Para queimar os estoques, Citroën reduz o preço do sedã C4 Pallas para R$ 49.990. Vale a compra?

Citroën C4 Pallas

Superado pelos concorrentes, ultrapassado em design, mas com ótimo espaço interno, excelente porta-malas, bem equipado e agora com preço muito competitivo: assim podemos definir a última fase do Citroën C4 Pallas no Brasil.

Perto da aposentadoria, a marca francesa reduziu, promocionalmente, o valor do sedã para queimar os estoques do modelo antes da chegada da sua nova geração (última foto do post), prevista para o 2º semestre deste ano. Partindo de R$ 49.990, será que ainda vale comprar um C4 Pallas?

GLX

Este valor citado é para a versão GLX 2.0 16V, com câmbio manual de cinco marchas, que vem equipada com freio disco nas quatro rodas com ABS, REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (auxílio a frenagem de urgência), airbag duplo dianteiro, ar-condicionado digital bi-zone, direção eletro-hidráulica, rodas de liga leve de 16″ com pneus 215/55 R16, limitador e regulador de velocidade, CD/MP3 player com comando no volante, entrada USB, faróis de neblina dianteiros, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, travas, vidros e retrovisores elétricos; apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes; volante com comando central fixo com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, ventilação traseira com regulagem, banco traseiro rebatível, entre outros.

 

Pagando R$ 52.990, é possível levar o C4 Pallas GLX com o ultrapassado e problemático câmbio automático de quatro marchas “Tiptronic system Porsche” – que, finalmente, deverá ser substituído no segundo semestre.

Exclusive

A versão topo de linha do sedã da Citroën é a Exclusive, disponível apenas com a infeliz transmissão automática. Por sugeridos R$ 58.000, ela tem os itens do Pallas GLX além de seis airbags (frontal, lateral e cortina), ESP + ASR (antipatinagem), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; revestimento dos bancos, da alavanca do câmbio e do volante em couro, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, ponteira do escapamento cromada, acabamento Exclusive, entre outros.

Como vocês viram, a lista de equipamentos é bem interessante. Outro ponto atrativo do modelo é seu espaço interno, confortável para cinco ocupantes. Com 580 litros, o porta-malas tem excelente capacidade. O C4 Pallas mede 4,77 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,51 m de altura e tem 2,71 m de distância entre-eixos.

Espaço interno e no porta-malas são os diferenciais do C4 Pallas

O velho conhecido motor 2.0 16V flex desenvolve 143 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina e 151 cv e 21,6 mkgf com etanol – potência máxima e torque máximo alcançados a 6.000 rpm e 4.000 rpm, respectivamente. São números interessantes, mas que não garantem alto desempenho ao Pallas, embora ele esteja bem longe de ser ruim.

O que acontece mesmo é que o propulsor é atrapalhado pelo câmbio automático de quatro marchas, que não ajuda nem em desempenho, nem em consumo. Além da transmissão, outros pontos problemáticos do Pallas são os seus amortecedores. Eles não atrapalham (tanto) no desempenho e no consumo, mas interferem diretamente na segurança e no conforto.

Vale a compra?

Esta resposta depende do gosto de cada um. Mas, analisando o mercado, a situação não é nada favorável para o C4 Pallas. De 1º de janeiro a 15 de abril de 2013, foram emplacadas 667 unidades do modelo de acordo com a Fenabrave, número ridículo se comparamos aos concorrentes do segmento. Só em março deste ano, foram emplacadas 4.866 unidades do Honda Civic, 3.685 do Toyota Corolla (entre os mais vendidos), 664 do Fiat Linea e 399 unidades do Peugeot 408 (entre os menos vendidos).

Novo C4 Lounge deve ser lançado no 2º semestre de 2013 – Fotos: Citroën/Divulgação

Além disso, o C4 Pallas sempre foi um carro com alto índice de desvalorização, variando entre 17% e 21% no primeiro ano e podendo chegar a impressionantes 35% em dois anos. Outro problema característico do sedã da Citroën é o seu pós-venda, considerado ruim e caro. Não é à toa que a marca francesa criou um plano de manutenção com preços fixos, que melhorou um pouco a situação, com revisões em intervalos regulares de 10.000 km. O C4 Pallas tem três anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa.

No meu ponto de vista, o Citroën C4 Pallas não vale a compra. Além das questões que coloquei acima, os principais concorrentes são mais modernos e possuem conjuntos melhores, mesmo custando mais caro.

Mas, se você estiver procurando um carro espaçoso e bem equipado, e não se importar com visual ultrapassado, alta desvalorização e com o fato da nova geração do sedã francês estar batendo na porta (foto logo acima), compre a versão GLX manual, pois, além do valor de R$ 49.990 ser bem atrativo, ela não conta com o problemático câmbio automático de quatro marchas.

Comentários (44)

  1. Não comprem esse carro, esta dando problema no cambio e a citroen nao resolve. Custa mais de 5000,00 reais o conserto do cambio do c4 pallas. Um absurdo! Eles deverial fazer recall mas como é uma peça muito cara eles nao fazem.
    Não comprem citroen.

    • Até 2010, modelo 2011 o câmbio era AL4. Depois disso a Citroen corrigiu os defeitos e renomeou pra AT8. A partir daí não deu mais problemas. O custo era de R$ 3 mil pra troca completa do câmbio e quem fazia ou faz era Paulicéia. A citroen diz que não é necessária a troca do óleo, porém é aconselhável trocar aos 40 mil rodados. Se der problema, precisa trocar as eletro-válvulas. Só o câmbio automático AL4 é que dá problema. Outra coisa, o sistema de arrefecimento do motor, parece que também está ligado ao câmbio, então é bom sempre ver o nível de água do radiador.

  2. Estava pensando em adquirir um c4 palla automático.Mais pelos problemas que se apresentam ,desisti.Qual veiculo vocês me sugerem?Dento desse valor da citroen.Automático e espaçoso.

    • verdade, também tenho um 2009 faz 3 anos nunca troquei nada no carro, somente os pneus desgaste natural carro tem que ter procedência.

      consumo na cidade 8 em br 13.

  3. TENHO UM 2008 AUTOMATICO EXCLUSIVE, NUNCA TIVE PROBLEMA COM CAMBIO OU NADA, SOMENTE PEÇAS DE REPOSIÇÃO NORMAL, DISCOS DE FREIO, PASTILHAS ETC… POR ONDE PASSO TODOS OLHAM, VISUAL ULTRAPASSADO NADA, NAO TEM UM QUE NAO FICA OLHANDO VOCE PASSAR COM O CARRO.

    • Estou querendo adquirir um mais estou em duvidas e um pouco de medo sobre os gastos com combustíveis e manutenção pois me falarão que e muito alto será que vc pode me disser alguma coisa sobre isso ??? Por favor !!! Obrigada

      • Boa noite Daniela. Sem querer parei nesse site. Tenho um C4Pallas 09/10 Aut. até o momento não tive nenhum problema. Consumo normal pelo tamanho, peso e potência. O que me desagrada realmente é a desvalorização.

  4. No mês passado comprei por R$ 24.700,00 um C4 hatch 2010, GLX, preto, banco em couro, câmbio automático, 4 pneus michellin novos, air-bag, abs, com 60 mil km rodados, na concessionária Citroen Pigalle em Jaboatão dos Guararapes (PE). Já rodei 6 mil km e não deu nenhum problema em nada. Ressalto que é meio bipolar e merecia a quinta marcha, mas pelo preço, valeu! Nesses dias participarei do impressões mandarei as informações do consumo real. Abraços!

  5. Prazado,

    Tenho C4 pallas automatico ha 3 anos. Nenhum problema ate o momento e já passou dos 50 mil km. Tenho 2 conhecidos com exclusive automático nenhum citou um defeito sequer. Acho bom dar uma consultada na satisfação geral dos clientes, pois não me parece que o texto acima expresse a real. O único ponto ruim e a desvalorização dos 2 primeiro s anos.

    • Que sorte a sua! Meu C4 Pallas, já vendido (graças a Deus), e o Xsara Picasso da minha esposa apresentaram o mesmo problema de câmbio. O atendimento da Citroën não foi ruim, mas os preços cobrados foram altíssimos – mesmo pegando outras cotações em 3 concessionárias diferentes.

      Trocaremos o Picasso em breve, para a nossa tranquilidade. Só vou reconsiderar a Citroën quando a marca trocar o câmbio automático de todas as versões, adotando a caixa de seis marchas do Lounge.

      • Tenho um Pallas Exclusive 2008 e desde o começo vivo com ele um pesadelo. Depois de muita luta e de reclamar até nos jornais, a Citroën resolveu trocar a caixa pois o carro ainda estava na garantia. Mas mesmo com caixa nova, após 5000 km os trancos voltaram e ele já está na oficina de novo já a um mês, so que agora é por minha conta. E digo mais, segundo os mecânicos da Citroën o problema é crônico. Decepção total com a marca. Não é atoa que o novo modelo mudou de nome e de câmbio. Vou continuar com o meu mais um pouco, pois ainda estou pagando e o mesmo já desvalorizou tanto que nem compensa mais. VERGONHA CITROËN…

        • Quero adquirir um 2008 com câmbio manual com 90 mil rodados…se for ô câmbio automático o problema então estou livre…estou negociando por 27 mil

    • Colega não se desespere,este carro é maravilhoso a sa ber é uma maquina, e como todas, problemas sempre teremos, basta que saibamos como lidar, “todo cuidado e zelo é pouco”boa sorte!!!!!!

  6. Faz menos de dois meses que comprei um C4 Pallas 2007/2008 e começou a apresentar dois problemas. Defeito no sistema antipoluição e Defeito na caixa de câmbio. O carro tá com 85000km rodados. Pelo que percebi, esses defeitos são comuns nos carros da Citroen. Ainda não levei no mecânico para diagnóstico, mas por telefone descobri que vou gastar no mínimo 1500,00 se for problema das eletroválvulas e troca de óleo do câmbio. E aproximadamente 5000,00 se precisar abrir a caixa. A Citroen deveria rever os seus conceitos e fazer um recall em todos os modelos com esse tipo de câmbio. Indignação total.

    • Defeito Anti-poluição, troque o filtro de ar, que fica localizado dentro de uma caixa perto da bateria – deve resolver seu problema, mandei fazer revisao em uma autorizada e nao trocaram o filtro e tambem começou a dar este defeito Anti-poluiçao, fazendo isto parece que resolvi o problema- O defeito na caixa de cambrio, troque o Óleo caixa, eu gastei 07 litros porque dei uma lavada nela, na revenda em que fiz a dita revisao me dizeram que o óleo da caixa e ETERNO, o que uma mentira, trocando o oleo tambem deve resolver seu problema, e continue trocando de 40.000 em 40.000 km- Esta famigerada caixa AL4 de fato depõe muito contra este lindo modelo C4 PALLAS, e veja que a CITROEN, já era para ter resolvido isto, mas seu pos vendas e o pior do mundo.Uma empressa criada em 1919, com modelos lindos, mas com esta caixa automática AL4 e seu pós vendas horroroso e seus preços exorbitantes nas revendas, seu preço de usado so esta caindo e deve cair mais, se esta marca famosa nao der jeito nisto, em um futuro bem próximo não devera estar nem vendendo usados e nem novos.O que e uma pena.

    • quero compra um c4 pallas, tenho um pollo 98 em perfeitas condisoes , ser vcs souber quem pega o pollo e divida os restante to enteresado em negociar , por favor mande email

  7. Prezados,

    Informo que possuo o modelo C4 Pallas Exclusive automático 2008/2009, e é ruim de admitir, mas o veiculo é ótimo, mas quando vamos analisar os problemas de suspensão a coisa fica feia! Fora o consumo elevado de combustível do câmbio automático.

    É isso ae… ótimo carro mas existe como todos os outros modelos essas coisas ruins!

    Abs

    • Denis, tenho um exclusive pack technology com banco elétrico e farol direcional, o top de linha. No alcool o consumo é ruim mesmo, mas experimenta gasolina. Estou usando gasolina e na vidade com câmbio automático faz 7 km/l. Na estrada 14 km/l. Melhor do que qualquer 2.0 que ja tive, como GM, Ford, etc..

  8. É notório que o cara que escreveu esta matéria não gosta de citroen. Porém, tenho um 2009 exclusive automático etc… o carro tem tudo o que um BMW tem e nunca apresentou defeito algum…. Eu recomendo. Tenho condições de comprar um Lounge, mas a citroen abaixou o nivel, pois o Pallas é muito mais luxuoso e bonito. Desenho ultrapassado?..hahahha.. bonito é o golf novo? o UP? qual carro é bonito?… Quando for escrever alguma coisa, seja imparcial, não deixe sua opinião PESSOAL e apenas PESSOAL aflorar… Isso torna seu texto muito amador e sem embasamento. Um abraço,

    • Oi Felipe. Não tenho absolutamente nada contra nenhuma marca. Escrevo com base na minha vivência diária com o mercado automotivo e com base na experiência que adquiri trabalhando como jornalista especializado no setor há 10 anos. Sobre a questão opiniativa, é claro que darei a minha opinião, afinal, o De 0 a 100 é um blog – tipo site que tem como característica existencial ser opinativo. Um abraço!

    • Felipe, sempre gostei da marca CITROEN, e sei muito sobre ela, fundada em 1919, seu logotipo e de CABO, que se nao me engano era a patente do filho do dono, quando foi para a guerra. Mas vamos la o cambio AL 4, e horrível, da defeito, parece que ja sai de fabrica com defeito, olhe no GOOGLE, e veja quantas e quantas reclamaçoes, eu achoque ja nao era sem tempo desta famosa marca ter resolvido isto amigo.

  9. Meus caros amigos, trabalho como zelador predial aqui em Osasco e recentemente comprei um c4 pallas 08/09 ( de um morador do meu prédio ) com 48456kms e quero brevemente ir pro nordeste ( uns 7.500kms + ou – ), gostaria de saber se é preciso trocar a correia dentada do mesmo pra ir com segurança?

  10. Tenho um C4 Pallas 2008, exclusive BVA, excelente o carro, muito conforto, tudo de bom, mas começou a apresentar um defeito no cambio automático e pelo jeito vou desembolsar + ou – R$ 5000,00, um defeito comum em vários veículos, ou seja, um defeito do fabricante que o mesmo não deu atenção.
    Não se fideliza um cliente assim, eu recomendo o veículo até o momento, vejamos após esta manutenção, estou torcendo para que este fantasma desapareça, o carro tem tudo que quero, e espero que este problema não seja de fabricação.

  11. Comprei um c4 exclusive 2011, 29000km, carro lindo, ainda na garantia. Deu problema no câmbio. Meu cunhado trabalha na Citroen (chefe de oficina) e garantiu que a troca que a troca total das pessas do cambio vai resolver definitivamente o problema do cambio. Já trocou de vários outros carros e nunca mais deu problemas (não é só a troca da eletrovalvula, mas de diversas outras peças, desculpe, mas não sei relatar quais). Minha sorte é que não vou gastar nada. Tirando este problema que aparentemente está resolvido. Adorei o carro. Consumo na cidade 7,5 na gasolina. Concordo com quem diz que depende muito de quem está pisando no acelerador. Acredito que fui muito feliz, pois já comprei desvalorizado, o carro está com apenas 29000 km e ainda na garantia. Resolvendo este problema do câmbio pretendo ficar com o carro pelo menos uns 3 anos.

  12. É bom frequentar o clube do c4 pallas e clube da citroen pra ver o que os donos dizem, qual a solução dos problemas e que problemas o carro pode ter.

    Por exemplo a suspensão dele é com amortecedor argentino sacks e alguns reclamam que atrás o carro bate, se trocar por amortecedor nacional monroe ou cofap turbo gás, o preço é a metade e o carro melhora muito.

  13. Excelente carro, o meu 2011 já tem 160.000km e nunca deu nada, só manutenção normal, pneu, freio, oleo….. O cara que escreveu isso ja teve um para meter tanto pau?? Como digo se não teve não fala.

  14. Lendo todos estes comentários realmente me preocupa,acabei de comprar um C4 pallas 2010,ele é lindo, não tem nada de ultrapassado e é muito mais elegante do que o Lounge.O problema talvez seja o alto consumo!A Citroen deveria rever este item,seria “o”ponto positivo da marca.Boa tarde.

  15. Gostaria de agradecer o autor dessa matéria, graças a autores como este, é possível se comprar uma nave (em todos os sentidos), como um C4 Pallas Exclusive, pelo preço de um Gol pelado (é, mas dizem que tem um cambio mecânico inquebrável), pra quem prefere porcaria, é um prato cheio por essa grana..hahahahaha, obrigado cara, continue assim. Há, aproveita e mete o pau na Maserati Quatroporte, que eu to afim de ter uma!!! Dizem que ela tem um cambio automático ruim também, kkkkkkkkk, taca le pau Renato!!

    • Isso mesmo Jordão!!! Todo carro dá problema, basta colocar no site Reclame Aqui e verá, mas o bom do C4 Pallas é que ele é muito carro por pouco valor. Tenho um 2008/2009 GLX Aut e só troquei pastilha e óleo, excelente carro!!!

  16. Minha Opnião: Já Tive os Seguintes Carros: Polo Confort Line Top 2008, Fusion Sel 2007, New Fusion 2011, Sonata 2.4 Top 2012 e Recentemente Comprei um C4 Pallas Exclusive Tech 2011 Top.

    De Todos os Carros Que Já Tive o Meu C4 é o Mais Completo Em Tecnologia Embarcada, E Atenção Releia Em Cima os Modelos Que Já Tive.

    O Meu Já Veio Com Central Multimídia Instalada No Painel e Com Visor DVD Nas duas Cabeceiras Motorista e Carona Contribuindo Mais Ainda Para o Conforto Em Viajens Longas, Pois a Central Tem uma Excelente Recepção de Sinal GPS e de TV Digital.

    Com Base Na Experiencai Que Tive No Fusion e Sonata, Senti o C4 Pallas Bem Mais Macio ao Passar Pelos “Quebra Molas” ou Lombadas, o Que Naturalmente Compromete a Estabilidade do Carro Estando Acima de 180km, Pois o Correto Pelo Tamanho e Porte do Carro Eram as Rodas Serem 17 e Não 16 Como Vêm de Fábrica.

    Pois Bem, Após Identificar Essa “Deficiência de Estabilidade” Comprei 4 Rodas Zero Com Pneus 17, Instalei No Carro e Pronto! Ficou Melhor do Que o Fusion e o Sonata Nas Curvas, A Sensação de Segurança Melhorou 100% Juntamente Com a Estabilidade Apoiada Pelo Excelente Sistema de Estabilidade Eletrônica do C4 Sem Igual, o do Fusion e do Sonata Não Chegam aos Pés.

    E Então Fiquei Assim, Com um C4 Pallas Exclusive Tech 2011 Mais Completo Que New Fusion 2011 e Sonata 2.4 Top 2012, Gente Acreditem É o Melhor Custo Benefício, o Grande Detalhe é Que o Meu é Preto Com detalhes Cromados Personalizados Por Mim, o Desenho das Rodas Deram um “ar” de Carro Executivo de Luxo Incrível Na Máquina.

    Quanto ao Interior Muito Mais Luxuoso e Bonito Que New Fusion 2011 e Sonata 2.4 Top 2012, dá de Pal No Acabamento, Que Na Minha Opnião É Muito Mais Lindo e Luxuoso Que o Louge 2015 Top Turbo Que Eu Testei Há 5 Dias Na Royale Concessionário Citroen Daqui.

    E Quanto ao Câmbio o Meu Funciona 100% Pois a Continuação do Chassi do Meu C4 Já Veio Com os Bugs Corrigidos, o Câmbio AL4 Desenvolvido Pela Porsche Se Adapta ao Geito de Dirigir de Cada Motorista, No Começo Eu Havia Estranhado A “Abertura” das Marchas, Mas Mantive o Meu Ritmo de Dirigir Que Tem Como Origem Fusion e Sonata e o Câmbio Passou a Responder No Meu Estilo, Aliás Incrível Isso! Essa Parada é Verdade Mesmo.

    Pra Quem Entende de Carro e Conhece Marcas, Sabe Que a Posche desenvolvedores Dessa Câmbio AL4 Não é Especialista Em Porcarias e Sim Em Excelentes Produtos e Produções, Por Tanto Não Concordo Com Esses Papos de Câmbio Ruim, Ele é um Câmbio Que Trabalha Com um “Tempo Diferente” e Se Pegar Motorista “Cupim” Com Certesa Ele Vai Estragar ou Apresentar Problemas, Pois é um Câmbio Completamente Diferente Na Resposta de Aceleração e Retomadas do Motor.

    Finalizando: o C4 Pallas Exclusive Tech 2011 Na Minha Opnião É a Melhor Opção Para Quem Procura, Luxo, Requinte, Design Diferenciado e a Melhor Tecnologia Embarcada.

    Conselho: Troque as Rodas 16 Por Aros 17, Instale um Kit Multimídia Completo Incluindo as Cabeceiras Motorista e Carona, Seja Paciente Para Adaptar-se ao Câmbio AL4, E Pronto! Você Terá um Carro de dar Inveja Em Muita Gente, Recomendo a Compra, 100% Satisfeito.

  17. Opniões de quem NUNCA teve ou dirigiu esse carro? baseados somente em relatos pela internet?
    faça me o favor, tenho um e NUNCA deu problema no câmbio automático dele, hoje com 160 mil km, mas também faço manutenções em dias, troca do óleo do cambio, correia dentada e velas a cada 50 mil km. troca do óleo a cada 10 mil km por sintético 5w30 e o resto é pneu, freios, o de sempre.

    materinha sem vergonha essa kkkk

    • Sem vergonha não, pois tudo foi baseado em experiências próprias, testes e conversas com proprietários e ex-proprietários. Nunca tive um, mas já cansei de dirigir e todos que dirigi que eram particulares (sem ser de teste da montadora), sem exceção, deram problema no câmbio. Esse câmbio foi (ainda é) problemático também no Xsara Picasso 2.0. Não conheço um que não deu problema. Espero que o seu carro seja uma bela exceção, Carlos! Caso não seja, prepare o bolso. Um abraço!

  18. Estou negociando um com câmbio manual 2008 com 90 mil rodados…o que acham…27 mil…o carro está muito conservado…o câmbio manual dá problemas?

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