Câmbio manual automatizado vale a pena? Conheça detalhes e a opinião do dono

Eu já deveria ter publicado este post há mais tempo, mas ele ficou na caixa de rascunhos do De 0 a 100 e eu me esqueci. Mas ele está sendo publicado em boa hora, pois estou recebendo muitos e-mails com dúvidas a respeito dos câmbios manuais automatizados.

Mas o que é um automatizado (também conhecido como robotizado)? Este tipo de transmissão nada mais é do que um câmbio manual que dois “robôs” (atuadores) que efetuam as trocas de marcha. Na prática, uma central eletrônica detecta a necessidade de trocar (aumentar ou reduzir) uma marcha. A partir disso o “primeiro robô” é ativado, acionando a embreagem; e o “segundo robô” entra em ação em seguida, fazendo a mudança da marcha.

É importante dizer que a transmissão automatizada tem sistema de embreagem, diferente de um veículo com câmbio automático tradicional. Logo, um automóvel Dualogic (Fiat), Easytronic (Chevrolet) e I-Motion (Volkswagen) precisa trocar a embreagem como num carro manual. Das três marcas, apenas a GM não comercializa nenhum modelo Easytronic no momento (primeiro e único foi o Meriva).

Fotos acima – Reprodução de Leônidas Jr/Arquivo Pessoal

Se o sistema automatizado leva vantagem no preço (cerca de metade do valor), os câmbios automáticos tem como destaque a suavidade nas trocas de marcha, que acontece sem os pequenos trancos dos automatizados – um dos maiores defeitos (se não for o maior) apontados pelos proprietários.

Mas o câmbio Dualogic Plus (2ª geração do sistema da Fiat) e o I-Motion já conseguiram evoluções importantes nesse sentido, diminuindo bem os “soluços” nas trocas de marcha.

Câmbio Dualogic – Fiat/Divulgação

Mas o no dia a dia, como é a relação do motorista com o câmbio automatizado? Vale a pena comprar um? Dá muito problema? Veja o que disse o amigo Leônidas (É FATO) sobre o funcionamento do seu Fiat Idea Adventure Locker Dualogic.

  • Automático “normal”
  • Automático S (esportivo)
  • Manual “normal”
  • Manual S (esportivo)

Meu carro está com um pouco mais de 35.000 km rodados e nenhuma reclamação, só elogios.

É claro que tem que acostumar com ele. No início fiz muita coisa errada e ele vivia apitando. Ele apita toda vez que você faz alguma coisa não prevista. Nas estradas com muita curva, tipo Belo Horizonte/Ouro Preto, eu uso o modo manual e no modo esportivo.

Faço uso do modo manual toda vez que eu subo algum morro mais forte. Nas arrancadas em morro, tem que usar o freio de mão senão ele não arranca bem. É bem bacana ter os quatro modos para escolher e cada um dos quatro modos atende uma situação diferente. O modo automático sem o S eu uso só na cidade ou em estradas boas e sem muito morro, tipo BR 381 para São Paulo. Se eu preciso de um pouco mais de rapidez, mudo para o S e o carro ganha outra vida.

Se eu quero decidir qual a marcha mas não tem muita pressa nas mudanças eu uso o manual sem o S. Para ter o melhor desempenho possível é só usar o manual com S. Neste caso o espetacular motor GM 1.8 8V tem o seu máximo rendimento e você sabe bem do que eu estou falando – dificilmente sou ultrapassado. É claro que neste caso o tal beberrão aparece com força total.

Câmbio I-Motion – Volkswagen/Divulgação

No percurso diário Belo Horizonte/Betim, uso o automático sem o S e as vezes vou variando só para treinar os outros modos. Eu diria que com o Dualogic só troca marcha de quem quer, pois os modos automáticos, com ou sem S, dão conta do recado com folga.

A diferença do S no caso manual é mais ou menos como se você tirasse o pé mais rápido ou mais lento da embreagem mas é apenas uma impressão, não vi nada técnico confirmando isto. Mas o carro anda bem mais. No modo automático sem S, o carro é MUITO lento. Nas subidas troca de marcha de primeira para a segunda, não aguenta e volta para a primeira e fica assim. Prefiro subir no manual.

Sobre o Idea, estou muito satisfeito com ele. É Fiat e tem problemas, vários problemas, mas todos vem do fato de ser Fiat e eu já estou acostumado – é o terceiro que eu tenho (outro foi o Stilo). O que mais irrita é o tal banco com regulagem de altura que só funciona sem fazer barulho se estiver no mais alto ou no mais baixo. O ar condicionado é ruim também. O do Peugeot é bem melhor.

Confiram a lista de alguns carros equipados com câmbio manual automatizado no Brasil:

Fiat (Dualogic)
Palio
Palio Weekend
Grand Siena
Idea
Punto
Bravo
Linea
500

Volkswagen (I-Motion)
Gol
Fox
Voyage
Polo
Polo Sedan

Experiência
Já tive a oportunidade de guiar um Stilo Dualogic (1.8 8V), Meriva Easytronic (1.8 8V), Linea Dualogic (1.8 E.TorQ),  Bravo Dualogic Plus (1.8 E.TorQ), Fox I-Motion (1.6) e Polo Sedan I-Motion (1.6).

O pior deles, sem dúvida, foi o Stilo. Fiquei até com dúvidas se o modelo não estaria com defeito, mas rodei em outro e as trocas de marchas desconfortáveis, com muitos trancos, eram normais – infelizmente. O Meriva também não foi dos melhores. Tanto ele, quanto o Stilo me irritaram bastante num aspecto: quando fui trocar de faixa, reduzindo ligeiramente a velocidade, ambos reduziram uma marcha, dando um grande “solavanco” dentro do carro, aumentando o giro e tornando a manobra um pouco perigosa.

Já o Linea conseguiu evoluir, deixando as trocas mais suaves. Da turma acima, o melhor deles foi o Bravo. A evolução para o “Plus” foi notável no Dualogic. A dupla de I-Motions da Volkswagen também me agradou. Mas, de uma maneira geral, prefiro um câmbio automático tradicional, de preferência com muitas marchas.

Comentários (134)

  1. Já dirigi o punto e stilo com dualogic, e ja dirigi o corolla e o veracruz automatico, e afirmo o dualogic é muito ruim aqui em bh que tem muito morro. O cambio nao sabe que marcha vai usar, deixa o carro morrer para arrancar em morro muito forte, fora que é impossivel conseguir manobrar com precisão o carro nao tem linearidade.

    Alessandro

    • Tenho um polo I-motion,Não gostei nada do carro,as marchas são lentas você que dar uma ré é demorado,tem que ficar um tempo bom pisando no freio,e para piorar não esta mais passando as marchas.
      É difícil achar mecânico que mexa,só autorizadas e não são todas,conheço pessoas que fizerão a mudança para manual por que a manutenção é cara.

      • tenho um fox prime i-motion com borboletas no volante, ja rodei 30.000 km e nada de manutenção, gostei muito do sistema. caro amigo Valdir, no seu comentario vc diz que amigos seus trocaram o sistema para manual? é possivel? gosto muito do sistema i-motiom, mas se estragar prefiro colocar o manual. obrigado

        • O cambio i-Motion preza mesmo pela economia e condução suave, se apertar o pé, vai soluçar, pular, trocar pra baixo… Não é cambio pra fazer kick-down, esticar e tudo mais. É mesmo feito para uma condução urbana econômica

          • Olá Marcos!
            Tenho um Voyage I-Motion, e é exatamente como vc falou. Esse cambio automatizado é pra se pilotar o carro de forma suave. Se apertar, dá esses problemas que vc falou.
            Tô gostando do meu.

      • Meu Idea Adventure deixou de engatar a ré e a concesionária fez um orçamento de R$ 10.867,00 para arrumar. Um módulo de controle custa R$ 7.937,26. Câmbio dualogic não é confiável, inúmeras são as reclamações sobre ele

      • Tenho um pólo depois de 4anos o carro morreu poblema no câmbio e até hoje não consegui um mecânico que resolva já fui em dois nos quais gastei na média de 3000 reais em cada e sem solução minha opinião um lixo de sistema vou mudar para câmbio manual , aliás câmbio tem que ser automático o resto não presta

    • Tenho um fox I motion com 60.000km, estou com ele desde zero (12/13) e ate agora nada de manutençao. Depois que acostuma,ainda mais no transito de SP, dicifilmente vou querer trocar por um manual. O meu tem as borboletas no volante com isso só ando no manual assim eu comando e consigo economizar combustivel e acabo com os pequenos soluços

      • Concordo com vc amigo, o câmbio i-motion para quem sabe dirigir (desculpa sem ofensas a ninguém) é bem divertido, eu diria, é como um câmbio manual mas apenas com um toque na alavanca ou na borboleta, (que é bem interessante) se tem a troca de um câmbio manual, controlando assim o giro do motor, seja para andar em baixo giros em busca de economia ou esticando mais as marchas, mas tem que gostar de dirigir, para andar no automático, tem que ser um câmbio automático e não automatizado. Abraços a todos.

        • Bom dia, não é saber dirigir é questão de acostumar e “pegar as manhas” tive um polo i-motion nunca tive problemas, mas o cambio i-motion não é bom, é um cambio frago, lerdo, burro. Os automatizados em geral, mas tambem quando nós pagamos menos estamos sujeitos a isso. o Cambio por si só não casa bem as machas, não explora torque nem potencia, perde no consumo (dependendo do condutor). Fiquei por 2 anos com ele, nao gastei porem comprei zero e vendo com 50000 acredito que logo teria necessidade de manutencao. Sempre eu dirigia um civic 2011 do meu pai e não precisava de manhas para dirigir o carro era acelarar e freiar fazia funcao de cambio automatico. E agora troque o meu por um new com cambio mais inteligente que o antigo ainda e nao se compara, para quem quer usar um cambio e não preocupar compre um xtronic ou cvt, automatizado faz funcao de um iniciante no volante é desconfortavel e computador deixa a deseja. Essa é mais pura verdade

        • Boa noite estou passando so para falar da minha experiência com dualogic tenho Grand Siena 1.6 comprei zero trabalho de representante esta com 45000 em 1ano única coisa q cuido como orientado pelo manual parado no transito ou semaforo coloco em n no mais so ando manual nunca mais

          • Eu dirijo o spacefox imotion 2012 da minha mãe. Ele já deu problema e foi trocado, tava na garantia ainda. Mas acho que foi o mau uso que o danificou (meu tio dirigia tbm e havia problema sempre que ele dirigia). Eu admito que precisa ter paciência para a ré ( o segredo é pisar com firmeza no freio, e não rapidamente, com pressa). Os vendedores devem instruir direitinho o uso do câmbio aos seus compradores, nem todo mundo tem paciência ou entende o manual. Acho o câmbio bom para o que ele propõe: é pra quem não gosta de pisar na embreagem pra trocar a marcha, mas não tem grana pra comprar um automático. Tenho um amigo que tem um grand siena automatizado e está muito satisfeito tbm.

    • Boa tarde amigo, nesta condições de uso se faz necessário utilizar o sistema de forma manual, onde fica a cargo do condutor o melhor momento para mudança da marcha.

      • Boa tarde, Dalton!

        Por curiosidade, quantos km você rodou com o seu UP I MOTION pra tirar essa conclusão de que o câmbio é péssimo; uma porcaria. Tenho um VW UP I MOTION 2014/2015 há um ano e meio e o carro está com 26.000km. Nunca deu problema e no meu caso acho este câmbio muito bom, inclusive em locais em que se pega diariamente muito congestionamento, como é o caso aqui do Distrito Federal. Ademais, já utilizei o veículo em diversos terrenos e situações e achei que o câmbio responde bem na maioria das vezes. Vez ou outra é necessário a intervenção do condutor para dar uma agilidade no veículo, pois como é sabido este tipo de câmbio é programado para priorizar a econômia de combustível. Fiz uma viagem de Brasília até a fronteira com o Uruguay com o meu UP I MOTION, passando por Porto Alegre. Rodei mais de 6000km, inclusive pegando trechos de terra e muita serra e o comportamento do carro e do câmbio foram excelentes. Por fim, saliento que este câmbio I Motion do VW UP não é o mesmo que existia nos outros modelos da VW. É uma evolução do antigo I Motion e foi produzido com a parceria da Porshe.

    • MEU FOX 2011/12, DEU PROBLEMA DESSA FORMA, ESTAVA PARADO COLOQUEI NO DRIVE PARA SAIR NUMA RUA DE CRUZAMENTO , PORÉM AO ACELERAR O CARRO NÃO ANDOU E EM SEGUIDA MORREU NO “D” E NÃO LIGOU , QUANDO SAI DO CARRO PARA VER O QUE TINHA OCORRIDO O ÓLEO ESTAVA TODO NO CHÃO. O CARRO TRAVA E NÃO FORCEI CHAMEI O REBOQUE QUE TROUXE O “PATINS”, ESTÁ AGORA NA OFICINA O QUE PODERÁ TER SIDO, POIS TENHO MEDO DE SER ENGANADO. AUTOMATIZADO FOX 2011/2012. GÁS E ALCOOL.

  2. andei num taxi meriva easytronic e o motorista reclamou do cambio o tempo todo, especialmente do preço da manutenção. ele disse, na epoca, que ia trocar o seu carro por uma zafira automática.

  3. Realmente morro é um problema mas tudo é questão de acostumar. Eu chego na base do morro e passo para o manual e subo só trocando de marcha quando eu quero. Isto vale para morros bem inclinados. No início ficava trocando de marcha mesmo. É FATO!!

  4. Eu não entendo porque tanto problema com o Dualogic. Tenho um palio 2010 1.8, 40000km rodado, e nenhum problema. o que as pessoas não entendem é que NÃO é um câmbio automático. Você pode comparar, mas não é. Eu acho fenomenal a liberdade que o Dualogic te dá. Você pode deixar no modo automático, e “sugerir” as trocas. Nunca de me deu trabalho. Tá dando na hora de vender. E eu nem queria vender, só que preciso pois vou fazer uma viagem internacional.

    • você vai vender por que esta perto de dar problemas ,, o fato é que estes câmbios automatizados é uma porcaria não prestam 90 porcento de insatisfação dos clientes, na europa ja foi até proibido de fabricar estas porcarias,….abram o olho não comprem automatizados…..

  5. Boa noite Renato!
    Espero que leia os comentários, assim, quem sabe, talvez consiga me ajudar…
    Eu tenho um problema na coluna, e por conta disso, só posso dirigir carros com cambio automatico (automatizado), e tenho os descontos devido ao meu problema.
    Voce tem alguma sugestao para modelos, quais cambios são mais confiáveis e/ou quais eu devo fugir??
    Só para dar uma luz, não pretendo comprar carros sedan… Ja pensei em fox, fit, punto e outros…. visando o melhor custo beneficio.
    Obrigado!
    abraços!

  6. Olá amigos. Estou querendo comprar um Polo Sedan I-motion 09/10
    Já tive um Civic 1999 AT e agora tenho um 2004 AT.
    Quanto ao Polo gostaria de saber se alguém tem informações sobre o cambio, custo de manutenção, quais os pricipais defeitos etc.
    Obrigado!

      • Boa tarde Danilo, vc. poderia nos informar como foi a transformação para o manual, o seu carro é imotion.Tenho um spacefox imotion, primeiro estragou o atuador, paguei quase oitocentos reais com a peça e não funcionou, agora é a bomba eletro hidraulica, pelo Mercado Livre custa dois mil reais. Estou com muita vontade de passar o carro para manual não sei de vai dar certo.

  7. Acabei de comprar um duallogic e com duas semanas de uso já deu problema! A marcha cai no ponto morto do nada e depois o carro não anda mais! Risco de acidentes!! Já vi outras reclamações desse tipo na internet!! Carro novo gerando dor de cabeça!!!

  8. Bom tenho contato com os dois cambios I-motion e DualogicPlus.
    Os carros são o FOX 1.6 Prime e Punto essence 1.6.
    O Dualogicplus a unica vantagem que acho em cima do I-motion é de tirar o pé do freio e com o carro engatado o mesmo sair andando, no trasito pesado isso é muito util, nesse ponto o I-motion tem um lag bastante chato nisso.
    de Resto as respostas de trocas de ambos no “D” e normal com certa lentidão que causa certo medo.no modo “S” o Imotion da um banho no Dualogic, as respostas são muito mais ariscas e as trocas são bem rapidas e bem mais esticadas, isso no Dualogic achei ele bem lento se preocupando muito com conforto e deixando a esportividade/segurança de lado.No Manual quem manda é vc porem novamente vantagem para o Imotion para as trocas bem rapidas feitas.no DualogicPlus parace que a tiazinha esta pertando a embreagem para vc.
    Cuidados em ambos, não começe uma ultrapassagem e nem subida no modo “D” pois certamente no meio da subida ou manobra ele ira trocar a marcha e te deixar em apuros.
    Outro teste feito mesmo no modo manual vc pode acelerar a vontade que chegando perto do 6mil RPMS ele ira trocar a marcha independente que voce queira ou não.
    Em subidas muito longas (200mts com inclinação de maxima de 45%)que precise fazer de ré se prepare para receber o aviso de sistema super aquecido, porem eu ignoro e continuo, um macete é evitar de acelerar e frear muito na subida, manter um aceleração que não deixe o carro voltar, com isso vc não ira receber o aviso.O I-Motion deixa vc abusar um pouco da redução por cambio, o Dualogic o maximo que vc consegue é descer uma marcha do contrario o aviso de operação ilegal será exibida. fora isso é só alegria. Uma coisa que percebi para os amantes de carros e que curtem uma esportividade esta prestes a ter uma crise, pois o carro foi feito pensando em mulher e homens que não ligam para a esportividade, um mero easy to use, a parte legal e poder usar o pé esquerdo para frear e direito para acelerar PARA QUEM TEM NOÇÃO DE PRESSÃO NO PEDAL, entrar em curvas mais quentes fazendo um “punta taco” é bem legal.

    • Desculpe, mas você está equivocado. Eu tenho um Palio Dualogic e no modo manual ele não sobe marcha sozinho. Eu experimentei e ele trava na rotação máxima, principalmente quando eu esqueço que deixei no modo manual e ele estica a primeira quando saio. A única troca que ele pode fazer em modo manual é o auto down, isto é, se a rotação baixar muito, ele troca para a marcha inferior para evitar danos a transmissão. Se você está recebendo mensagem de sobre aquecimento da embreagem, significa que você está segurando o carro em ladeira, o que é reprovável, mesmo para automáticos com conversor de torque…

      • Se é errado segurar o carro em uma ladeira, como fazer em um engarrafamento ou saída em avenida de grande circulação? Não tem jeito tem que segurar o carro em freio e acelerador. Alguém que souber pode ajudar…

        • Usem sempre o freio de mão, tá escrito no manual. Já tive esse desprazer de receber uma msg de “Super aquecimento da embreagem” ou cambio, não lembro. Enfim, ao sair num aclive, manobrar em aclive, não segurem acelerando e queimando a embreagem. Acelerem com freio de mão e soltem. Garanto que a embreagem e câmbios irão durar. Tenho um Polo i-motion 2011 com 60 mil rodados, comprei há 3 meses e não deu problema, nem mesmo com o dono antigo.

  9. Boa Tarde.

    Comprei um palio dualogic zero 2012/2013 e não rodei 70 km e já deu defeito, aguardo resposta da concessionaria. parou na 3 e não mudou mais, pior de tudo que vc não consegue nem empurrar o carro ou ligar.

  10. Parei de defender o Dualogic, Easytronic e iMotion (tudo a mesma coisa fornecida pela Magneti Marelli).
    Explico por que…
    .
    Estava muito tendencioso a pegar um Linea Dualogic, mas amigos com quem eu conversa e tinham carro com o câmbio me desestimulavam.
    .
    Foi então que fiz uma proposta à uma revenda de usados da minha cidade. Comprei um Bravo Sporting 12/13 com 800 km na seguinte condição: se após 30 dias de uso me convencesse do câmbio, faria a transferência do carro para meu nome e o negócio estaria concluído, caso contrário pagaria um “aluguel” por dia e eles me devolveriam o dinheiro.
    .
    Resultado: devolvi o carro em 11 dias de uso e definitivamente desisti.
    Não dá pra aceitar o funcionamento geral do sistema. Acho que o Dualogic é como o besouro, não anda bem e voar até que voa, mas totalmente sem rumo. Ou seja não faz bem nenhuma das duas coisas.
    .
    Acredite, o câmbio parece um abridor de latas de tão barulhento que é. Clac, tec, ziiimm, thac a todo momento. Quem vê de fora parece o Megatron do filme Transformers em ação.
    Nesses poucos dias o sistema passou para neutro em movimento sem nenhum comando em duas ocasiões, me assustei.
    No trânsito lento é uma indecisão enorme, entra a primeira, passa pra segunda, volta para a primeira e terrivelmente. Imagine uma situação de trânsito lento que vc acelera para mudar de faixa… esqueça, se está em segunda o sistema tenta engatar a primeira, canta pneu e quebra o pescoço do passageiro.
    E depois, imagine com mais uso, problemas de manutenção serão inevitáveis, sem contar na pouca confiabilidade geral (muitos atuadores, mangueiras de alta pressão, reservatório de óleo que racha). Pra mim não seve.
    .
    Assim amigos, por mais prazeroso que possa ser (borboletas e tal), creio que não valha a pena.
    Ou vai de mecânico mesmo ou compra um automático como sempre existiu.
    E digo outra, gosta do abridor de latas quem nunca andou com automático. A comodidade é outra.
    .
    Abraços.

    • o megatron foi massa, rsrs
      mas o Dualogic é feito pela FTP Powertrain (forte lá fora)
      o i-motion é da alemã ZF (produz para veículos pesados, caminhões e ònibus)
      o Easytronic é da Bosch (esse sim, morreu, desistiram pois não ficou bom)

      Em geral desconhecem o que é automatizado, eu tenho um linea (63.000 rodados, e até agora tranquilo), pode quebrar? pode, como qqr outro (conheço gente que quebrou automatico do corolla, acontece),

      • Justamente isso que você falou, eu vi gente que quebrou cambio automático do Novo Golf, cambio DSG, esse cara é bom mesmo ein? E pasmem, mais de 30 mil a brincadeira!

    • é isto ai cara você fez bem ao informar a realidade a respeito destas porcarias de cambio automatizados, isto não presta azar de quem compra um..cambio é automatico ou manual, se não quiser ter dor de cabeça….

  11. Sinceramente, todos as reclamações me levam a crer que não leram o manual. Tranco o dualogic só dá se você ficar pisando fundo. Em modo manual, ele nunca sobe a marcha, segura em 6000 rpm, eu comprovei isto. Eu tenho um palio 2013 1.6 16 V dualogic e não troco. Querer que um cambio automatizado seja igual a um automático é o mesmo que exigir porta malas grande em um hatch. Se quer o custo de um automático, incluindo manutenção cara, compre um. Se quer o conforto de troca de marchas automática em um cambio normal de baixo custo de manutenção, aprenda a usá-lo. Quando você aprendeu a dirigir, você provocava trancos , não? Daí você aprendeu a usar. Com o dualogic é igual. Pare de comparar coisas diferentes em termos de custo e manutenção!

    • Perfeito o seu comentário!! Eu tenho um Palio Duallogic 2011 está com 21.000 km, a minha cidade é plana mas eu aprendi a dirigí-lo, o câmbio é perfeito nunca me deu problemas, vou trocar por um outro…

    • CONCORDO COM VOCE PLENAMENTE COMPREI UM FIAT PALIO 1.6 DUOLOGIC 16 V COM ISENCAO PRETO. RODEI DOIS ANOS 30000 E APRENDI A DIRIGIR COM ESSE SISTEMA… QUANDO SUBIA LADEIRA O PILOTO AVISAVA SOBRECARGA NA EMBREAGEM, CLARO EU SEGURAVA O CARRO!!!!…. APRENDI E NUNCA MAIS TIVE PROBLEMAS… COMPREI O CARRO POR 29600 E VENDI POR 28000, EXCELENTE CARRO NAO TENHO QUE RECLAMAR….
      RICHARD NIXON

    • Discordo quando comenta sobre manutenção cara de cambio automático. Tenho um Corolla com quase 120.000km e a única despesa que me deu foi com manutenção preventiva. Nada mais.

      • Câmbio do Corolla é outro nível, e é automático, e não automatizado, conforme tratou a reportagem. Do mesmo nível de qualidade do Corolla vem os do Civic e o excelente CVT do Nissan Sentra. Curiosamente os 3 são japoneses. Será coincidência?

    • Ola, achei interessante seu esclarecimento. Estou adquirindo um Palio 1.6 duologic 15/16 o top de linha com teto solar. O carro é muito bonito, porém fiquei na duvida sobre esses certos trancos que as pessoas dizem!!!
      Gostaria de maiores detalhes sobre esses trancos, já que você tem um Palio !!!

  12. Reservei um Pálio sporting hoje com câmbio dualogic, mas ainda falta depositar 90% do valor, mas liguei p meu vendedor e já cancelei a compra, não vou entrar nesta furada, já falei com ele, que ele se vire, mas eu quero um manual mesmo, e ainda mais que eu gosto de esportividade e comando nas mãos do carro, então já sei que iria me descepcionar. E como piso fundo constantemente e sempre passo na serra de Petrópolis, já sei que eu iria ter problemas com ele no futuro. Ainda bem que eu li este tópico por completo…. ainda bemm… graças a Deus!! Para quem gostou meus parabéns, mas como me conheço, saí fora!!!!

    • Tenho um Palio 2010/11 dualogic. O câmbio Dualogic, no modo manual é perfeito para esticar… melhor q qualquer outro… parece q vc está com um joistick… preste atenção!!!

  13. Comprei um siena essence dualogic 1.6 e estou estranhando a aceleração por conta própria quando das passagens de marchas principalmente da primeira para a segunda e desta para a terceira. Isto acontece tanto no manual quanto no automático. Isto é normal ou é alguma anormalidade?

  14. José Carlos de Souza, não é normal esta aceleração por conta própria. O dualogic corta parcialmente a injeção quando faz a troca de marchas e a controla para minimizar tranco. Deve ser algum problema na conexão do dualogic com o sistema de injeção.

  15. De todos aqui analisados, o que mais me chama atenção é o Bravo.

    Por mais preconceitos que a Fiat sofra nesse segmento, admiro o design dos carros da marca, bem como acho o acabamento interno bem superior aos outros.

    Até porque o novo Focus e Golf VII, chegarão mais bonitos e atualizados, porém não tenham dúvidas de que o preço será atualizado da mesma forma.

    Estou bastante tentado em adquirir um Bravo Essence 2013, com câmbio dualogic, mas é inegável meu receio, ante tantas críticas.

    Estou plenamente ciente de que o Dualogic é um câmbio automatizado, até porque tenho um veículo automático em casa, e nem espero que aquele se porte como este.

    Claro que as trocas de marchas não serão suaves como as de um automático, porém a dúvida é se os trancos realmente incomodam tanto assim motorista e passageiros.

    Será que com a prática de utilização do câmbio esses trancos não reduzem?

    O que estou buscando, na verdade, é o simples conforto de não ter que trocar marchas no dia-a-dia.

    E aí? Bravo com caixa manual ou câmbio Dualogic?

    Qualquer manifestação/opinião será muito bem vinda, principalmente daqueles que adquiriram algum modelo Fiat com câmbio Dualogic!

  16. Dirijo um palio dualogic constantemente, e posso disser por experiencia que trancos e a maioria dos problemas reportados aqui são problemas de condução(motorista), o qual não sabem utilizar o cambio corretamente. As trocas em morros podem ser controladas pelo pedal acelerador com facilidade, tanto para mais, quanto pra menos. O único impecilio são as arrancadas em morro de alta inclinação, mas utilizando o freio de mão fica tudo tranquilo. O cambio é automático, o que não é automático é a transmissão. A transmissão automática utiliza engrenagens bem diferentes das de uma transmissão manual. E outra coisa, carro com cambio automático pode dar trancos também, só não tem soluço de for cvt.

  17. Comprei um voyage 2013 i-motion, até agora gosto do cambio, mas vc precisa entende-lo. Não adianta compararmos com um cambio automatico pq ele não é. Gosto das 4 opções de dirigibilidade, D, S, M na marcha e M borboleta. Se você prestar atenção em que momento ele troca as marchas em cada opção, vc n tera problemas. Por exemplo, estou na opção D, e preciso fazer uma ultrapassagem rapida, é só eu apertar a borboleta que diminui a marcha e automaticamente ele passa p a opção M e depois que eu normalizo a aceleração ele volta para a D. Como disse acima, até agora nenhuma reclamação, mas tem que aprender a dirigir com esse tipo de cambio. Não é só sair acelerando, entenda seu funcionamento que você vai se dar bem. Quanto a defeitos é muito cedo p dizer, mas qq novidade (espero que n tenha nenhuma rs) e aviso aqui.

  18. Quem quiser defender que defenda! Tenho um Polo I-Motion e estou louco pra vender!

    DEUS ME LIVRE de ter outro automatizado!

    Um carro onde a diferenca do preco na combra do bambio gira em torno de 4.000,00 e quando quebra…Somente 1 peca custa 6.000,00??
    Um kit de embreagem custa 1.500 e por ai vai!

    Cambio automatico é Toyota e Honda…

  19. estou para comprar um fiat idea adv. 1.8 16 v dualogic. mas estou com receio de futuros problemas com o cambio…. alguem tem alguma opinião sobre este tipo de cambio e algum caso concreto de exemplo?

  20. Recentemente saí de um carro manual para um VW POLO SEDAN CONFORTLINE I-MOTION 1.6 – 2013. Fazem três meses e adaptei-me bem rápido, é recompensador chegar em casa enfrentando 40 minutos de trânsito sem sentir cansaço, já estava começando a ter problemas no tendão de aquiles do pé esquerdo por conta das repetidas pisadas na embreagem, o carro é show, e o cambio I-Motion e outros automatizados vieram para ficar !!!

  21. tenho um palio 1.6 dualogic com 5100km, e semana que vem estarei entrando com processo no Procon para devolução do meu dinheiro, ele ja deu TODOS os defeitos possíveis,
    *re que nao entra
    *re arranha de forma MTO forte e o carro fica solto
    *troca erroneas (as vezes entrava a primeira no lugar da re)
    *pula as marchas
    *trava em giro máximo e nao troca a marcha tanto em manual ou atomatico
    *cair em ponto morto em movimento
    *falta de força em determinadas situações
    *freio ficar duro apos erro no cambio
    *vidro elétrico abre sozinho qdo aciona o alarme
    *luz da avaria piscando igual baile funk
    esta fazendo uma media q acho baixa (7,5gas/7,1alc)
    os caras de pau da CC ja disseram que eu nao sabia dirigir pq relatei isto logo que ccomprei, depois ficaram com o carro 27 dias dentro da loja sem sabe o uma mensagem no computador do carro significava alem de escutar todas as desculpas possíveis pros defeitos

          • Olá! Estou analisando esses tópicos e vejo que as reclamações do câmbio Dualógico é problemática. Estava querendo comprar o Gran Siena Essence 1.6 com essa tecnologia, mas acho que não devo. Alguém poderia aconselha-me na escolha. Fico no aguardo. Obrigado!

    • Comprei um palio automatizado 1.6 a apenas 6 meses e já deu problema no cambio..cai para o ponto morto em movimento, levei na assistência técnica da fiat e ate agora não retornaram. Mas se ficar muito caro a manutenção também irei no Procon reclamar meus direitos

  22. Olá.

    Por tudo que venho observando sobre esse sistema seria correto dizer que para situações de trânsito (principalmente trânsito em ladeiras) se consegue um melhor funcionamento optando-se pelas trocas manuais, deixando o sistema automatizado apenas para quando se irá desenvolver a velocidade por “um pouco” mais de tempo?
    Me parece que dessa forma se evitaria uma troca precitada do sistema para segunda marcha (com o carro vindo a parar pouco adiante), inclusive evitando-se assim o risco de hiper-aquecimento.

    Outra dúvida:
    Você saberia dizer se quando se opta pelas trocas manuais este câmbio realmente ‘segura’ a marcha até se efetuar a próxima troca?

    Um ótimo dia,
    José Pedro

    • Pelo que venho observando, a maior parte das críticas se dirige aos modelos da Fiat. Sem preconceito, até pq nunca tive um.

      Tenho um Polo Comfortline I-motion com 49000km e nunca tive problemas. Sinceramente, não existem trancos ou travadas, redução ou qualquer tipo de problemas. Só estou preocupado com o fato da manutenção preventiva, que é bem “salgada”.
      Realmente é necessário um período de adaptação ao câmbio e jamais faça controle de acelerador em ladeira ou suba de ré um morro por uma distância elevada, isso acaba com qualquer embreagem, robotizada ou não.

    • Quanto às relações de marchas, são mais curtas, mas pelo menos no modelo que possuo a troca da 1° para 2° é mais demorada, acho que devido a algum tipo de programação a fim de evitar trocas repetitivas em trânsito lento.

      • No meu caso em particular (Palio Dualogic), tudo depende da “pressão” no acelerador. Se eu pressiono mais o acelerador ao sair, ele troca com “mais rapidez” da 1a para 2a, gerando um leve tranco. Se a dosagem for leve, a troca é bem suave.

        • Você sabe dirigir o veículo, como eu que tenho um Punto… o cambio e excelente, a cultura do brasileiro que eh o maior problema… a dificuldade de aprendizado tambem

      • acreditem se quiser sou taxista tenho um linea 2011 dualogic com 148.000 km e nunca tive nenhum problema com o carro tive sorte ou será que consegui poupar o carro??

    • oi! alguém pode tirar uma dúvida o aut duologic parado e liga, deve permanecer no N pois o mesmo economiza a embreagem?

  23. muitos comentarios pro e contra os automatisados, mas definitivamente nao sao confiaveis por enquanto,uma anedota tres avioes um com cambio mecanico, outro com altomatico , outro com os robotisados qual voce escolheria para atravesar o atlantico

  24. Bom dia. Acabei de comprar um Voyage Highline 1.6 I-Motion 0km. Como optei pelo modelo 2015, só estarei com ele em mãos em meados de junho.
    Nunca tive nem carro automático nem automatizado, e estou aqui pesquisando um pouco sobre o sistema I-Motion. Pelos comentários, estou com bastante receio de continuar com a compra.
    Alguém que tenha um modelo 2013 e/ou 2014 da VW com I-Motion para me dar mais relatos? Falei 2013 e 2014, porque a cada ano que passa esses sistemas são aprimorados. Provavelmente os de 2012 para trás não estão tao bem desenvolvidos quanto os mais novos, apesar do sistema ser o mesmo.
    Moro em uma cidade com bastantes elevados e viadutos (subidas acentuadas e curtas). Qual o melhor tipo de cambio do I-Motion para usar?
    Desde já, obrigada.

    • Olá. O I-Motion é um dos melhores automatizados do país. Uma dica que eu te dou é dirigir o Voyage I-Motion mais ou menos da mesma forma como você dirigiria um Voyage manual. Digo isso porque o carro I-Motion troca as marchas sozinho, mas com um pequeno tranco (soluço). É como se, num carro manual, você trocasse as marchas pisando na embreagem, mas sem tirar o pé do acelerador – mas com o solavanco menor. Logo, sinta o comportamento do Voyage automatizado na hora que ele for trocar as marchas. Dependendo da situação, alivie o pé do acelerador.

      Não vejo problema na compra de um automatizado. Será uma questão de costume. Preste atenção no que diz o manual do veículo em relação à manutenção da embreagem.

      Um abraço.

  25. Acabei de comprar um Gol Highline I-motion 2015, mas ainda não tirei da concessionária. Eu tenho um gol 2003 mecânico e utilizo para ir ao trabalho todos os dias (64km ida e volta). Quando chega a sexta-feira, meu joelho esquerdo chega a doer de tanto acionar embreagem, e esse fato pesou na hora de escolher um carro zero. A “taxa-zero” oferecida pela VW e a confiança que eu já tinha na marca por ser proprietário me levaram até a respectiva concessionária e lá eu fiz um test-drive num Up automatizado, já que não tinha nenhum outro automatizado disponível. Eu simplesmente ADOREI o carro e o câmbio, mesmo sendo 1.0. Naquele momento minha maior dúvida era sobre a arrancada na subida, então na primeira oportunidade eu parei o carro em uma bela ladeira e a arrancada foi tranquila mesmo sem freio de mão ou de pé. Repeti a arrancada e novamente ocorreu tudo normal. E já que o Up não tinha as borboletas no volante e nem motor 1.6 como opcionais, deduzi que o câmbio do Gol se comportaria ainda melhor do que o daquele Up, e acabei efetuando a compra. Os comentários aqui me assustaram um pouco: falaram mais mal do que bem dos automatizados, mas de uma coisa eu sei: o pessoal realmente costuma usar mal os produtos (não somente carros como quaisquer outros) e depois aparece pra “descer a lenha”. Estou com bastante vontade de pagar para ver, mas confesso o receio de que o preço possa ser alto demais, já que minha grana é curta. Nessa próxima semana o bichão deve chegar, prometo que dou um feedback!

  26. Estou pra fechar um negocio trocando um palio 1.4 elx 2008 manual por um Polo 1.6 imotion…. mas depois de ler todos esses comentários tanto bons quanto ruins. .. Fiquei com receio. … Se de fato farei um bom negócio. .. minha preocupação é quanto a durabilidade desse câmbio, eu dirijo a 15 anos um câmbio manual de várias montadoras. .. Nunca precisei ir a um mecânico para reparar câmbio. … Será que vou ter minha primeira frustração?

    • Eu tenho um Polo 1.6 2012 i-motion. Esta com 69.000km e ainda não tive problemas com o câmbio. Meu pai tem um Fit automático e é óbvio que o conforto é muito maior, mas eu comparo o automatizado com o manual, tenho um conforto semelhante ao manual

      • Continuando: tenho o conforto do manual no que diz respeito aos solavancos mas sem precisar trocar marcha. Dirijo mais de 60km por dia em transito pesado e com o carro manual era bem mais cansativo. As vezes, bem as vezes ele demora pra engatar primeira ou a ré, mas isso não me incomoda muito.
        Agora minha maior dúvida é com a manutenção. Com o carro com 69.000km, não tenho ideia da vida útil da embreagem. Já pesquisei bastante e só achei informações superficiais. Quando terei que fazer a substituição e quanto vai custar são minhas preocupações.
        De resto sobre o carro, minha maior reclamação é que ele bebe muiiito. Ele é classificação E no Inmetro, mas eu só vi isso depois que comprei.

        • Tenho um Polo Sedan Imotion 10/11 e com 70800 km estragou uma peça que aciona a ambeagem, e consequentemente tive que trocar a embreagem e o acionador da embreagem, na concessionária MOTOMINAS em minha cidade Patos de Minas o serviço saiu pela bagatela de R$ 3.000,00

          • Parece coincidência, mas tenho um voyage 2010 com 70 mil KM e ontem o cambio travou. Valor do conserto 3.400,00.

        • Ola tenho um voyage 2010 -imotion – meu cambio quebrou com 74km , tive que trocar o kit embreagem, óleo do robozinho, atuador de pressão entre outras peças, estou bem chateada por durar tão pouco a vida útil do cambio, gastei o total de R$ 4,650,00

  27. Tenho um bravo da fiat 2011 absolut dualogic com dois nesses de uso está na concessionária com um custo de 7.000 reais (dualogic) a Fiat e uma bosta mesmo faz essas peças e não responsabiliza nunca mais Fiat.

  28. É pessoal…. Pesquisei muito e decidi cancelar o negocio que estava fechado praticamente todos…. Deixei o POLO 1.6 2012 imotion de lado e fechei um FOX 2013 manual esse sim nada de comentários que te deixem com dúvidas e medos… Na hora de vcs escolherem pensem numa coisa… Pra que arriscar? Já que 90% dos comentários são terríveis sobre esse câmbio imotion e dual logic? Não arrisquem as montadoras não estão nem aí pra nós consumidores… Quer automático? Compre um Honda ou toyota esses todos recomendam…. Boa sorte!

    • “Pra que arriscar? Já que 90% dos comentários são terríveis sobre esse câmbio imotion e dual logic? ”

      RESPONDENDO: Geralmente quando estou insatisfeito com um produto eu venho na internet e falo mal, critico a empresa, etc, coisa que muitos fazem. Quando você está satisfeito com um produto raramente você vai na internet procurar algum Forum para elogiar o produto. Ex.: no Face, reclamam de celular, “TIM é uma &¨%$¨&*, não pega”, mas você nunca vai ver alguém escrevendo “Nossa como meu sinal da TIM esta bom hoje”.

      Portanto sua pesquisa (se baseada em comentários de foruns como este), ao meu ver, não procede.

      Tenho um Fox 2011 1.6 imotion e é só alegria.

      Um abraço!

  29. Como prometido, volto aqui pra falar do meu Gol Highline I-Motion 14/15. Pois bem, após 400km rodados a principal coisa que tenho a testemunhar é o seguinte: ESTOU ADORANDO! O carro é simplesmente uma joinha! O funcionamento do câmbio é suave e inteligente. Para que se evite trocas inoportunas, o condutor deve entender o funcionamento do câmbio, que faz um cálculo baseado na rotação do motor, na velocidade e na intensidade com que se pressiona o acelerador. Quando se acelera muito pouco mas mesmo assim se está ganhando velocidade, a tendência é a de que as trocas sejam bem rápidas, de modo que o sistema engata 5ª marcha antes mesmo de atingir 60km/h, e essa é a tocada ideal para retas. Ao enfrentar uma subida o condutor deve pisar mais fundo para forçar o sistema a aproveitar mais o giro do motor, o que evita trocas muito precoces e consequente perda de força. Nas ocasiões em que se quer manter uma marcha por mais tempo (quando se sabe que o carro não aguenta a 3ª naquele morro e se deseja manter na 2ª em alto giro), existem duas opções: primeiro é dar um toque na alavanca para esquerda e acionar o modo manual (“M”); segundo é pressionar o botão “S”, que tem como efeito aproveitar ao máximo o giro do motor em cada marcha. Nas descidas, a tendência do sistema é usar o freio motor quando se aciona o pedal do freio, reduzindo a marcha. Nessa ocasião, se for da preferência do condutor deixar o carro mais livre, basta “subir” um marcha (ou duas), o que torna a condução mais econômica. Ah! E por falar em economia, apesar de eu achar meu Gol meio beberrão, os 9.0 litros que ele está fazendo em meio aos vários morros de BH estão superando os 8.2 do Gol do vizinho, que é igualzinho ao meu, porém manual.

  30. Tenho um Sandero automático 2012, o carro é espaçoso e confortável, porém é beberrão faz 5km com etanol e 6km com gasolina na cidade, antes de comprar fiz um test drive no Fox imotion e Palio dualogic, porém o cambio é horrível muito lento e indeciso, prefiro o Sandero beberrão a esses veículos inseguros, inclusive conversei com um mecânico de uma concessionária da volks onde fui aconselhado a fugir de carros automatizados.

  31. PESSOAL QUERIA MUITO COMPRAR UM CARRO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO E VAI SER USADO.MAS MEU MARIDO RECLAMA DIZENDO QUE NÃO PRESTA.
    JÁ VI DOIS UM É HONDA FIT E O OUTRO DA KIA QUAL MARCA COMPRAR???
    Me ajudemmmmm

  32. Olá gostaria de saber se alguem pode me dar uma luz no fim do túnel, recentemente adquiri um IDEA ADVENTURE DUALOGIC 2012 e minha esposa e eu tivemos um susto ao enfrentarmos uma rua com aclive acentuado e pra piorar estava chovendo, após a liberação do semáforo acelerei normalmente com o carro e ele saiu derrapando e jogando para os lados e quase bati em outros carros, desacelerei e tentei sair de novo e o mesmo se repetiu, somente na terceira tentativa saiu um pouco mais leve e consegui controlar mesmo derrapando um pouco.
    Será que é normal esse tipo de atitude nesse carro quando o motor é forçado um pouco mais pra vencer uma rampa…, deveria ter saido no modo manual…
    Aguardo respostas e conselhos.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Pow cara o q aconteceu e normal sim desde q seus pneus n estejam carecas em qualquer su ida o carro vai derrapar pq v esta acelerando fundo para q o carro n desça de ré entao a tendrncia dele e derrapar…

      Tenho um gol imotion 2011 tenho ela a um mez me falem ele e muito defeituoso??

    • Isso também aconteceu comigo quando fiz um test drive no bravo dualogic (pneu novíssomo). Assim, acho q nada tem a ver com o estado dos pneus e sim com o modo de “serrar a embreagem” em carro automatizado. Achei bem dificil e vou levar um tempo a me acostumar em arrancar em ladeira.

  33. Li quase todos os comentários, porque tive problema intermitente com meu cambio dualogic, pois o mesmo as vezes “escapa” a primeira e a ré, quando fazendo manobras. Apita e pisca a luz no painel, informando modo automático não disponível.desligo o carro e ligo novamente e volta a funcionar. Estou com o carro na concessionária, fazendo o serviço .trata-se de um idea adventure11/12 com 203000km.

  34. Boa tarde, tenho um bravo absolute 2012 dualogic, o carro dispensa comentários por tudo que ele disponibiliza para o motorista, o conforto é excelente, quanto ao cambio não tenho do que reclamar, bastou dois dias e me adaptei, consigo fazer ele trocar as marchas com suavidade, é claro que vc sente as trocas, mas o meu não dá solavancos, tem que saber conduzir, o fato das borboletas reduzirem ou aumentarem as marchas mesmo no modo automatico é excelente, o carro entende quando vc quer correr ou apenas conduzir, de acordo com a forma que vc pisa no acelerador, no mais basta compensar na borboleta, não tenho do que reclamar.

  35. Estou em duvida entre um honda fit automatico e o bravo dualogic automatizado! E tbm se a direcao eletrica do honda mais novo esta mais leve do que a do honda 2009? Agradeco a quem me responder

  36. Por que acontecem tantos acidentes com carros automáticos?
    Estou aprendendo a dirigir e não consigo usar a embreagem e o acelerador ao mesmo tempo em baixas velocidades. Não consigo reduzir de 2ª marcha para 1º marcha em aclives, correndo o risco de me acidentar. Doei meu carro à minha sobrinha e desisti de dirigir. Será que um automático é mais fácil de lidar ou não?

  37. Por que acontecem tantos acidentes com carros automáticos?
    Estou aprendendo a dirigir e não consigo usar a embreagem e o acelerador ao mesmo tempo em baixas velocidades. Não consigo reduzir de 2ª marcha para 1º marcha em aclives, correndo o risco de me acidentar. Doei meu carro à minha sobrinha . Será que um automático é mais fácil de lidar ou não?

  38. Comprei um LINEA 2008/2009, a MARCHA não funciona, fica indisponivel, desligo e ligo as vezes funciona, as vezes sai do auto e diz indisponível ????
    Oque fazer alguem ja teve esse problema, desliguei os cabos da bateria e depois, de uma hora liguei, ficou bem por 50 kms

    o que fazer ???

  39. Realmente o câmbio imotion é muito bom, mas no Brasil não funciona (como a maioria das coisas) ..

    Tenho um fox 2011 imotion tirei ele zero e está com 100 mil km. O kit de embreagem deve ser trocado a cada 50/70 mil km, porém como ando somente em estrada e dificilmente pego trânsito a embreagem durou bastante.

    Mandei trocar a embreagem onde paguei 783,00 no kit e 750,00 de mão de obra. (Consecionaria da volks)

    O carro ficou muito bom, porém com menos de 1 km rodados o carro travou o câmbio e tive que guinchar até a oficina onde me disseram que o atuador de embreagem deve ser trocado e o custo é de 1500,00.

    Ai é onde fica minha indignação com o Brasil e principalmente com a volkswagem:

    Como pode uma manutenção dessa ser tão caro no Brasil? Uma troca de embreagem para o mesmo carro com câmbio manual fica 250,00 completo com mão de obra e para o meu carro vou gastar 3.080,00 ??
    Realmente não vale a pena .

  40. Estava com intenções de comprar um fox prime 1.6 2010 com o cambio i-motion.

    Depois de ler todos os comentários, cheguei a conclusão que…

    I – Motion, só se for com um 0 Km.
    O dono tem que respeitar os limites de dirigibilidade da tecnologia.
    O dono tem que ser fiel quanto a manutenção preventiva.
    O dono precisa ter um fundo de reserva emergencial de R$ 5,000,00.

    Ou….

    Comprar um carro com câmbio manual e estourar os joelhos nos engarrafamentos das cidades….

  41. OLÁ
    ESTOU PRA FECHAR NEGÓCIO COM UM VOYAGE 1.6 CONFORTLINE I MOTION 2010/2011.
    ESTOU COM RECEIO POIS SEMPRE DIRIGI COM CAMBIO MANUAL, GOSTEI PELO CARRO SER BEM COMPLETO… MAS O VENDEDOR DE UMA CONCESSIONARIA ME ASSUSTOU HOJE… DISSE QUE NUNCA MAIS COMPRA UM CARRO COM ESSE CAMBIO. QUE JÁ TEVE UMA MERIVA E SÓ DEU PROBLEMA. ESTOU COM DOIS CORAÇÕES… O VOYAGE É LINDO…MAS PELO MESMO VALOR VI UM FOX NESSA CONCESSIONARIA COMPLETO MAS MANUAL.
    VOU TER QUE DECIDIR ESSA SEMANA…. ME AJUDEMMMM!

    • Estou fazendo pesquisas desde o ano passado, apesar de não ser mecânica. Se puder compre um câmbio automático verdadeiro de uma marca confiável (quebrará menos. Ex.: Toyota). A manutenção do automatizado é cerca de 3.000 reais: um taxista me falou de outro modelo; e li de outro cara aqui do i-motion aos 50.000/70.000km; ou seja, duas pessoas diferentes. Não sei se a diminuição dos trancos do automatizado diminuíram. Fato é que não confio em automatizado ainda. Irei para o automático, de preferência CVT. Se não, se quer certeza de menor custo de manutenção, opte pelo câmbio manual. Até para vender, será mais fácil. O povo tem medo do automatizado.

  42. tenho um fox prime 11/12 imotion que está com 80000km,muito bom roda todos os dias 50km na cidade, até agora nada de manutenção.Para mim o custo /beneficio é bom ,pois todo câmbio automatizado ou automático tem matenção especializada e isto é caro.não posso reclamar.

  43. Boa tarde! recentemente adquiri um Polo Sedan i-Motion 2014/2014, estou satisfeito só me acostumando com ele ainda, á poucos dias peguei um congestionamento, e era uma subida o computador de bordo começou a apitar avisando aquecimento no sistema de embreagem, pois segurei ele na primeira marcha, mas acredito que falta de costume mesmo, foi só parar por uns 20 minutos para refrigerar e continuar a viagem tranquilo.

  44. Amigos estou tambem no dilema, tenho 30mil reais de um consorcio e so posso compra uma carro com no minimo 5 anos de uso por isso o pitei por um polo sedan i-motion, mais fique na duvida e bom e ruim e Asim fica não min ajuntou muito mais colocando na balança e 50% de cada ruim e bom, mais resumindo e sorte nesse cambio.

  45. Um verdadeiro DUALIXO! Comprei o carro (Bravo 1.8) com 7 mil km rodados, o ex dono comprou na concessionaria, pagou 73.000,00, primeiras revisões tds feitas na mesma, diz ele que o carro estava impecável, pois bem com menos de 1 ano de uso, o carro começou dar problemas no cambio, onde acendia uma luz no painel com o desenho do capo aberto,e uma msg escrito avaria no cambio ler o manual etc…e um barulho estranho de vários estralos, e não entrava a marcha geralmente acontecia isso quando ia mudar para NEUTRO, ou quando ligava ele e ia colocar na 1 marcha, muitas vezes ele desligava e aparecia no painel a luz da bateria,logo em seguida vc ligava ele novamente e ele funcionava normal, bom em fim, sei que hj o carro com 4 anos de uso,porém um carro muito bem cuidado, inclusive tenho um centro automotivo e sempre trocava óleo antes de vencer a km, sem contar a suspensão desse carro foi trocada diversas peças 2 vezes,com menos de 65 mil km rodados, ele simplesmente quando liguei e coloquei 1 marcha acelerei e ouvi um barulho muito forte achei q fosse algo na roda ou coisa do tipo pois no painel não acusou nd, continuei andando c ele, andei mais 4 km qnd simplesmente ele vazou tooooodo o óleo e estourou o cambio, diversas peças no chão e um rastro enorme de óleo, e o seguro ñ cobre, concessionaria diz que ñ está mais na garantia,e como moramos no BRASIL prejuízo todo meu, NÃO recomendo, tive um Honda Fit automático, onde troquei apenas óleo e filtros em 4 anos c o carro, já o Bravo ñ posso dizer o mesmo. Estou horrorizada como um carro em pouco tempo de uso, com baixíssima Km pode estourar um cambio assim.

    • Boa tarde a todos ! A coisa e bem simples, vejam com os taxistas, quais cambios funcionam melhor ! Assim como eu muitos rodam em media 60 mil km por ano. E estou falando apenas de um período, durante o dia, a noite acaba rodando uns 40 mil km por ano, o que chega na media de 90 mil km ano rodando dia/noite. Ai sim e um laboratório perfeito para quem precisa decidir. Para este perfil de condução de alta resistencia, ou é manual ou automático e acabou. Agora que roda pouco e quer arriscar os automatizados, podem ter certeza, na grande maioria vai perder muita grana. Perguntem aos frotistas, aos taxistas de aeroporto, penso que seja a pesquisa mais facil e barata.

  46. Eu vou no sentido contrario da maioria das pessoas aqui, tenho um grande siena 2013 dualogic 70000km e tb um C4 lounge 2014 cambio automático 6 marchas normal o mesmo que equipa o tb corolla(reconhecidamente um ótimo cambio), Sinto mais prazer em dirigir o dualogic, concordo que tem que se acostumar, mas nunca tive problema, acho um pouco barulhento e complicado para manobrar, mas no mais é econômico e depois que pega a manha é ate divertido e tb sabemos que manutenção em qualquer cambio automático ou automatizado é caro, nao entendo por que este medo do Dualogic ou então sou muito sortudo.

  47. dirigi um dia desses um voyage 2013 com cambio não manual e foi a pior experiência que tive, é muito ruim, da tronco o tempo todo e o pior foi ter que ouvir do dono do carro que eu tenho que ter paciência e me acostumar àquilo. tu paga uma fortuna por um carro para vc ter paciência com ele, absurdo. mano imagina uma situação, se um ladrão estiver a dez metros do seu carro e vc estiver passando por um quebra molas e ele decidir correr pra te pegar, pode ter certeza que ele vai te pegar, porque se vc pisar fundo no acelerador é engasgo na certa e vc tá morto. como uma empresa como a vw faz isso conosco? será que eles pensam : – vamos jogar essas porcarias na rua e vamos ver no que dá, depois vamos acertando aos poucos porque o negócio é cobrir pelo menos os custos desse desastre que fizemos, o consumidor fo…….

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