Será que o Chevrolet Onix automático ficou caro mesmo? Quanto custam os concorrentes?

Chevrolet-Onix-LT-LTZ-cambio-automatico-Brasil-2014Na semana passada, o Chevrolet Onix automático de seis marchas foi lançado na linha 2014. Entretanto, os altos valores pedidos pela marca, inicialmente, me assustaram: R$ 43.390 (LT – R$ 7.200 a mais do que a mesma versão manual) e R$ 47.190 (LTZ – R$ 3.500 a mais do que a mesma versão manual) – ambos 1.4. Mas, depois de analisar os concorrentes, será que o Onix automático ficou caro mesmo?

Antes de começar o comparativo, vale explicar algumas coisas:

  • Selecionei modelos que são concorrentes diretos do Onix ou que estão dentro da margem de preço que pude considerar compatível para a disputa – todos com câmbio automático ou manual automatizado;
  • Usei como referências as versões de entrada sem opcionais ou, no máximo, equipado com os seguintes opcionais: ar-condicionado e direção assistida;
  • Selecionei todos os modelos 2013/2014, menos aqueles que ainda são 2013/2013 (Sonic e Agile);
  • Os preços levantados foram todos retirados dos sites das respectivas marcas entre os dias 18/07 e 21/07, sempre escolhendo pintura sólida para os carros;
  • Retirei dos sites das montadoras os itens de série. Se um carro parecer ter mais equipamentos do que os outros, a causa foi a quantidade de itens exibidos por cada marca nas suas respectivas páginas;
  • Eliminei alguns itens óbvios demais de alguns carros para tentar tornar o post menor (como aquecedor);
  • Em alguns casos, quando os carros menos equipados, coloquei a versão logo acima para aumentar a amplitude do comparativo;
  • Os equipamentos do Onix listados abaixo são da linha 2013, com a adição dos itens que a Chevrolet informou no release oficial sobre a linha 2014 do modelo, já que a marca, até hoje (22/07 – 8h da manhã), não havia atualizado o seu site;
  • Nem sempre a foto do post remete à versão em questão.

É um post longo. Caso você queira ir para a resposta à pergunta acima, fique a vontade para descer até final da página.

Qual a média de consumo do seu carro? Envie e veja a média de mais de 320 veículos!

Chevrolet-Onix-LT-LTZ-cambio-automatico-Brasil-2014-interior-painelChevrolet Onix LT 1.4 8V automático – R$ 43.390 (2014)

Câmbio automático de seis marchas (com trocas sequenciais), controle automático de velocidade (cruise control) no volante (revestido em couro), acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do porta-malas de dentro do veículo; alça dianteira no teto, retrátil, no lado do passageiro; airbag duplo dianteiro, brake light, espelho retrovisor interno com regulagem dia e noite, sistema de imobilização do motor, ABS com EBD, tampa do bocal de abastecimento de combustível com chave, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças), alarme anti-furto, alças traseiras no teto, retrátil, com cabides integrados em ambos os lados, protetor de cárter; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; controles do sistema de ventilação com detalhe cromado, espelhos retrovisores externos com cobertura na cor do veículo, dobrável e controle manual, faróis dianteiros com mascara negra e lente decorativa Ice Blue, grade frontal do radiador na cor preta com os contornos cromados, lanternas traseiras com lente escurecida, maçanetas externas das portas na cor do veículo e internas cromadas; molduras da saída de ar com acabamento cromado, painel de instrumentos na cor “Jet Black” (Tonalidade Cinza Escuro); painel de acabamento de portas com insertos em tecido; para-choques dianteiros e traseiros na cor da carroceria; rodas de aço de 15″ x 6J e calotas integrais na cor prata, spoiler integrado na tampa traseira, vidros verdes com pára-brisa laminado, chave adicional – reserva rígida; cinto de segurança para o motorista de 3 pontos retrátil, com regulagem em altura e pretensionador; cintos de segurança traseiro laterais retrátil, de 3 pontos e central subabdominal; coluna de direção com regulagem em altura; direção hidráulica; instrumentos com contagiros analógico e velocímetro com display digital, odômetro total e parcial, indicador de nivel de combustível, relógio digital (quando não equipado com rádio), marcador de nível de óleo; luz interna de cortesia/leitura no teto; porta-objetos nas portas dianteiras com porta-garrafas; regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos; sombreiras – motorista e passageiro com espelho de cortesia; tomada de força 12V; abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave; travas e vidro dianteiros elétricos (com sistema tipo “um toque” para subida e descida, com dispositivo anti-esmagamento + abertura e fechamento automático acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo); chave principal dobrável tipo canivete; controle central das travas elétricas das portas posicionado no painel central; luz de cortesia no porta-luvas e no porta-malas; porta-revistas na parte traseira dos bancos do motorista e do passageiro; porta-objeto, do tipo bolso, na parte frontal do assento do motorista; porta-objetos, do tipo bolso, nas laterais dos bancos do motorista e do passageiro; provisão para instalação de rádio; antena no teto; banco do motorista regulável em altura; banco traseiro bipartido 60/40 rebatível e dois encostos de cabeça com regulagem em altura e removíveis; entre outros itens. São três anos de garantia.

Somando ar-condicionado (R$ 2.500), o Onix LT 1.4 automático sobe para R$ 45.890. -Ainda acho que o ar-condicionado deveria ser de série no Onix LT automático, mas a Chevrolet, no release oficial, não falou absolutamente nada sobre isso. 

O Onix LT automático vem, obrigatoriamente, com ar-condicionado e My-Link de série. Por isso o seu preço sobe tanto. Como comentei antes, a Chevrolet não informou no release oficial quais eram todos os equipamentos de série das versões 2014 do Onix automático.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 8V automático 2014 – R$ 47.190 (2014)

A versão LTZ do Onix vem com os itens da LT, além de rodas de alumínio de 15″ x 5,5 J e calotas integrais na cor prata, acionamento elétrico dos vidros traseiros (com sistema tipo “um toque” para subida e descida, dispositivo antiesmagamento e abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo), ar-condicionado, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina e sistema multimídia MyLink.

Motor 1.4 8V SPE/4
Potência: 98/106 cv (g/e) a 6.000 rpm
Torque: 13/13,9 mkgf (g/e) a 4.800 rpm
Câmbio: automático de seis marchas

Chevrolet-Agile-LTZ-cambio-automatizado-Brasil-2013-EasytronicChevrolet Agile LTZ 1.4 8V Easytronic – R$ 44.520 (2013)

Câmbio manual automatizado Easytronic, sistema “Auto Start”, acionamento pela chave por rádio frequência dos sistemas: da central de travas elétricas, do alarme antifurto e do fechamento automático dos vidros das portas; alça de segurança dianteira (passageiro) e traseiras; airbag duplo dianteiro; cintos de segurança dianteiros retráteis – 3 pontos, ajuste de altura; cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos e central sub-abdominal; limpador, desembaçador e lavador do vidro traseiro; destravamento automático das portas em caso de acidente – “crash sensor”; faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome”; faróis com acendimento automático acionado pelo sensor crepuscular; ganchos para reboque dianteiro; brake light; sistema central travas elétricas das portas e da portinhola do tanque de combustível c/ acionamento por botão no console ou “Keyless Entry System”; sistema de alertas ao motorista mostrados através do painel de instrumentos (aviso de portas abertas, aviso de baixo nível de combustível, alta temperatura do fluido de arrefecimento do motor, aviso para troca da pilha do controle remoto, aviso de lâmpada indicadora de direção queimada); sistema de aviso de inspeção (indicador de revisão): alerta o motorista para a inspeção do veículo, através do mostrador do hodômetro, uma semana antes do limite de tempo ou 1.000 km antes do limite de quilometragem para revisão/manutenção preventiva do veículo; sistema de imobilização do motor por chave eletrônica (Immobilizer System); sistema de proteção contra descarga de bateria; trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças); travamento automático das portas ao atingir 15 Km/h; protetor de cárter, faróis de neblina; luz de neblina traseira acoplada à lanterna traseira – lado do motorista; ABS com EBD; ar-condicionado; coluna de direção regulável em altura; computador de bordo com 6 funções: consumo médio (km/l), consumo total (km/l), velocidade média (km/h), autonomia (km), temperatura externa (°C) e hora (relógio); console central dianteiro com 3 porta objetos, 1 tomada de força e 2 porta-copos; console central traseiro entre os bancos dianteiros com porta-objetos e 2 porta-copos; controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático); controle remoto manual dos espelhos retrovisores externos; direção hidráulica; hodômetro digital total e parcial (registra quilometragem total e de determinado trajeto percorrido pelo veículo) e tacômetro (conta-giros): indica as rotações por minuto (rpm) do motor; iluminação no porta-luvas e porta-malas; vidros elétricos dianteiros com sistema tipo “um toque” para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento e sistema de alívio de pressão; abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo; luz interna do teto com temporizador; luzes de leitura dianteira integradas com a iluminação do teto; painel das portas dianteiras com inserto em tecido e porta-objetos inferior flexível contendo 2 divisórias removíveis; painel das portas traseiras com inserto em tecido e porta-objetos inferior; painel digital do sistema de ventilação (ventilador de 4 velocidades e recirculador de ar); porta-objetos com tampa na parte central e superior do painel; sistema de advertência sonoro de faróis ligados; sistema de luz “siga-me” / “follow me home”; sistema de luz “leve-me” / “lead me to the car”; sombreiras ambos os lados com espelho e cobertura com porta-cartão; retrovisores externos elétricos; antena de teto; Premium Sound com 4 alto falantes e 2 tweeters; rádio AM / FM stereo com informações enviadas das estações sintonizadas,CD/MP3/WMA player, Bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB; apoios de cabeça traseiros laterais com regulagem de altura; banco do motorista com regulagem manual de altura; bancos dianteiros com porta-revistas na parte traseira do encosto; banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível (dump latch); banco traseiro com encosto dividido 1/3 e 2/3 (40/60) rebatível; anéis cromados dos botões de regulagem dos faróis e do controle de ventilação; display digital na cor “Ice Blue” do controle de ventilação; painel de instrumentos com detalhes na cor prata, mostrador analógico e digital, iluminação “Ice Blue”, ajuste de configuração para módulo noturno (somente o velocímetro fica iluminado); puxadores internos das portas na cor Cinza Midnight; entre outros itens. A garantia é de apenas um ano.

Motor 1.4 8V Econo.Flex
Potência: 97/102 cv (g/e) a 6.000 rpm
Torque: 13,2/13,5 mkgf (g/e) a 3.200 rpm
Câmbio: automatizado de cinco marchas

Chevrolet-Sonic-LT-LTZ-cambio-automatico-Brasil-2013Chevrolet Sonic hatch LT 1.6 16V automático – R$ 50.890 (2013)

Câmbio automático de seis marchas (com trocas sequenciais), cruise control, brake light, ABS com EBD e assistência de frenagem de urgência; sistema de fixação de cadeiras para crianças – Isofix; sistema de imobilização do motor através de chave eletrônica – “Immobilizer System”; cintos de segurança dianteiros retráteis três pontos com pré-tensionadores e regulagem de altura; airbag duplo frontal, “travas para crianças”; sistema de proteção contra descarga da bateria, com desligamento automático do rádio após 10 minutos; acionamento por rádio freqüência (“Keyless Entry System”) do sistema central de travas elétricas; cintos de segurança traseiro laterais retrátil, de 3 pontos e central subabdominal; sistema de luz “siga-me” / “follow me home”; maçanetas externas das portas na cor do veículo; rodas de Alumínio – 15″ x 6J (pneus 195/65 R15); aplique decorativo grafite no painel, faróis com refletores de superfície complexa e lentes transparentes; capas dos espelhos retrovisores externos na cor do veículo; direção hidráulica; travas, retrovisores e vidros elétricos; luz de cortesia no porta-malas, sombreiras – motorista e passageiro (com espelho); limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; luz interna com temporizador e luzes de leitura integradas; regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos; chave tipo canivete; coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; porta-mapas e garrafas nas portas dianteiras; tomada de força 12V; volante com comandos do sistema de som e bluetooth; ar-condicionado; display computador de bordo com informações como contagiros analógico e velocímetro digital, odômetro total e parcial, Indicador de nível de vida de óleo, tempo de viagem, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média; porta-revistas na parte traseira do encosto dos bancos dianteiros do passageiro; antena; sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, entrada auxiliar, 4 alto-falantes (somente dianteiros), controle no volante, sistema Bluetooth, com relógio digital, indicador de temperatura e USB no porta-luvas; entre outros. São três anos de garantia.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 116/120 cv (g/e) a 6.000 rpm
Torque: 15,8/16,3 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Câmbio: automático de seis marchas

Citroen-C3-Exclusive-2014-automatico-BrasilCitroën C3 Exclusive 1.6 16V automático – R$ 55.360 (2014)

Câmbio automático de quatro marchas (com trocas sequenciais), airbag duplo frontal, break light, chave de ignição transcodificada (Transponder); faróis com acendimento automático; faróis de neblina traseiros; ABS com EBD; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; luzes diurnas de LED; protetor de carter; pneus “Fuel Saver”; retrovisor interno eletrocromo com guia de três LEDs; travamento automático das portas com veiculo em movimento; travas das portas e porta-malas com comando à distância na chave (Plip); travas manuais de segurança para crianças das portas traseiras; ar-condicionado automático; chave principal com Plip (HF) + chave reserva simples; computador de bordo; direção elétrica; indicador de temperatura externa; limitador / regulador de velocidade; sensor de chuva; porta-luvas com iluminação interna e com refrigeração; rádio CD/MP3 Player, 6 alto-falantes, entradas USB e AUX, Bluetooth, HIFI-like e comando na direção; retrovisores externos elétricas; tomada 12V; para-brisa Zenith com ocultador manual; vidros elétricos; volante regulável em altura e profundidade, com Paddle Shift; apoios de cabeça para todos os ocupantes; banco do motorista com regulagem de altura; bancos traseiros rebatíveis com encosto fracionável (1/3, 2/3); bancos dianteiros com 2 apoios de braço; empunhadura interna das portas dianteiras cromadas; maçanetas externas cromadas; maçanetas internas de abertura das portas com acabamento cromado; para-choques na cor da carroceria; pedais com acabamento em alumínio; ponteira do escapamento cromada; retrovisores externos cromados; volante revestido em couro com detalhe metálico; rodas em liga leve 16″ modelo Oka com detalhe cromado; entre outros itens. São três anos de garantia.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 115/122 cv (g/e) a 6.000/5.800 rpm
Torque: 15,5/16,4 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Câmbio: automático de quatro marchas

Fiat-Palio-Essence-Dualogic-Plus-Brasil-2014Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic Plus – R$ 40.857 (2014)

Câmbio manual automatizado Dualogic Plus de cinco marchas, cruise control; acabamento na parte central do painel na cor cinza; alertas de limite de velocidade e manutenção programada; alças de segurança traseiras; apoios de cabeça para todos os ocupantes; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível com 2 posições para o encosto; bancos com assento anti-submarining; bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; brake light; calotas integrais; chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura; cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B); console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; detalhes internos cromados (Pomo e base do câmbio, botão do freio de mão, aro das saídas de ar); direção hidráulica; Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração); espelho no para-sol lados motorista e passageiro; faróis de neblina; Fiat Code 2ª geração; follow me home; ganchos de fixação de carga no porta-malas, airbag duplo, ABS com EBD; iluminação do porta-malas; indicador de temperatura externa; indicador gradual de temperatura da água; indicador gradual do nível de combustível; limpador traseiro com acionamento automático à ré; Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas); luzes de leitura dianteira com dimmer (redução/aumento gradual de intensidade); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-brisas degradê; rara-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; porta-objetos móvel; porta-óculos (incompatível com Sky Wind); relógio digital; retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento externo na coluna central das portas; revestimento interno da soleira das portas; revestimento porta-malas completo; rodas de aço estampado 6.0 x 15″ + Pneus 185/60 R15 (baixa resistência a rolagem); tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros climatizados verdes; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante EAS – Energy Absorbing System; volante com regulagem de altura; válvula antirrefluxo de combustível; entre outros. A garantia é de apenas um ano.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 115/117 cv (g/e) a 5.000 rpm
Torque: 16,2/16,8 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
Câmbio: automatizado de cinco marchas

Fiat-Punto-Essence-Dualogic-Plus-Brasil-2014Fiat Punto Essence 1.6 16V Dualogic Plus – R$ 45.627 (2014)

Câmbio manual automatizado Dualogic Plus de cinco marchas, cruise control; alertas de limite de velocidade e manutenção programada; alças de segurança dianteiras (incompatível com Skydome); alças de segurança traseiras; apoios de cabeça para todos os ocupantes; ar-condicionado + para-brisas degradê; banco do motorista com regulagem de altura; bolsa porta objetos em rede no console central, nas portas dianteiras e traseiras; bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; bolsas nas laterais do encosto dos bancos dianteiros (incompatíveis com side bag); brake light; calotas integrais; chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas (abertura manual pela porta do motorista); check luzes e portas; cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B); console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro;  detalhes do interno em prata (maçanetas e frisos das portas, aros laterais das saídas de ar, aro do quadro de instrumentos, moldura da coifa de câmbio e alavanca do freio de mão); direção hidráulica; Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração); ESS (Sinalização de frenagem de emergência); espelho no para-sol lados motorista e passageiro; faróis de neblina; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; airbag duplo frontal; ABS com EBD; hodômetro digital (total e parcial); iluminação do porta-malas; indicador de temperatura externa; lanternas traseiras com iluminação a LED; limpador traseiro com acionamento automático à ré; Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas); luzes de leitura dianteiras (com spot); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; porta-luvas iluminado; porta-objetos móvel; porta-óculos (incompatível com Skydome); relógio digital; retrovisores externos elétricos; rodas de aço estampado 6.0 x 15″ + pneus 195/60 R15 (baixa resistência a rolagem); sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico NANO-FLORENCE; tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; vidros verdes Plus; volante com regulagem de altura e profundidade; válvula antirrefluxo de combustível; entre outros itens. A garantia é de apenas um ano.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 115/117 cv (g/e) a 5.000 rpm
Torque: 16,2/16,8 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
Câmbio: automatizado de cinco marchas

Ford-New-Fiesta-SE-Titanium-Powershift-2014-BrasilFord New Fiesta SE 1.6 16V Powershift – R$ 48.990 (2014)

Câmbio manual automatizado Powershift de seis marchas (com trocas sequenciais); dupla embreagem; 6 alto-falantes; abertura e fechamento das portas com controle remoto integrado na chave; abertura elétrica da tampa do combustível; abertura elétrica do porta-malas; acabamento das portas em tecido; acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca; AdvanceTrac – Controle eletrônico de estabilidade e tração; aerofólio traseiro na cor do veículo; airbag duplo frontal; ajuste de altura e profundidade da coluna de direção; ajuste manual de altura do banco do motorista; alarme volumétrico; alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem; antena de teto; anéis de saída de ar com acabamento prateado; apoio de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura; ar-condicionado digital; Assistente de Partida em Rampa (Hill Launch Assist); aviso sonoro de portas abertas e dos faróis acesos; banco traseiro com encosto rebatível; bancos revestidos em tecido; bolso porta-revistas atrás do banco passageiro; CD Player com MP3; chave canivete com função keyless (acionamento de alarme e travas elétricas); cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e com pré-tensionadores; cintos de segurança traseiro de 3 pontos retráteis (2) e central abdominal; comando de voz em português: funções de áudio e telefone; computador de bordo; conexão Bluetooth; conexão para USB e iPod; console central com porta copos; conta-giros; controle da intensidade da luz do painel; controle de rádio e comandos configuráveis no volante; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; direção elétrica; display LCD multifuncional no painel do veículo; EPATS – Sistema Ford Anti-furto X; ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) com TCS (Controle de Tração); espelho cortesia (motorista/passageiro); espelhos retrovisores externos elétricos, com pisca integrado e na cor do veículo; faróis de neblina; faróis dianteiros com acabamento cromado; fixadores laterais traseiros (2 posições) para cadeiras de crianças (ISOFIX); Ford Easy-Start; ABS com EBD; iluminação do porta-malas; detalhes cromados na direção; luz de cortesia com temporizador; luz de leitura traseira; brake-light; My Key – xhave programável com diversas funções de segurança; painel de portas com inserto em tecido; tomada 12V (console central); rodas de liga leve aro 15 (pneus 195/55 R15″); régua do porta-malas na cor do veículo; sistema de abertura / fechamento dos vidros dianteiros e traseiros com 1 toque para cima e para baixo; Sync Media System; tela de 3,5″ no painel central; temporizador dos faróis após fechamento das portas; trava de segurança para crianças nas portas traseiras; trava elétrica das portas com controle remoto; travamento automático das portas a 7 km/h; vidros elétricos; vidros verdes; entre outros. São três anos de garantia.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 125/130 cv (g/e) a 6.500 rpm
Torque: 15,4/16 mkgf (g/e) a 4.250/5.000 rpm
Câmbio: manual automatizado de seis marchas

Hyundai-HB20-2014-Brasil-Comfort-Style-automaticoHyundai HB20 Comfort Style 1.6 16V automático – R$ 47.595 (2014)

Câmbio automático de qutro marchas; 2 porta-copos e 2 porta-objetos no console central; ABS com EBD; airbag duplo; ajuste de altura do banco do motorista; alarme; alavanca de abertura do tanque de combustível; alça de segurança (3) + gancho para paletó (1); apoio de cabeça traseiro (2) com regulagem de altura; ar-condicionado; audio Hyundai BTH: Rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth com audio streaming, conexões USB/AUX frontal, comando de áudio e Bluetooth no volante, 4 alto-falantes e micro-antena no teto; aviso de abertura de porta; bolsas canguru (2); cintos de segurança dianteiros 3 pontos dianteiros retráteis e com pré-tensionadores e regulagem de altura; computador de bordo; defletores (4); desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; direção hidráulica; faróis de neblina; farol com moldura negra; travamento automático das portas; fixação ISOFIX; gaveta sob o banco do motorista; grade frontal na cor preta (Glossy black); refletores traseiros; retrovisores com ajuste elétrico; roda de liga leve Octus R14; sistema Keyless com chave canivete; Supervision Cluster; travamento central das portas e porta-malas; vidros elétricos dianteiros e traseiros (descida automática para motorista); volante com regulagem de altura e profundidade; entre outros itens. São cinco anos de garantia.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 122/128 cv (g/e) a 6.000 rpm
Torque: 16/16,5 mkgf (g/e) a 4.000/4.500 rpm
Câmbio: automático de quatro marchas

Peugeot-208-Griffe-automatico-2014-BrasilPeugeot 208 Griffe 1.6 16V automático – R$ 54.690 (2014)

Câmbio automático de quatro marchas (com trocas sequenciais); faróis elípticos com luz diurna (DRL) com LED e guia de luz; faróis de neblina dianteiros; moldura cromada nos faróis de neblina; acabamento preto brilhante nas molduras dos vidros; lanternas indicadoras de direção nos retrovisores; frisos cromados nos vidros laterais; rodas de liga-leve diamantadas de 16″, modelo Helium, pneus 195/55 R16; lanternas com LED e guias de luz; lanterna de neblina; ponteira de escapamento cromada; acabamento cromado no teto; antena curta no teto; teto de vidro panorâmico; console de teto com luzes de leitura à LED; painel de instrumentos com display LCD e ponteiros brancos; volante revestido em couro; detalhes cromados no acabamento da central multimídia e nas saídas de ar; painel com faixa na cor Gris Titanium Dark; maçanetas internas cromadas; airbag duplo dianteiro; ABS com EBD; acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca; cinto de 3 pontos e apoios de cabeça para todos; coluna de direção regulável em altura e profundidade; trava de segurança para crianças nas portas traseiras; travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista; alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento; protetor de cárter; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro; piloto automático (regulador de velocidade) e limitador de velocidade; comandos para troca de marchas na coluna de direção; computador de bordo com 3 modos de operação e indicação de manutenção; chave eletrônica tipo canivete com comandos de abertura das portas e função “lead me to the car”; função “Follow me home” e “Lead me to the car”; alerta sonoro de faróis acesos; limpador de para-brisas traseiro indexado à marcha ré; alarme perimétrico e volumétrico; comando centralizado de travamento das portas e porta-malas; pneus ecológicos com baixo coeficiente de atrito; central multimídia touchscreen de 7″ integrada ao painel; navegação GPS touchscreen; rádio MP3; comandos no volante para rádio e Bluetooth; 6 auto falantes; conexão Bluetooth para celular e streaming para áudio; entradas USB e auxiliar/Jack; tomada 12V; ar-condicionado automático digital bizone com três modos de operação; direção elétrica com assistência variável; vidros elétricos (sequencial e anti-esmagamento para o motorista); retrovisores externos com comandos elétricos; travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave; apoio de braço dianteiro no console central; banco do motorista com regulagem de altura ativa; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; banco traseiro rebatível bipartido; iluminação no porta-malas e no porta-luvas; porta-luvas refrigerado; 2 porta copos no console; porta-objetos nas portas dianteiras com suporte para garrafa de 1,5L; espelho no para-sol para motorista e passageiro; entre outros itens. São três anos de garantia.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 115/122 cv (g/e) a 6.000/5.800 rpm
Torque: 15,5/16,4 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Câmbio: automático de quatro marchas

Renault-Sandero-Privilege-2014-automatico-BrasilRenault Sandero Privilège 1.6 16V automático – R$ 45.140 (2014)

Câmbio automático de quatro marchas, volante revestido em couro; bancos traseiros rebatíveis 1/3 – 2/3; tecido dos bancos tipo “Roseau + Perle”; luz interna na dianteira do teto; indicador do reservatório de combustível da partida a frio; conta-giros; airbag duplo dianteiro; ABS com EBD; faróis de neblina; sistema CAR – travamento automático a 6 km/h; alarme perimétrico; apoios de cabeça para todos os ocupantes; cinto de segurança dianteiros regulável em altura; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; brake light; bloqueio de ignição por “Transponder”; computador de bordo; ar-condicionado; iluminação no porta-malas; volante com regulagem de altura; banco do motorista com regulagem de altura; vidros elétricos; comando de abertura das portas por radiofrequência e trava elétrica; direção hidráulica; vidros verdes; acelerador eletrônico; bolsas do tipo “canguru” atrás dos encostos dos bancos dianteiros; pára-sol do passageiro com espelho de cortesia; luz de leitura para passageiro; abertura interna da tampa de combustível; barras laterais na cor preta; maçanetas internas pintadas; retrovisores externos com regulagem elétrica; rodas de liga leve 15”; protetor do cárter; faróis e lanternas com máscara negra; soleiras nas portas dianteiras; molduras cromadas no pára-choque dianteiro; retrovisores externos em cores personalizadas; maçanetas externas em cores personalizadas; comando satélite na coluna de direção; rádio CD Player 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar / IPOD e Bluetooth; entre outros itens. São três anos de garantia.

Motor 1.6 16V flex
Potência: 107/112 cv (g/e) a 5.250 rpm
Torque: 15,1/15,5 mkgf (g/e) a 3.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas

Volkswagen-Gol-2014-Imotion-BrasilVolkswagen Gol 1.6 8V I-Motion – R$ 35.400 (2014)

Câmbio manual automatizado I-Motion de cinco marchas; 2 apoios de cabeça atrás; 2 portas; airbag duplo frontal; alças de segurança no teto; banco do motorista com ajuste de altura; banco/encosto traseiro totalmente rebatível; cintos de segurança dianteiros (com ajuste de altura) e traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central abdominal estático; cobertura do porta-malas, destravamento elétrico da tampa traseira; display multifuncional/computador de bordo; espelho de cortesia direito e esquerdo (com cobertura); retrovisor externo com regulagem interna manual; espelho retrovisor interno dia/noite; faróis com máscara negra; ABS com EBD; imobilizador eletrônico; instrumento combinado com conta-giros, hodômetro parcial, indicação do velocímetro em km/h; janelas laterais e traseiras em vidro isolante térmico; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; limpadores do para-brisa Aerowischer; luz interna com um interruptor de contato na porta; pacote acústico extra; porta-objetos; porta-revistas no encosto do banco do passageiro; revestimento da alavanca de mudanças para câmbio automático; revestimento do fundo do porta-malas standard; revestimentos dos bancos em tecido; rodas de aço 5J x 14 (pneus 175/70 R14); calotas; tomada de 12 volts; travamento central; vidros dianteiros elétricos; entre outros itens. A garantia é de apenas um ano.

Se você quiser equipar o Gol 1.6 I-Motion com 4 portas (R$ 1.790), ar-condicionado (R$ 2.820) e direção hidráulica (R$ 1.270); o preço sobe para R$ 41.280.

Volkswagen-Gol-Highline-2014-Imotion-BrasilVolkswagen Gol 1.6 8V Highline I-Motion – R$ 46.920 (2014)

Itens da versão 1.6, além de 4 portas; aerofólio traseiro; antena no teto; apoios de cabeça para todos os ocupantes; ar-condicionado; aviso sonoro de estacionamento; bancos dianteiros com cobertura lateral; bolsa porta-revista nos encostos dianteiros; chave canivete com controle remoto (reserva simples); coluna de direção regulável; destravamento do porta-malas elétrico; detalhes internos pintados; direção hidráulica; encosto do banco dianteiro fixo; filtro do ar condicionado; friso de proteção lateral; moldura do espelho retrovisor externo na cor do veículo; para-brisa, vidro isolante térmico com faixa colorida; rede no porta-malas; revestimentos dos bancos em tecido; travamento central com controle remoto por radiofrequência e acionamento interno; vidros elétricos; 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras; console central; retrovisores externos elétricos + rebatimento automático do lado direito ao acionar a marcha ré; faróis de neblina; farol duplo; iluminação no porta-malas; lanternas traseiras com lente escurecida; luzes indicadoras de direção nos retrovisores externos, iluminação interna, espelho de cortesia iluminado no para-sol direito e esquerdo; alarme com imobilizador eletrônico; 4 alto-falantes e 2 tweeters, amplificador de sinal da antena.

Motor 1.6 8V flex
Potência: 101/104 cv (g/e) a 5.250 rpm
Torque: 15,4/15,6 mkgf (g/e) a 2.500 rpm
Câmbio: automatizado de cinco marchas

Volkswagen-Fox-2014-Imotion-BrasilVolkswagen Fox 1.6 8V I-Motion – R$ 39.780 (2014)

Câmbio manual automatizado I-Motion de cinco marchas; 2 apoios de cabeça atrás; 4 portas; airbag duplo frontal; alças de segurança no teto; banco do motorista com ajuste de altura; banco/encosto traseiro totalmente rebatível; chave canivete sem controle remoto (reserva simples); cintos de segurança dianteiros (com ajuste de altura) e traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central abdominal estático; cobertura do porta-malas rebatível; detalhes internos pintados; direção hidráulica; display multifuncional/computador de bordo; espelho de cortesia direito e esquerdo; espelho retrovisor externo regulável do lado de dentro; espelho retrovisor interno dia/noite; faróis com máscara negra; ABS com EBD; gaveta sob o banco dianteiro esquerdo; imobilizador eletrônico; janelas laterais e traseiras em vidro isolante térmico; brake light; Lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro; painel de instrumentos com conta-giros; porta-copos no console central; porta-objetos; porta-revistas no encosto do banco do passageiro; para-brisa, vidro isolante térmico; para-choque na cor do veículo; revestimento da alavanca de mudanças para câmbio automatizado; revestimento das portas; revestimento do fundo do porta-malas; revestimento dos bancos em tecido; revestimento lateral em carpete no porta-malas; rodas em aço 15″ (pneus 195/55 R15); calotas; tomada 12V; entre outros itens. A garantia é de apenas um ano.

Com ar-condicionado R$ 2.780, o preço do Fox 1.6 I-Motion sobe para R$ 42.560.

Volkswagen-Fox-Highline-2014-Imotion-BrasilVolkswagen Fox Highline 1.6 8V I-Motion – R$ 48.180 (2014)

Itens da versão 1.6 I-Motion mais 1 luz de leitura na frente, 2 luzes de leitura atrás; adesivo coluna B externa; apoios de cabeça atrás (3 peças); ar-condicionado; aviso sonoro de estacionamento; banco traseiro corrediço; chave canivete com controle remoto (reserva simples); coluna de direção regulável; comando rotativo do farol pintado; destravamento elétrico da tampa traseira; detalhes internos pintados; espelho de cortesia iluminado no pára-sol direito e esquerdo; filtro de poeira e pólen; friso de proteção lateral; grade dianteira na cor preto Ninja; iluminação no porta-malas; moldura do espelho retrovisor externo na cor do veículo; pára-brisa, vidro isolante térmico com faixa colorida; rede no porta-malas; revestimento dos bancos em tecido; spoiler traseiro na cor do veículo; tampa do porta-luvas, com lâmpada; tomada 12V no console e no porta-malas; travamento central com controle remoto por radiofrequência e acionamento interno; versão para fumantes, cinzeiro na frente; vidros elétricos; espelho retrovisor externo com ajuste elétrico e rebatimento automático no lado direito ao engate da ré; faróis com máscara negra; faróis de neblina; lanterna de neblina; luz indicadora de direção nos espelhos retrovisores; luz interna com interruptores de contato nas portas; alarme com imobilizador eletrônico; 4 alto-falantes e 2 tweeters; amplificador de sinal da antena; e antena no teto.

Motor 1.6 8V flex
Potência: 101/104 cv (g/e) a 5.250 rpm
Torque: 15,4/15,6 mkgf (g/e) a 2.500 rpm
Câmbio: automatizado de cinco marchas

Será que o Onix automático ficou caro mesmo?

Para responder a esta pergunta, prefiro analisar em duas partes, sendo uma para cada versão do Onix 1.4 automático: LT e LTZ.

Começando pela versão intermediária, LT, a resposta é sim, o Onix ficou caro! A explicação para o abusivo aumento de R$ 7.200 entre a versão manual e a automática é a inclusão do ar-condicionado e do sistema MyLink como equipamentos de série do modelo.

Seria mais interessante deixar o MyLink como opcional, pois nem todo mundo gostou do sistema – o valor do Onix LT automático cairia R$ 1.300. Melhor ainda seria tornar o ar-condicionado como um item de série em todas as versões do Onix. O custo/benefício melhoraria muito!

Como eu disse acima, a informação oficial da GM não confirma o ar-condicionado como item de série na versão LT do Onix, embora eu ache realmente muito estranho que não seja.

Chevrolet Onix LT 1.4 8V manual R$ 36.190 / R$ 38.690 com A/C
Chevrolet Onix LT 1.4 8V automático R$ 43.390
Chevrolet Agile LTZ 1.4 8V Easytronic R$ 44.520
Fiat Palio Essence 1.6 16V Dualogic Plus R$ 40.857
Renault Sandero Privilège 1.6 16V automático R$ 45.140
Volkswagen Gol 1.6 8V I-Motion R$ 35.400 / R$ 41.280 4P com A/C e DH
Volkswagen Fox 1.6 8V I-Motion R$ 39.780 / R$ 42.560 com A/C

O Onix LT automático custa mais caro do que o Fiat Palio Essence Dualogic Plus, que tem um câmbio inferior (Dualogic Plus), mas entrega um motor maior. O Chevrolet é mais caro até que a dupla da Volkswagen, Gol e Fox, modelos que nunca foram exemplos de bom custo/benefício, mas que, mesmo com um câmbio inferior (I-Motion), oferecem ao consumidor motor maior (mais torque).

Além de mais barato, o Onix LT automático é um veículo superior ao Agile, mesmo a versão topo (LTZ) com câmbio Easytronic (não vale a compra). O mesmo não acontece se compararmos o Onix com o Renault Sandero Privilège (topo de linha). Embora mais caro e com um câmbio inferior (mas não tanto quanto Palio, Fox, Gol e Agile), o francês tem espaço interno semelhante (talvez até maior) e entrega mais potência e torque.

Já o Onix LTZ automático também ficou um pouco caro. Como eu disse antes, em relação ao LTZ manual, o automático ficou R$ 3.500 mais caro – dentro do esperado, embora eu ache que um preço mais interessante fosse R$ 46.500.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 8V manual R$ 43.690
Chevrolet Onix LTZ 1.4 8V automático R$ 47.190
Chevrolet Sonic hatch LT 1.6 16V automático R$ 50.890
Citroën C3 Exclusive 1.6 16V automático R$ 55.360
Fiat Punto Essence 1.6 16V Dualogic Plus R$ 45.627
Ford New Fiesta SE 1.6 16V Powershift R$ 48.990
Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 16V automático R$ 47.595
Peugeot 208 Griffe 1.6 16V automático R$ 54.690
Volkswagen Gol 1.6 8V Highline I-Motion R$ 46.920
Volkswagen Fox Highline 1.6 8V I-Motion R$ 48.180

Em relação os adversários aqui do post, o Onix LTZ automático consegue ser mais caro do que o Volkswagen Gol Highline, que tem câmbio inferior (I-Motion) e garantia menor, mas entrega mais torque; e do que o Fiat Punto Essence, que também tem transmissão inferior (Dualogic Plus) e garantia menor, mas tem acabamento superior, além de mais potência e torque.

O Onix LTZ praticamente empata em termos de preço com o também caro Hyundai HB20 Comfort Style automático, que tem apenas quatro marchas, contra seis do Chevrolet, mas tem desempenho superior graças ao motor 1.6 16V. O valor do hatch da GM também é próximo ao da versão topo de linha do Fox, a Highline, que repete o que escrevi sobre o Gol.

Chevrolet-Onix-LT-LTZ-cambio-automatico-Brasil-2014-traseiraO preço do Onix LTZ automático também o coloca em disputa com o Ford New Fiesta SE Powershift, que tem a mesma garantia, mas entrega muito mais modernidade, desempenho e um câmbio equiparável ao da Chevrolet; e com o irmão Sonic LT automático, que tem mais desempenho e a mesmíssima transmissão do Onix.

O preço pedido pela General Motores pela versão LTZ automática do Onix faz com que até os interessados pelo modelo levem em consideração o Peugeot 208 Griffe automático e o Citroën C3 Exclusive automático, que também custam acima do que deveriam, mas entregam acabamento e desempenho superiores, além da mesma garantia – ficam devendo no câmbio.

Resumindo

Depois de toda essa pesquisa, cheguei à conclusão de que o Onix automático ficou sim um pouco caro, principalmente a versão LT. O hatch da Chevrolet deveria custar menos. Embora seja um veículo atraente, a maioria dos adversários têm o mesmo tempo de garantia e motores maiores. Se os concorrentes receberem câmbios automáticos mais modernos, a situação do Onix ficará ainda mais complicada. De qualquer forma, a expectativa da GM deverá ser cumprida: cerca de 10% do mix de vendas do Onix serão das versões automáticas.

Comentários (51)

  1. Além de tudo o que foi escrito, o Onix tbm deixará de ter o consumo razoável enquanto manual e entrará p/ o time dos “beberrões AT”.
    Vale a pena pesquisar tbm o valor do seguro e das revisões antes de pensar em colocar qualquer um desses na garagem.
    Parabéns pelo post.

    • Márcio:
      Os carros automáticos não são beberrões. Já ouvi esse comentário, normalmente de quem nunca teve carro automático. Eu já estou no 4º carro automático e posso assegurar que não são beberrões. No momento, tenho um Corolla velho, 2000/2001, completo, automático; Minha família é pesada. Normalmente, viajamos com cinco adultos mais bagagem. O carro faz 14km por litro de gasolina. No perímetro urbano longo, faz 10km por litro de gasolina. No perímetro urbano curto, paz 8km por litro de gasolina. Vejo muito carro de câmbio manual que não obtém esse desempenho. Abraços.

      • Ruy:
        Comentei sobre o consumo do Onix, que é da GM.
        Vc quer comparar um Corolla AT c/ os “beberrões AT” da GM ?
        Coloque a sua “família pesada” mais bagagem, conforme vc comentou, em um GM AT(qualquer um) e depois comente.
        Quem parece desconhecer os AT é vc.

        • Eu não acho os carros da gm beberrões, tenho um cobalt automático e fiz na estrada com 5 pessoas e com o porta malas carregado, sempre com o ar condicionado ligado, 14km/l na estrada. Na cidade sem ar faço 9km/l e com ar 8km/l

        • Sou outro dono de um Cobalt LTZ 1.8 automático e posso comprovar que ele faz 14 Km/l na estrada, com ar ligado. Com a desligado faz mais de 15 Km/l.
          Essa história de que GM é beberrão é conversa fiada da concorrência. Beberrão é Fiat, tanto os Fire quanto os Etorq.

    • Que comparativo é este não como comparar um motorzinho 1.4 8V com um motor 1.6 16V. Sou mais a favor de comprar um com motor 1.6 16V pela diferença de preço. Esse tal de Onix esta muito caro para um motor fraco perto dos outros.

      • Amigo o novo motor 1.4 da GM entrega 106cv, veja ai se o seu 1.6 chega a isso porque têm muitos que não entregam nem perto disto.

    • Não é possível comparar câmbio automático com embreagem automatizada: são 2 coisas totalmente diferentes. Outra: o Renault Logan com câmbio automático, completíssimo por R$40.900,00 é o melhor negócio na categoria dos sedans com transmissão realmente automática.

    • Os câmbios automáticos modernos, sequenciais de 6, 7, ou mais marchas, e os automatizados de dupla embreagem, na realidade proporcionam melhoria no consumo em torno de 5%, e dependendo do estilo de direção do motorista, até mais do que isso, ao contrário dos câmbios mais antigos. É um mito que está caindo por terra, e hoje a maior parte dos esportivos adotam estes tipos de câmbio, já que eles acertam sempre as faixas de torque/rotação para melhor desempenho nas situações de dirigibilidade, e um bom motorista/piloto em 10 mudanças acertam cravadas somente de 6 a 7 delas, e numa saída em aceleração total o câmbio automático sequencial ou automatizado de dupla embreagem ganha de 2 a 3 décimos de segundo por mudança, ou seja até a quinta marcha o manual já tá 1,5 segundo atrás numa arrancada… o futuro é o automático…

    • Boa comparação, porém o valor do ONIX LT1.4 AUTOMÁTICO de R$43.390,00 já é com o AR Condicionado e Mylink.

      Comprei um prata neste valor, o qual foi acrescido R$1.000,00 da pintura metálica.

      Favor verificar e atualizar o post.

      At,

      Felipe

    • Sobre o comentário do carro ser beberrão, possuo um Prisma Automático 2013/2014 fiz 2 viagens até agora com o mesmo e nas duas o carro fez 11km/L com Etanol e na cidade o consumo fica em 8Km/L com etanol, o consumo ficou melhor do que meu antigo carro um classic 2007.

    • Sobre o comentário do carro ser beberrão, possuo um Prisma Automático 2013/2014 fiz 2 viagens até agora com o mesmo e nas duas o carro fez 11km/L com Etanol e na cidade o consumo fica em 8Km/L com etanol, o consumo ficou melhor do que meu antigo carro um classic 2007/2008.

  2. Faltou indicar que New Fiesta, C3, 208, Sonic e Punto são carros de categoria superior, com plataforma melhor e mais moderna que o resto (Onix, HB20, Gol, Palio, Fox, etc). É só ver que o New Fiesta do mesmo jeito é vendido na Europa e EUA e tem 5 estrelas em crash tests de lá. Já HB20 e Onix são projetos para paises emergentes e nem sonham em pisar no primeiro mundo (é só ver que HB20 tirou só 3 estrelas em crash test). Como brasileiro é meio cego, misturam carros de categorias distintas, pois o brasileiro só olha se o carro é bonitinho …

    • O New Fiesta vendido no Brasil não tem a mesma segurança do modelo que é vendido nos EUA e é produzido no México. Em reportagem sobre um laboratório que está sendo montado no Inmetro para a realização de crash tests no Brasil a partir de 2015, a Quadro Rodas de julho (novo Corolla na capa) revela: “Outro exemplo recente da diferença que existe entre produtos comercializados aqui e lá fora foi dado pela Ford com o New Fiesta, que é um dos carros mais modernos de nosso mercado, mas que tem uma estrutura menos sofisticada do que sua versão vendida nos Estados Unidos. Na apresentação do modelo nacional, em maio deste ano, a Ford destacou que o New Fiesta traz como inovação na segurança a coluna B produzida com aço boro (conhecido como um dos materiais soldáveis mais rígidos). Mas o fato é que o modelo vendido nos EUA conta com esse aço não só na coluna B, mas também na coluna A”. Ou seja, o Fiesta brasileiro é menos seguro que o norte-americano.

      Continuação Quatro Rodas: “Há diferenças de resistência de material em outras partes, como na coluna da vigia dianteira, nos painéis laterais e no arco do teto. Os aços de alta resistência são importantes para aliviar o peso estrutural e garantir a integridade da cabine, nas colisões”. (Quatro Rodas Julho 2013, p. 90). Ou seja, a Ford está enganando os consumidores ao levá-los a acreditar que o New Fiesta daqui é global. Não é. O Fiesta da Europa e o norte-americano são mais seguros do que o Fiesta brasileiro. Mas segundo essa reportagem não só a Ford faz isso, a Toyota também, com o Corolla. A legislação brasileira deveria exigir das montadoras o mesmo padrão de construção exigido nos EUA. Há omissão do governo brasileiro e enganação por parte das montadoras, que aumentam seus lucros aqui no Brasil às custas da nossa segurança. É melhor comprar o New Fiesta sedã, enquanto ele estiver vindo do México. Ele é mais seguro do que o brasileiro.

  3. Não da pra levar a serio essas comparações, pois comparar as versões TOP dos carros 208, C3, NEW e HB20 automático com palio, gol, sandero, fox, ônix e agile não tem cabimento… São categorias diferentes! Veja oq cada um traz e depois faça uma matéria deste tipo comparando os valores…

    • 208, C3, New, Fiesta e Punto são de categoria considerado superior, a dos hatch premium, já o HB20 é categoria debaixo mesmo, hatch comum.

    • Achei ótima a matéria, Parabéns!
      Não estão fazendo uma comparação “inmetro”, o autor tenta passar informações aos leitores, que por sinal, ajudou muito.
      A escolha e maiores pesquisas a respeito de categorias..modelos..preços atualizados..seguro etc etc..ficam por conta do leitor que busca comprar um carro. É difícil achar matérias como essa e levaria muito tempo e ainda menor consistência de dados fazer isso por conta.

      Parabéns!

      Obs: o pessoal adora criticar…gostaria de ver as matérias postadas daqueles…

  4. Neste “mundo” dos automaticos, vale um comentário sobre o KIA PICANTO 1.0 que, completo, com cambio automático de 4 marchas e motor 1.0 de 3 cilindros, custa R$ 40 mil.

    • Completo que não é completo. Baixou preço porque ano que vem deverá ter o abs de série. E depois eles compensam com as revisões mais caras já vistas para um 1.0.

  5. Até quando pagaremos tão caro por veiculos tão fracos e inseguros.Estou fazendo uma pesquisa para comprar um carro hatch automatico, a reportagem me tirou a duvida . obrigado , me esclareceu vou de Palio apesar de gostar da GM.

  6. O autor foi bem claro distinguindo automatico do mecânico automatizado mas tenho duvidas se entrariam no mesmo comparativo. São soluções distintas demais com performance, conforto e preço muito diferentes. Seria como comparar um ar condicionado com um umidificador de ambiente.

  7. E A VARIEDADE MELHOROU NAS O PREÇO GRAÇA AOS IMPOSTOS EXTORÇANTES E A BSURDO SE COMPARAR MOS OCM OS PREÇOS NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS AQUI SE PAGA TRES E RECEBE UM POR ISSO AS FABRICAS GOSTAM MUITO DO BRASIL

  8. Ótima iniciativa essa matéria. Eu fico com o Fiesta, pois tem um preço intermediário e oferece mais itens que os outros de forma geral. A única coisa que ele não tem é o piloto automático, mas posso viver sem isso. E ofere itens que a maioria não tem: direção elétrica, controle de tração e ar digital.

  9. Vocês não podem comparar câmbio automático com câmbio automatizado.
    O câmbio automático é muito superior e vale o preço.
    Muitas pessoas só podem dirigir carros com câmbio automático por questões físicas.
    E o porta-malas desses carros é minúsculo. Não caberia nem uma cadeira de rodas nele.
    É preciso deixar de ser egoista e pensar nas pessoas como um todo.
    A GM sempre fez carros com câmbio automático em toda a linha por isso merece o meu respeito.

  10. Pelo que entendi o responsável pelo post,comparou os carros pelo PREÇO! Não se são automatizados ou automáticos… Portanto a comparação é válida, pois muitos estão atrás de “se livrar da embreagem” e nesse sentido a comparação tem valia sim, parabéns pelo post, quanto ao mérito da questão, eu iria/vou de Fiesta, mesmo sendo um câmbio automatizado, tem 6 marchas além de, a longo prazo ter uma manutenção menos onerosa do que os automáticos em sí, pois anda como um automático e tem a manutenção de um manual, muitos podem dizer que automático não da manutenção, mas pense nele daqui alguns anos, principalmente com as pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de câmbio e não tem um cuidado simples como por ex, puxar o freio de mão, deixando o carro apoiado em “P”, o que com o tempo gera desgastes irreversíveis na transmissão…nesse comparativo, dos câmbios ditos “automáticos” só o GM tem uma transmissão moderna o restante das automáticas são antigas e/ou defasadas, qualquer uma sabe que os câmbios da Peugeot e Citroen são muito frágeis e quando quebram, custam metade do valor do carro…

    • Cara, vc entende mesmo de mecânica né?! Vc já viu algum automático com problema? São rarissímos. E se dão problema é por causa do motorista. E outra. Faça as contas. Tenho um Vectra CD automático 2000, ou seja 13 anos de uso. O cambio funciona perfeitamente sem problemas e sem manutenção preventiva. Se eu tivesse o manual e com uma quilometragem de 200mil eu já teria q ter trocado pelo menos 3 vezes o conjunto da embreagem que hoje custa em média 900reais. 3×900=2700. Se meu cambio der problema hoje, eu consigo comprar uma caixa automática por 4mil, conseguindo até mais barata. aí você me diz? vale a pena andar 13 anos em um carro automático por 1300 reais? pra mim vale e vale muito! O automatizado tem gastos igual ao do manual com o diferencial de ser uma mão de obra mais cara e se o cara tiver um apelo esportivo aí ta fudido. O meu eu só viajo no “S” e mudando só em 6000giros e o carro funciona perfeitamente. Fora o principal: O cambio automático proteje teu motor de trancos e várias outras coisas oq diminui ainda mais o custo.
      Pontanto, repense seu conceito de carro automático. Principalmente se for um carro Japonês.

  11. Só acho um erro nessa matéria tem que separar automático de automatizado automático na minha opinião é a mesma coisa que comprar um produto 2ª linha se fosse igual o automatizado nem existiria, hoje tenho um hb20 1.6 manual acho que o automático deve ser bom mas não comprei por ser 4 marchas, já time um meriva easytronic, um idea duallogic pra min 2 lixos de cambio mesmo que fosse mais barato que o manual eu não compraria, não conheço o automatizado da vw , e nem o da ford mas é aquilo que disse no começo se fosse igual porque então não ser automático ? – esse novo cambio do ônix deve ser ótimo 6 marchas mas falta motor no carro deve ser bem manco.

  12. Para – RUY CINTRA PAIVA

    Ruy desculpe a sinceridade mas duvido que você tem um corola que faz 14km/l com essa nossa gasolina ? você mesmo disse que tem uma família pesada acho impossível a não ser que você é daqueles que dá um embalo no carro e põe no neutro e na descida desliga o carro

    • Acredite se quiser. Eu tenho um Corolla 2005 a gasolina e se tocar o carro na boa ele faz 14Km/l numa estrada que seja predominantemente plana. Já fiz mais. Na época em que colocavam menos etanol, fiz 15,5 Km/l na Castelo com duas pessoas e ar desligado, mas respeitando o limite de velocidade. Também precisa estar com a mecânica em ordem e saber dosar o pé. Tive um Fiesta 1.0 Endura que bebia mais na estrada. Como pode um carro de 136cv, 1600kg e câmbio automático de quatro marchas, dito por muitos como Jurássico, ser tão econômico? As válvulas desse motor são variáveis só nas entradas. Imagino o que o motor mais novo, que tem sistema variável na entrada e saída, se fosse somente a gasolina, faria com 1 litro de combustível.

  13. Tenho dois carros automático um Landau 81 LTD e um opala diplomata 250s 6cc 82 o Landau faz 18 km por litro na estrada e na cidade 14,7 na cidade, já o opala faz 19,8 km na estrada e 15,7 na cidade – ando com 5 caras no porta-malas quando pego grandes retas os caras descem e empurram – o que acham bem econômico né.

  14. Motivos para não COMPRAR CARRO 0km

    1)O Carro Brasileiro é o mais caro do MUNDO,enquanto na Argentina , Chile um Palio custa 19 mil , aqui vale 32 mil
    O mais grave é que alguns modelos são fabricados no BRASIL e vendidos mais BARATOS no exterior exemplo GOL, Honda city etc.

    2)O carro Brasileiro é INSEGURO, todos os populares (exemplo gol, celta, hb20 Onix etc) tiraram nota baixa no teste da colisão,
    ou seja bateu morreu, até as latas dos carros fabricados aqui são mais finas para maximizar o lucro da montadora. Não é a toa que
    o MEXICANO não compra carro Brasileiro devido a má qualidade das peças

    3)As montadoras tem o maior lucro do mundo no BRASIL e mandam o dinheiro para fora do pais, ou seja você comprando carro 0km
    dá emprego para gringo em outro país.

    Motivos para não COMPRAR CARRO 0km (continuando…)
    4)O governo cobra impostos abusivos do carro, ou seja você sustenta politico ao comprar carro 0km, se as vendas de carro cairem
    os politicos não receberão mais propinas das montadoras e terão que trabalhar de verdade.

    5)Carro Brasileiro não é STATUS para mostrar ao vizinho, a maior revista de economia do mundo a FORBES ironizou e o Brasileiro
    que aceita pagar tão caro num automóvel e querer se mostrar pros outros, a revista disse que Corolla Civic etc são carros populares
    e que o Brasileiro confunde pois paga tão caro no carro que acha que o produto tem valor e status , mas na verdade foi roubado.

    Mais Motivos para não COMPRAR CARRO 0km (continuando…)
    6)Se você financiar o banco vai ripar seu dinheiro , no BRASIL os bancos tem os maiores lucros do mundo, ou seja é um péssimo
    negócio financiar qualquer coisa no BRASIL.

    7)O carro Brasileiro é recheado de impostos ANUAIS (licenciamento , ipva) que não existem em outros países, fora o combustível
    que também é um dos mais caros do mundo e as peças mega faturadas , em resumo carro dá UMA DESPESA MUITO GRANDE no BRASIL bem maior que em
    outros paises.

    Em resumo MANTENHA SEU USADO mais tempo ou quando for comprar um carro não compre além de suas possibilidade, não financie
    e evite carros muito caros pois carro no BRASIL é mico!

    • Tenho uma prima que mora no exterior. Não vou dizer onde para não criar polêmica. Uma vez ela me disse que a única coisa que era mais barato aqui era a alimentação. O resto era tudo mais caro! Talvez ela tenha exagerado um pouco, pois sei que comprar uma casa lá por enquanto ainda é mais caro, mas há condições para tal, caso a pessoa se interesse e se prepare. Ela é brasileira e já comprou a casa dela lá. Bem, o valor do salário também ajuda, né? Se você passa fome aqui, com certeza não irá sobreviver num país desenvolvido. Então comam e bebam bastante se puderem, pois é uma das poucas coisas que o governo ainda nos permite fazer. Bem, na parte da bebida cuidado para não tomar uma multa. rs… Os gringos acham que os brasileiros são ricos, pois pagamos muito por pouco. Um americano me disse isso uma vez! Ele se mudou para cá e não tem coragem de comprar um carro, pois acha muito caro!!!! Entre no e-bay e veja os preços que os americanos pagam pelos produtos. Como o Roger escreveu, somos roubados pelo governo e empresários.

  15. Resumindo, são as montadores disponibilizando para nós “carroças” com preços absurdamente abusivos, por conta, em parte, dos impostos aqui cobrados. Digo em parte por que elas não querem abrir mão de um lucro estratosférico.

  16. A matéria contém informações não corretas o que faz com que o veredicto esteja completamente equivocado: O valor do Onix LT Automático de R$ 43.390,00 JÁ VEM COM AR-CONDICIONADO.

  17. Amigos, fico MUITO satisfeito em saber que o Onix LT automático vem com ar-condicionado e MyLink de série! Isso melhora o custo/benefício do veículo. Como eu disse no texto, a informação oficial da GM, disponível pelo link abaixo, no período das minha pesquisa, não disse absolutamente nada sobre isso.

    http://media.gm.com/content/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2013/Jul/0716-chevrolet-onix-2014.html

    Logo mais farei uma atualização do post. Um abraço!

  18. acho o ONIX um carro muito bonito e interessante na compra “e uma opcao de compra melhor q gol, fox, agile, palio, punto, etios, hb20, 208 e c3” mas essa versao automatica mesmo sendo uma moderna de 6 marchas ficou caro dmais pro segmento q ele atua acho q concerteza ou a chevrolet poe o ar condicionado de serie na versao LT ou entao baixa mais o preço pq esta o extremo de absurdo no preço

  19. Pessoal, independente das preferências, é muito difícil escolher um automático só com um test drive. Tenho um honda fit CVT a gasolina há l0 anos e estou com um problemão: quero comprar outro automático. É econômico, normalmente com duas pessoas e bagagem vai fazer de 15 a 17 km na estrada. Com 4 pessoas e bagagem a 110/120 crava nos 12,5Km/l. Como os carros hoje são flex, a única forma de melhorar o consumo são os motores bem mais modernos, dupla embreagem e CVT. Pelo que li, o Golf DSG (dupla embreagem banhada a óleo) e o Fiesta Powershift ( dupla embreagem seca) são boas opções ao CVT. Para ficar neste segmento de preço a WW deveria colocar uma embreagem desta num Polo, por exemplo. Então, ou compro um Fiesta ou espero 2014 pelo FIT, que dizem será CVT outros dizem que será o mesmo cambio do FIT geração III. O Peugeot 208 é muito bonito, mas o consumo só perguntando a quem tem um. Por exemplo, comprei uma sportage manual usada, pois estava novinha 19 mil/Km. Faz 10 km na estrada andando norma entre 90 e 120Km, se tivesse paciência de andar a 80Km, contagiros a 2,2 RPM acho que faria uns 11Km.. Fiquei 2 meses enrolando para comprar pois diziam que fazia no máximo 7a 8Km na estrada. Então, vou parar um cara com um Fiesta automático e vou perguntar e se encontrar um com Peugeot 208 vou fazer o mesmo. Minha dúvida continua…

  20. De qualquer modo acho que toda essa disputa é muito bom o mercado.., acredito que devemos enterrar de vez esse pedal esquerdo da embreagem…, não têm mais sentido pilotar um carro que te cansa a panturrilha.., eu tenho um bravo dualogic plus, nota 10, minha esposa Voyage i-motion, nota 10…, as montadoras e o governo deveriam tomar vergonha na cara e diminuir os preço dos automóveis em no mínimo 25%

  21. No Japao 90% do veiculos sao automaticos,ate os populares, que sao 660 cc,acho que o futuro do Brasil com ruas congestionadas e esse tambem,so ficará com veiculo manual carros esportivos.

  22. Pessoal não entendo nada/nada de carro, quero comprar um hatch automático. Os comentários desta página, trazem muitas informações maravilhosas, mas, estou confuso. Me ajudem! Qual a melhor opção na compra de um hatch automático? Outra dúvida! Qual a diferença entre automatizado e automático?

    Obrigado

  23. Carammmmba …. eu estava afim de comprar um oni automatico com couro ou um fiesta mas depois de ler td isso aqui vou de oni…bus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou manter meu polo em dia kkkkkkkkk

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