Toyota Corolla continua na ponta, enquanto Honda Civic fica mais barato

A Chevrolet lançou o seu “carro mais vendido do mundo” no Brasil; a Honda lançou a nova geração do seu consagrado sedã no país; mas, no final das contas, em terras brasileiras, o Toyota Corolla continua líder de mercado em 2012, sem dar chances para Cruze e Civic.

1º. Toyota Corolla segue líder com folga. Versão XRS é a “esportiva” da família – Toyota/Divulgação

Será que a versão “jovem e esportiva” XRS está ajudando o Corolla? Por mais que eu ache que existam, pelo menos, 10 carros mais divertidos que o Corolla XRS (com preços próximos ou inferiores), o sedã da Toyota mostra que tem ótimas qualidades para se manter na ponta neste ano com certa tranquilidade. De janeiro a abril, foram comercializdas 16.558 unidades do Corolla, o equivalente a 22,82% do segmento de sedãs médios.

2º. Cruze é a estrela da Chevrolet, mas falta alguma coisa para assumir a ponta – Chevrolet/Divulgação

Em segundo lugar vem o Cruze, com 16,70%, emplacando 12.114 unidades segundo a Fenabrave. Será que, para a próxima mudança de linha, a Chevrolet já estaria preparando a primeira reestilização do seu sedã mirando a dianteira do segmento em definitivo? Vamos esperar para saber, mas bem que o Cruze poderia ficar um pouco mais barato.

E foi essa a estratégia da Honda. Como as vendas do novo Civic não repetem o sucesso de anos anteriores, a marca japonesa reduziu em R$ 3.000 o valor da versão LXS do seu sedã. Vejam:

3º. Honda Civic: dianteira bonita, traseira horrorosa e versão LXS R$ 3.000 mais barata – Honda/Divulgação

Novembro de 2011
. Honda Civic LXS MT Flex: R$ 69.700
. Honda Civic LXS AT Flex: R$ 72.900
. Honda Civic LXL MT Flex: R$ 72.700
. Honda Civic LXL AT Flex: R$ 75.900
. Honda Civic EXS AT Flex: R$ 85.900

Maio de 2012
. Honda Civic LXS MT Flex: R$ 66.700
. Honda Civic LXS AT Flex: R$ 69.900
. Honda Civic LXL MT Flex: R$ 72.700
. Honda Civic LXL AT Flex: R$ 75.900
. Honda Civic EXS AT Flex: R$ 85.900

O ideal mesmo seria tirar, pelo menos, R$ 3.000 do valor da LXL e R$ 5.000 no da EXS. Nos quatro primeiros meses de 2012, foram emplacados 11.200 unidades do Civic, o que corresponde a 15,44% do segmento.

4º. Volkswagen Jetta é dono do pior motor e do melhor motor entre os sedãs médios – Volkswagen/Divulgação

Os dois colocados seguintes são interessantes. O quarto lugar está com o Volkswagen Jetta, que oferece os extremos de motorização: o ultrapassado 2.0 8V flex e o moderno 2.0 TSI a gasolina. Se a versão de entrada tivesse um propulsor mais interessante, com certeza o sedã da Volks venderia mais que as 8.120 unidades de janeiro a abril desse ano (11,19%).

5º. Fluence tem potencial para melhorar ainda mais no Top 5 – Renault/Divulgação

Já a Renault conseguiu colocar o bom Fluence em quinto lugar com 6,55% de participação de mercado e 4.749 unidades emplacadas no mesmo período já citado. Com o rumor da chegada do Fluence 1.6 16V ganhando cada vez mais força, a tendência é que o sedã francês se mantenha no top 5, com qualidade suficiente até para subir.

6º. Sentra tem mostrado suas qualidades mantendo a sexta colocação – Nissan/Divulgação

Eu diria que o “estranho do ninho” está na 6ª colocação. A Nissan conseguiu a proeza de vender 3.502 unidades do Sentra, que é um ótimo carro, mas que sempre viveu nas sombras. Ele tem 4,83% do mercado.

7º. Hyundai ainda não conseguiu “descer os atributos do Elantra guela abaixo do consumidor” – Hyundai/Divulgação

O badalado Elantra, com seus freios a tambor na traseira e quase indefinidos números de potência, ainda não mostrou para que veio. Mesmo com toda a badalação da Hyundai e do Grupo CAOA, o modelo amarga a 7ª colocação, com apenas 2.434 unidades vendidas nos primeiros quatro meses de 2012, o equivalente a 3,35% de participação no segmento. É um resultado semelhante ao alcançado pela Peugeot com o 408, mas o carro do leão está uma posição atrás, sendo o responsável por 2.204 unidades emplacadas de janeiro a abril de 2012 (3,04%).

8º. Peugeot 408 é bom, mas será um eterno coadjuvante? – Peugeot/Divulgação

Em 9º temos o Cerato, que já teve seu tempo de sucesso no segmento de sedãs médios no Brasil. Com 2.194 unidades emplacadas nos primeiros quatro meses do ano, ele teve participação de 3,02% na categoria. A perda de interesse no sedã da Kia pode estar acontecendo pelo fato da marca estar renovando toda a sua linha pelo mundo, o que deve acontecer com o Cerato num futuro não muito distante.

9º. Cerato fez sucesso em outros tempos – Kia/divulgação

Atualização (20h40)
Como a Fenabrave colocou, estranhamente, o Ford Focus Sedan no meio dos sedãs compactos, acabei esquecendo de colocá-lo na análise dos números. Por isso, matenho as participações de mercado em porcentagem acima, mas levem em consideração a posição de mercado da lista abaixo. A Ford conseguiu emplacar 3.098 unidade do Focus Sedan, deixando seu modelo numa modesta 7ª posição.

Focus Sedan é um ótimo carro, mas nunca soube ser vendido – Ford/Divulgação

Sedãs médios – Janeiro a abril de 2012
1º. Toyota Corolla – 16.558 unidades emplacadas
2º. Chevrolet Cruze – 12.114
3º. Honda Civic – 11.200
4º. Volkswagen Jetta – 8.120
5º. Renault Fluence – 4.749
6º. Nissan Sentra – 3.502
7º. Ford Focus Sedan – 3.098
8º. Hyundai Elantra – 2.434
9º. Peugeot 408 – 2.204
10º. Kia Cerato – 2.194

Comentários (10)

  1. Além de baixar os preços, a Honda deveria tomar vergonha e pelo menos igualar em segurança com o Cruze. Já o 408 precisa urgentemente estender seu excelente 1.6 turbo para outras versões, pois quem já dirigiu entende do que estou falando. Agora, as vendas do Corolla eu nunca vou entender…

  2. misterios do mercado:
    . como a kombi continua entre nos?
    . como o gol vende tanto?
    . como o corolla é líder com folga?
    . pq a fiat não vende bem carros medios?
    . porque cobalt e cruze $port6 são tão caros?

  3. Concordo com Félix acho que 408 French falta um motor 1.6 Turbo do 3008 e um câmbio automático de 5, 6 ou 7 marchas ou um CVT logo. O preço é próximo do SENTRA Japan/French que em design perde para o 408. Creio que a traseira do 408 destoa da bela frente é o efeito CIVIC.

    Já o FLUENCE Sansung S3/French de um desenho vincado e arredondado com ondas que não são harmônicas como num SONATA, mas que de certos ângulos o carro é belo já de outros é bem estranho.

    COROLLA painel e lanternas traseiras estranhas e CIVIC com painel a frente de todos no segmento o preço é que é fora do comum. Não sei se a versão que mais vende do Corolla é a XLi de R$ 63 mil, mas pode ser que o HONDA dê um reagida com a tímida retirada de R$ 3 mil. Já o CRUZE tem que diminuir o preço em R$ 4 mil para ser lider.

    São cogitações pois, 408, SENTRA, CERATO e FLUENCE custam menos que os líderes e não vendem mais que eles. Talvez o Corolla tenha criado um áurea de robustez que antes VW e GM possuiam e que caiu por terra com a chegada dos japoneses.

  4. Olá galera, eu tinha um Ford Fusion, com o qual participei do “impressões”. O mesmo foi roubado, tendo aparecido uns quarenta dias depois, em péssimas condições. O seguro deu perda total e já recebi o dinheiro. Estou tentando comprar outro carro. Meu segmento favorito é sedan médio. Descartei o Fusion por ser um carro de velho, embroa seja o melhor de todos esses sedans médios abaixo listados.
    Pois bem, o presente tópico muito me interessa, pois é dessa lista que poderá sair meu próximo carro.
    -Eu não gosto do Corolla, feio.
    -Acho lindo o Cruze, mas caro demais.
    -Não gostei desse novo Civic, parece uma maquiagem, falta-lhe identidade própria.
    -Até me agrado do Jetta, mas acho ele grande demais, sei lá, meio desengonçado.
    -Não gosto do Fluence, embora seja um dos melhores do seguimento, inclusive no preço, comparado com os equipamentos que fornece.
    -Não gosto do Sentra, embora seja um ótimo carro, só que ele é tipo um protótipo do antigo Fusion.
    -Interesso-me muito pelo Focus, não o Titanium, que acho caro demais, mas acho que haverá mudanças no visual a curto ou médio prazo.
    -Gosto muito do Elantra, mas acho ele muito caro para o que oferece, além de eu ter uma certa aversão aos exageros do Grupo Caoa, é tipo aquele vendedor que vende o que é bom, mas mente num detalhe que faz com que você desconfie de tudo.
    -Não gosto do 208, o visual não me agrada.
    -O Cerato já teve seu tempo áureo, que já passou.
    Estou aguardando o preço do Cruze se adequar a realidade, já que tenho exclusivo interesse no LTZ, que é bem mais caro. O mesmo ocorre com o Elantra, mas acho que isso não vai acontecer.
    Caso os preços do Cruze e Elantra não baixem, aguardarei pelo novo Fusion, que chegará no próximo semestre ou no começo do próximo ano, desde que o preço mantenha-se entre oitenta e noventa mil reais.
    Outro veículo interessante é o da Mitsubishi, que nem sei o nome, mas odeio a frente dele.
    Há outro veículo que me interesso, é um da Volvo, que foi recém-lançado no mercado, mas custa uns cem mil reais, o que o deixa fora da minha realidade.
    Abraços a todos e parabéns ao Renato Parizzi. Adoro o de 0 a 100, que visito quase que diariamente, embora comente pouco.

  5. Lí e ouvi em diversos meios de comunicações as seguintes notícias: O Cruze vem aí para desbancar o Corolla(verdadeiro automóvel),o fluence vai incomodar o Corolla, o Civic(outro verdadeiro automóvel)vai incomodar o Corolla, vem aí o Jetta nono lider da categoria bem, o que ví e lí até agora foi o massacre do Lider inconteste Corolla.
    quanto ao 4085 esse já nasceu morto, podem colocar até motor de Ferrari que vai continuar na mesma

    Vejam o link abaixo e verá o porque que comprei o City, já que não podia comprar o CIVIC.

    http://www.youtube.com/watch?v=z3j3vJ46vLo

  6. Hugo, parabéns por pesquisar praticamente todos os carros do segmento e de expandir o seu estudo.

    Rumores apontam para uma redução do IPI de veículos novos. Essa poderia ser a redução de preços que você espera para o Cruze e para o Elantra.

    E faça como você já está fazendo: tenha calma, pesquisa, faça test-drives, etc.. Logo você vai escolher o modelo certo e fazer um bom negócio.

    Um abraço!

  7. Caro Hugo Leite:
    Escolher um sedã médio não é uma tarefa fácil, mas é um processo divertido, não é mesmo? Principalmente se vc não tiver que colocar o usado na troca…
    Apesar de gostar MUITO do Focus, acho que hoje é essa a pior escolha porque quando chegar o novo você vai ficar doido pra trocar..hehe. Brincadeiras à parte, pra quem gosta do Focus vale a pena esperar mais 1 ano e pouco.
    Acho que o melhor conselho de quem acabou de comprar um sedã médio é: compre O QUE MAIS GOSTAR (se conseguir um bom preço, lógico) sem se importar demais com a opinião alheia.

  8. Corolla que se cuide, pois este mês CIVIC vai a caçada com pequena redução de preço. Versão XRS do Corolla é muita grana por um aerofólio, um volante com base reta e costura velha nos bancos. Não se deram o trabalho nem de desenhar novas rodas. Aí tão querendo demais. A HONDA sempre leva a fama de carro caro e este TOYOTA aí é barato?

  9. Esta semana o destino ajudou e vi um CIVIC 2011 entre um FLUENCE e um LACER o HONDA não chamou muita atenção. O show do CIVIC é detro para o motorista e creio como já li na impressa o painel dele deixa os outros como carros do passado. Já por fora a hitória é outra.

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