Depois de MUITA espera, Volkswagen lança novo Golf no Brasil. Sétima geração vem cara, mas com tudo!

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Demorou mas, depois de muita espera, FINALMENTE a Volkswagen está lançando um novo Golf no Brasil. A sétima geração do hatch médio mais famoso do mundo chega importada ao país com preços caros (como os principais concorrentes), mas vem com tudo mostrar quem manda no pedaço! Com motores modernos e boa lista de equipamentos, o Golf VII custa a partir de R$ 67.990 no país.

Pensei em começar falando da sensação que tive de completo descaso da Volkswagen em relação ao Golf no Brasil. Mas acho que é bobagem, por isso vamos direto para os detalhes da novíssima geração do modelo, que começa a ser comercializada no final de setembro na versão Highline 1.4 TSI e, entre outubro e novembro, na versão GTI 2.0 TSI.

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Conversei com algumas pessoas e li muitos comentários sobre o novo Golf no Brasil. Minha opinião continua a mesma: os preços estão caros! Tudo bem que o carro é moderno, vem com motores avançados e com uma ótima lista de equipamentos de série, mas não me conformo que um hatch médio parta de R$ 67.990 – podendo chegar a exagerados R$ 125.990!

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Este alto valor não é privilégio da Volkswagen, uma vez que o Hyundai i30 e o Chevrolet Cruze Sport6 (ainda 2013 – será que muda em 2014?) também são dois veículos muitos caros – ambos até já caíram de preço em relação aos seus respectivos lançamentos. Por isso a minha reclamação é mais generalizada para a categoria. Só espero que a Ford não siga pelo mesmo caminho, pedindo um olho da cara pela nova geração do Focus.

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Em relação ao Volkswagen, por causa do Inovar-Auto e dos acordos em seu entorno, dificilmente o Golf terá seu preço reduzido no Brasil quando ele passar a vir importado do México (ou fabricado por aqui), provavelmente no ano que vem, infelizmente. Mas não será surpresa se o hatch ganhar novas versões mais em conta.

Gosta do VW Golf? Leia as impressões de um amante do veículo!

Mesmo caro, como os principais adversários diretos, o Golf tem tudo para ser o líder do segmento de hatches médios no Brasil. Sua lista de equipamentos traz inúmeros itens que são opcionais ou não estão disponíveis para os concorrentes; seu conjunto mecânico é moderno e eficiente; e a sua plataforma garante o conforto e a esportividade característicos do Golf pelo mundo – sem contar o alto grau de segurança. Resta saber se o seguro não terá um valor absurdo.

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A briga do Volkswagen será muito boa, especialmente com os já lançados Chevrolet Cruze Sport6, Hyundai i30 e Peugeot 308. Outra disputa interessantíssima será com a nova geração do Ford Focus, que será lançada em breve.

Citroën C4 e Fiat Bravo não estão em pé de igualdade para brigar com o Golf VII, enquanto o Nissan Tiida já “pediu para sair”.

Golf do século passado ainda vendido
Em relação ao ultrapassado Golf IV,V (de 1997), a VW confirmou que o modelo, já vendido como linha 2014, continua em produção por mais algum tempo no Brasil, sem variações de preço. Os valores do veterano variam entre R$ 52.390 e R$ 62.180. Mas a sua produção deve ser encerrada por aqui no final de 2013 ou no início do ano que vem.

Golf IV Golf VII
Motor 1.6 8V: 101/104 cv 1.4 TSI: 140 cv
Motor 2.0 8V: 116/120 cv 2.0 TSI: 220 cv
Comprimento 4,204 m 4,255 m
Altura 1,458 m 1,452 m
Largura 2,014 m 2,027 m
Entreeixos 2,515 m 2,637 m
Porta-malas 330 litros 313 litros
Tanque 55 litros 50 litros
Preços De R$ 52.390 a R$ 62.180 De R$ 67.990 a R$ 125.990

Motores
A 7ª geração do Golf chega ao Brasil com duas opções de modernos motores. A versão mais “barata”, a Highline, conta com o propulsor 1.4 16V TSI (turbo com injeção direta de gasolina), que desenvolve 140 cv de potência a 4.500 rpm e 25,5 mkgf de torque a 1.500 rpm. Para efeito de comparação, a motorização T-Jet do Fiat Bravo 1.4 turbo tem 152 cv e 21,1 mkgf (23 mkgf com overbooster).

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O Golf Highline vem equipado com câmbio manual de seis marchas e, por salgados R$ 7.000, pode contar com a eficiente transmissão automática DSG de sete velocidades.

A versão GTI do hatch médio da Volkswagen conta com o bom motor 2.0 TSI, que rende 220 cv de potência a 4.500 rpm e 35,7 mkgf de torque a 1.500 rpm, sempre em conjunto com o câmbio automático DSG de seis marchas.

Segundo a Volkswagen, o Golf 1.4 TSI atinge 212 km/h de velocidade e precisa de 8,4 segundos para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Já o esportivo TSI atinge vigorosos 244 km/h de velocidade máxima e precisa de apenas 6,5 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h.

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Confira todas as versões e seus respectivos preços:

Highline 1.4 Standard: R$ 67.990
Itens de série – Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 16 polegadas.

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Highline 1.4 Elegance: R$ 72.990
Itens de série – Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), mapas de navegação e rodas de 17 polegadas.

Highline 1.4 Exclusive: R$ 82.990
Itens de série – Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), rodas de 17 polegadas e revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros.

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Highline 1.4 Premium: R$ 92.990
Itens de série – Câmbio manual de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), direção elétrica, freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros, sistema de detecção de perigo de colisão (pro active), detector de fadiga.

GTI 2.0 Standard: R$ 94.990
Itens de série – Transmissão automática de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de velocidade (piloto automático), direção elétrica progressiva (vira num ângulo maior após o primeiro giro de esterçamento), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante com borboletas na parte de trás e revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas.

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Golf GTI

GTI 2.0 Exclusive: R$ 110.990
Itens de série – Transmissão automática de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de velocidade (piloto automático), direção elétrica progressiva (vira num ângulo maior após o primeiro giro de esterçamento), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela de 5,8 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante com borboletas na parte de trás e revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), e revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros.

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GTI 2.0 Premium: R$ 125.990
Itens de série – Transmissão automática de seis marchas, sete airbags, freios com sistema anti-travamento das rodas (ABS), ar-condicionado de duas zonas (motorista e passageiro da frente), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle da tração do veículo (ASR), volante com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de velocidade (piloto automático), direção elétrica progressiva (vira num ângulo maior após o primeiro giro de esterçamento), freio automático que segura o carro quando ele está parado e com o câmbio automático engatado (auto hold), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som e navegação com tela de 8 polegadas e acionamento por voz, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tecnologia que desliga o motor do veículo automaticamente quando ele está parado e o religa quando o pedal do acelerador é ativado (“start-stop”), volante com borboletas na parte de trás e revestido em couro com botões de comando do rádio, do computador de bordo e de controle de velocidade, rodas de 17 polegadas, seleção de modo de condução (normal, econômica, esportiva ou personalizada), revestimento interno em couro com aquecimento dos bancos dianteiros, sistema de detecção de perigo de colisão (pro active), detector de fadiga e sistema de auxílio de estacionamento (o carro assume o volante e o motorista apenas freia e acelera durante a manobra).

Opcionais – Golf 1.4 TSI Highline

  • Sistema de entretenimento e conectividade com rádio, DVD, tela de 8 polegadas sensível ao toque e HD de 60 GB: R$ 6.730;
  • Park Assist com câmera de ré: R$ 3.730;
  • Câmbio automático DSG de sete velocidades: R$ 7.000;
  • Teto solar elétrico: R$ 4.500;
  • Rodas de liga leve aro 17 “Geneva” com pneus 225/45 R17: R$ 950 (somente versão Standard);
  • Rodas de liga leve aro 17 “Madrid” com pneus 225/45 R17: R$ 280.

Opcional – Golf 2.0 GTI

  • Teto solar elétrico: R$ 4.500.

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Depois de muitos anos de espera, temos um novo Golf no Brasil, o que é animador. Sem dúvida, a geração VII do modelo é a melhor já lançada até hoje. Vamos torcer para que a Volkswagen nos mantenha sempre atualizados, não repetindo o erro do salto de gerações do seu hatch por aqui.

Com informações do Terra.

Comentários (7)

  1. achei os preços bem altos! Pagar 70 mil num carro 1.4 manual, por mais que seja turbo, não vale a pena… prefiro investir num veículo de outra categoria.

    • eu prefiro pagar 63.000 num cruze sport6 lt 1.8 manual. com a diferença ou pago o ipva e fico com um veículo nacional na garagem, com peças e seguro mais baratos.

      • Engraçado como o pessoal fala que o motor é 1.4 o povo acostumado a ver apenas o numero de cilindradas fica preso a esse conceito. O carro 1.4 turbo super econômico com torque e desempenho superior a qualquer 2.0 do mercado e sistema de segurança que apenas os modelos TOP possuem.
        Esse é um bom carro sim e vale a pena se voce gostar de carro. Se for comprar é bom ir logo pois ja ja ele vai deixar de ser fabricado na Alemanha e vira a ser fabricado no México com o padrão terceiro mundo.

  2. Renato, demorou mas taí!
    Levando em conta que no Brasil TODO CARRO CUSTA CARO, os amantes do veículo choram de alegria!
    Os haters e a concorrência choram de tristeza!

    Meu próximo carro finalmente chegou! 🙂
    Abraço!

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