Fiat Strada, Palio Weekend e Siena chegam à linha 2013 com novidades. Família Palio está dividida

Fiat-Strada-Trekking-picape-2013-Brasil
Fiat Strada Trekking 2013

De uma só vez a Fiat anuncia três novidades para três segmentos diferentes. A linha 2013 da picape Strada, do sedã compacto Siena e da perua Palio Weekend chega para dar ainda mais embalo à família Palio no Brasil, que agora está mais dividida.

O trio sofreu uma reestilização visual, no interior e cada carro recebeu novidades específicas para ficar mais competitivo na respectiva categoria.

Fiat Strada Adventure 2013

Líder de mercado há 12 anos consecutivos, a picape Strada tem como uma de suas novidades a motorização E-torQ 1.6 16V, que se soma às Fire 1.4 e E-torQ 1.8 16V, e passa a oferecer a Cabine Dupla em todas as versões. Já o novo Palio Weekend está disponível em quatro versões, que tem à sua disposição três motorizações: Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V. Enquanto que o sedã Siena EL vem equipado com os motores Fire 1.0 e 1.4, mantendo a distância do Grand Siena.

Por fora
Strada, Siena e Palio Weekend receberam, provavelmente, a última reestilização de suas atuais gerações, já que os três devem mudar mais radicalmente nos próximos anos, como aconteceu com o Palio. Com as alterações da linha 2013, o trio tem nova dianteira, com linhas mais leves, novos para-choques, grade superior com desenho em colmeias e uma barra horizontal cromada, remetendo ao family feeling Fiat. As traseiras ganharam apenas lentes escuras nas lanternas.

Fiat Strada Adventure 2013

As versões Adventure de Palio Weekend e Strada também receberam um novo para-choque dianteiro. Ele tem visual mais robusto e agradável, que deve manter a família “aventureira” na disputa por mais algum tempo. Na traseira da perua, a barra cromada no centro da tampa do porta-malas, com o escrito “Adventure”, chama a atenção.

Não custa comentar mais uma vez que Palio Weekend e Strada já pedem uma nova geração. O Siena já saiu dessa fase.

Externamente ainda foi criado um conjunto de novas rodas e calotas para os três veículos 2013 da Fiat. Um dos destaques é a nova roda de 16 polegadas para a versão Adventure, com pneus de uso urbano.

Fiat Strada Adventure 2013

Por dentro
O interior dos modelos recebeu novos tecidos, novo volante, quadro de instrumentos com novas grafias, além de novos porta-copos, objetos e revistas. Segundo a Fiat, a soma de todos esses elementos resultou em um ambiente interno mais agradável, harmônico e funcional.

De acordo com a marca, o tema principal do design do interior são as formas em alto relevo, bem caracterizadas na nova tampa do airbag, nas novas saídas de ar e na parte central do painel de instrumentos, chegando aos detalhes no quadro de instrumentos, nas molduras da bússola e do inclinômetro nas versões Adventure e até nas bolsas porta-objetos das portas dianteiras.

Fiat Strada Trekking 2013

O rádio também é novo, com aspecto mais moderno, mas não ficou tão bem casado no painel como o anterior. Os botões de comandos do carro, que ficam logo abaixo dos botões do rádio, são bem estranhos, e parecem estar fora de contexto.

Strada
A nova gama da picape Strada é formada por nove versões, composta pelas Cabines Simples, Estendida e Dupla, três níveis de acabamento (Working, Trekking e Adventure) e agora também com três diferentes motorizações: Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V.

Fiat Strada Trekking 2013

Internamente, a nova picape Strada recebeu novos painéis com novos difusores de ar e quadro de instrumentos com grafia mais moderna e diferenciada para cada versão. Os bancos ganharam uma nova estrutura e novos tecidos na sua forração, assim como os painéis das portas. Os sistemas de movimentação longitudinal dos bancos foram revistos para maior facilidade de operação. E para aumentar o conforto, o modelo vem com um apoio para o pé esquerdo do motorista.

Disponível com cabines simples, estendida e dupla, e com motor 1.4, a Strada Working, versão de entrada da família, vem equipada de série com trip computer, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, cintos de segurança retráteis de três pontos com regulagem de altura, follow me home, retrovisores externos com comando interno, apoio para o pé (lado do motorista), grade protetora  do vidro traseiro, porta-escadas, tampa da caçamba – removível – com chave, ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba e porta-objetos nas portas. Como opcionais, ela oferece o sistema HSD, direção hidráulica, ar-condicionado, volante com regulagem de altura, janela traseira corrediça, faróis de neblina, capota marítima, rádio Connect CD MP3, viva voz Bluetooth e entrada USB.

Fiat Strada Trekking 2013

Com novas rodas, calotas e com retrovisores externos na cor do veículo, a versão Trekking agora melhor desempenho com o propulsor E-torQ 1.6 16V, que desenvolve potência de 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol. Outra grande novidade do Fiat Strada Trekking 2013 é a nova versão Cabine Dupla, que se junta à simples e estendida.

A versão Trekking também passa a contar na lista de série airbags dianteiros e freios ABS com EBD, vidros e travas elétricos, além de direção hidráulica e faróis de neblina. A picape ainda oferece como opcionais itens como ar-condicionado, capota marítima, volante de couro com comandos do rádio (6 botões), rodas de liga leve 14”, rádio Connect CD MP3/WMA e teto solar.

Fiat Strada Working 2013

Além das mudanças já citadas, a Strada Adventure (Cabine Estendida e Dupla) tem como destaques o diferencial blocante Locker e o câmbio manual automatizado Dualogic,que ainda não evoluiu para o Dualogic Plus.

Fiat Strada Working 2013

O novo volante de três raios pode contar com os controles do rádio e borboletas para as mudanças de marchas quando o câmbio escolhido for o Dualogic. A nova picape Adventure inclui também na sua lista de equipamentos o sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth para o celular. O modelo traz ainda, de série, airbags dianteiros, freios ABS com EBD, vidros e travas elétricos, ar-condicionado,. Entre os opcionais, destaque para bancos revestidos parcialmente em couro bicolor, teto solar e capota marítima.

Fiat Strada Working 2013

Para a versão top da picape está reservada a motorização E-torQ 1.8 16V, que desenvolve 130 cv de potência com gasolina e 132 cv com etanol. Os detalhes de acabamento ficam por conta de estribos laterais antiderrapantes, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de profundidade, molduras nas caixas de rodas exclusiva Adventure, pneus de uso misto, mais proteções laterais das portas com inscrição Adventure. As rodas, também com novo design, são de aro 15” e, opcionalmente, podem vir com aro de 16” e pneu de uso urbano.

Fiat Palio Weekend Attractive 2013

Palio Weekend
Toda linha Palio Weekend 2013, não importante a versão (Attractive, Trekking, Adventure e Adventure Dualogic) e a motorização (Fire 1.4 Flex, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V), sai de fábrica equipada com nova grafia do quadros de instrumentos, cuidados especiais na forração interna – bancos e portas – com a adoção de novos tecidos; além de uma nova estrutura para os bancos, que facilitam sua operação na regulagem de altura e longitudinalmente; airbags dianteiros e freios ABS com EBD.

Fiat Palio Weekend Attractive 2013

Os novos volantes de três raios podem trazer comandos para o rádio e borboletas para a troca de marchas, se o câmbio for Dualogic. O novo modelo ainda pode vir equipado com sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth para o celular.

Fiat Palio Weekend Attractive 2013

A versão Attractive, equipada com motor Fire 1.4, tem maçanetas, retrovisores externos, para-choques, minissaias laterais e aerofólio traseiro na cor do veículo e traz entre os seus itens de série alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Trip Computer (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, direção hidráulica, Follow me home, brake light, entre muitos outros. A lista de opcionais tem barras longitudinais no teto, ar-condicionado, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, banco traseiro bipartido e comando rádio no volante.

Fiat Palio Weekend Trekking 2013

A versão Trekking do Palio Weekend tem como diferencial da Attractive: motor E.torQ 1.6 16V, barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, faróis biparábola com canhões negros e moldura cromada, grade frontal na cor preta, mais maçanetas, soleira externa das portas e aerofólio traseiro também na cor preta, suspensão elevada e iluminação do porta-malas. Alguns dos seus opcionais: ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido e comando rádio no volante.

Fiat Palio Weekend Trekking 2013

Com um visual exclusivo, que vem com barras longitudinais no teto com brake light integrado, faróis de profundidade, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas e grade frontal cromada, o novo Palio Weekend Adventure é muito completo em equipamentos. Ele traz a mais dos itens de série da Trekking: motor E.torQ 1.8 16V, mais ar-condicionado, Trip Computer B, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, acabamento cinza na parte central do painel de instrumentos, indicador de portas e porta-malas abertos, protetor de cárter, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, entre outros.

Fiat Palio Weekend Trekking 2013

Entre os seus opcionais encontra-se o Locker (bloqueio do diferencial), bancos revestidos parcialmente em couro, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, sensor de estacionamento traseiro, subwoofer, comando do rádio no volante e volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta (para a versão Dualogic). 

Fiat Siena EL 2013

Siena EL
Disponível nas versões EL 1.0 1.4, a linha Siena recebeu novas rodas de liga leve e calotas, bancos com revestimento em novo tecido, novo volante de três raios, porta-objetos, bolsas porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, porta-óculos e porta-objetos móvel tipo “copinho”.

A parte central do painel também foi revista, assim como o quadro de instrumentos com fundo preto que dispõe de: velocímetro, conta-giros, marcador de temperatura da água e display com relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador de nível de combustível. O sistema de som também apresenta novidades e pode ser composto por novos rádios CD/MP3 e CD/MP3/Connect com porta USB e conexão para iPod e Bluetooth. Ganhou também nova arquitetura elétrica, e os bancos receberam uma estrutura que facilita sua regulagem na movimentação longitudinal. Para maior conforto do motorista, o EL vem com apoio para o pé.

Fiat Siena EL 2013

Externamente, o modelo se destaca pela grade frontal com acabamento cromado, para-choques e minissaias laterais na cor do veiculo, mais maçanetas e retrovisores externos na cor preta. O Siena EL vem equipado de série com alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque do combustível, Follow me home, desembaçador do vidro traseiro temporizado, revestimento porta-malas completo, tomada 12V, entre outros itens.

Fiat Siena EL 2013

Entre os opcionais, destaque para airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch, travas e retrovisores externos elétricos, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz, Bluetooth, entrada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina.

O Siena EL pode vir com motor Fire 1.0 Flex com potência de 73 cv (gasolina) e 75 cv (etanol) e torque de 9,5 kgfm (gasolina) e 9,9 kgfm (etanol); ou o propulsor Fire 1.4 HP Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol).

Fiat Palio Weekend Adventure Locker Dualogic 2013

Resumo da obra
A linha 2013 dos novos Fiat realmente os tornam ainda mais competitivos no mercado nacional. Mas a família Palio nunca esteve tão separada como atualmente. De um lado temos o Palio Fire, com visual da segunda reestilização do modelo; do outro temos o novo Palio, que vive a plenitude da sua segunda geração; mais para o lado temos o Grand Siena, que virou Grand para se distanciar da turma; e agora, no outro canto, juntos, temos Palio Weekend, Strada e Siena, que receberam os mesmos tipos de alterações para ganharem mais algum fôlego.

Ainda assim, Strada, Palio Weekend e Siena continuarão populares.

 
Fiat Palio Weekend Adventure Locker Dualogic 2013
Fotos: Fiat/Divulgação

Comentários

  • Anonymous disse:

    Não são uma obra prima mas estão bem a frente de seus concorrentes diretos, pro nosso país isso é suficiente para manter a liderança.

  • renato dantas disse:

    “A frase em time que está ganhando não se mexe” tudo bem que a FIAT é lider no total de vendas porém, ja está chegando a hora da Fiat mudar radicalmente lançando novos modelos ccom nomes diferentes dos atuais assim como fez e está fazendo a GM, o nome Pálio e Siena está muito batido seria uma virada e tanto.

  • Wladimir Pereira disse:

    A FIAT acertou na frente da versão Adventure. Realmente o pionerismo faz a diferença.

    Também achei que a frente do Siena EL evoluiu bastante.

    Não vi o espaço no banco traseiro do Gran Siena, mas creio que para Weekend desbancar de vez a concorrência é necessário melhorar o espaço no banco traseiro em sua próxima geração. Aí é só correr pro abraço meu camarada.

  • Wladimir Pereira disse:

    FORA DE OREDEM

    Parizzi estava pensando aqui no segmento de sedans médios.

    Em Brasília os importados pagam 4% de IPVA enquanto os nacionais pagam 3%. Não sei como é no restante do pais. Mas os importados tem de ter preço bem menores par se equivalerem, isso fora o problema com peças de reposição. Será por isso que TOYOTA Corolla e HONDA Civic vão continuar vendendo tando, pois os outros são importados. Não sei se o FORD Focus sedan é feito em Camaçari, mas neste segmento a maioria é de veículos importados.

  • A Fiat vem já a bastante tempo acertando no designer de seus lançamentos, talves seja a montadora que mais entende os desejos dos seus consumidores. Este deve ser o motivo dala ser uma das principais montadoras instaladas no pais, pois um carro deve agradar ao consumidor não aos engenheiros de designers.
    Hot Master

  • Yone disse:

    Achei linda a nova strada adventure 2013 , saimos para comprar outro carro mas… quando passamoas para dar uma olhadinha na Fiat Aricanduva nos apaixonamos pela Strada Adventure e acabamos comprando é maravilhosa. Abraços Yone

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *