Ford chuta o balde e exagera nos preços do novíssimo Focus

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Se Chevrolet e Volkswagen podem pedir um olho da cara pelos seus hatches médios, por que a Ford não pode fazer o mesmo com o Focus? Para não ficar para trás na onda do exagerado valor pedido pelos seus modelos, a marca oval azul resolveu chutar o balde: Focus hatch pode chegar a R$ 87.990! Sedã bate os R$ 89.990! Novo Focus vem com boa lista de equipamentos.

A Ford divulgou os valores sugeridos oficiais para o novo Focus – hatch e sedã. Infelizmente, os preços vieram muito salgados. Ainda não tive a oportunidade de dirigir a nova geração do modelo, mas tenho certeza de que o novo Focus é um carro moderno, seguro, com ótimo nível de conforto e segurança. Mas precisava custar tão caro?

Abaixo listo os preços e os principais equipamentos do hatch. Também coloquei o do sedã, mas preferi não listar tantos itens de série para não deixar o post imenso.

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HATCH

Ford Focus S 1.6 – R$ 60.990
Airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e EBL (acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca), ar-condicionado, volante multifuncional, SYNC Media System: radio AM/FM, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, tela de LCD multifuncional no painel central de 3,5”, 4 alto-falantes, 2 tweeters e comandos de voz com funções de áudio e telefone; rodas de 16”, direção elétrica, trio elétrico, alarme, computador de bordo, Isofix, ajustes de altura do banco do motorista e de altura e profundidade do volante; banco traseiro bipartido; saídas de ar para o banco traseiro; faróis com temporizador (Follow me Home); lanterna de neblina traseira, entre outros.

Focus 1.6 S Powershift – R$ 66.990
Adiciona sensor de pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa (HLA).

Ford Focus SE 1.6 – R$ 63.990
Equipamentos da versão S, além de ajuste lombar do banco do motorista; descansa braço integrado ao console central; bancos revestidos parcialmente em couro; bolso porta-revistas atrás do banco dianteiro; controle da intensidade da luz do painel; luz de cortesia dianteira e traseira; vidros elétricos com sistema de abertura e fechamento com um toque para cima e para baixo; volante revestido em couro; 4 airbags (frontais e laterais); abertura e fechamento global das portas e vidros; farol de neblina dianteiro; faróis com ajuste de altura manual; sensor de estacionamento traseiro; piloto automático; tela de LCD multifuncional com 4,2”; freio a disco traseiro, entre outros.

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Ford Focus SE 1.6 PowerShift – R$ 69.990
Adiciona sensor de pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa (HLA).

Ford Focus SE 2.0 PowerShift – R$ 72.990
Mesmos equipamentos do SE 1.6 Powershift + rodas de aro 17”.

Ford Focus SE Plus 2.0 PowerShift – R$ 75.990
Equipamentos da versão SE 2.0 Powershift, mais ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro; seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina); retrovisores externos com aquecimento; retrovisores externos com luz de aproximação; retrovisores externos com rebatimento elétrico; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); espelho retrovisor interno eletrocrômico; acesso Inteligente das portas através de sensores; Ford Power – Partida sem chave e sensor de chuva.

Ford Focus Titanium Plus 2.0 PowerShift – R$ 87.990
Itens da versão SE Plus, com adição de grade dianteira na cor preto alto brilho, lanterna traseira com luzes de LED, luzes diurnas em LED, teto solar elétrico, ajuste do banco do motorista elétrico com seis posições, descansa braço central integrado ao banco traseiro, console de teto com porta óculos; dois pontos de força (12V), quatro porta copos; abertura e fechamento global das portas, vidros e teto solar; faróis de Xenon com ajuste de altura automática e lavadores; sensor de estacionamento dianteiro; sistema de estacionamento automático (Active Park Assist); câmera de ré; Sync Media System com MyFord Touch com 5 alto falantes + 4 tweeters; duas entradas USB; comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado e navegador; tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central de 8″; leitor de cartão de memória (SD Card); entrada de vídeo / áudio RCA; sistema de navegação; e Sony Premium Sound.

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SEDAN

Focus Sedan S 2.0 Powershift – R$ 69.990
Transmissão manual automatizada PowerShift com dupla embreagem e seis marchas, AdvanceTrac – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de Partida em Rampa (HLA); aviso de pressão baixa dos pneus; SYNC Media System: radio AM/FM, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, tela de LCD multifuncional no painel central de 3,5”, quatro alto-falantes, dois tweeters e comandos de voz com funções de áudio e telefone; airbag duplo frontal, freios ABS com EBD; rodas de liga leve 16”; ar-condicionado; entre outros itens.

Focus Sedan SE 2.0 Powershift – R$ 74.990
Itens da versão S mais freio a disco traseiro, rodas de liga leve 17”; bancos e volante revestidos parcialmente em couro; quatro airbags (frontais e laterais); tela de LCD multifuncional colorida no painel central de 4,2”; sensor de estacionamento traseiro; piloto automático; limitador de velocidade; farol de neblina dianteiro, entre outros.

Focus Sedan SE Plus 2.0 Powershift – R$ 77.990
Equipamentos da versão SE, além de chave com sensor de presença: acesso inteligente e partida sem chave – Ford Power; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); sensor de chuva; acendimento automático de faróis; espelho retrovisor interno eletrocrômico;  retrovisores externos com rebatimento elétrico; ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, entre outros.

Focus Sedan Titanium Plus 2.0 Powershift – R$ 89.990
Adiciona à versão SE Plus SYNC Media System com MyFord Touch: Sistema de navegação, radio AM/FM, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central de 8”, Sony Premium Sound com cinco alto-falantes e quatro tweeters, comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado e navegador; camera de ré; sistema de estacionamento automático (Active Park Assist); sensor de estacionamento dianteiro; faróis de Xenon; luzes diurnas de LED; banco do motorista com regulagem elétrica em seis posições; teto solar, entre outros.

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Motors e transmissão
Disponível apenas para as versões S e SE do hatch, o motor 1.6 16V Sigma Ti-VCT está ainda mais forte que o do New Fiesta, desenvolvendo 131 cv de potência e 15,9 mkgf de torque com gasolina e 135 cv e 16,4 mkgf com etanol – finalmente números dentro do esperado. Este propulsor pode pode ser associado à transmissão manual de cinco marchas ou à manual automatizada Powershift de dupla embreagem e seis velocidades.

O motor 2.0 16V Duratec é o primeiro flex da história com injeção direta de combustível. Vendido apenas com a transmissão manual automatizada Powershift, ele desenvolve 175 cv de potência e 21 mkgf de torque com gasolina e 178 cv e 21,7 mkgf de torque com etanol.

Novo Ford Focus Hatch Sedan
Comprimento 4,358 m 4,534 m
Largura 1,823 m (2,010 m com espelhos) 1,823 m (2,010 m com espelhos)
Altura 1,484 m 1,484 m
Entre-eixos 2,648 m 2,648 m
Porta-malas 316 litros 421 litros
Tanque 55 litros 55 litros
Peso 1.6 1.312 (S), 1.310 (SE) e 1.344 (S e SE Powershift)
Peso 2.0 1.375 kg (SE) e 1.399 (Titanium) 1.391 (S), 1.396 (SE) e 1.414 (Titanium)

Logo
O novo Focus ficou mais bonito, moderno e eficiente. Enquanto o espaço interno parece bem interessante, o porta-malas diminuiu, o que faz diferença numa viagem com a família. O que não dá para entender é o absurdo preço pedido pela Ford.

Ultrapassar (e muito) a linha dos R$ 80.000 é perigosa não só pela redução dos possíveis compradores, mas também porque começa a entrar num novo patamar que envolve categorias superiores e marcas mais luxuosas.

Desse jeito, logo logo teremos outra marca em quarto lugar no mercado nacional.

Encerro com um elogio à Ford: o novo site da empresa ficou muito melhor do que o antigo! Parabéns!

Comentários (10)

  1. Ficou muito caro mesmo. No entanto, para mim, foi ainda pior a ausência da opção da transmissão manual para o Hatch Titanium Plus. Eu tenho um Focus 2 GLX hatch 2.0 com câmbio manual e o carro é uma delícia de guiar!!! Tinha a intenção de trocar o meu agora pelo Top de linha hatch manual, mas tomei um balde imenso de água fria. Agora não sei o que faço, pois acho o Focus o melhor médio do mercado. A FORD pisou feio na bola com os fãs do FOCUS.

  2. Gosto muito do Cruze Sport6 LT 1.8 e do Novo Focus SE 2.0 PowerShift. Estou com duvida na compra de que carro comprar. Poderiam da uma ajuda, qual seria a melhor comprar, custo beneficio e menor depreciação.
    E qual desse 02 carros informados tem a maior elevação ao solo?

    • Comprei um sport hatch cruze 2013, usei até dez/2014. Gostei do carro, mas o seu consumo é exagerado tendo um motor de 1.8. Sua revenda mesmo para particular depreciou em 23,5 % o que acho alto. Comprei em dezembro de 2014 o hatch focus titanius plus 2015 acima R$ 3.000,00 do valor quando comprei o hatch cruze. O focus tem motor 2.0, bem mais acessórios e de primeiro mundo não devendo nada para marcas como bmw, mercedes, etc. Acredito que este novo casamento colherei melhores frutos.

  3. Esse carro é vendido como carro de universitário nos EUA e aqui dão a ele um status que não tem. Só sendo muito alienado pra pagar um valor tão alto!!!!!!!!!!!!!

  4. É só pegar todas as tabelas e conferir no decorrer dos anos o fiasco que será o volume de vendas desse carro. A FORD e as outras duas(GM e VW) tem sorte de contar com um Governo leniente e fraco, que deu um grande castigo aos importados com cargas tarifárias altíssimas, do contrário marcas como KIA e HYUNDAI nadariam de braçada à frente dessas medíocres “montadoras” que se dizem nacionais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Ei acabei de trocar um Focus 2012 pegar um Focus hatch S. No início parece que mudou da água pro vinho: design muito bonito, motor potente, silencioso, mas aí começam as decepções: acabamento ridículo em plástico barato, banco faz barulho quando se passa em buracos e principalmente: tiraram o controle de vidros “um toque” que era para as 4 portas e agora é só para o motorista e só para descer!!!!!!!!!!!!!! Nem o prático sistema de abertura e fechamento total dos vidros com o controle na chave funciona mais, isso tinha até no Ka. Para ter essa praticidade tem que pagar um pacote extra de R$ 3.000 , Ford tá de brincadeira…

  6. O pior é que acabamos sempre comprando por esses preço ridiculos. Hoje um Titanium Hatch está em quase R$ 90K, aqui. E nos EUA o preço do “mesmo”, está em US$ 24K, ou seja, por volta de R$ 66K. Quanta diferença, principalmente envolvendo qualidade de peças, acabamento e pós vendas. Que digamos de passagem, é uma eternidade depender de alguma coisa que venha da vizinha Argentina. E o pós venda! Que nunca acham as falhas. Espero que com essas quantidade considerável de Brasileiros viajando e vendo como realmente são as coisas lá fora tenhamos mudanças, para melhor, num futuro, espero, próximo nessa área.

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