Para seduzir compradores de sedãs menores, Fiat Linea 2015 recebe retoques no visual e melhorias no interior

Fiat-Linea-2015-Brasil-Absolute-Dualogic-Plus-design

Depois de antecipar quais seriam as mudanças externas e de revelar alguns outros detalhes, a Fiat lança, finalmente, a linha 2015 do Linea. As principais novidades estão no interior e no painel, que melhorou, mas que não é inédito para o consumidor brasileiro. A lista de equipamentos também cresceu um pouco, mas sem nenhum item que diferenciasse o sedã italiano da concorrência. Foco da marca parece ser seduzir os compradores de sedãs menores.

Com as mesmas versões Essence e Absolute, ambas com motor 1.8 16V, duas opções de câmbio e preços mais altos (a partir de R$ 55.850), a nova linha Linea ganha fôlego para se manter no mercado por mais algum tempo. A ideia dos italianos deve ser trabalhar o seu modelo para atrair os compradores de sedãs como o Honda City, Chevrolet Sonic Sedan, Ford New Fiesta Sedan, entre outros. Isso não significa que o Linea tenha sido “rebaixado” (nem que ele seja ruim), mas sim que ele tem mais “armas” para derrotar os adversários nessa categoria.

Para brigar com os médios, como Honda Civic e Toyota Corolla, a linha 2015 do Linea precisaria de alterações muito mais profundas – o que nunca vai acontecer. Mas vamos saber o mudou.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Absolute-Dualogic-Plus-visual

Fiat Linea Absolute 2015

Em termos visuais, a dianteira recebeu mudanças, com destaque para o novo para-choque e para a grade, que agora tem filetes horizontais e em relevo (criando um efeito 3D). Na lateral, destaque para as rodas de 17″ da versão Absolute, que ficaram bem mais bonitas, enquanto as da Essence continuam “sem vida”. Na traseira, as soluções não me agradaram muito: as principais mudanças estão no para-choque (não gostei da parte central, com o relevo em peça escura) e na posição da placa, que sobe para a tampa do porta-malas. O nome Linea agora vem numa barra prateada, que acabou “empurrando” a logomarca da Fiat para cima.

Mas, de maneira geral, o conjunto estético melhorou, tornando o Linea um pouco mais “jovem”, embora a evolução visual tenha sido pequena. Como eu já havia comentado antes, no meu post que falava da minha decepção com a linha 2014 do modelo, a inspiração das mudanças veio do Linea turco.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Absolute-Dualogic-Plus-painel

Fiat Linea Absolute Dualogic Plus 2015

Painel do Punto
Mas as principais mudanças estão no interior. O painel é novo para o Linea (não para o consumidor, pois esse painel é o mesmo do Punto) e chega com três opções de acabamento. A versão Essence traz painel e acabamento das portas na cor preta mais aplique nas portas e maçanetas internas na cor prata (opcional: painel frontal e de portas com texturas na cor bege Golt, aplique nas portas na cor preto brilhante e maçanetas internas na cor prata). A versão Absolute chega com painel frontal e portas na cor bege Sand, aplique nas portas na cor cobre, mais maçanetas na cor preto brilhante (opcional também para a Essence).

Os bancos têm novos tecidos na Essence e revestimento parcial de couro com costuras bege e logomarca micro perfurada para a Absolute. O console central apresenta um novo desenho e traz porta-objeto em formato de rede na lateral, porta-copo e objetos e tomada 12V. Na versão Absolute ele conta também com apoia braço com porta-objeto e saída do ar-condicionado para os ocupantes do compartimento traseiro (itens opcionais na Essence).

Fiat-Linea-Absolute-2015-Brasil-painel

O novo quadro de instrumentos tem serigrafia e iluminação exclusivas e todas as versões do Linea 2015 terão iluminação branca para os comandos internos ― quadro de instrumentos, comandos dos vidros elétricos, rádio, ar-condicionado.

A versão 2015 também vem equipada com o “Welcome Moving”. Todas as vezes que a chave de ignição for acionada os ponteiros dos marcadores realizam um movimento que checa se todos estão funcionando adequadamente e, também, para dar uma saudação ao motorista – algo que a Chevrolet já faz há anos. A iluminação do quadro de instrumentos se acende e apaga gradativamente acompanhando o movimento dos ponteiros.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-painel

Fiat Linea Essence 2015

O modelo traz ainda o Night Design: uma luz guia (LED) que está presente no painel frontal e nas portas – de série na versão Absolute e opcional na Essence. O novo pomo da alavanca de mudanças do câmbio Dualogic Plus vem com acabamento em prata na versão de entrada e em preto brilhante na Absolute (opcional na Essence).

Complementando as novidades, o novo sistema de áudio que vem integrado ao painel tem design mais moderno, funcional e acabamento predominante na cor preta. Ele tem interação ao Blue&Me, apresentando as informações de mídia no display; melhoria na qualidade do amplificador de áudio do rádio, permitindo um ganho de potência com menor distorção; sonorização dedicada, otimizando o sistema de áudio do veículo, por receber uma equalização específica.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-visual-dianteira

Dianteira foi reestilizada na linha 2015 do Fiat Linea

Motor e câmbio não mudam
O Fiat Linea 2015 continua contando com o motor 1.8 16V E.torQ, que desenvolve 130 cv de potência e 18,4 kgfm de torque rodando com gasolina, e 132 cv e 18,9 mkgf com etanol – números compatíveis com a concorrência 1.8, mas superados em relação à potência.

O câmbio manual continua com cinco marchas, assim como a transmissão manual automatizada Dualogic Plus, que evoluiu em relação ao Dualogic original, mas que deixa a desejar em relação aos câmbios automáticos tradicionais dos concorrentes.

Preços e equipamentos
Em termos de equipamentos, as novidades são a Sinalização de Frenagem de Emergência (ESS), regulagem elétrica dos faróis, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, Lane change (basta pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada e o sistema acionará as setas por cinco vezes para indicar a intenção do motorista) e travamento centralizado das portas – itens bem-vindos, mas a lista poderia ser maior e mais representativa.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-visual

Fiat Linea Essence 2015

Fiat Linea Essence 2015 – R$ 55.850
Os principais equipamentos de série do Linea Essence 2015 são volante revestido em couro com comandos para o áudio, sinalização de frenagem de emergência (ESS), Lane Change, Welcome moving, regulagem elétrica dos faróis, mais airbags frontais, freios ABS, computador de bordo, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, Follow me home, ar-condicionado, apoia-braço central traseiro, desembaçador do vidro traseiro, My Car Fiat, controlador automático de velocidade, travas elétricas, retrovisores externos elétricos, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros/traseiros com one touch e sistema anti-esmagamento, volante com regulagem de altura/profundidade, chave canivete com telecomando, rádio CD com MP3 integrado ao painel e porta USB, porta-óculos, rodas de liga leve 6.0 x 15″, ponteira de escapamento cromada, kit parafusos antifurto para as rodas.

A versão Essence tem como opcionais: Night Design, sensores de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, de chuva e crepuscular + retrovisor interno eletrocrômico; ar-condicionado automático digital, apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro, bancos revestidos parcialmente em couro ou em tecido Baltic com faixas exclusivas, Blue&Me, Blue&Me Nav, câmbio Dualogic Plus + alavanca de seleção das marchas tipo borboleta no volante, sidebags dianteiros, windowbags, mais rodas de liga leve de 16” ou 17”. Com todos os opcionais, seu preço sobe para caros R$ 70.586.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Absolute-Dualogic-Plus

Fiat Linea Absolute 2015

Fiat Linea Absolute 2015 – R$ 66.450
Reúne todos os itens da Essence mais: câmbio Dualogic Plus com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta no volante, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, ar-condicionado automático digital, bancos revestidos parcialmente de couro, Blue&Me, cortina para-sol no vidro traseiro, volante de couro com comandos do rádio e telefone com oito botões, rodas de liga leve 6,5 x 17″ e tapetes com bordado Absolute.

Os opcionais da versão Absolute são: sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, Blue&Me Nav (Blue&Me mais navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz), som Hi-Fi com subwoofer, sidebags dianteiros e windowbags. Completo, o valor sobe para R$ 72.121.

A linha Linea para 2015 estará disponível nas cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano (sólidas), Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio (metálicas). O novo Linea conta ainda com a garantia contratual de três anos sem limite de quilometragem e a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-visual-traseira

Placa subiu do para-choque para a tampa do porta-malas na linha 2015

Acessórios
A Mopar, marca do grupo Fiat Chrysler que, para a Fiat no Brasil, está focada no desenvolvimento e comercialização de acessórios para a gama de produtos, traz uma série de equipamentos para o lançamento do Linea 2015.

A Central Multimídia do Linea reúne diversas funções, em sua pequena tela HD touchscreen de 4.3”polegadas; o sistema GPS; DVD Player; TV Digital integrada; câmera de ré; Bluetooth (viva voz); controle remoto e conexões como porta USB, Ipod e saída de vídeo.

Além disso, a Mopar está trazendo o Espelho com câmera de ré, um sistema no qual o retrovisor possui uma tela LCD que em comunicação com a câmera instalada na parte traseira do veículo auxilia o condutor nas manobras. Este conceito também será estendido a outros modelos da Fiat.

Dando continuidade ao apoio das atividades sustentáveis, a Mopar equipa o Fiat Linea 2015 com bolsa Ecobag, desenvolvida com o projeto Arvore da Vida, programa social da Fiat com a comunidade. Todos estes produtos foram projetados em parceria com a engenharia da Fiat Chrysler, garantindo sua qualidade de funcionamento ,ampliando a versatilidade de uso do veículo e mantendo a garantia de fábrica.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Absolute-Dualogic-Plus-dianteira

Resumo da obra
As mudanças da linha 2015 fizeram bem ao Linea, mas poderiam ser mais representativas. Por exemplo: sensores de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, ar-condicionado automático digital, apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro e Blue&Me Nav deveriam ser de série na versão Essence, assim como sidebags dianteiros e windowbags para toda linha. A versão Absolute deveria vir equipada de fábrica com a tela e o espelho com câmera desenvolvidos pela Mopar.

Além disso, as mudanças vieram tarde demais e com elevação de preço, o que é ruim, especialmente se consideramos como concorrentes do Fiat modelos como Honda Civic, Toyota Corolla, Nissan Sentra, Chevrolet Cruze, Ford Focus Sedan, Renault Fluence, Citroën C4 Louge, Peugeot 408, Volkswagen Jetta, entre outros.

Pensando agora num futuro de curto prazo (até 2 anos), as alterações da linha 2015 deram um fôlego ao Linea, o tornando mais atrativo e competitivo para enfrentar concorrentes mais compatíveis, como Honda City (muda no segundo semestre), Chevrolet Sonic Sedan, Ford New Fiesta Sedan e mais alguns.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Absolute-Dualogic-Plus-traseira

Não gostei muito do acabamento preto do para-choque

Continuo com o mesmo pensamento de antes: acho que o Fiat Linea 2015 será capaz apenas de manter as vendas do modelo mornas, como elas praticamente foram desde o lançamento do veículo no Brasil. O investimento feito pela marca foi para dar uma sobrevida ao carro no nosso mercado, guardando forças (energia e dinheiro) para o futuro sedã médio da marca, provável substituto oficial do Linea, que virá com todo o know-how da Chrysler na bagagem. Esse sim será um grande representante do segmento no mercado nacional.

Para encerra, veja abaixo um histórico de preços e versões da linha Linea no Brasil desde o seu lançamento.

LANÇAMENTO
Fiat Linea 1.9 16V manual – R$ 60.900
Fiat Linea 1.9 16V Dualogic – R$ 63.900
Fiat Linea 1.9 16V Absolute Dualogic – R$ 68.890
Fiat Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina – R$ 78.900

LINHA 2010
Linea LX 1.9 16V: R$ 53.990
Linea LX 1.9 16V Dualogic: R$ 56.800
Linea HLX 1.9 16V: R$ 56.550
Linea HLX 1.9 16V Dualogic: R$ 59.350
Linea Absolute 1.9 16V Dualogic: R$ 64.850
Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina: R$ 68.850

LINHA 2011
Fiat Linea LX 1.8 16V – R$ 55.450
Fiat Linea LX Dualogic 1.8 16V – R$ 58.430
Fiat Linea HLX 1.8 16V – R$ 58.180
Fiat Linea HLX Dualogic 1.8 16V – R$ 61.140
Fiat Linea Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 67.030
Fiat Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina – R$ 71.290

LINHA 2012
Fiat Linea Essence 1.8 16V: R$ 56.700
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 59.700
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic: R$ 67.570
Fiat Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina: R$ 71.860

LINHA 2013
Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 52.990
Fiat Linea Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 55.780
Fiat Linea Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 63.140

LINHA 2014
Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 53.100
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic – R$ 56.178
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic – R$ 63.340

LINHA 2015
Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 55.850
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic – R$ 59.240
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic – R$ 66.450

Comentários (5)

  1. a dianteira e o interior concerteza melhoraram bastante, especialmente o interior, mas essas rodas e o parachoque traseiro ficaram feios, nao gostei nem um pouco do q vi

  2. ola gostaria de saber porque a fiat mostra uma foto do linae 2015 com um modelo de roda, e vem com outro modelo , quando comprei o meu carro a revenda saman em aracaju o carro tem um tipo de roda quando recebi o carro tive a supresa o modelo das rodas ere do antiogo ja sou cliente fiat .

    • Comprei janeiro/15 linea essence prata bari(s/opcionais)por 53 mil, antes tinha siena hlx 1.8 queria um carro maior mais robusto,acredito que passa mais segurança pois é bem mais pesado,fiz uma pequena viagem 200km ida/volta,gostoso de dirigir bastante estável,macio,quando cruza com veículos grandes(carreta)não percebi deslocamento de ar,não é um carro de arrancada, mais anda 120/130 km com muita facilidade,consumo andando na velocidade permidita foi oscilando 13,5 a 14,4 com gasolina,apenas com 2 pessoas(ar desl.)um ponto a favor não é baixo porem não raspa em lombadas,não vamos compará-lo com civic/jetta/corolla que são bem mais caros.

  3. Linea absolut dualogic. comprei ele e 2010 com 41.000. kl.rod. e o consumo e muito alto, em ciclo urbano media de 6,8 com gasolina em Aracaju se cidade plana como fazer com que ele melhore o consumo. desde já aguardo uma informação. João fernando lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *