Entre os novos hatches “de massa”, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix se destacam. Já o Toyota Etios…

Hyundai/Divulgação

Ainda é cedo para dizer, mas, levando em consideração as vendas de novembro de 2012, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix estão no caminho certo para o sucesso no mercado nacional (leia o Duelo entre os dois aqui). Já o Toyota Etios parece não estar agradando.

Se somarmos os emplacamentos do Etios hatch desde o seu lançamento, em setembro, o número ainda é inferior ao obtido pelo Onix, que chegou às concessionárias em novembro. Tudo bem que a Chevrolet tem muito mais concessionárias do que a Toyota, mas não era de se esperar uma diferença tão grande.

Chevrolet/Divulgação

Um ponto interessante é que nos primeiros 15 dias de novembro, o HB20 emplacou mais carros do que todo o mês de outubro.

Vejam os números de emplacamentos, de 1º a 15 de novembro, segundo a Fenabrave, com a posição dos modelos no ranking dos 50 mais emplacados:

9º. Hyundai HB20 – 3.902 unidades
13º. Chevrolet Onix – 2.853 unidades
35º. Toyota Etios hatch – 660 unidades

Acumulado do ano – 1º de janeiro a 15 de novembro de 2012:

Hyundai HB20 – 7.214 unidades
Chevrolet Onix – 2.853 unidades
Toyota Etios hatch – 2.063 unidades

Toyota/Divulgação

O que fazer Toyota? Melhor abaixar os “preços premium” do seu modelo…

Comentários

  • César disse:

    Com relação aos dados de novembro/12, as vendas do Onix começaram só em 07/11, ou seja, foram emplacados 2.853 Onix em apenas à uma semana de vendas, contra 3.902 HB20, esse sim, durante quinze dias de vendas. Vamos esperar o final do mês, mas acho que o Onix vai bater o HB20 em vendas. Isso reflete, de certo modo, o resultado da enquete promovida nesse site. Os dois são bons carros e acho que vão incomodar VW e Fiat.

  • c disse:

    Bruno, apesar do Etios ser da Toyota, uma marca excelente, acho que eles vacilaram um pouco no design e acabamento desse carro. A Toyota tinha a opção de produzir o Yaris no Brasil ao invés do Etios e não sei se tomou a decisão certa. Os resultados iniciais das vendas indicam que não.

  • Moço, joga esse Etios no mato!

    Ele tem um visual aquadradado que dava até pra dar uma ajeitada, tanto no hacth quanto sedan, deixando proximos ao Corolla.

    Como a GM fez com o Celta em aproxima-lo do Vectra B e C.

    Isso dava pra fazer facil facil.

    E ajeitar o painel tambem

  • César disse:

    Renato, concordo! Esse painel central da Toyota é realmente de gosto duvidoso e pouca praticidade. Mas corrigiram isso no Yaris/2013 e o painel ficou bem melhor.

  • Anonymous disse:

    eu comprei um Etios e gostei muito do carro. O painel é feio, mas o carro é espaçoso, com desempenho honesto e não chama a atenção por onde passa, o que mais me agrada.

    mas meu filho de 19 anos não gosta de guiar o carro por causa da feiura. mas cada um tem seu gosto.

    Roberto

  • Wladimir Pereira disse:

    Etios, já nasceu micado.
    HB20 teve greve e a Hyundai talvez não venda mais que a GM pela quantidade de representantes espalhados no país e a capacidade de produção de veículos.

    Mas os 2 prometem dar trabalho as VW’s (GOL e FOX) e FIAT’s (UNO e PALIO), mas para isso tem de vender pelo menos 3.000 unidades por semana.

  • Fábio Silva disse:

    Solução simples:

    – Baixar 5 mil o preço de cada versão.
    – Ar, direção, trio eletrico, abs e air bag de série em todas as versões.
    – Refazer e melhorar muito o acabamento ridículo do painel.
    – Refazer essa estratétia de marketing baseada em musica e gente sorrindo e ressaltar os pontos fortes do carro (segunrança, consumo e desempenho).

    Simples assim.

  • Anonymous disse:

    o hb20 é um carro com a melhor frenagem,melhor motor 1.0 e 1.6 no mercado Brasileiro e melhor acabamento interno e externo entre todos compactos do mercado. A toyota manchou a sua boa imagem com o lançamento do etios. O povo brasileiro está bem informado e busca um carro com mais qualidade. Chega de gol,pálio,uno,celta,ka.Quem não investir em qualidade vai perder muitas vendas. exemplo etios.

  • Anonymous disse:

    Comprei um Onix LT 1.4 dentro da fábrica da GM em SCS no feirão do dia 27/10/12, no dia 05/12/2012 no fim da tarde o recebi através da concessionária Dutra Leste/SP(Grupo Itororó) com vários defeitos: porta traseira do lado do motorista com a borracha do vidro toda enrugada, a parte de cima da mesma com alguns raspados, no canto perto da maçaneta com tinta escorrida, na parte interior da mesma porta entre os bancos e a lataria com pintura com manchas, além da mesma estar toda desalinhada, assim como o capô. Fora que o para sol do lado do passageiro simplesmente de soltou no caminho da concessionária pra minha casa. No dia seguinte logo cedo fui reclamar na concessionária, como a Central de Relacionamento Chevrolet me orientou, simplesmente mandaram eu procurar meus direitos. Eu comprei um carro zero! Não quero um carro cheio de avarias e reparos a fazer que vão diminuir o valor do mesmo! E o artigo 18 CDC?
    Emilio Y Ogoshi

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *