 do mesmo modelo e fiquei patético quando a vendedora me deu o preço de R$ 64.000,00 (03 ANOS DE GARANTIA) e o meu vizinho quer pagar no meu R$ 29.000,00 é brincadeira a diferença de valores,o motor é o mesmo (VETC 1,5).
    Vou trocar pelo HYUNDAI HB 20 1.6 Premium com pintura metálica, cambio manual (05 anos de garantia)por R$ 47.000,00
    E por esse motivo que os coreanos estão no comando da tecnologia com preços razoáveis.

    • Chode McBlob disse:

      É isso aí: compre um carro coreano e ganhe um cônjuge problemático para o resto da vida. Parabéns, você é um feliz propriotário de um chinesinho disfarçado.

  • Leibniz disse:

    Galera hj tenho um Golf sportline 1.6 2011 que na fipe vale a mesma coisa que um New Fit exl aut 1.5 2009…vou trocar por um New Fit…
    Primeiro pq meu carro tem um motor maior e mais fraco se tratando de um esportivo isso e uma vergonha…Honda Fit 1.5- 116 cv enquanto meu Golf 1.6 101 cv…
    Parece que fiquei perdido no tempo( tempo da vw)…
    Vou tentar pela primeira vez uma japonesa…kkkk
    Vamos ver no que dá!!

  • marcelo disse:

    tenho um fit exl 2010 automatico carro excelente tinha um new civic 2008 otimo carro tambem mas resolvi trocar e nao me arrependi se nao tem dinheiro para comprar nao fique falando do carro pois tenho certeza que essas pessoas que falam mal devem andar de celta e uno que sao lixo quer economia continua com seus 1.0

  • Clayton disse:

    Prezados:
    Sou apaixonado pela Honda, já tive um Civic exs 1995 coupe , passei para um Fit ex at 2005 e agora tenho um New Fit ex at 2010.
    Diferença do Fit ex at 2005 para o 2010.
    Consumo infinitamente maior
    Cambio pior, barulho na tampa da mala.
    Cambio CVT era um Espetáculo.
    Mas não saio da Honda.

  • Eu estava na duvida entre o HB 20 s 1.6 Premium e o Honda fit 1.4 AT 2013/2014. Depois de varias pesquisas e ter feito teste nos dois, decidi pelo honda… a Hyundai aqui no RJ esta desmontando carros já montados pra suprir de peças as oficinas da marca, pois segundo um vendedor da própria marca eles venderam muito e não estão conseguindo peças de reposição…. e o pós venda…não sabemos por ser um carro novo! Um amigo tem um honda Fit twist e ao saber da minha duvida deixou seu carro comigo durante todo dia…… resultado: Comprei o carro…. vou pegar em 5 dias….. Estou mega feliz!!!!

  • Marcelo disse:

    Considero os carros da Honda os melhores do Brasil, porem a revista 4 rodas cota os carros dessa marca como a melhor pós-venda, coisa que não acontece sobretudo se vc for vende-los ou troca-lo nas consercionárias da marca. Eles cotam o seu carro com preço lá em baixo.
    Coisas de economia do BRASIL. se vc vai trocar o seu carro por outro carro da Honda, as lojas da honda deveriam valorizar o seu carro já que vc está dando preferencia a marca e continua a ser um consumidor dos serviços dessa marca. Tenho ou não tenho razão????

  • Vaginaldo disse:

    A Honda merece os parabéns. Conseguir fazer lavagem cerebral em tanta gente, por tanto tempo, enquanto arranca até os últimos centavos dos compradores em troca de carros eficientes e modernos, mas pelados e caríiiissimos quando comparados à concorrência… É de tirar o chapéu! Vai conseguir arrancar dinheiro de trouxa assim lá no Japão!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • LUIZ disse:

    Amigo redator,

    Consulte a placa do FIT à esquerda (EEV 2337) no aplicativo do SINESP cidadão. Não aparece o veículo FIT, e sim um VW Gol. Pode ser algum indicativo de clonagem ou algo do tipo.

    • Renato Parizzi disse:

      Olá Luiz. Essas fotos são de divulgação da Honda, assim como os veículos são da própria marca. Pode ter acontecido alguma coisa o período do emplacamento e hoje. Um abraço.

  • GILBERTO ALVES SILEIRA disse:

    Vendi o meu Citroen C-4 exclusive automático com todos os opcionais da serie, e vou pegar um honda Fit ex 2013/14, espero não me decepcionar principalmente com relação ao consumo e conforto.

  • Marcos Antônio disse:

    Acabei de comprar um Honda fit automático 2009
    Que desepicao , pois eu tinha um 2007 é era muito mais carro
    Andava muito mais não sentia as trocas de marchas e super econômico
    Fazia 10 kl por litros na cidade 21 na estrada
    Este agora faz 5,5 na cidade 9,6 na estrada , com gasolina

    Com etanol so faz 6 na estrada
    Ou seja me dei mal não valeu a troca de carro não estou totalmente arrependido

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