IBGE: preços de carros sobem em agosto, mesmo com IPI reduzido

 As concessionárias de automóveis novos aproveitaram a grande demanda por veículos em agosto para aumentar os preços dos carros e suas margens de lucro, afirmou a coordenadora da coordenação do índice de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos.


Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, apontam que os preços dos automóveis novos avançaram 0,34% em agosto, depois de subirem 0,01% em julho. A alta em agosto ficou próxima à taxa do IPCA do período, de 0,41%, cujos dados foram coletados entre os dias 28 de julho e 27 de agosto.

No dia 21 de maio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a redução do IPI para carros novos para estimular a atividade econômica. Na ocasião, ele afirmou que o setor privado se comprometeria a dar descontos sobre as tabelas que vigoravam na época.

Na semana passada, a redução do IPI, que terminaria em 31 de agosto, foi prorrogada até o fim de outubro. “A demanda por carros aumentou fortemente porque o benefício acabaria em agosto. Com isso, as concessionárias aumentaram os preços dos veículos para elevar as margens de lucro”, disse a especialista do IBGE.

No mês de maio, o preço dos carros novos no país caiu 0,49%. O efeito do IPI reduzido só influenciou esse item do IPCA na última semana. O forte impacto do benefício fiscal apareceu apenas em junho, mês em que os preços dos veículos novos recuaram 5,48%.

Tento: Diogo Martins
Fonte: Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *