Anda de moto e tem criança em casa? Fique ligado!

moto-crianca-lei-perigo

Vira e mexe, você vê crianças sendo transportadas em motocicletas. Isso está certo?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é permitido o transporte de crianças maiores de sete anos de idade em motocicletas. Confira o que diz o CTB:

“Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
V – transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – Recolhimento do documento de habilitação.”

Mas, calma… Não é por isso que você vai levar seu filhinho na garupa de qualquer jeito. Para o correto transporte de crianças em motocicletas, é necessário ter atenção não somente à idade da criança, mas também se ela já alcança as pedaleiras da garupa com os pés. Normalmente nesta idade elas já alcançam, mas, se não for o caso, melhor evitar.

DICAS DE SEGURANÇA

1 – A criança deve usar sempre capacete apropriado para o tamanho de sua cabeça, capacetes de adultos ficam folgados e, em caso de acidente, o capacete pode se soltar da cabeça dela.
2 – Respeite o tamanho da criança – mesmo que ela tenha sete anos, certifique-se de que ela alcança os pés nas pedaleiras e, mais importante, possui condições físicas de se segurar. Pés soltos podem causar acidentes em rodas, correntes e queimaduras nos escapamentos.
3 – A criança deve vestir roupas e calçados adequados para andar em motocicletas – equipamentos de proteção como jaquetas, luvas, calças e botas nunca são demais.
4 – Oriente a criança quanto ao correto ponto de se segurar, que neste caso é na cintura do piloto. Também ensine a acompanhar os movimentos de corpo de quem pilota a motocicleta. Além disso, informe sobre freadas e acelerações onde o corpo costuma se movimentar, e é necessário se segurar mais forte.
5 – Caso a criança esteja tensa ou com medo, evite levá-la na motocicleta, respeite seus sentimentos, pois ela pode se assustar e tomar decisões imprevisíveis.

A criança sempre deve estar posicionada no banco traseiro da moto, nunca no tanque ou entre duas pessoas. Além de ilegal, é perigoso!

Fonte: Cesvi Brasil

Comentários