Nissan desenvolve um curioso espelho retrovisor com tela de LCD

retrovisor-LCD-tecnologia-Nissan

Depois dos retrovisores laterais receberem sensores de ponto cego e outros recursos, agora é a vez do retrovisor interno ganhar uma curiosa e interessante melhoria. A nova tecnologia, desenvolvida pela Nissan, que será apresentada durante o Salão de Genebra 2014, que começa nessa quinta-feira (6), na Suíça, utiliza uma tela de LCD no espelho tradicional com o objetivo de oferecer ampla e clara visibilidade em diversas condições.

O “espelho inteligente de LCD” está montado dentro da estrutura do retrovisor tradicional, trabalhando em conjunto com uma câmera de alta resolução instalada na parte de trás do veículo. Dessa forma é possível visualizar claramente o que há em pontos cegos, como nas colunas C, por exemplo. Outra vantagem é ter visibilidade completa quando há passageiros no banco traseiro, situação que normalmente atrapalha o motorista em manobras. É possível escolher, por meio de um botão na parte inferior, entre o uso do espelho tradicional ou do inteligente.

retrovisor-LCD-tecnologia-Nissan-carro

A novidade também fornece imagem nítida e clara em várias condições de luz e de ambiente, incluindo chuva, neve, etc. graças à alta qualidade de resolução da câmera e ao sistema de processamento de imagem no monitor LCD. O brilho na tela é mínimo para o motorista, mesmo durante o nascer ou pôr do sol ou quando há veículos atrás utilizando o farol alto.

retrovisor-LCD-tecnologia-Nissan-carro-estacionamento

Para evitar que as imagens captadas por uma câmera padrão ficassem distorcidas, a Nissan desenvolveu um equipamento de alta performance com ângulo estreito e 1.300.000 pixels, formatada especialmente para o novo sistema do retrovisor inteligente. Como os monitores convencionais possuem uma proporção 4:3 ou 16:9, que não exibiriam adequadamente as imagens, a saída foi criar um monitor de LCD com a proporção de aproximadamente 4:1.

retrovisor-LCD-tecnologia-Nissan-carro-chuva

O primeiro modelo a receber a novidade será o bólido com motor elétrico Zeod RC, que disputará as 24 Horas de Le Mans deste ano. Depois, será a vez dos carros de corrida da Nismo e de modelos de produção, que começam a ser equipados a partir de 2015 com a inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *