Com bastante atraso, Chevrolet Celta ganha airbag e ABS na linha 2014 – só para a versão top

Cromados no entorno da grade dianteira são as principais novidades visuais da linha 2014

Demorou, e muito, mas finalmente o Chevrolet Celta passa a contar com a opção de ser equipado com airbag duplo e freios ABS. A linha 2014 do modelo acaba de chegar às concessionárias da marca de todo país. Com isso, a GM prolonga a vida do compacto, já que, a partir de 1º de janeiro de 2014, todos os carros vendidos no Brasil deverão contar obrigatoriamente com estes dois equipamentos como itens de série, atendendo a uma regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Eu me pergunto: por que o Celta não recebeu estes equipamentos antes? Prefiro não arriscar uma resposta e me contentar com o famoso “antes tarde do que nunca”.

Modelo passa a contar com ABS e airbag duplo na lista de equipamentos

Infelizmente, apenas a versão topo de linha do modelo, a LT, pode ser equipada com os dispositivos de segurança – fato lamentável, uma vez que diversos concorrentes, como o Fiat Uno, já possuem a “dupla dinâmica” como item de série em todas as versões. O consolo é que, no 1º dia do ano que vem, toda a linha Celta passará ter ABS e airbag duplo de série em todas as versões.

A linha 2014 do pequeno Chevrolet recebeu mínimas mudanças estéticas: ganhou aros cromados na grade dianteira de todas as versões (LS e LT) e a versão quatro portas (LT) passa ainda a oferecer um adesivo preto decorativo na coluna central. Além disso, o Celta tem com uma nova cor, a Cinza Sand.

Internamente, foi necessário incluir um novo volante, de três raios, para acomodar o airbag frontal. Entre os bancos dianteiros, uma novidade: porta-objetos com porta-copos como equipamento de série – item bem-vindo para um carro tão pelado.

Volante é a principal novidade estética do Celta 2014

O motor é o mesmo de sempre: 1.0 Flexpower VHCE, que desenvolve 77 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 78 cv e 9,7 mkgf com etanol. Segundo a Chevrolet, o Celta 2014 tem autonomia para rodar por até 900 quilômetros com um tanque cheio de gasolina. Não sei quanto a um motorista comum, mas acho que só o MacGyver conseguiria um feito desses.

Preços e equipamentos

Em relação aos preços, a linha 2014 ficou um pouco mais cara em relação à 2013. Equipado com cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, brake light, sistema de imobilização do motor por chave eletrônica (immobilizer system de 2ª geração), tampão do tanque de combustível com chave, ventilador, parachoques pintados na cor do veículo, preparação para receber sistema de som (constituída de fiação elétrica dianteira – força, ignição e terra), tomada de força e porta-objetos no console central (entre outros itens), o Celta LS 2 portas subiu de R$ 25.290 para R$ 25.390. Com limpador, lavador e desembaçador vidro traseiro, temporizador do limpador para-brisa e ar-condicionado, a versão LS sobe para R$ 27.790 (R$ 160 a mais do que a linha 2013). O Celta LT 4 portas foi de R$ 28.970 para R$ 29.190. Ele vem equipado com os itens da versão LS, além de maçanetas das portas externas pintadas na cor do veículo, ar quente; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, vidros elétricos dianteiros com sistema tipo “um toque” para subida e descida automáticas, dispositivo antiesmagamento e fechamento automático acionado pelo “Keyless Entry System”; travas elétricas, travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, direção hidráulica, entre outros itens.

Completo, com ar-condicionado, ABS e airbag duplo, o preço do Celta LT é de R$ 31.490 – contra R$ 30.580 da linha 2013, que não tinha os itens de segurança.

No mais, o Celta continua com as mesmas qualidades (bom desempenho, robustez, fácil manutenção e praticidade) e defeitos (volante torto, acabamento simplório, apoios de cabeça sólidos e espaço interno pequeno).

Fotos: Chevrolet/Divulgação

Comentários (14)

  1. 900 km com um tanque? Jamais! Eu tenho um Celta 2012 LS com Ar e Direção, e o melhor que eu consegui foi 700 km, sendo que eu viajei muito em estrada naquele mês.

    No mais, 31.000 tá MUITO caro, acho uma covardia aumentar o preço do carro por causa dos equipamentos de segurança. O ideal seria 29.000 completo, e com rodas aro 14! Mas o Celta tá em fim de carreira, mais 2 anos e olhe lá.

  2. É um bom carro.
    Nao é tao econômico. No manual diz que faz10,8 na gasolina e 9,0 no álcool.
    Fico feliz quando consigo fazer 13,5 km p/l na estrada.
    O volante torto incomoda muito. E muito ruim a direção com irregularidade na pista, o celtinha fica parecendo um boi brabo , pois interiormente no carro se sente as deformidades da pista.
    Mais é um carro confortável pela categoria dele.

  3. Eu tenho um celta 2015 tl
    E quer saber
    O carro é ótimo
    Ainda que os acabamentos não sejam tão satisfatórios, porém, não podemos exigir tanto já que estamos falando de um carro popular.
    Gosto é gosto
    Me atende bem, é econômico, tem um bom desempenho

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