Conheça os carros mais “masculinos” do Brasil

Há alguns dias, eu estava visitando o site homem.net e fiquei pensando: realmente existem muitos carros “masculinos” e “femininos”. Não me refiro a sexo, mas sim em perfil de público. Basta fazer uma análise pela lista de modelos ofertados pelas montadoras no Brasil.

Pensando nisso, entre as dez marcas mais vendidas do ano, tomando como base os emplacamentos de automóveis e comerciais leves de janeiro a junho de 2012 (Fenabrave), listei, neste post, alguns modelos mais voltados para o público masculino, no meu ponto de vista. Depois, em outro post, farei o mesmo, mas escolhendo os mais voltados para as mulheres.

Evitei colocar qualquer picapes na lista porque elas sempre foram mais voltadas para os homens.

1. Fiat (22,16% de participação de mercado)

Fiat/Divulgação

Bravo – O hatch médio é um carros com características bem mais masculinas da Fiat no mercado nacional. Seu visual moderno e esportivo (com tamanho maio do que Punto); motores (1.8 16V e 1.4 16V Turbo) com potências superiores a 130 cv, sistema Overbooster (T-Jet) e os paddle shifts (nas versões Dualogic Plus) agradam bastante os homens.

Fiat/Divulgação

Freemont – Carro grande, com características urbanas (mais) e offroad (bem menos), com visual mais quadrado e com muitos outros detalhes que agradam aos homens. Fica só devendo, e muito, em desempenho – coisa que o irmão gêmeo Dodge Journey tem com seu motor V6. 

2. Volkswagen (20,61%)

Infelizmente (ou felizmente) os carros da Volkswagen são visualmente muito parecidos, o que torna a escolha um pouco mais difícil. Mas vamos lá.

Volkswagen/Divulgação

Touareg – Imponente, moderno e potente (especialmente com motorzão V8 de 360 cv de potência), com tração integral, excelente no asfalto e ótima na terra: qual homem não gostaria de ter um desses na garagem?

Volkswagen/Divulgação

Jetta – Com linhas sóbrias e mais retas, o Jetta agrada tanto homens mais novos quanto os mais velhos, especialmente a versão 2.0 TSI com 200 cv de potência. O câmbio moderno associado a esta motorização é sensacional.

3. Chevrolet (17,79%)

Chevrolet/Divulgação

Camaro – Esse é quase um símbolo de masculinidade. Sem dúvida é o veiculo mais voltado aos homens de toda a lista. Não preciso nem detalhar muito, basta olhar a foto e pensar no motor V8. O visual é espetacular!

Chevrolet/Divulgação

Cruze Sport6 – Hatch médio, com detalhes tecnológicos, visual chamativo e tamanho mais generoso: muitas características que os homens gostam. Fica devendo uma versão mais esportiva (como o Bravo) e poderia custar menos (sempre vou criticar a Chevrolet por causa do valor).

4. Ford (9,48%)

Ford/Divulgação

Fusion – Grande, com aspecto que mistura “gangsters” e “rappers”, tem lugar garantido entre os carros voltados para o público masculino. Se o modelo for preto então, com motor V6, é tiro certeiro.

5. Renault (6,77%)

Renault/Divulgação

Fluence – Segue a mesma linha do Corolla, mas com diferenças importantes: é um carro para o homem que quer status e e um pouco discrição, mas que gosta de um visual moderno e diferenciado, com algumas exclusividades.

Renault/Divulgação

Duster – Como o Ford EcoSport, tem muitas características que agradam as mulheres, mas seu visual quadradão, meio feio, cheio de linhas mais retas dão um aspecto muito mais masculino ao Duster do que o jipinho da Ford. Se tiver motor 2.0 e tração 4×4, é um carro definitivamente masculino.

6. Nissan (3,56%)

Sentra – Fui com a minha namorada à concessionária Nissan e perguntei a ela qual era o carro mais masculino do salão. Depois da Frontier, o Sentra foi o escolhido por ela. E eu concordo, pois este Nissan segue a proposta do Corolla. Não custa lembrar: Sentra “não tem cara de tiozão” (será?).

7. Honda (3,53%)

Honda/Divulgação

CR-V – A nova geração tornou o CR-V mais masculino. Este é o veículo que mistura as características familiares, aventureiras e tecnológicas do homem moderno.

Honda/Divulgação

Civic – Este é um modelo curioso: o homem jovem o deseja para ganhar status e mostrar que está indo bem (muito mais que o City, embora o slogan seja do irmão menor); e o homem mais velho o deseja para parecer um pouco mais novo. Uma coisa é certa: todos sentem falta da versão Si, com motor 2.0 16V de 192 cv de potência e câmbio manual de seis marchas – um carro exclusivamente masculino.

8. Toyota (2,76%)

Toyota/Divulgação

Corolla – Sóbrio, sem grandes destaques visuais, com uma versão dita “esportiva”: o Corolla é o carro para o homem que quer status e discrição.

9. Hyundai (2,63%)

Hyundai/Divulgação

Veloster – Bonito, chamativo, esportivo; falta só ter um motor de verdade (e ser vendido de forma mais honesta no Brasil) para o público masculino delirar.

Hyundai/Divulgação

i30 – Como o Cruze Sport6 e o Bravo, o i30 tem inúmeras características que atraem os homens. o Hyundai tem um público cativo com idades entre 25 e 40 anos. As rodas de aro 17″ agradam aos homens. É outro dos carros mais voltados para o público masculino da lista.

Hyundai/Divulgação

ix35 – Seu visual futurista e algumas características que o tornam parecido com um veículo superior tornam o ix35 um perfeito carro de ostentação masculina. 

10. Citroën (2,08%)

Citroën/Divulgação

C5 – Não preciso dizer muito: é o carro mais masculino da linha Citroën no Brasil

Citroën/Divulgação

C4 – Tem sua parcela de adoradoras, mas é maior e tem visual mais polêmico que o C3, o que agrada mais aos homens. Se for 2.0 então, melhor ainda.

Citroën/Divulgação

C4 Pallas – Sedã de grande porte, o C4 Pallas segue um pouco a linha do Fusion para conquistar os homens. A chegada da nova geração o tornará ainda mais o “carro do homem da casa”.

Comentários (15)

  1. A lista é interessante, mas discordo de alguns pontos. O i30 mesmo acho muito feminino, tanto que vejo mais mulheres que homens com ele.

    Agora, uma lista legal seria quais os carros mais gays do mercado. Eu acho que o Citroen C3 encabeçaria a lista dos carros preferidos desse público

    (Comentário recebeu a edição do moderador)

    • DISCORDO O DUSTER ATE NA PROPAGANDA ERA DE MACHO, É UMA CARRO OGRO ROBUSTO QUADRADAO O SUV MAIS MAISCULINO QUE SE POSSA TER, E OLHA QUE NEM TENHO UM PRA ESTAR FALANDO ISSO.
      FALTOL O GOLF AMAROK CERATO AZERA

      AGORA C4 IX35 CRV MUITO FEMININO

  2. Gostei da lista, Renato.

    Os carros da VW são meio que sem opção sexual definida.

    Os Honda agradam a ambos, porém os sedãs da montadora são claramente masculinos.

    Citroen só a partir do C5 que é masculino mesmo. C3 é adorado pelas mulheres. O C4 também tem um quê feminino.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *