Duelo: Chevrolet Onix X Hyundai HB20

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são os lançamentos mais importantes do mercado brasileiro de automóveis em 2012. Com “passados diferentes”, mas com o mesmo objetivo, os dois querem ser a referência do segmento de compactos no Brasil.

O Onix nasceu com o peso de toda a tradição de carros compactos da Chevrolet. Mas isso não é por acaso, já que ele chegou para substituir o Corsa, um dos mais lendários veículos da marca no Brasil. Este lançamento mostra que a GM aprendeu com os erros do Agile, já que Onix é bem bonito e mais bem resolvido do que o seu irmão maior.

Já a Hyundai aposta no “inédito”. Inaugurou sua primeira fábrica oficial no Brasil para a fabricação de um carro feito especialmente para o mercado nacional, não sendo vendido em nenhuma outra parte do mundo. Sem dúvida o novíssimo HB20 é maior aposta da história da Hyundai na América do Sul. Seu visual moderninho e os seus cinco anos de garantia são seus principais trunfos para conquistar o consumidor.

Mas no duelo entre Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que leva a melhor?

Nissan Versa X Nissan Tiida Sedan
Chevrolet Onix X Chevrolet Agile
Ford EcoSport X Renault Duster
Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
Nissan Versa X Renault Logan 
Nissan Versa X Renault Symbol
Nissan Versa X Fiat Grand Siena
Peugeot 308 X Ford Focus

Preços e equipamentos

Por R$ 29.990, a versão LS 1.0 do Onix vem equipada de série com direção hidráulica, pneus 175/70 R14, freios ABS com EBD, airbags frontais, alça dianteira retrátil do teto do passageiro, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e cintos dianteiros e traseiros de três pontos, para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, além de sistema para abertura da tampa de combustível pela chave.

Pelo lado da Hyundai, a versão mais barata do HB20, Comfort 1.0, sai da fábrica de Sorocaba (SP) custando R$ 31.995 equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, duplo airbag frontal, faróis com máscara negra, rodas de 14 polegadas com calotas, ajuste de altura do banco do motorista e quadro de instrumentos luminescente (que se mantém aceso o tempo todo). O HB20 Comfort 1.6 custa R$ 36.995 e vem ainda com alarme e ABS com EBD.

Entre os 1.0, custando R$ 2.005 a menos, o Onix LS vem com ABS com EBD (e desembaçador traseiro), mas não pode ser equipado com ar-condicionado nem como opcional. Ainda assim, mesmo que muitos não concordem (mas no fundo sabem que é verdade), vale mais ter um veículo com ABS do que com ar-condicionado.

Se o consumidor gastar R$ 31.690, ele leva o Onix LT, que vem equipado com os itens do LS, com a adição de pneus 185/65 R14, alavanca de transmissão cromada, abertura elétrica do porta-malas pela chave, travas e vidros dianteiros elétricos, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados;  luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, maçanetas das portas na cor do veículo; moldura da grade do radiador e das saídas de ar cromadas; painel das portas com acabamento em tecido; para-choques dianteiros e traseiros com acabamento preto fosco; protetor de carter, puxadores internos das portas cromados, e volante com regulagem de altura e acabamento de pintura metalizada.

Além de mais desempenho e dos itens do LT 1.0, a versão LT 1.4 tem ainda faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa Ice Blue, pneus 185/65 R15, lanternas traseiras com lentes escurecidas e saia lateral com acabamento em preto. Seu preço: R$ 35.290. Quando equipadas com sistema MyLink e ar-condicionado, as versões LT saem por R$ 34.990 (1.0) e R$ 38.490 (1.4).

Já a Hyundai oferece duas versões intermediárias para o HB20. A Comfort Plus (R$ 33.995 – 1.0 e R$ 38.995 – 1.6) tem os itens da versão Comfort além de alarme, vidros elétricos, desembaçador traseiro, chave canivete com abertura e travamento remoto e tecido nas portas.

A partir da Comfort Style (R$ 37.995 – 1.0 e R$ 42.995 – 1.6), o HB20 fica bem mais atraente. Esta versão tem todos os itens da Comfort e Comfort Plus, além de rodas de liga leve, freios ABS com EBD (para a 1.0), rodas de liga de 14″, sistema de áudio com comandos no volante e banco traseiro bipartido. Com motor 1.6, o câmbio automático de quatro marchas é opcional.

Nos pacotes intermediários, o Onix é um pouco mais vantajoso. As versões LT completas, com ar-condicionado e MyLink (sistema com um tela LCD com touch screen que permite levar músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de permitir fazer telefonemas via Bluetooth e de configurar algumas funções do veículo), custam ligeiramente mais do que o HB20 Comfort Plus, que não oferece ABS de série com motor 1.0. Já o HB20 Comfort Style tem um excelente pacote de equipamentos, mas, 1.0 16V, custa R$ 3.005 a mais do que o Onix LT 1.0 completo e, 1.6, R$ 4.505 a mais do que o Onix LT 1.4.

Por R$ 41.990, a versão LTZ 1.4 do Chevrolet Onix, a topo de linha, além dos itens encontrados na versão LT, oferece ainda pneus 185/70 R15, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ar-condicionado, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLink. O único opcional é a pintura metálica, que custa R$ 850.

Onix tem 280 litros de capacidade no porta-malas

Na sua versão topo de linha, a Premium, disponível apenas com motor 1.6, o HB20 vem equipado com todos os itens da Comfort Style, além de rodas de liga leve com aro 15 polegadas, painel bicolor (cinza e preto), rádio 2DIN com CD/MP3, 4 alto-falantes + tweeters, console central com porta-objetos, entradas auxiliar, USB e IPOD e tampa retrátil. Com câmbio manual, custa R$ 44.995, enquanto o automático de quatro marchas sai por R$ 47.995. A pintura metálica custa entre caros R$ 1.005 (cinza e prata) e abusivos R$ 1.245 (marrom, azul e preto).

Nas versões mais caras e equipadas, mais uma vez o Onix se mostra mais atraente por custar menos e vir com equipamentos tão interessantes quanto o do HB20. Seu maior diferencial é o sistema MyLink. O HB20 contra-ataca com sistema de som com comandos no volante e com o câmbio automático de quatro marchas (1.6). Mas, a maior arma do Hyundai são os (excelentes) cinco anos de garantia, contra (ótimos) três anos do Chevrolet.

Porta-malas do HB20 tem 300 litros de capacidade

Colocando os dois na balança, o Onix vence neste quesito. Mesmo com garantia menor e sem ter ar-condicionado de série em todas as versões, ele custa menos, tem ABS e airbag duplo como equipamentos de série em todos os acabamentos, conta com o apoio das cerca de 600 concessionárias da Chevrolet espalhadas pelo Brasil (não garante, mas tende a facilitar muito o pós-venda) e, em breve, terá a opção de transmissão automática de seis velocidades.

Chevrolet Onix LS 1.0 – R$ 29.990
Chevrolet Onix LT 1.0 – R$ 31.690
Chevrolet Onix LT 1.0 + MyLink – R$ 32.890
Chevrolet Onix LT 1.0 + ar-condicionado – R$ 33.790
Chevrolet Onix LT 1.0 + MyLink e ar-condicionado – R$ 34.990
Chevrolet Onix LT 1.4 – R$ 35.290
Chevrolet Onix LT 1.4 + MyLink – R$ 36.490
Chevrolet Onix LT 1.4 + ar-condicionado – R$ 37.290
Chevrolet Onix LT 1.4 + MyLink e ar-condicionado – R$ 38.490
Chevrolet Onix LTZ 1.4 – R$ 41.990
X
Hyundai HB20 1.0 Comfort – R$ 31.995
Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus – R$ 33.995
Hyundai HB20 1.0 Comfort Style – R$ 37.995
Hyundai HB20 1.6 Comfort – R$ 36.995
Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus – R$ 38.995
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style – R$ 42.995
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style Automático – R$ 45.995
Hyundai HB20 1.6 Premium Manual – R$ 44.995
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático – R$ 47.995

Preços praticados em 19/11/2012 (com IPI reduzido)

Resultado: Chevrolet Onix 1 x 0 Hyundai HB20

Desempenho

Para deixar o duelo mais justo neste quesito, comparei o motor 1.0 12V de três cilindros do HB20 com o 1.0 8V SPE/4 de quatro cilindros do Onix; e o propulsor 1.6 16V do Hyundai com o 1.4 8V SPE/4 do Chevrolet. Nesta disputa, vitória do coreano.

Motores SPE/4 da Chevrolet: 1.0 e 1.4, ambos 8V

A motorização do Onix entrega mais potência (3 cv) e torque (0,1 mkgf) com gasolina, enquanto o motor do HB20 tem mais torque (0,4 mkgf) com etanol – ambos empatam na potência com o derivado da cana-de-açúcar: 80 cv.

Mas o HB20 leva vantagem porque ele alcança os picos de potência e torque com rotações mais baixas, e porque o carro é mais leve – o que faz muitas diferença, ainda mais para os 1.0.

Motor do HB20 – Reprodução/Veja

Como esperado, mesmo com os ganhos em relação ao propulsor antigo Econo.Flex, o motor 1.4 SPE/4 do Onix, com seus valentes 98 cv e 13 mkgf com gasolina e 106 cv e 13,9 mkgf com etanol, não foi páreo para o 1.6 16V do HB20. Esta é a mesma motorização do Veloster (diferente do que a Hyundai/CAOA afirma), que desenvolve 122 cv e 16 mkgf com gasolina e 128 cv e 16,5 mkgf com etanol. O peso mais baixo também “pesa” (com perdão do trocadilho) a favor do coreano.

Fechando, segundo as medições da Quatro Rodas, os motores do HB20 bebem menos do que os do Onix, sempre com etanol, não importando a comparação: 1.0 8V x 1.0 12V; 1.4 8V x 1.6 16V; 1.0 8V x 1.6 16V; 1.4 8V x 1.0 12V.

Chevrolet Onix

Potência 1.0 8V: 78/80 cv (g/e) a 6.400 rpm
Torque 1.0 8V: 9,5/9,8 mkgf (g/e) a 5.200 rpm
Potência 1.4 8V: 98/106 cv (g/e) a 6.000 rpm
Torque 1.4 8V: 13/13,9 mkgf (g/e) a 4.800 rpm
Comprimento: 3,930 m
Largura: 1,705 m (1,964 m com retrovisores laterais)
Altura: 1,484 m
Entre-eixos: 2,528 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.012 kg (LS 1.0), 1.019 kg (LT 1.0), 1.018 (LT 1.4) e 1.067 kg (LTZ)
Consumo 1.0 (etanol): 7,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)
Consumo 1.4 (etanol): 7,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)

Hyundai HB20

Potência 1.0 12V: 75/80 cv (g/e) a 6.200 rpm
Torque 1.0 12V: 9,4/10,2 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
Potência 1.6 16V: 122/128 cv (g/e) a 6.000 rpm
Torque 1.6 16V: 16/16,5 mkgf (g/e) a 4.500/5.000 rpm
Comprimento: 3,900 m
Largura: 1,680 m
Altura: 1,470 m
Entre-eixos: 2,500 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 953 kg (1.0); 1.000 kg (1.6 manual); 1.027 kg (1.6 automático)
Consumo 1.0 (etanol): 8,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)
Consumo 1.6 (etanol): 8 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)

Resultado: Chevrolet Onix 1 x 1 Hyundai HB20

Espaço, acabamento e conforto

O comprador da dupla deste post não deve esperar luxo na cabine. Mas Chevrolet e Hyundai fizeram o dever de casa, demonstrando que simplicidade não precisa ser ruim. Ambos tem bons encaixas e materiais de qualidade relativamente boa, com ligeira vantagem para o Onix.

Chevrolet Onix

Falando do painel, os instrumentos inspirados em motos do Onix têm gosto duvidoso (mas estão “anos luz” à frente do Toyota Etios). A solução mais tradicional do HB20 é melhor. O Chevrolet contra-ataca com o MyLink e sua bela tela sensível ao toque, que faz o bom sistema convencional do Hyundai parecer bem antigo, mesmo com os comandos no volante. Mas o coreano tem ergonomia superior.

É do compacto da GM o melhor espaço interno, graças ao seu entre-eixos um pouco mais longo. Sem dúvida, os ocupantes encontram mais espaço no Onix. Por outro lado, o HB20 leva mais bagagem no porta-malas: 300 litros X 280 litros.

Hyundai HB20

O Chevrolet Onix tem mais espaço interno e acabamento ligeiramente melhor do que o Hyundai HB20, que leva a melhor na ergonomia e no porta-malas maior.

Resultado: Chevrolet Onix 2 x 2 Hyundai HB20

Visual

Como sempre digo, este é um item subjetivo, por isso não vale nota. A Chevrolet, finalmente, conseguiu fazer um carro (de preço mais acessível) bonito que segue a linha de design mundial da marca. Diferente do Cobalt e, especialmente, Agile e Spin, o Onix agrada. Sua dianteira tem visual mais agradável e proporcional para o seu tamanho, enquanto sua traseira, inspirada no Volkswagen Gol, não compromete.

MyLink é um dos destaques do Chevrolet Onix

Mas, por conter um conjunto mais harmônico, o Hyundai é mais bonito. Suas linhas tem mais inspiração e passam a sensação de mais modernidade do que do Onix. O HB20 realmente parece um mini novo i30.

Resumo da obra

Quando comecei a fazer as analises para este duelo, achei que o HB20 fosse vencer. Durante os estudos e testes, achei que o Onix fosse vencer. Mas, no final, o empate foi o mais justo.

HB20 tem espaço interior inferior ao do Onix

O Hyundai tem desempenho superior, bebe menos combustível, tem o porta-malas maior, garantia mais longa e visual mais moderno e ergonomia melhor, além de ter ar-condicionado de série em todas as versões, e opção de câmbio automático.

Já o Chevrolet custa menos, tem melhores equipamentos de série, como freios ABS com EBD para todas as versões; tem maior espaço interno, acabamento ligeiramente superior; uma assistência técnica mais abrangente em número de concessionárias e não faz feio na garantia (3 anos) e no desempenho.

Empate foi muito justo. Mas, se eu fosse escolher um destes dois para colocar na minha garagem, seria o Chevrolet Onix. Suas qualidades são mais adequadas para a minha vida.

Enquete

Pelo visto, o resultado deste duelo reflete bem o que os internautas pensam. De acordo com a enquete que ficou no ar no De 0 a 100 por 1 semana, com a pergunta “Qual novidade é a melhor compra?”, o Chevrolet Onix levou a melhor, mas vencendo o Hyundai HB20 de forma bem apertada. Sinal de que os dois devem se dar bem no mercado nacional.

Qual novidade é a melhor compra?
1. Chevrolet Onix – 55 votos (51,4%)
2. Hyundai HB20 – 52 votos (48,6%)
Total: 107 votos (100%)

Fotos: Onix: Chevrolet/Divulgação // HB20: Hyundai/Divulgação

Comentários

  • Obrigado!

    Enrico, não entendi bem a questão da sensação, mas, de modo geral, gostei mais do Onix 1.4 do que do 1.0.

    Mesmo sem as modernidades dos motores do HB20, o Onix 1.4 tem desempenho interessante, trabalhando com mais folga do que o 1.0, o que é sempre melhor. E a média de consumo é praticamente a mesma.

    Só acho que a versão LTZ poderia custar menos de R$ 40.000.

    Um abraço!

  • Anonymous disse:

    Parabéns pela comparação RENATO, com certeza uma das melhores!

    Já foi possível entender que o Onix 1.0 possui desempenho inferior ao HB20 1.0, mas, de modo geral, na sua OPINIÃO, essa diferença é gritante e/ou goza de força suficiente para desmotivar a compra do Onix 1.0?

    Tenho a convicção de que o Onix 1.0 possui o melhor custo-benefício quando comparado com o HB20 1.0.Agora, no que tange ao Onix 1.4, ainda mantenho a visão de que TALVEZ seja mais interessante pular para uma categoria superior, vez que o valor aproximado de 38 mil pode motivar a compra de outros modelos.

    A dúvida que ainda fica é se o Onix 1.0, de 35 mil (AC + MYLINK), tem desempenho satisfatório ou próximo em relação ao HB20 e outros populares. Tenho lido em alguns lugares que o Onix 1.0 tem um desempenho melhor que outros 1.0 (com exceção do HB20), mas sempre com uma incerteza nas opiniões.Nesta avaliação, foi dito que “não faz feio”, mas gostaria de saber se esse desempenho ainda pode ser considerado como o melhor no campo dos carros 1.0 (ressalva quanto ao HB2O).

    Espero ter sido minimamente claro.

  • Obrigado anônimo!

    Sobre sua dúvida, o desempenho do HB20 1.0 é um pouco melhor do que do Onix 1.0. Nas acelerações, eles são bem semelhantes. No uso diário, a diferença é pequena e muitos não vão nem notar (percebem mais a diferença de comportamento e funcionamento geral do que de desempenho na cidade).

    A maior diferença que notei foi nas retomadas de velocidade na estrada. O HB20 foi melhor – imagino que por causa do peso, e da relação das marchas. Mas o Onix não fez feio.

    Um abraço!

  • César disse:

    Testei o HB20 1.6 COMFORT PLUS com áudio e o Onix 1.4 LT com ar e My Link. Minhas impressões dos dois carros coincidiram com essa completa e ótima avaliação do Renato Parizzi. Comprei o Onix para minha esposa, que está adorando o carro.

  • Anderson, é uma questão muito pessoal. Respondendo de forma bem simples: HB20. Veja:

    Custo – HB20
    Potência – HB20
    Conforto – Onix

    O HB20 anda mais, custa mais barato e tem cinco anos de garantia, enquanto o Onix é mais equipado, espaçoso (o que aumenta o conforto) e tem 3 anos de garantia.

    Dirija os dois carros e veja qual deles mais te agrada.

    Veja o caso do amigo César dos comentários acima. A dúvida dele era bem parecida e ele testou os dois carros e acabou optando pelo Onix.

    Um abraço!

  • César disse:

    A versão equivalente do Onix LT 1.4 com ar e My Link (R$38.490,00) é o HB20 Comfort PLus com áudio (R$39.990,00). O painel do HB20 fica muito bonito com o áudio original. Gostaria de alertar que o HB20 não tem ajuste de posição do volante até essa versão, só da STYLE (R$42.995,00) para cima. Minha esposa gosta de dirigir em posição elevada, o volante do HB é um pouco baixo e atrapalhou a leitura dos instrumentos. Outro detalhe, quem for comprar carro zero agora é bom ter cuidado com o prazo de entrega. Se for maior que 45 dias, poderá perder a redução do IPI (vale até 31/12/12) e ter que pagar mais R$3.000,00 quando o carro chegar. Quando comprei, o prazo do Onix era de uma semana e o do HB20 era de 90 dias.

  • Anonymous disse:

    ATé agora o melhor duelo que já li.Parabéns! Fui agora a pouco na Chevrolet(Palmas-TO) ver o Onix de perto. Não entendi o porquê, mas a vendedora me passou o valor de 40.990,00 no Onix LT 1.4 (cor sólida + my link + ar, que em todos os sites que pesquisei custa 38.490,00)ou seja 2.500,00 a mais( que daria para pagar o seguro + emplacamento). Tbm já fui ver o HB 20 confort plus com audio 1.0, para minha surpresa tambem me cobraram 3.000,00 a mais do que o especificado no site da Hyundai.Agora me digam que IPI reduzido é esse que não aparece no preço final dos carros zero do Tocantins. Alguem está enganando o consumidor. Sinceramente, estou quase desistinto de comprar um zero e continuar com meu palio 1.4 2008, que está inteirinho e com as revisões em dia.

  • Anonymous disse:

    Acabei de comprar um onix lt 1.0 com ar e my link. minha intenção inicial era comprar um hb 20. porém alguns motivos me levaram a decidir pelo onix:
    1) a entrega do onix é imediata, enquanto a do hb 20 é de 90 dias já com 2500 a 3000 a mais por causa do IPI. A hyundai não usa mais o slogan compre o seu e sim encomende o seu.
    2) a mecânica do onix já é conhecida e facil manutenção, já o hb 20 tem um motor de 12 válvulas com 3 cilindros que eu preferi não arriscar.
    2) Achei fantástico dirigir o onix e a telinha do my link é inigualável.
    Enfim, me apaixonei pelos dois, mas o onix é uma decisão mais consciente.
    Elson

  • Allan disse:

    Olá Renato, muito bom o seu comparativo.

    Estou na dúvida entre o onix 1.4 e o HB20 1.6

    Na estrada quando precisamos da potência do carro para ultrapassagens o onix perde muito para o HB20? E nas subidas a diferença na perda de potência é muito grande entre os dois?
    Você considera o onix um carro seguro para estradas movimentadas e que exija muitas ultrapassagens?

    Obrigado

  • Olá Allan.

    A diferença de desempenho entre os dois (1.4 X 1.6) é maior do que entre os dois 1.0.

    O HB20 1.6 não só tem mais potência e torque, como também é mais leve. E o Hyundai ainda bebe um pouco menos.

    Mas é importante dizer que o Onix 1.4 não faz feio. Ele é muito superior ao 1.0. Seu desempenho não é excepcional, mas é bastante honesto para a proposta do carro.

    Na estrada, o HB20 1.6 será mais seguro para o ultrapassar, mesmo carregado. Com o Onix 1.4 também é seguro, mas o motorista precisará ter mais atenção.

    Um abraço!

  • Anonymous disse:

    Primeiramente parabéns Renato pela avaliação. Fui testar os dois carros que, por sinal são excelentes, mais no final escolhi o Onix, pois a entrega é quase imediata. Nos dois carros que testei, 1.4 GM e 1.6 Hyundai, sinceramente não senti muita diferença em relação ao desempenho, as acelerações no HB20 são mais vigorosas, em compensação a qualidade de acabamento do Onix é melhor, e o conforto proporcionado pelo ótimo isolamento acústico do modelo da GM faz diferença. O espaço também é mais generoso no Onix, no HB fica bem apertado para 5 ocupantes e, fora que se vc tiver defeito seja mecânico seja por batida deus sabe lá quanto vai conseguir os componentes já que nem conseguir entregar os carros já vendidos a Hyundai conseguiu imagine peças de reposição. Fiquei com o Onix e até agora não tenho do que rclamar.

  • Anonymous disse:

    Interessante, o HB20 ganha em tudo… o Onix tem um acabamento levemente superior (gostaria de saber como isso é medido) e tem mais concessionárias… Escolha óbvia: Onix! hahaha… parece piada.

  • Bruno/SP disse:

    Anônimo Ari Toledo, o “Chevrolet custa menos, tem melhores equipamentos de série, como freios ABS com EBD para todas as versões; tem maior espaço interno, acabamento ligeiramente superior; uma assistência técnica mais abrangente em número de concessionárias e não faz feio na garantia (3 anos) e no desempenho.”

    O resultado final foi empate.

  • Cláudia disse:

    Olá Renato,

    Parabéns pelo Blog!

    Meu carro foi furtado recentemente e passei o final de semana pesquisando carros em várias concessionarias, fiz alguns testes driver e optei pelo Onix, por sorte consegui encomendar um ,que segundo o vendedor chegará antes do Natal, pq 90% das concessionarias não tem mais o carro para entrega esse ano. O carro que comprei é o onix 1.0 LT R7H (completo, sem mylink), alguns amigos fizeram um terrorismo comigo, inclusive meu mecanico dizendo que vou sofrer com o carro!!que o carro 1.0 com ar nao anda, não tem força em subidas e ultrapassagens na estrada,que fiz um péssimo negocio e deveria trocar pelo 1.4 .Além da falta de opção para a compra do 1.4, a diferença de preço apesar de pequena vai ser significativa p/mim nesse momento. Eu faço uso básico do carro, e não costumo viajar muito. Gostaria de saber a sua opinião em relação ao desempenho do carro , se realmente terei essa decepção.Pesquisei em varios sites e sinceramente li tantas opinioes que mais me confundiram que ajudaram.Tecnicamente falando a quatro rodas desse mes trouxe um comparativo dos hatches compactos e o Onix ficou em segundo lugar perdendo só para o HB20. e na ficha tecnica vi que o motor dele tem 80c de potencia o que acredito ser muito bom para um carro 1.0. Enfim é isso, gostaria de saber a sua opiniao. obrigada!

  • Olá Cláudia! Obrigado pelo comentário.

    As opiniões dos seus amigos e familiares são relevantes, mas a opinião mais importante de todas, sem dúvida, é a sua!

    Se você está feliz e satisfeita, é porque escolheu o carro certo e a versão mais adequada para este momento da sua vida.

    Em relação ao desempenho, o Onix 1.4 anda mais, mas o 1.0 é bem honesto. Ele tem desempenho satisfatório na cidade e razoável na estrada, como a imensa maioria dos veículos 1.0.

    Não podemos esperar alto desempenho de um carro com motor de baixa cilindrada.

    O que acontece com frequência é que muitos motoristas reclamam que o carro 1.0 não anda e bebe muito. Mas, na maioria das vezes, estes motoristas não dirigem o carro 1.0 da maneira correta. Eles sempre aceleram demais, buscando um desempenho que não existe e, com isso, sacrificam o consumo.

    Eu tenho a Quatro Rodas e li o comparativo. Concordo com o que “disse” a revista.

    Veja os dados de potência e torque do Onix 1.0:

    Potência: 78/80 cv (g/e) a 6.400 rpm
    Torque: 9,5/9,8 mkgf (g/e) a 5.200 rpm

    São numeros interessantes para um veículo 1.0, mas que não garantem bom desempenho.

    Na minha opinião, você fez uma boa compra. Fique tranquila e lembre-se: como eu disse antes, a sua opinião é a mais importante!

    Um abraço.

    • André disse:

      Olá Renato parizzi: gostaria de saber se teve alguma diferencia entre o modelo 2012 e 2015 do onix 1.4 LT em todos os sentidos, por que eu acabei de compra um onix 1.4 LT 2015, principalmente na qualidade do motor e se fiz uma boa escolha. obrigado um abraço

  • Daniel disse:

    Nos últimos anos fui um consumidor fiel da marca GM mas com os últimos lançamentos da Chevrolet (Cobalt, Sonic e Spin), ao meu modo de ver, são uns carros com design “duvidoso” e nada agradáveis de se olhar.
    Vou esperar ansiosamente até março e ficar entre HB20 sedan e Ônix sedan, já que preciso de um espaço maior no porta-malas.
    Sei que nenhum desses dois foram lançados por enquanto mas depois de ler sobre o desempenho dos hatches, fica a pergunta:
    Será que o Onix na versão sedan não vai ficar como o Cobalt 1.4, ou seja, um motor fraco para um sedan?

  • Daniel, levando em consideração o peso do Onix LTZ 1.4 (1.067 kg) e o do Cobalt LS 1.4 (1.091 kg), podemos esperar um desempenho semelhante entre Onix Sedan (provavel Prisma) e o Cobalt. Mas ainda é cedo para falar e existem muitos outros fatores para serem analisados.

    Vamos esperar mais um pouco até as informações oficiais chegarem, assim como os testes da imprensa.

    Um abraço!

  • Anonymous disse:

    Comprei um Onix LT 1.4 dentro da fábrica da GM em SCS no feirão do dia 27/10/12, no dia 05/12/2012 no fim da tarde o recebi através da concessionária Dutra Leste/SP(Grupo Itororó) com vários defeitos: porta traseira do lado do motorista com a borracha do vidro toda enrugada, a parte de cima da mesma com alguns raspados, no canto perto da maçaneta com tinta escorrida, na parte interior da mesma porta entre os bancos e a lataria com pintura com manchas, além da mesma estar toda desalinhada, assim como o capô. Fora que o para sol do lado do passageiro simplesmente de soltou no caminho da concessionária pra minha casa. No dia seguinte logo cedo fui reclamar na concessionária, como a Central de Relacionamento Chevrolet me orientou, simplesmente mandaram eu procurar meus direitos. Eu comprei um carro zero! Não quero um carro cheio de avarias e reparos a fazer que vão diminuir o valor do mesmo! E o artigo 18 CDC?
    Emilio Y Ogoshi

  • Maycon, como está escrito no texto:

    Chevrolet Onix
    Consumo 1.0 (etanol): 7,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)
    Consumo 1.4 (etanol): 7,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)

    Hyundai HB20
    Consumo 1.0 (etanol): 8,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)
    Consumo 1.6 (etanol): 8 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 636)

    Os números com gasolina eu não tenho, mas eles são superiores a todas as marcas com etanol.

    Um abraço.

  • Acho que o HB20, por ser da Hyundai, todos esperavam que fosse um carro completamente revolucionário e de grande atrativo, mas decepcionou muito. O Onix da Chevrolet realmente impressionou com o seu design e o acabamento superior a outros veículos da mesma montadora, eu com certeza ficaria com o chevrolet.

  • Uma excelente postagem! Parabéns para o autor.

    As diferenças são tão próximas, que mesmo depois de ver vários e vários comparativos entre esses dois modelos, ainda continuo na dúvida! Hahaha…

    Embora eu esteja levemente atraído pelo HB20, porém acho o Onix mais bonito!

  • Uma semana antes do lançamento do Onix, consegui conhecer o carro em uma concessonária, fiquei impressionado com o carro e disse sentado no banco do motorista esse vai ser meu próximo carro. Designer externo e interno achei fantastico. No mesmo dia fui conhecer o HB20 não tive dúvida sai da loja decidido o onix vai ser meu próximo carro. Comecei assim negociar fiz um teste drive para selar minha escolha foi quando é me surpreendi ainda mais com o carro: espaço interno, acabamento, conforto ao dirigir, engate preciso das marchas e nivel de ruido muito baixo. No memso dia fechei negocio e hoje estou muito satisfeito com carro. Onix 1.4 LT – Fantastico.

  • Anonymous disse:

    Grande comparativo!! Esses são os dois melhores carros de entrada do Brasil na minha opinião. Ainda não consegui decidir: Onix 1.4 LTZ ou HB 20 1.6 Confort Plus + Audio + rodas. Eles tem o mesmo preço: R$ 42.000,00. Pontos positivos: ambos tem uma boa garantia e são fabricados no Brasil. Fiz teste drive nos dois e analisei todos os itens que tomei conhecimento. Minhas maiores críticas são para a Hyundai com apenas 120 concessionárias no país. Outra coisa: vi várias pessoas questionando os 128 cv do HB 20 1.6. Tenho um Corsa com 1.8 (116 cv). Eu posso puxar um trailler que passo voando pelo HB 20. Não estou acreditando na potência. Não será a primeira vez que a Hyundai estará enganando os consumidores (caso Veloster)

  • Anonymous disse:

    Olá, na dúvida entre os dois também! No entanto na GM que eu fui, o vendedor me informou que o onix LTZ custa 44.900,00. É esse mesmo o valor? É tabelado ou pode varia de concessionaria?
    Obrigado,
    Raphael

  • César disse:

    Já rodei 1.500 km com meu Onix LT 1.4 e hoje vou falar de consumo, já que muitos colegas tem interesse nesses dados.
    Até agora o Onix LT 1.4 tem feito a média de 10km/l, usando ETANOL, circuito 1/3 cidade, 2/3 estrada, ar sempre ligado, MEDIDO NA BOMBA.
    Este consumo está de acordo com as medições da Revista Quatro Rodas e dados informados por essa matéria.

  • Larissa disse:

    gostei muito da reportagem, tenho um uno 1.0 e viajo bastante, quero muito trocar por um carro mais potente, estava decida pelo hb20 1.6, mas fui numa concessionaria da chevrolet e achei o onix beeeeeem maior, alem de ser mais facil a manutençao e troca de peças devido ao numero de consessionarias. Agora estou morrendo de duvida, o motor 1.4 perde muito para o 1.6??? não quero sofrer mais na estrada!!!!!!

  • Oi Larissa.

    Veja o que eu escrevi acima para o Allan:

    “A diferença de desempenho entre os dois (1.4 X 1.6) é maior do que entre os dois 1.0.

    O HB20 1.6 não só tem mais potência e torque, como também é mais leve. E o Hyundai ainda bebe um pouco menos combustível.

    Mas é importante dizer que o Onix 1.4 não faz feio. Ele é muito superior ao 1.0. Seu desempenho não é excepcional, mas é bastante honesto para a proposta do carro.

    Na estrada, o HB20 1.6 será mais seguro para o ultrapassar, mesmo carregado. O Onix 1.4 também é seguro, mas o motorista precisará ter mais atenção.”

    Faça test drive dos dois carros e veja qual mais te agrada. Se for o Onix, compre sem medo. Não existe carro perfeito, mas existe aquele que nos deixa mais feliz e satisfeito!

  • Dion disse:

    Dion

    Minha esposa se apaixonou pelo HB20, mas depois de tantos comparativos, acho que optar pelo Onix é mais seguro.

    Qual é o mais vantajoso?

    HB20 1.0 com som integrado e comando no volante ou Onix 1.0 com my link e ar cond? O preço é exatamente igual…

  • Dion, é como eu disse no comentário logo acima: compre aquele que vai deixar você e sua esposa mais felizes e satisfeitos. Se for o Onix, excelente. Se for o HB20, excelente também.

    Faça um test drive em cada um deles e veja qual mais agrada. Dirigir pode fazer uma diferença enorme.

    Um abraço.

  • Anonymous disse:

    HB20 está de parabéns, apesar de ser de uma marca que não curto. Já a Chevrolet… Saudade do Corsa GSI. Aquilo era um verdadeiro esportivo pequeno. Colocar esse motor 1.4 em tudo que ela tem, e ainda dizer que rende 106 cv???? Essa era a potência do 1.6 16v do antigo Corsa GSI. Qual será a Fórmula para extrair esse tipo de cavalaria de um pequeno 1.4 de 8v? Suscita dúvidas.

  • Anônimo, é uma questão de tecnologia. Quando o Corsa ganhou motor 1.4 no Brasil, nos anos 90, ele tinha 60 cv de potência. Veja como a diferença é grande para os motores 1.4 de hoje (106 cv).

    O motor 1.6 16V Ecotec da Chevrolet (do Sonic) desenvolve hoje 116/120 cv. Também é uma diferença considerável em relação ao motor do Corsa GSi, embora menos notável.

  • Parabéns pela comparação!!

    Eu havia me encantado com o HB20, mas agora estou lendo muitas comparações entre os dois e estou na dúvida.
    Ainda não conheço o Ônix pessoalmente, mas amanhã vou até uma loja conhecê-lo.
    Acho que vou acabar optando por ele, pois além de ser mais barato na versão que eu quero (LT 1.0 com Ar + MyLink -34.900 X Confort Plus com Àudio – 35.990) vem com ABS, faróis de neblina e retrovisor e maçaneta na cor do veículo.

    Obrigada

  • Anonymous disse:

    Estou comparando o HB 20 premium 1.6 e o Onix 1.4 LTZ há 2 meses. Inicialmente tinha certeza que o HB 20 era melhor, mas resolvi ir a fundo, começando com os test-drive. Primeira surpresa: o Onix tem muito mais epaço interno e é muito mais bem acabado, além de frear melhor, ter mais estabilidade, tela de 7 polegadas com bluetooth e GPS como acessório. A minha grande decepção com o o HB 20 foi o desempenho = O carro só anda depois dos 4.500 rpm. O HB 20 anda menos que o Onix em baixa rotação. A manutenção preventiva do HB 20 até os 60.000Km é baixa (muito boa), porém não inclui a mão de obra. Já liguei para a Hyundai e ninguém sabe me informar o valor da mão de obra. O consumo dos dois é o mesmo (diferença mínima para o HB 20). A manutenção do HB 20 acima dos 60.000Km nem o papa sabe. A GM garante a manutenção total até os 100.000Km no valor de R$ 4.700,00. Como sou do interior o fator número de concessionárias foi decisivo Onix (600) x HB 20 (ridículas 120)

  • Parabéns pelo comparativo .Estou justamente decidindo entre os dois 1.0 que estâo mudando o paradigma dessa categoria , que só existe no Brasil. Seria possível termos os consumos com gasolina? Sabemos que a decisão de combustível a ser usado é muitomimportante:
    – se for econômica, quase sempre a gasolina é mais vantajosa pois a diferença de preço do álcool nunca é mais de 30% mais barato para justificar o seu uso. Então. Nesse caso o Ônix vence na potência em 3 CV.
    – já se a decisão for humanitária, onde o uso do álcool é menos poluente , o HB 20 leva vantagem.
    Aguardo informação do consumo a gasolina para ajudar na minha escolha.
    Celebremos juntos a nova concorrente Hyundai por colocar um pouco de pimenta nas bancadas dos projetistas. Sem duvida que se não fosse por ela ainda estaríamos com os sofríveis 1.0 menores de 70CV.

  • César disse:

    A rede de CSS foi um item decisivo quando comparei Onix com HB20 e acabei decidindo pelo Onix. Muito mais grave que ainda reduzido número de concessionárias Hyundai é o abismo de capacitação técnica que existe entre as CSS GM e a maioria das CSS Hyundai. Na minha cidade, a CSS Hyndai não passa de uma loja bonita de vender carros, com uma pequena oficina, capacitada apenas para fazer revisões periódicas, sem peças em estoque. Outro dia li um relato de um proprietário de um HB20 1.6 que teve um problema de vedação no vidro dianteiro dois dias após retirar o carro da CSS. Ele mora em Salvador e o veículo precisou ser reparado na CSS de Aracaju à 260km de onde ele mora.
    Pior, a CSS de Salvador pediu para ele ir retirar o carro lá em Aracajú e que só pagava as despesas de locomoção. Defeitos acontecem em todos os carros, e, durante o período de garantia, a diferença no número e capacitação das CSS poderá fazer a diferença entre soluções rápidas e longas esperas e perda de tempo. Isso é ainda mais importante para quem viaja por esse Brasil afora. Esse item merece muita atenção

  • Erich Henrique - Ap disse:

    parabens pelos comentários isso influenciou mto na minha e escolha, fico com o onix ltz. só queria saber se já tem na versão automática que é a que pretendo comprar.

  • Erich Henrique - Ap disse:

    parabens pelos comentários isso influenciou mto na minha e escolha, fico com o onix ltz. só queria saber se já tem na versão automática que é a que pretendo comprar.

  • Tiago disse:

    Também estou na duvida….Mas parece que as versões 1.0 do Onix são mais atraentes e contrapartida as de 1.6 do HB20 são melhores.Analisando a versão 1.0 que pretendo comprar, pelo desing de fora o hb20 encanta mais o Onix é melhor no interior sou um pessoa consideravelmente grande, e a diferença dos opcinais principalmente itens basicos que não tem no hb20 mas contem o ar-condicionado e claro que na manuenção o da GM ganha pelo grande numero de autorizadas mesmo pela garantia maior, e lembram na hyundai tem poucas concessionrias vai ser dificil de marcar e ainda que em cada 10.0000 ou 1 ano tem que realizar a revisão obrigatoria, para continuar com a garantia. O grande x da questão quanto vale o preço de ter um carro com desing melhor, e com um preço com ar condicionado mais acessivel.

  • César disse:

    Erich,
    De acordo com a Revista Quatro Rodas, o Onix automático chega em 2013 ao mercado, com câmbio de seis marchas, GPS instalado no My Link e preço na faixa dos R$46.000,00.

  • Anonymous disse:

    Amigos,

    Eu estava para trocar de carro e queria um compacto; olhei primeiro o HB20 e gostei do carrro, depois olhei o Onix que gostei mais, pois seu espaço interno, acabamento e tamanho do carro muito maior e acabei optando pelo ONIX e estou satisfeito.
    Concordo com a reportagem do site PARABÉNS !!!!
    Stenio (RJ).

  • Anonymous disse:

    Não concordo com os valores apresentados no site da Chevrolet o Onix LT com ar esta por R$ 34.790,00, ou seja mil Reais a mais do que você informa, e diante disto o HB20 é o mais barato só o Ar vale no mínimo R$ 2.700,00.
    Não concordo também em dizer que o ar é menos importante do o ABS pois com os vidros abertos você esta exposto a assaltos.

  • Enrico disse:

    anonimo(a), acho que vc não leu o que está escrito:

    Preços praticados em 19/11/2012 (com IPI reduzido)

    como o ipi voltou parcialmente a ser cobrado, os valores hoje estão mais altos.

  • Ellen- São José dos Pinhais-PR disse:

    Realmente fiquei muito interessada pelos dois carros, mas por incrível o atendimento me fez escolher o Onix. Uma amiga já havia me dito que tinha sido totalmente ignorada na loja da Hyundai, quis pagar pra ver… mas comigo foi a mesma coisa, entrei não fui recepcionada por ninguém, abri e ntrei em vários carros e nada… fui até um balcão para pedir que um vendedor me atendesse. Pedi para fazer o test drive e na negociação não senti interesse do vendedor. Já na Chevrolet me senti mais “importante”, por isso fechei o negócio!

  • Achei de suma importância as informações prestadas.Estava encantada com o HB20, porém você influênciou minha escolha. Acho que vou optar pelo onix. Só estou em dúvida qual deles seria melhor para a rotina do dia a dia(casa/trabalho/faculdade)em se tratando de economia no combustível. Gilcélia, Brasília/DF

  • Gilcélia, escolha o carro que mais vai te trazer satisfação e felicidade!

    Se for o Onix, ótimo! Se for o HB20, ótimo também! Se for outro, não tem problema nenhum! O importante é você escolher o carro que mais te agrade.

    Já pensou você comprar um veículo sendo que, no fundo, você queria outro?

    Um abraço!

  • César disse:

    Na avalição do Eber (blog Notícias Automotivas), o nível de ruído interno do Onix é menor do que o do HB20. O consumo real de combustível em cidade e estrada do Onix LT 1.4 também é menor do que o do HB20 1.6.

  • Bom dia Renato, também pretendo comprar um carro novo.

    Referente a economia, pelo que li na tabela 4 rodas, este consumo é o de fábrica, e como é sabido, motores zero Km, o consumo é maior.
    E apenas lembrando, os motores do Vw gol 1.0 16v, e o 1.6 G5 apresentaram muitos problemas, e muitos foram substituido, então uma garantia do HB20 5 anos é melhor que 3 do Onix neste caso ( Minha opinião ).
    Parabens pela matéria.

    Mauricio
    Catanduva-SP

  • Excelente comparação, a melhor que vi na net ate hj, parabens meu caro!!
    Estou na duvida entre os dois e irei fazer o teste drive, porem e no futuro quando for vender qual desvalorizara mais heimm?? Oq acham sobre isso?? E o pos venda caso precisar de peças.
    Abraço!!

    Renahn Siqueira – GO

  • Obrigado Renahn!

    Sobre suas dúvidas, estamos quase conseguindo fazer uma análise mais completa da desvalorização dos dois veículos. Como a procura e a venda dos dois está bem alta, a tendência é que a desvalorização de ambos não seja alta.

    Sobre o pós-venda, a Chevrolet tem uma infraestrutura mais ampla e completa e uma rede com cerca de 600 concessionárias no Brasil, o que, teoricamente, facilita a reposição de peças e os outros serviços. Além disso, mesmos “novos”, os motores do Onix são velhos conhecidos dos mecânicos, o que facilita a manutenção.

    O HB20 é nacional, o que também colabora, teoricamente, para garantir peças.

    Um abraço!

  • RENATO, nos últimos dias eu devo receber um Onix LT 1.0, na compra, acabei optando por tirar o mylink e adicionar um Pioneer AVH-8480BT de 2 din, com camera de ré e sensor de estacionamento, além dos kits de instalação de áudio, paguei por isso R$ 2.500,00. Minha dúvida é: o Onix com mylink tem a opção modificar configurações do próprio carro, essas opções são ajustáveis na versão sem mylink?

  • Muito boa as informações, estou na duvida em relaçãos aos 1.0, ONIX e HB20, a tradição da marca Chevrolet, e aposta na Hyundai, o HB20 cheio de opcionais, a empresa não vai querer queimar o filme no mercado, por isso acredito que seja mesmo um bom carro, o medo é precisar de péças e o tempo de solução de eventual problema, o pergunta que não quer calar é a desvalorização na hora de passar para frente o carro, ainda estou na duvida.

    Forte abraço a todos, lembrando que segurança esta em primeiro lugar.

  • Rayner, onde você mora?

    O preço do carro para os estados do sudeste é:

    Onix LTZ 1.4 – R$ 43.090
    Com pintura metálica, o valor é de R$ 43.990.

    Estes são os preços sugeridos. Não existem mais preços tabelados pelas marcas.

  • Igor disse:

    Olá Renato, ótimo artigo o seu. Mas tenho algumas dúvidas. Palio e Gol ainda são boas opções? Ou Onix e HB20 são os melhores atualmente??
    Meu pai vai trocar o carro dele em breve e talvez seja difícil convencer a comprar um Onix, que eu achei mais interessante.
    Vale a pena investir mil reais no MyLink?
    Seria um carro pra ficar por 5 anos.
    Abraços!

    • Renato Parizzi disse:

      Oi Igor. Palio e Gol também são boas opções! Se eles são melhores que Onix e HB20, isso é difícil responder. Os 4 são boas opções, por isso, a sua escolha fará toda a diferença. Como eu sempre digo: prefiro não te indicar nenhum, pois a melhor escolha é aquela que vai te deixar mais feliz e satisfeito.

      Sobre o MyLink, é um sistema interessante. Do meu ponto de vista, ele vale sim. Mas se você gostar de ouvir CDs dentro do carro, o sistema não vale, pois ele não tem CD Player.

      Como é um carro para ficar 5 anos, Onix e HB20 teriam a vantagem da garantia mais longa (3 anos para o Chevrolet e 5 anos para o Hyundai), pois Palio e Gol só tem 1 ano cada um. Esse pode ser um bom argumento para falar com o seu pai.

      Por que você não o leva para conhecer os carros? Seria um passeio bacana e o vendedor também pode te dar uma ajuda! hehe

      Um abraço!

  • JARDEL disse:

    Excelente comparativo camarada, gostaria de saber agora em relação às revisões de ambos os modelos?! Reza a lenda de que as do ônix são mais caras, alguém poderia sondar isso?!

  • roberto daniel disse:

    Empate, empate, empate !
    Todos são unânimes: os dois são bons.
    Racionalmente e técnicamente a opção é chevrolet, é mais conhecido, principalmente mecânica, maior rede de concessionárias, mas… pera aí, ele tem dois anos de garantia a menos que o coreano, na minha pouco experiente opinião isso deve contar e muito!
    Como já muito bem falado aí em cima, ninguém sabe ao certo o custo da manutenção do coreano daqui alguns anos, mas ele também é fabricado no Brasil, tem e não tem a mesma qualidade na fabricação?? È também obvio que o HB20 parece meio fresco, até muita preocupação com conforto, detalhes, isso é pra mulher. Como diz aquela musica gauchesca, “sou do tempo que homem gostava de mulher…”
    Querendo ou não dois anos a mais de garantia são mais ou menos 30 mil kms sem preocupação!
    E, está difícil mesmo. O melhor é dirigir e sentir o que mais agrada, não apenas o bolso, mas sim o corpo!

  • Mônica disse:

    Ótimo comparativo. Ano que vem (2016), pretendo comprar meu primeiro carro. Tanto o HB20 quanto o Onix me parecem uma boa compra. Provavelmente, optarei pelo Onix.

  • joelma disse:

    ola. gostei dos comentarios, mas ainda tenho duvidas,vou trocar de carro e quis ver as perguntas e respostas sobre os dois,depende muito de onde vai andar como carro se e em asfalto ou mais estrada de chao batido,eu por exemplo adorei meu carro atual um honda fit,mas so pra asfalto,chao batido nem pensar,detona a suspensao. esse e meu medo pois ando por estada de chao e agora qual deles comprar pois nao comentaram sobre o assunto neste site.entao vai minha pergunta,hb20 lindo…mas estrada de chao como ele se comporta,alguem pode dizer. abraço. joelma

  • Rosa disse:

    Fiquei na dúvida entre o Ford KA e o ônix, por fim comprei um HB20 1.0. Mas na verdade acho que queria mesmo era ter comprado o ônix. O que eu faço? Estou pensando em trocar pelo ônix. Estou com muitas dúvidas. AFF.

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