Governo estuda prorrogar IPI reduzido para carros até 31 de outubro

De acordo com jornal, a medida estaria em estudo pela área econômica do governo e a decisão só será tomada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega – que está em férias

SÃO PAULO – O governo estuda prorrogar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para a indústria automobilística por mais dois meses. Inicialmente, o incentivo vence em 31 de agosto. Com a medida, o IPI reduzido venceria em 31 de outubro. As informações são do Valor Econômico.

De acordo com o jornal, a medida estaria em estudo pela área econômica do governo e a decisão só será tomada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega – que está em férias. Além disso, o anúncio só seria feito no fim de agosto, para não represar a intenção de consumo por veículos.

Ainda segundo a publicação, a renúncia fiscal seria compatível com a expectativa de receita embutida no aquecimento da economia doméstica. E a prorrogação beneficiaria a inflação, cita o jornal, lembrando que o item Transportes no IPCA tem registrado variações negativas desde maio, devido à redução de preços dos automóveis.

O jornal diz ainda que os estudos são motivados pelo interesse do governo de estimular a cadeia produtiva do setor e evitar o acúmulo de estoques de veículos. Mas os técnicos não descartam os benefícios para a inflação oficial.

A prorrogação seria até outubro porque os dois últimos meses do ano, novembro e dezembro, já têm o ritmo de vendas acelerado por causa do 13º salário mínimo, ainda de acordo com o Valor Econômico.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Análise da notícia
Alguém duvidada que isso pudesse acontecer? Acredito até que a redução seja prorrogada até 31 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *