Hyundai lança o novo sedã HB20$… digo HB20S!

Como esperado, depois do HB20 e do HB20X, a Hyundai está lançando outro carro inédito no Brasil, o HB20S. Derivado do hatch HB20, o sedã chega para ser mais uma opção bem interessante num dos segmentos mais disputados do mercado nacional. Com visual um pouco mais conservador do que o esperado, mas ainda bonito, o modelo será vendido com motores 1.0 12V flex e 1.6 16V flex. Mas um detalhe rouba a atenção no lançamento: o preço do HB20S, já “carinhosamente” batizado de HB20$: a partir de 39.495!

Tudo bem que este valor inicial já conta com o retorno de mais uma parte IPI, prevista para 1º de abril, uma vez que o HB20S só chega às concessionárias na segunda quinzena do mês que vem. Ainda assim é um preço alto. Sobre isso, o presidente da Hyundai Brasil, Willian Lee, disse para a Autoesporte: “Nosso sedã vem com ar condicionado, travas e vidros elétricos, som, direção hidráulica e airbag desde a primeira versão”.

Mas bem que o preço poderia ser mais baixo, ainda mais se pensarmos nos concorrentes diretos, como o Chevrolet Prisma, Com motor 1.0, sensor de estacionamento, direção-hidráulica, ajuste de altura do banco do motorista, airbag duplo, coluna de direção com regulagem em altura, alarme, ar-condicionado (opcional) e, especialmente, sistema ABS de freios com EBD (de série), o sedã da GM sai por R$ 37.190. Se acrescentar o MyLink, o valor é de R$ 38.490.

Produzido na fábrica de Piracicaba (SP), o HB20S tem a mesma dianteira do hatch, enquanto a traseira ficou bonita, mas bem mais conservadora do que eu esperava. É quase como se fosse um Elantra comportado. Mas, mesmo assim, gostei do conjunto, que é moderno e superior ao de muitos adversários.

Porta-malas tem 450 litros de capacidade

O novo sedã da Hyundai mede 4,20 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,50 m de altura. A distância entre-eixos é a mesmo do HB20: 2,50 m. O porta-malas tem capacidade interessante de 450 litros, mas inferior à do Prisma, Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta Sedan, Toyota Etios Sedan e Renault Logan.

Os motores do HB20S são os mesmos do HB20, assim como as opções de câmbio. O 1.0 12V flex desenvolve 75 cv de potência e 9,4 mkgf de torque com gasolina e 80 cv e 10,2 mkgf com etanol. Já o 1.6 16V gera 122 cv e 16 mkgf com o combustível fóssil e 128 cv e 16,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar. A transmissão é manual de cinco velocidades no HB20S 1.0 e 1.6, que também pode contar com o câmbio automático de (apenas) quatro marchas.

A lista de equipamentos do HB20S é boa, mas não traz nenhuma surpresa. Confira as versões, conteúdos e os respectivos preços.

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 – R$ 39.495

A versão de entrada do sedã sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo dianteiro, cintos dianteiros com pré-tensionador, vidros elétricos nas quatro portas, trava elétrica e rádio CD-Player com MP3, entrada USB e Bluetooth com comandos no volante; computador de bordo com seis funções, regulagem de altura do banco do motorista, chave do tipo canivete com sistema Keyless e moldura negra para os faróis.

Hyundai HB20S Comfort Style 1.0 – R$ 42.675

A versão Style, que deveria ser a de entrada do HB20S, conta com os itens da Comfort Plus além de freios com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), retrovisores com comando elétrico e repetidor de seta, rodas de liga leve de 14 polegadas modelo “Octus” e faróis de neblina.

Visual lembra o Elantra, só que mais comportado

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.6 – R$ 44.995

Tem os mesmos itens da versão Comfort Plus 1.0, mas com adição ABS e EBD.

Hyundai HB20S Comfort Style 1.6 – R$ 48.175

Tem os mesmos equipamentos da Comfort Style 1.0, mas conta com a opção do câmbio automático, que custa R$ 3.200 (inclui apoio de braço para o motorista). Preço final de R$ 51.375.

Hyundai HB20S Premium 1.6 – R$ 50.795

A versão topo de linha do coreano tem os itens do Comfort Style além de sensores de luminosidade e de ré, volante e manopla do câmbio revestidos de couro e rodas de liga leve de aro 15 modelo “S-Wing”. O câmbio automático de quatro velocidades é opcional e também custa R$ 3.200, fazendo o preço subir parta ainda mais salgados R$ 53.995.

A pintura metálica custa R$ 1.070, enquanto a perolizada vale R$ 1.270. A garantia do modelo é de cinco anos.

Pela animação do brasileiro, o HB20S será mais um sucesso de vendas da Hyundai, que parece estar se empolgando com os lucros e elevando os preços acima do necessário (novo i30 1.6 por R$ 75.000 é mais um exemplo). Pelo que custa, seu novo sedã compete com os adversários diretos já citados, mas também pode brigar com os Chevrolet Cobalt e Sonic Sedan, Nissan Versa, Honda City, Fiat Liena, Volkswagen Polo, Ford New Fiesta Sedan e Focus Sedan – mas será que na mesma igualdade de condições?

Fotos: Hyundai/Divulgação

Comentários (31)

  1. Sem dúvida é um carro bom, mas achei caro demais para carro de menos. Será que vale pagar 54 mil reais num HB20S automático pegar um pouco a mais para levar um Focus Sedan, Peugeot 408 ou Renault Fluence?

  2. Muito caro pra pouco carro como todo hyundai. Definitivamente esta montadora se supera a cada lançamento, contrariando nosso nobre deputado Tiririca, pior que tá fica sim.

  3. Vão me desculpando; mas o carro é caro como todo ‘CARRO’ brasileiro. Somos estorquidos em todas as categorias de veículos com nossos impostos caríssimos. Cabe ao governo vigiar principalmente o lucro das ‘QUATRO’ conhecidas. O carro é lindo por dentro e por fora, e tem um motor que que nenhum de sua categoria tem. “O painel central do Etios é bizarro. O motor de um Voyage 1.6 tem 106cv. O painel que a GM inventou para seus novos carros é de gosto duvidoso (Gosto dos clássicos relógios) , e o motor é 1.4. Fui ver um Palio Weekend Atractive com motor 1.4, pintura metálica, e Ar, me pediram 45.000 em uma Revenda. E o pior, Para eu ter o AR tinha que aceitar as tais barras no teto que não me tem nenhuma serventia”. Na verdade Eu não sei o que é que pobre quer com carro automático com motor 1.4/1.6. Sensor de ré pra estacionamento é coisa pra barbeiro, e ABS é pra quem não sabe pilotar. Tô na fila.

  4. Definitivemente não vale. Esse não entra em minha garagem, carros feitos para país de 3° mundo não me convencem. Se fosse bom era vendido também na Europa e EUA. Vulgo para quem queria um corolla mas o $$ não dá.

  5. Vou dar um de “do contra” aqui (e que fique claro que não sou vendedor da Hyundai) e pedir que levem em consideração os itens de série do HB20S e dos concorrentes.
    Eu particularmente quero um sedan com motor mais potente que 1.0 porque não quero ter que passar raiva em subida e em ultrapassagens, já que estou saindo de um bom e velho Corsa Sedan 1.8.
    Então fiz uma simulação do novo Prisma no site da GM e me decepcionei em ver que a GM só colocou duas opções de versão no Prisma 1.4 sendo que a LT não tem ar condicionado e assim me sentiria forçado a optar pela versão LTZ, que sai hoje por R$ 46.990,00 (ou seja, sem o aumento do IPI que chega a partir do mês que vem), com opção de pintura metálica (já tive carros nas cores branco e preto e detestei)….Prisma nessa versão com o IPI ajustado (+2%) ficará em R$ 47.930,00.
    Os outros concorrentes do HB20 – Voyage: sem chance porque é ridículo os itens de série desse carro. Fiz uma simulação num 1.6 I-Motion que não tem opção de air bag, freio ABS e não vi direção hidráulica mencionada e que incluindo ar condicionado (R$ 2.711,00) fica por a bagatela de R$ 48.151,00 (isso preço de hoje 06/03, ou seja, também sem o aumento do IPI). Calculando com o IPI ajustado R$ 49.114,00.
    Grand Siena: já tive dois carros Fiat e não desejo nem para um inimigo mas vamos deixar o preconceito de lado e lá fui eu fazer um “monte o seu” no site. R$ 44.348,00 sem air bag e nem freio ABS. Com IPI ajustado 45.235,00.
    Fiesta Sedan, R$ 40.516,00 completinho (air bag, ar, DH e ABS). Com IPI ajustado R$ 41.326,00. Legal mas esse já está ultrapassado e logo a Ford deve descontinuar a produção dele e deixar só o New Fiesta. Esse que seria equivalente ao HB20S está hoje em R$ 50.759,00.
    Etios Sedan e Logan: ambos ultrapassados em questão de design, sendo que o Etios sedan parece que já nasceu morto. Nem dá vontade de fazer simulação de preços.

    Para todos os casos eu fiz uma simulação procurando manter o meso padrão em termos de motorização, cor e acessórios e o HB20S fica em R$ 46.065,00.

    Bem, queria somente deixar claro que não é só o HB20S que tem esse preço salgado mas que o preço dele está muito próximo, se não menor aos concorrentes.

    PS: agora ler que ABS é pra quem não sabe pilotar é de doer. ABS é pra evitar acidentes e mortes no trânsito, viu piloto.

  6. Aqui é o Piloto. Oi Alex, gostei das simulaçõae que vc fez e colocou para alertar o pessoal. Em termos de design da traseira do ‘Novo Prisma e do HB20S’, tem uma foto no “Ig Carros’ que mostra os dois. O Prisma me lembra ainda o Velho Prisma; o qual eu nunca admirei. Agora o HB20S é outro visual. Para mim é mais um ponto para o HB. Quanto ao ABS: O que evita Acidentes e Mortes no trânsito vai muito além de um simples elemento nos freios. Um abraço. Valeu. HB20S ‘neles’.

  7. Alex compreendo seus comentários mas discordo de alguns pontos: em todos os modelos citados vc ajustou com o aumento do ipi e no HB20$ não. O New Fiesta é superior, se o hb20 mira o gol o hb20$ deveria mirar o voyage (para efeito de comparação).

  8. É mesmo! Ultimamente até enchente em SP é motivo para eles aumentarem os preços … rsrs

    Tb achei de gosto duvidoso o detalhe cromado na traseira do HB20S.

    O design do Novo Prisma me pareceu mais acertado e equilibrado.

  9. Pois é, sinal dos novos tempos da GM do Brasil, felizmente.

    Outra ousadia muito bem vinda no segmento dos compactos foi o My Link, agora com o aplicativo BringGo (GPS) já instalado, além da possibilidade da câmera de ré.

    Interessante que a Hyundai tem um sistema de áudio bem melhor no novo I30 com tela de 7″, mas não disponibiliza esse item no HB20S, mesmo na versão Premium que custa quase R$51K.

  10. Oi Renato piloto…rs
    O que evita acidentes e mortes no trânsito é claro que não é só o ABS mas alguém discorda que esse simples elemento nos freios previne (e muito) que ocorram acidentes?
    Outro ponto a observar no que eu escrevi com relação aos preços é que o preço do HB20S (R$ 46.065,00) já está com o IPI de 9% que vai vigorar a partir de abril, ou seja, o preço informado pela própria Hyundai, como as vendas só começam em abril, já está ajustado.
    Eu particularmente vou fazer um test-drive no Prisma e aguardar o HB20S para também fazer um test-drive e decidir entre os dois.
    Boa sorte a todos galera!

  11. Grand Siena ainda é o melhor opção de sedan, fui ver na loja o no vo prisma, que decepção, o acabamento, que é aquilo? tudo de plástico, uma vergonha, dos Fiat, muito melhores,
    vou ver esse HB aí, Grand Siena de esquisito, só aquela carinha de xinezinho, os faróis podiam ter outro visual, mas no conjunto, compensa, sucesso na escolha a todos!!

  12. Eu passei alguns dias pesquisando e vendo in loco cada modelo sedan que existe no mercado. Fui ver Etios Sedan, Grand Siena, Novo Prisma, Voyage, Versa Nissan, enfim, tava querendo comprar um sedan compacto prá esposa na faixa de até 42mil e optei pelo Voyage que saiu para mim por $40.990,00 com todos os opcionais, 1.6 flex, AR, DIR, VE 4 portas, TRAVA, RETROVISOR ELET., ALARME, ABS, AIRBAG DUPLO, RETROVISOR COM PISCA, SENSOR DE ESTAC., SOM, BLUETOOTH, VOLANTE MULT. O HB20S só teria tudo isso por mais de 46mil, o Prisma perto disso, o Versa tem tudo isso menos o bluetooth e retrovisor com pisca, custa bem próximo do Voyage, mas tive receio das peças de reposição sei lá, o Etios não agradou o design, o Fiesta nem vi, então por menos de $41mil comprei um carro completo, motor 1.6 e acho que tá de bom tamanho!

  13. O carro é o mais bonito, tem acabamento muito mais decente que todos os outros que vocês compararam aqui!!! A marca está surpreendendo no segmento que acabou de entrar e sinto muito, num país em que o carro mais vendido é o GOL, acha gente pra chamar a montadora de “ruindai”, aposto que tem um gol!!! Vai olhar o preço dos I30 usados, ainda estão com o valor lá em cima! O dor de cotovelo… que vontade de andar de Azera, Elantra e Sonata, né amigo!!! Esta marca tá fazendo as montadoras do mundo inteiro repensarem os seus carros e seus preços! Aqui no Brasil os preços são maiores mesmo! Até Chery aqui é caro!!! Então, como eu olho beleza , preço de revenda e garantia, vai ser minha opção com certeza!!!

  14. Hilton, fica a dica: se você optar pelo HB20 e morar e São Paulo, a concessionária Max Ipiranga tem os carros para pronta entrega. Eu fui lá pessoalmente e vi isso.

  15. Fiz test drive no Prisma e no HB20 hatch. Me agradou muito mais o HB20.
    Encomendei na Max Ipiranga meu HB20S, com previsão de entrega depois do dia 20. Lá já tem o sedan pra quem quiser olhar e não é por nada mas o carro está show de bola.
    Depois que pegar o meu e andar com ele venho aqui postar minhas impressões sobre o carro.

  16. Fiz teste no Prisma e HB20, també, testei outros carros, acho que foi mais de seis modelos diferentes, mas vou te falar uma coisa, depois que andei no Hyundai HB20 esqueci dos outros carros, muito bom mesmo, o 1.6 de 128 cv etanol é bem ligeirinho, sem falar do designer que é nota 10 !! encomendei meu Sedan que chega 20 de abril.

  17. OLÁ EU E A MINHA ESPOSA FIZEMOS UM TESTE HOJE NUM HB20 SEDAN, ELA FOI DIRIGINDO O VENDEDOR FOI DO LADO DELA E EU FUI ATRÁS, DE CARA ACHEI A ESPUMA DO BANCO NÃO MUITO MACIA UM POUCO DURA, O CARRO ERA 1.6 COM CAMBIO AUTOMÁTICO ELA DETESTOU O CAMBIO AUTOMÁTICO EU TENHO PAVOR DISSO ,PARECE CARRO DE DEFICIENTE OU PREGUIÇOSO EU PREFIRO MESMO É MANUAL, MAS VAMOS AO PREÇO :R$ 49.595,00 ACHEI CARO DE MAIS PARA O CARRO QUE É !! AINDA VEM SEM TAPETE , FOI OFERECIDO O JOGO DE TAPETE ,EMPLACAMENTO E INSULFILME POR R$1.500,00 ACHO EU QUE PRO CARRO QUE ELA QUER SEDAN COM CAMBIO MANUAL, R$49.595,00 MUITO CARO DEVERIA CUSTAR NO MÁXIMO R$40.000,00 MAS ELA GOSTOU E VAI COMPRAR, DETALHE TEM QUE DAR CINCO MIL DE DEPOSITO E SÓ VAI SER ENTREGUE DAQUI A DOIS MESES , FILA DE ESPERA , MAS OS CINCO MIL FICA COMO PARTE DA ENTRADA OU PODE SER DEVOLVIDO EM CASO DE DESISTÊNCIA, SE FOSSE PARA O MEU USO COMPRARIA MESMO UM FORD FOCUS SEDAN COM TAXA ZERO EM 24 MESES, MAS FAZER O QUE ? O ESTEPE TAMBEM VEM COM ARO DE LIGA LEVE15″ O CARRO É MUITO BEM ACABADO LUXUOSO E CHAMA MUITO A ATENÇÃO, MAS ISSO É BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *