Renault lança Symbol 2013 que está bem próximo de atingir a sua maturidade

No início desta semana, eu estava lendo no De 0 a 100 exatamente sobre o lançamento do Renalt Symbol, em 2009. Na época eu disse que o carro era bom, mas que poderia ser melhor. E acho que a Renault chegou quase à maturidade com o seu sedã.

Isso porque ele passa a ser vendido apenas na versão Privilège, com um único pacote de opcionais, por um preço competitivo: R$ 37.390 (com a redução do IPI) – o mesmo carro na linha 2012 custava R$ 41.660. O motor é o velho conhecido 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve 110 cv de potência e 15,2 mkgf de torque com gasolina e 115 cv e 16 mkgf com etanol. O Symbol continua com excelente espaço no porta-malas (506 litros ) e com a boa garantia de 3 anos (ou 100.000 km – o que acontecer primeiro).

Além destas características e do bom desempenho, a Renault tenta compensar o fraco espaço interno, a pouquíssima popularidade e a alta resistência ao seu sedã com um bom pacote de equipamentos de série. O Symbol 2013 sai da fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, equipado com ar-condicionado, direção hidráulica com volante regulável em altura, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, sensor de estacionamento, travas elétricas nas portas e no porta-malas com acionamento na chave, sistema de travamento automático, airbag duplo, rodas de liga leve de aro 15” faróis de neblina com máscara cromada; volante e manopla da alavanca de câmbio revestidos de couro, bancos com revestimento em veludo e detalhes de acabamento aluminizado;entre outros itens.

O único pacote de opcionais é o “Pack”, vendido por R$ 2.060, que acrescenta ar-condicionado digital, retrovisores externos na cor da carroceria e com regulagem elétrica, termômetro indicador da temperatura externa e freios ABS com EBD (distribuidor eletrônico de força de frenagem). Completo, com a redução do IPI, o Renault Symbol 2013 custa R$ 39.450.

Ar-condicionado digital é item opcional

Ficou faltando um tapa visual, especialmente na dianteira. As linhas do Symbol não são feias, mas já estão bem datadas!

Déjà vu
A estratégia adotada pela Renault não é inédita. A marca fez o mesmo com a perua Grand Tour, derivada do falecido Megane.

Com o retorno do IPI, o Symbol 2013 subirá para cerca de R$ 40.000 básico e R$ 42.200 completo. O sedã da Renault realmente evoluiu e se torno uma opção ainda mais atraente no mercado.

No banco traseiro faltam cinto de três pontos e apoio de cabeça para quem vai no meio

Mas, para chegar ao pico da sua maturidade, penso que o Symbol deveria custar cerca de R$ 38.000 completo (com o IPI normal – R$ 35.400 com o imposto reduzido), num pacote único, com câmbio manual de cinco marchas. O único opcional seria o a transmissão automática (poderia ser de quatro velocidades mesmo), elevando o preço do Renault para cerca de R$ 40.000. Dessa forma, o sedã francês teria tudo para ganhar um (pequeno) lugar no coração dos brasileiros, subindo para umas 800 unidades emplacadas por mes.

Janeiro a julho – 2012 (Fenabrave)
Renault Symbol – 3.729 unidades emplacadas (532 unidades em média por mês)

Leia também o Duelo entre o Renault Symbol (2012) e o Nissan Versa!

Fotos: Renault/Divulgação

Comentários (6)

  1. Olá, Bom dia

    E vi a comparação entre o versa e o symbol, e agora vejo essa nova versão 2013. Se nós refizermos a comparação entre esses carros será que desta vez symbol leva a melhor? Eu acho que no mínimo merece um empate técnico.

  2. Acho 38.000,00 na versão completa com faria frente ao JAC J3 Turim que vende melhor que o Symbol.

    Creio que a Renault ainda vai ficar no quase, mas vai aumentar um pouco as vendas do modelo.

  3. Colocando mais Mil reais de pintura metálica, no Pack completão, ele fica numa diferença mínima de uns 1000 diante do Versa.
    O espaço interno do Versa no banco traseiro para as pernas é I – N – C – R – Í – V – E – L!

    Não tem nenhum sedã médio (mesmo que ele seja compacto) que o supere.

    O Symbol amadureceu, mas a concorrência está um passo a frente.

  4. É um PUTA carro, coisa de primeira linha e tão disputadíssimo que tem até fila de espera não para comprar e sim para consertar, com licença Leonidas. É FATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *