Usando um conceito, Ford adianta as linhas finais do novo Ka

Novo-Ford-Ka-Conceito-Concept-Brasil-hatch-4-portas-dianteira

Usando uma estratégia cada vez mais comum, como aconteceu com o EcoSport e com o Chevrolet Cobalt, por exemplo, a Ford apresentou no Brasil um conceito que adianta as linhas finais do novo Ka. Com uma perda significativa de personalidade, o modelo será fabricado em Camaçari, na Bahia, e suas vendas começam em 2014.

O novo Ka será um veículo totalmente novo e será lançado para ajudar a Ford a se manter na quarta posição entre as montadoras que mais vendem no País. O novo compacto servirá também para corrigir algumas bobagens feitas pela marca, como oferecer apenas a opção de carroceria com duas portas desde o lançamento do veículo no Brasil, em 1997.

Novo-Ford-Ka-Conceito-Concept-Brasil-hatch-4-portas-lateral

Em termos visuais, o conceito exibido pela Ford antecipa que o novo Ka terá mínima (para não dizer nenhuma) semelhança com a atual e a primeira geração do modelo. Embora não seja a versão final, o Ka Concept dificilmente terá grandes modificações até o lançamento de sua versão de rua, no ano que vem. Normalmente, se alguma mudança acontece, elas são nas rodas, lanternas (disposição das luzes, e não o formato), maçanetas, fechaduras, retrovisores e, em alguns casos, até na grade (filetes, colmeia, etc.) – esse último não será o caso do Ka.

Seguindo a linha mundial de design da Ford, o novo Ka terá nova grade trapezoidal da marca, usada no EcoSport, Fusion e New Fiesta. A traseira também foi inspirada nos irmãos e tem um aspecto que eu gosto muito: limpeza (poucos elementos). Realmente espero que o Ka final continue assim.

Novo-Ford-Ka-Conceito-Concept-Brasil-hatch-4-portas-traseira

A Ford tentou ainda manter alguns pontos curvos no (conceito) novo Ka em referência às gerações anteriores do modelo. Mas foi algo bem discreto. Na prática, o conceito mostra que o novo Ka perderá a sua personalidade já características, dando lugar a um veículo mais sério, comum (em vista dos irmão), mas ainda bonito.

Por curiosidade, analisei com calma todas as fotos que encontrei do conceito do novo Ka e consegui encontrar pontos de design que me lembram os seguintes carros: Ford Fusion, New Fiesta e EcoSport (obviamente esses três); Hyundai i30 (a geração anterior); Kia Cerato (geração atual); Chevrolet Onix e Volkswagen Gol.

Novo-Ford-Ka-Conceito-Concept-Brasil-hatch-4-portas

O novo Ford Ka ficará um pouco maior e brigará com uma série de hatches compactos vendidos por aqui, como Volkswagen Gol, Fiat Palio e Uno; Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Nissan March e Toyota Etios. Claro que a marca ainda não fala em preços, mas a versão básica do veículo deverá ficar na casa de R$ 30.000.

Entre as novidades do futuro Ka teremos o motor 1.0 12V de três cilindros, com potência máxima de cerca de 80 cv. A outra motorização já é bem conhecida por todos, pois fez a sua estréia no New Fiesta hatch 2014: 1.5 16V, que desenvolve 107 cv de potência e 14,8 kgfm de torque com gasolina e 111 cv e 15 kgfm com etanol.

Se você espera ansiosamente pelo novo Ka e pretende dar férias ao seu pé esquerdo, saiba que uma versão com câmbio manual automatizado PowerShift não deve acompanhar o lançamento do veículo, ficando para outro momento (se é que isso irá acontecer).

Em termos de equipamentos, por questões legais, o modelo será equipado com airbag duplo e freios com sistema ABS. A Ford confirmou que o novo Ka terá um eficiente sistema de ar-condicionado (provavelmente um item opcional das versões de entrada e de série na topo de linha), contará com uma doca para dispositivos móveis (smartphones e afins) e com o já conhecido sistema de conectividade Ford SYNC.

Com informações do Terra.

Comentários (8)

      • Bom, de bonitinhos e ordinários, nosso mercado esta cheio: Unos, Palios, Celtas e Gols; basta ver o latin ncap… mas pelo menos a plataforma do Ka é moderna, nada que lembre plataformas antigas e requentadas como as dos citados…

  1. A Ford mais um vez mostra que tem os engenheiros mais doidos do mundo.
    Primeiro que isso aí é praticamente um carro novo. Em nada lembra um Ford Ka. Fizeram a mesma idiotice que fizeram com o Ford Eco Sport .. o novo é outro carro e nunca o bom e velho Eco Sport. Poderiam dar um nome novo, que ficaria mais inteligente e sincero.
    Sim, ficou mais bonito, obvio… o cara de 97 é horrível. Não tinha como deixar aquilo pior. No conceito design é outro carro.
    E como cria um carro quatro portas, para 5 pessoas com um porta-malas de carro de solteiro?
    É praticamente um carro pra solteiro sem filhos.
    Os carros da Ford são bons, potentes, a empresa tem uma credibilidade gigantesca. Poderiam criar carros novos, com novos nomes e não modificar completamente o conceito de um carro e dar a ele o mesmo nome.
    Talvez por isso a Ford só tenha 1 carro entre os mais vendidos de 2013.
    Tá faltando originalidade nessa montadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *