Picape Chevrolet Montana chega à linha 2014 com boas e insuficientes novidades

Chevrolet-Montana-Sport-2014-Brasil-picape-dianteira

Sem a opção de um motor maior (1.6 ou 1.8) e sem a oferta de variações de cabine (como estendida e dupla), a Chevrolet vai se virando para tornar a Montana ainda mais atraente. Para a linha 2014, a esperada mudança visual não veio, mas a picape recebeu alterações no interior e na lista de equipamentos. Será que elas foram suficientes?

A Chevrolet Montana 2014 continua sendo ofertada apenas com cabine simples, nas versões LS e Sport, sempre acompanhadas do motor 1.4 Econo.Flex, que desenvolve 97 cv de potência e 13,2 mkgf de torque com gasolina e 102 cv e 13,5 mkgf com etanol. Infelizmente, a picape não recebeu a atualização do propulsor que hoje equipa o Onix e o Prisma (SPE/4 – 98/106 cv).

A nova dianteira, inspirada no Agile reestilizado, também ficou para depois. Mas, do (ainda futuro no Brasil) “novo” Agile, a Montana recebeu para a linha 2014 o redesenhado volante com a base achatada, que traz controles do piloto automático, do rádio e do telefone – disponível de série na versão Sport e opcional na LS. Além disso, a picape conta com um painel remodelado com novos mostradores, novos grafismos e molduras; e mudanças de acabamento interno: bancos e painéis de porta receberam a aplicação de novos tecidos.

Chevrolet-Montana-Sport-2014-Brasil-picape-interior-painel

A lista de equipamentos também cresceu. Veja, inicialmente, um resumo das novidades 2014, incluindo as algumas alterações já citadas. E, depois, veja a lista de equipamentos de série da picape.

Novidades da Montana LS 2014 – preço sugerido de R$ 32.390:

  • Airbag duplo frontal, com botão de desativação do airbag do lado do passageiro em caso de necessidade;
  • Sistema de freios ABS com EBD;
  • Nova cor interna, combinando o painel de instrumentos, portas e tecidos dos bancos;
  • Novos pneus de aro 15”, desenvolvido como pneu verde ou ecológico, com baixa resistência a rolagem,;
  • Novo volante com design exclusivo;
  • Novos tecidos dos bancos;
  • Novo rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth, entrada auxiliar frontal e leitor USB; nova chave – dobrável tipo canivete – com acionamento remoto de destravamento das portas; e espelhos retrovisores externos com comando elétrico – todos para o pacote de opcionais R9Q.
Chevrolet-Montana-LS-2014-Brasil-picape

Chevrolet Montana LS 2014

A versão LS vem equipada, de série, com airbag duplo frontal; chave de desativação do airbag do lado do passageiro em caso de necessidade; cintos de segurança dianteiros retráteis – 3 pontos, ajuste de altura; coluna de direção absorvedora de energia – proteção contra impactos frontais; ganchos para reboque dianteiro; luz auxiliar de freio – “brake light”; freios com sistema ABS com EBD (distribuição eletrônico de frenagem); sistema de imobilização do motor por chave eletrônica (Immobilizer System); tampa traseira com chave; faróis com lentes escurecidas; lanternas traseiras escurecidas; maçaneta da tampa traseira e das portas na cor preta; protetor de caçamba; pára-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo; vidros verdes, pára-brisa laminado; anéis cromados dos botões de regulagem dos faróis e do controle de ventilação; apliques no painel frontal na cor Cinza “Aquarium”; display digital na cor “Ice Blue” do controle de ventilação; manopla da alavanca de câmbio na cor Cinza “Aquarium”; maçaneta interna de abertura das portas com novo acabamento; painel de instrumentos com mostrador analógico e digital, iluminação “Ice Blue”; painel de instrumentos com novo grafismo, mostrador analógico e digital, iluminação “Ice Blue”; acelerador eletrônico; console central dianteiro com 3 porta objetos, 1 tomada de força; chave reserva rígida; hodômetro digital total e parcial (registra quilometragem total e de determinado trajeto percorrido pelo veículo) e tacômetro (conta-giros): indica as rotações por minuto (rpm) do motor; luz interna do teto; painel digital do sistema de ventilação (ventilador de 4 velocidades e recirculador de ar); porta-luvas com iluminação; regulador de intensidade da luz do painel de instrumentos; sistema de advertência sonoro de faróis ligados; sistema de luz “siga-me” / “follow me home” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas); sombreiras ambos os lados com espelho, cobertura do espelho do lado do motorista; novo volante com design diferenciado com acabamento na cor cinza escuro; acabamento interno na cor Cinza, detalhes e apliques na cor Cinza Aquarium, tecidos Loren Uni; preparação para receber sistema de som com fiação elétrica completa, banco do motorista com regulagem manual de altura; entre outros itens.

Opcionais (três pacotes vendidos separadamente):

  1. R7R (R$ 2.700): Direção Hidráulica / Computador de Bordo, Coluna de direção com regulagem de altura, Barra de proteção no vidro traseiro.
  2. R9N (R$2.600): Ar-condicionado
  3. R9Q (R$ 7.500): Direção Hidráulica / Computador de Bordo / Coluna de direção com regulagem de altura/ Barra de proteção no vidro traseiro/ Antena no teto/ Rodas de aço 15″ com pneus 185/60 R15 e Calotas integrais / Ar condicionado com display digital / Banco do passageiro rebatível / Espelhos retrovisores externos com comando elétrico / Novo Rádio AM/FM Stereo, MP3/WMA player, Bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB / Vidros elétricos / Travas elétricas / alarme.
Chevrolet-Montana-Sport-2014-Brasil-picape-traseira

Chevrolet Montana Sport 2014

Novidades da Montana Sport 2014 – preço sugerido de R$ 41.990:

  • Nova roda de alumínio 16” com pneu 195/55 R16; + novos pneus de aro 16”, desenvolvido como pneu verde ou ecológico, com baixa resistência a rolagem;
  • Novo volante de direção com design exclusivo, com detalhes na cor Cinza Midnight e controle das funções do rádio e do controlador da velocidade de cruzeiro;
  • Nova chave – dobrável tipo canivete – com acionamento remoto de destravamento das portas;
  • Novo Rádio AM/FM Stereo, CD/MP3/WMA player, Bluetooth, entrada auxiliar frontal e leitor USB.

A Montana Sport vem equipada com o itens da LS, além de acionamento pela chave por rádio frequência – “Keyless Entry System” – dos sistemas: da central de travas elétricas, do alarme anti-furto e do fechamento automático dos vidros das portas; alarme anti-furto com ultra-som; alça de segurança dianteira (passageiro); destravamento automático das portas em caso de acidente – “crash sensor”; faróis com acendimento automático acionado pelo sensor crepuscular; faróis de neblina; luz de neblina traseira acoplada à lanterna traseira – lado do motorista; sistema central travas elétricas das portas e da portinhola do tanque de combustível c/ acionamento por botão no console ou “Keyless Entry System”; travamento automático das portas ao atingir 15 Km/h; adesivo decorativo preto na parte externa das colunas “B” (exceto veículos na cor preta); capas dos espelhos retrovisores na cor do veículo; faróis com máscara negra; maçanetas externas das portas na cor do veículo; rack de teto; nova roda de liga leve 6J x 16″ , novo pneu 195/55 R16″ (desenvolvido como pneu verde ou ecológico); spoiler lateral na cor do veículo; apliques no painel frontal na cor Cinza “Midnight”; ar-condicionado com filtro de micropoeira; barra de proteção no vidro traseiro; coluna de direção regulável em altura; computador de bordo com 6 funções: consumo médio (km/l), consumo total (km/l), velocidade média (km/h), autonomia (km), temperatura externa (°C) e hora (relógio); controlador de velocidade de cruzeiro; controle remoto elétrico dos espelhos retrovisores externos; chave principal – dobrável tipo canivete – com acionamento remoto de destravamento das portas; direção hidráulica; iluminação de caçamba integrada ao brake light; janela traseira corrediça; vidros elétricos com sistema tipo “um toque” para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento e sistema de alívio de pressão; abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo; luzes de leitura dianteira integradas com a iluminação do teto; painel das portas dianteiras com inserto em tecido e porta-objetos; porta-objetos com tampa na parte central e superior do painel; sistema de luz “leve-me” / “lead me to the car” (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto); novo volante com design diferenciado e controle das funções do rádio e Controlador da velocidade de cruzeiro, com acabamento na cor Cinza Midnight; acabamento interno na cor cinza, detalhes e apliques na cor Cinza Midnight, tecidos Loren Uni; alto falantes; antena de teto; novo rádio AM/FM stereo com informações enviadas das estações sintonizadas, CD/MP3/WMA player, Bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB; bancos do passageiro com porta-revistas na parte traseira do encosto; entre outros.

A Chevrolet Montana 2014 LS está disponível em 10 cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Bege Desert, Vermelho Pepper, Verde Lotus, Cinza Rusk, Vermelho Chili, Cinza Mond e Azul Macaw. Já a versão Sport está disponível em seis cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Vermelho Pepper, Vermelho Chili e Cinza Mond. A pintura metálica custa R$ 1.000.

Emplacamento de picapes compactas no Brasil – Janeiro a agosto de 2013 (Fenabrave):

  1. Fiat Strada – 84.561 unidades
  2. Volkswagen Saveiro – 46.779 unidades
  3. Chevrolet Montana – 29.943 unidades
  4. Ford Courier – 3.037 unidades
  5. Peugeot Hoggar – 506 unidades
Chevrolet-Montana-LS-2014-Brasil-picape-traseira

Chevrolet Montana LS 2014

Resumo da obra
As alterações da linha 2014 fizeram bem à Montana, mas foram insuficientes para fazer o modelo brigar, pelo menos, pelo segundo lugar do segmento. A Chevrolet poderia ter feito outras mudanças para tornar o seu modelo ainda mais competitivo.

Como não possui cabine estendida ou dupla (a Fiat Strada terá até três portas nesta carroceria), investir em mais equipamentos de série ajudaria um bocado a tornar a Montana mais atraente.

A versão LS poderia ter recebido, de série, sem aumento de preço, o pacote de opcionais R7R, que custa R$ 2.700 e é composto por: direção hidráulica, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura e barra de proteção no vidro traseiro. Seria uma melhora e tanto no custo/benefício, pois tanto a versão LS, quanto a Sport, ficariam mais baratas.

Na falta de um motor 1.6 (como na Volkswagen Saveiro e na Strada) ou 1.8 (Strada), por que não evoluir o propulsor 1.4 Econo.Flex para o 1.4 SPE/4 do Onix/Prisma? O ganho de potência não é tão grande; e não sei se, no dia a dia, o motorista notaria alguma diferença no consumo e no desempenho. Mas, sem dúvida, tornaria a Montana mais atualizada em relação aos veículos da própria marca e, especialmente, aos competentes adversários diretos.

A última sugestão de mudança seria ter alterado o design da dianteira. O visual da nova frente do Agile ficou melhor – o hatch atualizado ainda não foi lançado por aqui – e, provavelmente, faria muito bem à picape também.

Comentários (12)

  1. RUI MORAIS PIMENTA E SILVA parabéns pelo inteligentíssimo comentário, com certeza acrescentou muito a todos interessados na nova montana. Me impressiona tamanha demonstração de sabedoria, claro que não poderíamos esperar mais de um intelectual do seu porte.

  2. Depois de muito pesquisar, acabei adquirindo uma Ls 2014 completa, unicamente por seu custo-beneficio (34.500,00 para PJ). Fui ver a Strada Working cabine estendida, que custa 39.000,00 na mesma configuração, e com motor 1.4 bem mais fraco. Depois vi a Saveiro Trend cabine estendida completa. Apesar de mais bonita, é a mais cara (40.000,00), isso sem falar o seguro, que é exorbitante. Portanto, apesar de vender menos, acredito que a Montana é a melhor opção.

  3. Eu gostaria de ter uma montana 2014 1.8, eu já conheço, porque eu tenho uma 2007, 1.8 e gostei muito. na minha melhor oportunidade eu vou comprar uma 2014 ou 2015 , mais tem que ser 1.8, com ar direção vidro e trava eletrica.

  4. eu comprei uma montana sport 2012 um lixo todas montana 2012 tem um problema do inferno na emgecao eletrônica custa 3 mil compreta paguei 34.900 avista e com 4 mezes depois vendi por 25.000 mil rais e sem fala que u motor 1.4 e uma merda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>