Etios, o popular da Toyota, custará a partir de R$ 35.000 com motor 1.3. Caro ou barato?

Com a aproximação do lançamento do Etios, marcado para setembro, a Toyota começa a divulgar mais informações oficiais do seu novo “popular”, que será vendido nas carrocerias hatch e sedã. Os preços gerais já foram anunciados: entre R$ 35.000 e R$ 48.000. Caro ou barato?

Antes de responder, vamos analisar alguns pontos.

Começando pelos motores, o novo Toyota será vendido com duas opções: 1.3 16V flex e 1.5 16V flex. Eu pensava que seriam duas propostas um pouco distantes para facilitar a escolha do interessado. Entretanto, durante o Etios Connection (leia abaixo), foram divulgados os números de potência e torque e, ao analisá-los, vemos que a distância que comentei é bem menor do que eu imaginava.

O motor 1.3 desenvolve 84 cv e 11,9 mkgf com gasolina, e 90 cv e 12,7 kgfm com etanol. Já o 1.5 desenvolve estranhos 92 cv de potência e 13,5 mkgf de torque com gasolina e e 96 cv e 13,8 mkgf com etanol – vários sites publicaram números ligeiramente diferentes, citando a Toyota ou o manual do carro como fonte (vamos esperar para confirmá-los então).

De qualquer forma, achei os números estranhos já que o Yaris 1.5 16V que eu testei desenvolvia 106 cv e 14,24 mkgf. A diferença entre as duas motorizações do Etios nacional é muito pequena. Por isso, tenho minhas dúvidas se estes dados serão mesmo confirmados, ou se a dupla 1.3 e 1.5 foi a melhor escolha. Talvez ter o propulsor 1.3 em conjunto com um 1.6 (cilindrata usada pelos principais concorrentes) seria melhor.

Em termos de equipamentos confirmados pela Toyota, todas as versões do Etios serão equipadas com airbags frontais e freios com sistema ABS. De acordo com a matéria da Autoesporte, ar-condicionado será opcional e o modelo usará rodas de ferro coberta com calotas (provavelmente nas versões de entrada). A direção hidráulica também pode ser opcional.

Falando agora do habitáculo, a Toyota promete que um dos destaques do seu modelo será o espaço interno – algo que as marcas tem prezado bastante no Brasil, especialmente entre os sedãs menores que os médios, desde a chegada do Renault Logan – depois vieram Nissan Versa (porta-malas: 460 litros), Chevrolet Cobalt (563 litros) e Fiat Grand Siena (520 litros). O porta-malas do Etios Sedan terá 562 litros de capacidade, enquanto o hatch terá espaço para 263 litros, segundo a Toyota.

Ainda por dentro do carro, o Etios terá acabamento bem simples, sem requinte nenhum. Foi a alternativa encontrada pela Toyota para tornar o seu “popular” mais “barato”.

Mas, sem dúvida, o que mais chamada a atenção na parte de dentro do Etios, hatch ou sedã, é o bizonho painel. Os marcadores ficam no centro para baixar custos, uma vez que os principais mercados do modelo são Brasil e a Índia, bastando “apenas” inverter o volante de lado na hora de produzir. Pior para a maioria dos motoristas, que terá dificuldades para enxergar os números, como eu tive com o Yaris. Se os marcadores fossem digitais, como o Citroën Xsara Picasso, seria melhor. Mas o ideal mesmo seria ter o painel tradicional.

No quesito visual, o novo Toyota deixa a desejar: é um veículo completamente sem inspiração. O Etios hatch é até bonitinho. Mas o sedã, com sua traseira “Logan de ser”, fica devendo em beleza. Mas este é um item subjetivo.

Respodendo à pergunta, levando em consideração os principais concorrentes do Etios, como os Volkswagen Gol e o Voyage, que tem preços variando entre R$ 27.990 (Gol 1.0) e R$ 43.490 (Voyage 1.6 Comfortline I-Motion), ambos com o IPI reduzido, o novo Toyota está com valores relativamente competitivos. Mas não é possível responder à pergunta sem avaliar a lista final de equipamentos de série.

Se pensarmos em motorização, o 1.3 16V do Etios provavelmente levará vantagem sobre o todos os 1.0 do mercado, conseguindo competir também com os 1.4. Já o 1.5 16V terá os 1.4 como principais adversários, já que ele deverá ser superado pelos motores 1.6, pelo menos, em desempenho. E, se pensarmos em termos de acabamento, pelo visto, o Etios estará caro.

Fechando, de uma maneira geral, o Etios parece ser competitivo, mas poderia ser melhor em muitos aspectos, como acabamento, painel, e preço.

Etios Connection
Para promover o Etios, a Toyta realiza no Brasil o Etios Connection, um evento itinerante para apresentar os modelo aos consumidores. Vejam a programação:

03 a 12 de agosto
Morumbi Shopping – São Paulo (SP)

04 a 12 de agosto
Barra Shopping – Rio de Janeiro (RJ)

17 a 19 de agosto
BH Shopping – Belo Horizonte (MG)

17 a 26 de agosto
Shopping Anália Franco – São Paulo (SP)

25 e 26 de agosto
Flamboyant Shopping – Goiânia (GO)

01 a 09 de setembro
Shopping Iguatemi – Campinas (SP)
Park Shopping – Brasília (DF)

15 e 16 de setembro
Park Shopping Barigui -Curitiba (PR)
Salvador Shopping – Salvador (BA)

21 a 23 de setembro
Barra Shopping Sul – Porto Alegre (RS)
Shopping Recife – Recife (PE)

Fotos: Toyota/Divulgação

Comentários (12)

  1. Feio e caro, mesmo o nome toyota sendo forte acredito que não será suficiente para este carro vender. Quanto ao Hyundai HB, pela experiência que temos com Hyundai no Brasil acredito que os preços deverão ser bem próximos do Etios.

  2. Isso vende no japão? Na Europa? Nos EUA?

    Se não vende em nenhum desses mercados, o que faz crer a Toyota que nós Brasileiros devemos aceitar essa tranqueira???

    Puts, esses gringos devem achar que nós somos um bando de doentes mentais mesmo!

    hugoas

  3. O hatch tem design similar ao Nissan Micra (March),mas o sedan caro ou barato Toyota o bomba Renault é horrivél e com certeza não vai vender nada.
    O que anda acontecendo,lançamentos no Brasil obrigatóriamente tem que ser aberrações? O pior é que tem idiota que compra e ainda enche o peito de orgulho.

    MQ.

  4. Esse sedan é “Estrombólico”!
    Conseguiram fazer um carro mais feio que o Versa/ Tiida Nissan!
    O design da dupla Logan/ Sandero é MUITO melhor!!!
    Isso pra não falar do interior…
    Será que a TOYOTA pensa que somos IDYOTAS?

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