Honda Civic 2014 já pode ser encomendado. Mais caro, preços variam entre R$ 66.690 e R$ 83.890

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Conforme prometido, a Honda já está se preparando para lançar a linha 2014 do Civic, que chega em fevereiro tendo como grande atração o motor 2.0 16V flex – disponível apenas com câmbio automático de cinco marchas (com paddle-shift), nas novas versões LXR (aposenta a LXL) e EXR (no lugar da EXS). Várias concessionárias já convidaram clientes para conhecer as novidades, sendo que algumas até revelaram os preços sugeridos.

O Civic LXS continua existindo, mas apenas com propulsor o 1.8 16V flex atual (139/140 cv), com opções de câmbio manual de seis marchas (novidade) e automático de cinco velocidades.

É curioso que o Civic não terá uma linha 2013/2013, indo direto para a 2013/2014. Os preços, infelizmente, subiram. Consigo imaginar três motivos: aumento do lucro da Honda; retorno parcial do IPI (aumentou 1,5% para carros flex com motorizações entre 1.0 e 2.0) e mais equipamentos de série.

2013/2014
Honda Civic LXS MT – R$ 66.690 (aumento de 5,87%)
Honda Civic LXS AT – R$ 69.990 (aumento de 6,03%)
Honda Civic LXR AT – R$ 74.290
Honda Civic EXR AT – R$ 83.860

2012/2013 (preços com o IPI reduzido – 31/12/2012)
Honda Civic LXS MT – R$ 62.990
Honda Civic LXS AT – R$ 66.010
Honda Civic LXL MT – R$ 67.040
Honda Civic LXL AT – R$ 69.990
Honda Civic EXS AT – R$ 79.480

Não custa lembrar que, quando o IPI voltar a ser cheio, a partir de julho, o Civic 2014 ficará 4% mais caro do que os preços acima passados pelas concessionárias, já que o IPI voltará para (altos) 11% (de janeiro a março o IPI está em 7%).

Com 150 cv de potência e 19,3 mkgf de torque com gasolina e 155 cv e 19,5 mkgf com etanol, a motorização 2.0 16V dispensa tanque para partida a frio. Com o novo sistema, ao destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.

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O Honda Civic LXS 1.8 2014 traz, de série, conexão Bluetooth para celular, chave tipo canivete, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo, direção com assistência elétrica (EPS), ar-condicionado digital, sistema ECON (que faz a condução tornar-se mais econômica), além da Central i-MID com computador de bordo (exibe em uma tela de LCD colorida de 5″ diversas informações e opera como interface para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados no volante), sistema de som integrado ao painel com rádio AM/FM, CD Player, leitor de MP3, entrada P2 e USB com controle no volante; rodas de aro 16″, banco do motorista com ajuste de altura; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; revestimento interno no porta-malas, banco traseiro reclinável e com bandeja sob o assento e câmera de ré.

O Civic LXR 2.0 2014 tem os itens do LXS além de acendimento automático do faróis, bancos revestidos em couro, grade frontal  na cor black piano, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, faróis de neblina e revestimento nas alças do porta – malas.

A versão topo de linha, EXR 2.0, tem os equipamentos da LXS e LXR com a adição de airbags laterais (com detecção de presença do passageiro dianteiro com peso inferior a 40 kg); freios com sistema BA (multiplica o esforço aplicado no pedal), maçanetas cromadas (de gosto duvidoso); navegador GPS, teto solar elétrico; dois tweeters; sistema VSA (assistência à estabilidade do veículo) e sistema MA-EPS da direção elétrica (torna a direção mais rígida caso o motorista movimente o volante de forma a provocar instabilidade).

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Retorno à liderança do segmento?
Desde a perda da liderança para o Toyota Corolla, a Honda nunca esteve tão perto de conseguir retornar ao topo da categoria como agora, ainda mais que o seu principal adversário está bem ultrapassado (embora seja um excelente carro). Antecipar a linha 2014 do Civic para fevereiro está dando uma boa munição para a Honda ganhar terreno, sendo que a marca tem ainda um grande trunfo guardado, que espero que chegue por aqui em 2014, como linha 2015: a mudança visual e as melhorais de acabamento implementadas no Civic nos Estados Unidos. Na minha opinião, o design do Civic ficou bem melhor com as alterações.

Resta saber o que a Toyota vai fazer, já que o Corolla revelado por algumas revistas tem sido bastante criticado pelo público.

Fotos: Honda/Divulgação

Comentários (7)

  1. O grande argumento de venda do Toyota Corolla é a qualidade e o preço inferior ao Honda CIVIC creio que com o aumento de preço do CIVIC o Corolla vai continuar como líder do segmento.

  2. Já li em outros portais que as mudanças do Civic já poderiam vir em 2013 mesmo, o que agora acho meio difícil de ocorrer por conta deste “início” de lançamento da linha 2014. Só se a Honda pirar de vez e lançar a linha 2014-B, como já vimos por aí…

    Acredito que estas mudanças ocorram só em 2014 mesmo (como linha 2015), para fazer frente ao novo Corolla.

  3. No ritmo que os preços estão aumentando não tem bolso que aguente. O engraçado é que o IPI aumenta 1,5% e o preço sobe 5%. Fica difícil…

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