Branco foi a cor preferida para carros em 2013 na América do Sul e no mundo

popularidade-cores-carros-mundo-2013

O branco foi a cor preferida para carros na América do Sul e no mundo em 2013 e se consolidou como a cor automotiva mais popular entre os consumidores em todos os mercados avaliados. Prata, preto e cinza vêm logo atrás, não necessariamente nessa ordem.

Essa constatação veio de um estudo realizado pela Axalta Coating Systems, fabricante global de tintas automotivas. Um ponto curioso sobre a pesquisa, que é realizada desde 1953, é que o branco, pela primeira vez, foi a cor de carros mais popular na Europa desde 1980! Na América do Norte e na Ásia, ela vence desde 2006, enquanto na América do Sul, a última vez que o branco foi mais popular foi no ano 2000.

Em 2013, a cor branca deve teve seu nível de popularidade elevado em seis pontos percentuais em relação a 2012. Dentro do espaço do branco, 22% dos veículos tinham a cor branco sólido e 7% eram branco pérola.

O preto foi a segunda cor mais popular no mundo, com 20% das vendas, mas o efeito de preto foi o preferido em relação ao preto sólido. Prata com 15% e cinza com 12% perderam popularidade, enquanto vermelho manteve-se estável em 8%.

Os espaços de azul e marrom/bege ficaram cada um com 5% do mercado global. As demais opções de cores revelaram a baixa popularidade do verde, laranja, roxo e outros espaços, embora tenha havido um pequeno aumento na área amarelo/ouro. Em geral, cores neutras têm sido muito populares na última década e estão presentes em 76% dos veículos de hoje.

América do Sul

  • Com 29%, o branco ofuscou o prata e ocupou o topo pela primeira vez desde 2001, seguido de perto pelo preto com 14 por cento.
  • Cinza e vermelho foram os seguintes no ranking de popularidade com 9% cada. O vermelho permanece sendo a quinta cor mais popular desde 2002.
  • A preferência pelas cores marrom/bege, azul e verde cresceu ligeiramente.

color-popularity-report-car-cor-popular-mundo-estudo-carro

América do Norte

  • Com 26%, o branco continuou ganhando popularidade e permaneceu sendo a opção de cor mais popular pelo sétimo ano consecutivo.
  • Com 20%, o preto também ganhou popularidade, com consumidores tendendo para o efeito de preto nos segmentos de luxo e SUV de luxo.
  • O prata manteve seu lento declínio lento junto com o cinza.
  • As duas opções de cores cromáticas mais populares são vermelho com 9% e azul com 7%.
  • O México prefere as cores neutras mais leves, com branco registrando 32% e o prata, 18%.
  • O preto caiu para terceiro lugar com 17% no México.
  • Outras cores no México registraram queda em sintonia com as tendências gerais na América do Norte.

Europa

  • A preferência pelo branco teve aumento de 5% em 2013, concentrando 29% das vendas de carros novos, com branco sólido sendo a variante mais popular.
  • Com 21%, o preto foi a segunda cor mais procurada, mas teve queda de popularidade em relação a 2012.
  • O interesse pelo cinza e prata diminuiu em 2013 em sintonia com as tendências globais.
  • O azul teve ligeira queda e o vermelho registrou leve aumento, o que levou ambas as cores ao patamar de sete por cento.

Ásia

  • Na Ásia, as cores neutras concentraram 75% do mercado, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2012, mas ainda abaixo dos níveis de 2001, quando os tons neutros respondiam por 86% da paleta. O vermelho foi a cor e não neutra mais popular nos veículos.
  • O Japão continuou registrando o branco como a cor mais popular pelo sétimo ano consecutivo, seguido pelo preto e prata. A popularidade do cinza com 7% foi baixa em comparação com outras tendências mundiais. O azul foi a escolha de cor mais intensa com 7% do mercado.
  • Na China, o preto manteve-se forte, especialmente em veículos de luxo. No entanto, o interesse pelo branco cresceu em consonância com sua popularidade global. Azul, verde e amarelo tiveram baixa popularidade em comparação com os tons de marrom e vermelho.
  • Na Coreia do Sul, o branco permaneceu sendo a preferência número uma com 32% do mercado. O prata ficou com o distante segundo lugar, com 18%. Cinza em terceiro lugar foi seguido pelo preto com espaços de cores mais claras dominando o mercado.
  • Prata manteve-se como a cor mais popular na Índia com 30%. O branco ficou com um segundo próximo, na marca de 28%, mostrando que essas cores claras são populares no clima quente. Tons de marrom/bege foram populares com 10%, mas cores mais escuras como o preto tiveram pouco interesse, ocupando apenas 7% do mercado.

Outros países e regiões

  • Na Rússia, o branco ocupou a principal posição no espaço de cores com 18%. Diferentemente de outros países, o verde mostrou-se bastante popular na Rússia com oito por cento do mercado.
  • Os espaços de tons claros dominaram a África, com branco, prata e cinza ocupando as posições superiores. O branco teve uma forte predominância com 43%. O vermelho foi a cor não neutra mais popular com 6%, seguido pelo azul com 4%.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *