Obrigado Ford por fazer o meu novo Focus parecer velho e ultrapassado!

Ford-Focus-2015-hatchO leitor Rogério Freitas me enviou um e-mail exatamente com o mesmo título desse post. Há exatos quatro meses, ele comprou um Ford Focus SE 1.6 hatch. E, menos de seis meses depois da marca norte-americana lançar a nova geração do modelo no Brasil, ela já mostrou como será o Focus reestilizado. Mas isso não seria bom?

Não para os brasileiros. Com a nova missão “One Ford“, que, entre outras definições, tem o objetivo de globalizar os carros da montadora, a Ford, no máximo num futuro de médio prazo, irá reestilizar o Focus por aqui. E, quando isso acontecer (em um ano? Em dois anos?), o Rogério e outros milhares de compradores do modelo ficarão ainda mais chateados.

Ford-Focus-2015-hatch-back-viewMas tudo vai depender mesmo de quando a Ford irá lançar a versão mais atual do Focus no Brasil. Se for em 2014, a imagem da marca ficará profundamente abalada. Se for em 2015 (mais provável), os compradores do atual Focus ficarão com seus carros defasados ainda na garantia. Se for em 2016, a marca, mais uma vez, poderá estar demorando demais para reestilizar o carro por aqui, possibilitando que o mesmo erro seja cometido: muda o Focus no Brasil e, meses depois, o carro é alterado na Europa e/ou nos Estados Unidos.

Fato é que a Ford mostrou, no final de fevereiro, o Focus 2015 com visual renovado na Europa. Suas linhas na dianteira, como era de se esperar, seguem a inspiração Aston Marin, como já acontece com o Fusion, New Fiesta e outro veículos da marca.

Ford-Focus-2015-hatch-interior-painelO resultado ficou muito bom, mas fiquei com a impressão do conjunto ter perdido harmonia. A dianteira do Focus 2015 é bem melhor do que a do Focus atual brasileiro que, por sua vez, combina melhor com a traseira – pelo menos no hatch. Meu medo é que a Ford cometa o mesmo erro da Volkswagen, fazendo seus carros ficarem parecidos demais.

A traseira recebeu mínimas alterações, enquanto as rodas de liga leve são novas. Internamente, o Focus 2015 tem um novo volante multifuncional (que aparenta ser menor e com melhor empunhadura) e um novo painel, bem mais moderno e agradável.

O novo Focus 2015 será mostrado pela primeira vez ao público no Salão de Genebra, na Suíça, que começa amanhã. Suas vendas começam no segundo semestre de 2014.

Para o Rogério e outros milhares de compradores (recentes) do Focus, que praticamente já estão com seus carros “ultrapassados e velhos” (na fala do Rogério), fica a dica: tenham calma. A sensação de decepção com a marca é natural e eu me sentiria da mesma forma se tivesse comprado um Focus nos últimos meses. Mas não se deixem levar pela decepção, pois vocês têm um automóvel muito bom na garagem.

Comentários

  • marcelo b8 disse:

    a culpa e da ford do brasil q como sempre demora dmais a trazer as novidades, esse carro foi lançado em 2010 na europa e a reestilizacao veio no tempo certo, “entre 3 e 4 anos”… a ford vai trazer esse focus reestilizado no 2° semestre de 2015 segundo rumores, mas acho meio tardio ja q em 2016 la na europa chegara a nova geracao! “acreditem se quiserem”

  • Bernardo disse:

    Culpo o consumidor brasileiro por achar que carro é uma vitrine ambulante e vale a pena pagar MUITO mais caro por bem MENOS só pra ter o lançamento do mercado. Podem esperar, o mesmo vai acontecer com o “vovorolla” (Toyota Corolla) e, logo em seguida, com o Civic. Enquanto isso, novo Sentra, Citroën C4 Lounge e até mesmo o Peugeot 408 (em promoção com bônus da fábrica de 8 mil) agradecem.

  • JotaCê disse:

    Engraçado, aconteceu algo pior com o Civic. O Civic foi lançado nos EUA e seu design foi duramente criticado pelos norte-americanos e menos de um ano depois ele foi re-estilizado lá e nós ainda estamos com o modelo antigo… Não vi ninguém descendo a lenha na Honda… Esse ano, depois de menos de dois anos ele será re-estilizado aqui e ficando igual ao de lá… mas, por enquanto o Civic daqui está “defasado”. Engraçado, não?

  • JotaCê disse:

    Mas o fato é que nosso BraZil está assumindo ou reassumindo sua vocação de fabricar carroças caras, não é mesmo Renato? Haja visto que já temos carros 1.0 beirando os R$ 40 mil!!! Infelizmente, é a triste realidade… enquanto houver gente disposta a pagar as montadoras cobram mesmo para engordar e muito suas remessas para as matrizes!!! Daqui a pouco o sonho de consumo de todo brasileiro vai ser um Fiat Uno ou um Chevrolet Celta!!!!

    • Airton disse:

      Falou e disse tudo!!!!. Pagamos preços exorbitantes por um monte de lata com 04 pneus e motor. O pior ainda é que a maioria ainda financia a aquisição. É como disse um “cabeça” de uma montadora quando questionado sobre os preços: “O consumidor paga….porque baixar??!!!.

      • Adriano disse:

        Estava em dúvida entre um golf 1.4 TSI ou um focus 2.0 titanium….. ambos equivalem ao preço…. mas achei muito melhor o focus nos itens de série… o problema do focus continua sendo a desvalorização…. desde que foi lançado….

      • Henrique Góes disse:

        kkk Como é que é???? Um vendedor te falou??? O pobre coitado do vendedor é mais desenformado do que um difunto. Chegará ano que vem sim, e olha se não chegar ainda no primeiro semestre, a Ford quer baratear a linha de produção fazendo que que o ferramental seja um. Lembre-se no New Fiesta que foi restilizado em um ano.

  • djalma r.m disse:

    DEMOREI PARA COMPRAR UM FORD,MAIS SE TUDO ISSO FOR VERDADE ESTOU SAINDO DA LINHA AGORA MESMO .POIS ALEM DE PERDER COM CARRO OKM PERDEREI MUITO MAIS COM AS MUDANÇAS DO MODELO ESPERO NÃO TER ME ENGANADO COM A FORD POIS A FAMA DELA NUNCA FOI DAS MELHORES.

    • Emanuel disse:

      Caro Djalma,
      Eu mesmo comprei um focus titanium sedan plus por 12 mil reais a menos do preço sugerido. Pagar 87.500 por um carro que foi comprado por alguns por 98.900 é um supernegócio. O carro não deixará de ser muito mais tecnológico do que todos os concorrentes no seu segmento. Vi um corolla altis por 101 mil que deve ter 80% da tecnologia embarcada do focus plus. Não olhe por esse lado. Olhe pelo prazer que o carro lhe oferece. Só estou trocando o meu glx 10/11 porque já rodei 150 mil km e supersatisfeito. O importante é que vc está com um puta carro. O resto é a mania do brasileiro que acha que a opnião que ele tem é superior a dos que pensam diferentes do que todo mundo fica repetindo. Desencana e aproveite o carro que vc tem. Afinal, carro é pra se usar.
      Abraços

  • Filipe disse:

    Comprar um carro pensando na revenda, eu particularmente não me preocupo com isso, prefiro avaliar o custo benefício de ter um bom carro na garagem.

    Segurança, conforto e tecnologia, e nisso que penso, se quer menos desvalorização, adquirir um veiculo não é um bom investimento, teste a compra de um imóvel. 🙂

  • Ricardo disse:

    A Ford é campeã nisso.. também já fui vítima dessa falta de planejamento e transparência da empresa. Fiquei 20 anos sem comprar Ford por conta disso.

  • Rodrigo Ferreira disse:

    Olá. E hoje (primeiro semestre de 2015), ainda compensa comprar o Focus Sedan Titanium Plus, mesmo com a revitalização chegando? O fato é que as concessionárias estão dando descontos bem atrativos para “desovar” o Focus antigo. E em termos de opcionais, está muito completo! Mas fico na dúvida por causa do Civic que já vem com modelo 2016!

        • Matheus disse:

          Estou na mesma dúvida. Estou com uma proposta de pagar 15 dilmas a menos do que a tabela fipe por focus 2015, mesmo sabendo que daqui há 5 meses vai mudar a carroceria. Qual a opinião de vcs? Estou tendencioso a comprar pois é um puta carro comparado com os outros e o preço é atrativo. Abs

          • QUEIROZ disse:

            Estou não mesma paranoia!! Focus Hatch Plus está no site por R$ 95.900 o vendedor está me oferecendo por R$ 80 mil com 40% em 36 X com taxa 0 real…Mas tou com medo de desvalorizar pra $ 60 com a chegada do 15/16. E agora oque fazer?

          • Renato Parizzi disse:

            Realmente, o desconto está desse nível porque a linha 2016 está chegando (sendo apresentada para a imprensa nessa semana). Logo, a linha atual tende a desvalorizar. Cabe a você analisar se o desconto irá compensar a desvalorização, especialmente a do primeiro ano. De qualquer forma, o carro é muito bom, seja ele o atual ou o reestilizado. Um abraço!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *