Fiat mostra o Linea 2015, que chega em abril com mudanças visuais e de acabamento

Fiat-Liena-2015-Brasil

Carente de novidades efetivas há algum tempo, e para não ficar ainda mais ultrapassado num dos segmentos mais desejados e disputados do mercado nacional, a Fiat prepara bem-vindas novidades para o Linea que, a partir de abril, chega às concessionárias com mudanças visuais e de acabamento. Será que elas serão suficientes para alavancar as vendas do modelo?

O objetivo da marca italiana é tornar o seu sedã mais refinado e atraente. As imagens desse post são da versão Absolute 2015, equipada com o câmbio manual automatizado Dualogic Plus.

Reparem na foto acima que a dianteira do modelo mudou, com destaque para o para-choque e para a grade, que agora tem filetes horizontais e em relevo (criando um efeito 3D). Na lateral, destaque para as rodas, que ficaram bem mais bonitas. Na traseira, foto logo abaixo, as principais mudanças estão no para-choque e na posição da placa, que sobe para a tampa do porta-malas – solução que não me agrada muito. O nome Linea agora vem numa barra prateada, que acabou “empurrando” a logomarca da Fiat para cima.

Fiat-Liena-Absolute-2015-Brasil

O conjunto estético melhorou, mas a evolução visual foi pequena. Como eu já havia comentado antes, no meu post que falava da minha decepção com a linha 2014 do modelo, a inspiração das mudanças veio do Linea turco.

Por dentro, as mudanças do sedã italiano deverão seguir as que aconteceram na mais recente reestilização do Punto (não as da linha 2014). Logo, teremos nova grafia (de melhor visualização) e iluminação no painel, acabamento um pouco melhor e mais algumas mudanças – talvez até a adoção de uma tela multimídia touchscreen.

Fiat-Liena-Absolute-2015-Brasil-painel

Fiat Linea 2015

Prováveis equipamentos
A lista de equipamentos também deve ser revista, mas, alguns itens atuais continuarão de série, como: alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos, apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, comando interno elétrico de abertura do porta-malas, computador de bordo; desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, follow me home, freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, airbag duplo, iluminação do porta-malas, kit parafusos antifurto das rodas (um por roda); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), piloto automático, porta USB + cabo para Ipod / Iphone (cabo para Ipod / Iphone incompatível com Blue&Me e Blue&Me Nav), retrovisores externos elétricos, tomada 12V, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.

As novidades ficam por conta do acendimento dos piscas em caso de frenagem brusca acima de 50 km/h, ajuste de altura  dos faróis, sistema de som mais refinado e sensor de estacionamento com gráfico (opcional na versão Essence).

Fiat-Punto-Blackmotion-2014-Linea-2015-Brasil-painel

Painel do Linea 2015 será praticamente idêntico ao do Punto (foto)

Motor e câmbio
Em termos mecânicos, a linha 2015 do Linea não terá alterações, mantendo o motor 1.8 16V E.TorQ, que desenvolve 130 cv de potência e 18,4 kgfm de torque com gasolina e 132 cv e 18,9 kgfm com etanol. A oferta de câmbio continua a mesma: manual e manual automatizado Dualogic Plus, ambos de cinco marchas.

Preços
Falando de preços, espero que os valores fiquem, no mínimo, iguais aos atuais (abaixo). Mas, realmente espero que fiquem mais baixos, tornando o Linea mais atrativo e competitivo para enfrentar seus principais concorrentes que, na minha opinião, são Honda City, Chevrolet Sonic Sedan, Ford New Fiesta Sedan e mais alguns.

Para a Fiat, o Linea “tromba” com o Honda Civic, Toyota Corolla, Nissan Sentra, Chevrolet Cruze, Ford Focus Sedan, Renault Fluence, Citroën C4 Louge, Peugeot 408, Volkswagen Jetta, entre outros. Acho que a marca também tem razão, mas penso que os veículos que citei são adversários mais compatíveis com o Linea.

LINHA 2014 (preços em 25/02/2014)
Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 54.750
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic Plus – R$ 57.855
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic Plus – R$ 65.310

Em relação à pergunta que fiz no início, ainda é cedo para afirmar, mas acho que o Fiat Linea 2015 será capaz apenas de manter as vendas do modelo mornas, como elas praticamente foram desde o lançamento do veículo no Brasil.

Já falei sobre a história do Linea aqui e, em relação ao futuro, continuo com o mesmo pensamento: resta à Fiat aprender com as lições e guardar forças (energia e dinheiro) para o futuro sedã médio da marca, provável substituto oficial do Linea. Com o know-how da Chrysler, provavelmente teremos um grande representante no mercado nacional.

Compare o visual do Linea 2015 com o do Linea 2014:

Comentários (36)

  1. a fiat deve ser preocupar com o atendimento ao cliente comprei um carro na fiat de içara santa catarina UNITA uma verdadeira vergonha foi enganado pela fiat liguei para a fiat em belo horizonte e me informaram que a fiat so vende os carros para as lojas revenderem e que estes problemas que tive e com a própria loja que vergonha, foi mal atentidido me falaram um preço na compra e colocaram outro maior no carnt de pagamento e muitas outras mais
    depois de ser cliente da fiat por mais de 10 anos ….. vou mudar para ourta marca
    para a FIAT deixo um grande parabéns por tudo ninguém se interessa por nada so querem vender

    • sou de floripa, um cara que trabalha cmg comprou um palio sporting, a fiat devez enquando entra em contato com ele pra perguntar como é o atendimento da concessionaria, etc, ou seja, o atendimento da fiat depende do carro que vc compra. Não sei que carro vc comprou, mas se foi um carro com um padrão alto dai acredito que eles vão babar seu ovo

      • Discordo de seu comentário, comprei um Fiat Palio e a Fiat liga sempre para saber se a concessionária esta dando bom atendimento, liga até no meu aniverssário, coisa que me preocupa, imagina se compro um carro muito caro…

    • Tenho um Linea alem de ser otimo barato nivel de civic. a Fiat sempre ajuda em tudo o carro não da problemas com 2 anos de carros so tive que trocar as 4 pastilhas de freio.

  2. Até quando as mudanças em carros brasileiros serão restritas a faróis e para choques algo tem que mudar se o carro for o mesmo permanece o modelo no caso do Linea 2009 se não me engano e muda o ano de fabricação. A Fiat poderia aproveitar e lançar por aqui a linha do Dodge Dart americano.

  3. Concordo com o repórter … a Fiat pensa alto demais (e cobra muito por isso) ao achar que o linea topará com os carros por ela elencados. É um carro de grandes desvalorização no mercado, nunca foi bem visto, e não será agora da noite pro dia …. o novo corolla tá chegando … o sentra tem uma boa proposta, citroen c4 louge e peugeot 408 pra mim estão acima do linea.

  4. As montadoras como sempre maquiando os carros, vejam que as mudanças são de farois e parachoques, mas o preço é um absurdo.o LINEA é um bom carro mas não vale o que pedem, Não vale a pena trocar de carro, só muda a embalagem,estão lancando no mercado verdadeiras carroças,daqui alguns anos o povo verá que comprou gato por lebre. ETIOS,MARCH,J3,QQ esses sofrerão desvalorização ainda maior. vc que paga 65 mil no carro hoje, vc esta simplesmente perdendo 35-40 mil em 2 anos.

    Abraços a todos.

  5. Conseguiram fazer o carro ficar feio!!!! Ao FIAT!! primeiro o UNO e depois veio a VW e fez o UP!! Ae vem a FIAT e faz esse línea!!! Parece disputa do mais feio do Brasil!!!!!

  6. Bem compreensível que você diga “na minha opinião”. Realmente é um carro que em relação aos outors sedâs médios, e não os pequenos como o Cobalt e o City, existe uma pequena deficiência de acabamento. Tem com certeza o mesmo espaço, equipamentos e desempenho de Civic, Corolla e outros, com uma relação custo benefício acachapante – ous outros sedãs médios é que estão com preços abusivos. Na largada se paga de R$ 10 mil a R$ 15 mil a mais. Não faz o menor sentido. Em termos de design é com certeza o mais original e moderno. Nada a ver com o desenho originado pela Hyundai, e copiado por todos, Civic (pouco, pois sua traserira lembra algumas Mercedes), Corolla, Focus, Cerato e até o C4 Lounge que faz os carros parecer um Transformer – ou seja, um brinquedo e não um carro de verdade, cheio de vincos, faróis e sinaleiras traseiras que parecem olhos de robôs. Esperamos que quando a Fiat mudar realmente o Línea, mantenha-se fiel ao seu design italiano, melhorando o que efetivamente o carro tem de deficiências.

  7. A FIAT e seus carrinhos. Os únicos carros da FIAT vendidos com câmbio automático de verdade são Freemount e 500. Até no Linea, vem com este câmbio pobre e sem graça chamado automatizado, que não tem nada a ver com um o automatizado do Audi R8, por exemplo. Quando será que a FIAT venderá no Brasil um carro médio de luxo, de verdade? Por enquanto só carrinhos comuns disfarçados como de luxo, como por exemplo, o Tempra, o Marea e, agora, este Punto com porta-malas chamado Linea.

  8. É incrível como os meios de comunicação detonam algum produto que eles não se identificam. O Linea é um carro que entrega muita tecnologia e conforto por um preço justo. É verdade que sua desvalorização é forte, como todos os do segmento (exceção para o Corolla e o Civic), mas as desvantagens param por aí. Agora compará-lo com New Fiesta, Sonic Sedan e Honda City? Vc é repórter mesmo??? Primeiro veja a diferença de tamanho deles. Depois veja os equipamentos que eles oferecem, motorização e acabamento. Com certeza o Linea é muito superior a estes carros e pode sim competir com Corolla, Civic, Sentra e Focus. Aliás, só um exemplo: entre Civic, Corolla, Focus e Linea, o único que oferece opcional de 7 airbags é o Linea. E o melhor, com um preço bem inferior. Talvez o que a Fiat poderia fazer é melhorar o marketing em cima deste veículo, já que tem muitos “repórteres” dedicados a exaltar veículos que nem são tão bons mais que caíram no gosto deles e denegrir a imagens de ótimos veículos só porque não gostaram deles (e assim fazendo a cabeça do povo que se deixa levar). Ao povo resta dizer para que façam test drive e comparem os veículos (itens de série, opcionais, acabamento, consumo e desempenho) antes de comprar.

    • amigo, o linea oferece até 6 airbags, sendo 2 de série e 4 opcionais (side e window bags). Sete airbags só o new fiesta sedan que, aliás, com motor 1.6, tem mais potência do que o linea 1.8.

        • O New Fiesta 1.6 tem 125cv a gasolina contra 130cv do Linea. A álcool o New Fiesta tem 130cv contra 132cv do Linea. E se vc colocar o Linea T-Jet tem 152cv. Onde ele tem mais potência que o Linea? E ainda por cima anda meio travado. E o Linea tem sim 7 airbags, 2 de série e mais 5 opcionais.

          • olá. você está correto sobre a potência, pois a ford ainda não atualizou o motor 1.6 do new fiesta como o do focus, que tem 131/135 cv.

            sobre os airbags, hoje, o liena só oferece seis: dois dianteiro, dois laterais e dois do tipo cortina. não existe a opção knee bag para o carro, como acontece com o new fiesta.

          • A Ford se especializou em fazer carros para o público feminino ou mais famíla – desde o Fiesta hatch, onde a mulher tem muita influência na escolha do carro. O New Fiesta acentua esta tendência. Sem falar no Eco-Sport, montado na plataforma do Fiesta, fantasiado de Off-Road. O New Fiesta não é do mesmo segmento de mercado do Línea.

          • verdade Linea é otimo não da para compara com sedans pequenos ele é sim nivel de Civic ! a quem não goste mais Linea é um otimo carro pelo preço comparado ao corolla kkkk Sou muito mais Linea

    • A propósito, esqueçam esta história de depreciação. Carro é custo e não investimento. A depeciação de um carro de 50 mil em 20% é 10 mil. num carro de 70 mil em 15% é 10,5 mil. Quem sai ganhando? Além disto temos muitas outras despesas, combustível, manutenção. Mas dizer que é melhor comprar um carro com menor depreciação só nos induz a perder mais dinheiro.

    • É engraçado mesmo! A Fiat se esforça para dar sobrevida ao Linea, os repórteres se esforçam nas críticas e nas comparações com outros veículos do segmento. E mesmo nas comparações ninguém sequer menciona o Fluence AT da Renault. É carrofobia, ou renaultfobia? Nem penso em comparar meu Fluence com o Linea. O meu é mais completo, linhas modernas, excelente motorização, ótima relação custo-benefício e é entregue por um preço (dentro dos parâmetros abusivos nacionais) até aceitável. E não mencionei sequer a qualidade do câmbio sequencial, simplesmente espetacular!!!

  9. Gostaria de parabenizar a Fiat, pelos produtos e principalmente pelo visual , e volto a repetir a equipe que desenha tem bom gosto o Linea é um carro não muito aceito pelo mercado mas um toque na maquiagem ele já é outro o desenho das rodas e para-choque já mudou bem, só acho que precisaria colocar um mascará negra nos faróis para dar um ar mais agressivo.

  10. Infelizmente é um projeto que nasceu morto. Dificilmente a Fiat irá recuperar esse carro, ainda mais sem um visual mais agressivo e equipamentos mais “robustos”. Nesse preço, sem controles de tração e estabilidade, tô fora.

  11. Pessoal, vocês acham que um Linea 1.8 Absolute Dualogic briga de frente com um Corolla 2.0 automático; ou com um Civic 2.0 automático; ou com um Fluence 2.0 CVT; ou com um Sentra 2.0 CVT; ou com um 408 2.0 automático de seis marchas; ou com um Jetta 2.0 Tiptronic???

    O Linea não é um carro ruim, mas não tem condições de enfrentar essa turma.

    O Linea é derivado do Punto (compacto premium), e não do Bravo (hatch médio).

  12. achei um desperdicio a fiat reestilizar um carro q sempre vendeu pouco, e q ficou com um design piorado na traseira e q rodas sao essas? horriveis!… enfim a fiat bem q poderia ter tirado o linea de linha e esperar ate o final de 2015 pra lançar os novos TEMPRA e OTTIMO

    • Linea é otimo olha esse preço e olha o do corolla linea 65 corolla 92 corolla oferece um pouco mais que o Linea ! agora vem falar que Linea não presta ou vem compara com Tempra kkkkkk Linea é um Carrão

  13. O Linea é um carro bonito,mas merece investimentos, por fora a traseira parece que ressuscitaram o Marea (aliás uma das razões do Linea não manter boas vendas é o fato de o Marea ter ganhado má fama, assim como os outros sedans da marca),porém a Fiat poderia ter um melhor desempenho no Linea, o interior ficou horrível o painel é o mesmo do pallio, o volante de punto, lanço aqui uma questão: até eu que não sou profissional mas amo desenhar carros, consigo restilizar o Linea, pois o Linea para poder competir com carros a nível de Honda Civic, Toyota Corolla etc… Sua nova versão deveria ser puxada do Bravo, mas nada que um bom acabamento (pois o interior está parecendo o novo prisma em relação ao acabamento ) deveriam aproveitar a parceria com a Dodge e utilizar do mesmo interior do Dodge Darth, e creio que se o Linea continuar assim, não tem salvação o jeito vai ser o retirar de linha (fato que seria muito triste pois mesmo defasado é um carro especial pra mim ) .
    Ficaria um carro lindo se fosse bem investido e recebesse mais atenção!

  14. Linea é otimo muito melhor que city e um otimo sedan medio ele é barato e traz o mesmo que corolla civic ! com uma diferença entre Linea TOP 65 e Corolla TOP 92 sendo que o Linea traz um pouco menos que o corolla ! se o Linea ficou Feio imagina o corolla que não era bonito ! quando vejo um Linea na Rua e depois um Focus sedan da vergonha de ver o povo falando que focus é melhor ! Linea é um carrão otimo

  15. Comprei um Linea e estou esperando chegar. Coloquei vários concorrentes na ponta do lápis ( mesma faixa de preço) e minha escolha foi ele pelos fatores : motor(potência/torque) , economia, entre-eixos). Tenho 1,85 de altura e o espaço traseiro de alguns sedans compactos é ridículo são carros pra 4 pessoas só. Quero um carro pra pegar a estrada com um bom porta mala e motor que não me deixe com raiva. Façam sempre a comparação pelo preço e não pela categoria que se enquadra o carro.

  16. A FIAT nao tem capacidade para vender mais de 800 linea por meis ela tem a venda de carros populares en primera. honda e toyota,no brasil nao vende acho nem 30% DE CARRO. cada un seo nicho. eu acho isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *