Chevrolet Cobalt e Prisma 2015 têm poucas novidades e, infelizmente, estão mais caros

Chevrolet-Cobalt-Brasil-2015-LS-LT-LTZComo a linha 2015 fez bem e mal para os sedãs da General Motors! Se, por um lado, Chevrolet Cobalt e Prisma têm (poucas) novidades, especialmente em relação a equipamentos de série e acessórios, por outro, os dois carros ficaram, infelizmente, mais caros, o que contribuiu para a considerável piora da relação custo/benefício dos modelos.

COBALT 2015

Na linha 2015, o Cobalt ganhou novos acessórios e equipamentos de série. Entre os novos conteúdos, destacam-se o botão no painel para a abertura da tampa do porta-malas e o sistema de travamento elétrico da tampa do bocal do tanque de combustível.

Chevrolet-Cobalt-Brasil-2015-LS-LT-LTZ-visualOutra novidade é o ampliação do número de acessórios de conveniência e de conforto disponíveis para o modelo, como a forração de couro para os bancos, câmera de ré e do módulo de TV compatíveis com o sistema multimídia MyLink; e o módulo para ativação da função Tilt Down dos retrovisores externos, que inclina os espelhos automaticamente quando a marcha ré é engatada, auxiliando em balizas.

Os motores continuam os mesmos: 1.4 8V, que desenvolve 97 cv de potência e 12,8 mkgf de torque com gasolina e 102 cv e 13 mkgf com etanol, e 1.8 8V, que gera 106 cv e 16,4 mkgf com o combustível fóssil e 108 cv e 17,1 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Chevrolet-Cobalt-Brasil-2015-LT-LTZ-interior-painelAs versões com propulsor 1.8 podem vir, opcionalmente, com uma transmissão automática de seis velocidades. Desde seu lançamento, em novembro de 2011, já foram comercializadas mais de 140 mil unidades.

Infelizmente, para a linha 2015, todas as versões do Cobalt ficaram mais caras. O aumento médio foi de R$ 906. A versão LS 1.4, a de entrada, parte agora de altos R$ 44.496 – distante do elevado valor original da época de lançamento: R$ 39.980 (preço que hoje, com a alta dos carros vendidos no Brasil, seria bem mais aceitável).

Chevrolet 2015 Preço (R$)
Cobalt LS 1.4 44.496
Cobalt LT 1.4 46.996
Cobalt LTZ 1.4 51.196
Cobalt LT 1.8 49.396
Cobalt LT 1.8 AT 52.696
Cobalt LTZ 1.8 53.796
Cobalt LTZ 1.8 AT 57.096

De acordo com a Chevrolet, o Cobalt faz sucesso por causa da sua “excelente relação custo benefício, espaço interno, acabamento e funcionalidade como referência no mercado, além do amplo porta-malas, boa dirigibilidade e um design clássico”. Agora pense comigo: imagina se o carro fosse bonito e custasse menos? Com as características citadas, venderia 3 vezes mais, no mínimo.

Chevrolet-Prisma-Brasil-2015-LT-LTZ-MyLinkPRISMA 2015

A linha 2015 do Chevrolet Prisma traz, como destaque, ar-condicionado e os vidros elétricos com sistema de acionamento por “um toque” de série para as versões de entrada.

Outra novidade é o volante multifuncional com controle das funções do rádio e do telefone nas versões 1.4 equipadas com o câmbio automático de seis velocidades. Outra novidade da linha 2015 exclusiva para as versões automáticas do sedã é o volante revestido em couro.

Tudo isso para fazer o preço da linha 2015 do Prisma subir, em media, absurdos R$ 2.900 em relação à linha 2014.

Chevrolet 2015 Preço (R$)
Prisma LT 1.0 41.396
Prisma LT 1.4 45.996
Prisma LT 1.4 AT 50.896
Prisma LTZ 1.4 51.296
Prisma LTZ 1.4 AT 54.846

Os motores não mudaram: 1.0 8V, que desenvolve 78 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 80 cv e 9,8 mkgf com etanol, e 1.4 8V, que gera 98 cv e 13 mkgf com o combustível fóssil e 106 cv e 13,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Gosto da marca Chevrolet. Fui um feliz proprietário de um Astra que até hoje me faz sentir saudades. Mas acho que a marca está perdendo o juízo em relação aos preços de seus modelos. É verdade que quase todas as marcas têm subido os valores de seus carros, mas a Chevrolet tem elevado mais do que o normal, especialmente para o Onix e para o Prisma. É um fato lamentável e, do meu ponto de vista, injustificável.

Chevrolet-Prisma-Brasil-2015-LT-LTZRealmente faz tempo que eu venho falando sobre isso. Até desisti de comprar um Cruze Sport6 por causa do alto valor pedido pela marca. Confesso que venho tentando reclamar menos dos preços de veículos aqui no De 0 a 100, mas não tem sido possível, ainda mais depois que vejo um Prisma LS 1.4 partindo de R$ 41.396.

Comentários (23)

  1. A GM está pensando que é a única montadora do Brasil. Sempre tive carros da VW e considero muito superior se comparados com os da GM. Esse mortorzinho 1.4 não anda, arrasta o carro. Se a GM tivesse a lucidez de utilizar imediatamente o motor 1.6 do Sonic aí sim. O Prisma/Ônix em termos de estilo são polêmicos. O desenho da VW é muito mais refinado e ainda por cima, com essa motorização ridícula 1.4. Eu prefiro o Voyage n1.6 ou o HB20 S. hatch e sedan pequeno da GM só o dia que tiver motor 1.6 decente.

  2. Concordo com o Sr. Vinicius. Os carros da VW têm o desenho muito mais refinado do que estes dinossauros da GM. Em termos de motorização, a VW está muito mais à frente. Esse motor arcaico da GM, realmente, como disse o Sr. Vinicius, arrasta o carro. Já dirigi do Rio até Santa Catarina um Prisma 1.4 LTZ 2014 e tive vontade de voltar de ônibus. A GM dá a impressão que vai quebrar e quer diminuir o prejuízo aumentando o preço das suas carroças aleatoriamente. Vejam a linha GOL/VOYAGE 2015. O novíssimo motor da VW 1.6 16V já está a caminho para toda a linha, enquanto isso, a GM ainda utiliza o jurássico 1.4. GM, vai se catar!!!!!!!!!!!!!!

  3. realmente , entendo de carro a mais de 45 anos os opalas já existiram e para época era a supremacia chevrolet, mas estamos em 2014 quando que a GM vai acordar para a realidade e competir de verdade com Volks, honda e Toyota. não temos espaço para sucatas em nossas ruas.

  4. As vendas de Cobalt, Prisma e Agile de monstram de forma inequívoca a força da marca Chevrolet no Brasil. De fato, a tradicional robustez e confiabilidade mecânica da marca da grvata dourada é a única explicação para que carros tão feios encontrem compradores.

  5. Concordo que os carros da VW são mais bonitos por fora.
    Mas pagar R$55000,00 em um Voyage com interior de Gol não dá.
    Fora a solda e o acabamento da caixa de ar que parece que foi feito em funilaria de fundo de quintal.
    Estava fechando a compra do Voyage evidence automatizado 14/15 e quando vi este acabamento horrível desisti imediatamente.
    Estou indo de Prisma 14/15 aut. por R$53000,00

    • Na verdade acredito que os caros da vw tem mehor desempenho do motor mas ninguem merece a falta de conforto pegar a estrada com um GM e prazeroso nao cansa ja os da VW acabam com vc em duas hs de estada carro muito duro

    • Gosto do Design do Prisma, cada um tem seu gosto quanto a isso, mas o que falta nesse carro para ser um dos melhores da categoria e que um Voyage , é um motor 1.8 , ou o moderno 1.6 como mencionado, mas enquanto isso não ocorre acho o Voyage melhor…

  6. Bom dia. Eu tenho um Chevrolet classic e vou comprar o novo prisma 2015, porque na minha opinião ate agora tem sido uma das melhores opções tanto em designer como em custo beneficio e ainda mais esse novo sistema my link foi uma ótima ideia da Chevrolet … Parabéns Chevrolet …

  7. Acredito que quem quer comprar um carro zero, tem que responder a si mesmo algumas perguntas, tais como: Quanto dinheiro tenho pra pagar em um zero? Que tipo de carro hatch ou sedan? Que estilo de design é de meu gosto? Motorização 1.4 -1.6 – 1.8? Vou utilizar esse carro mais tempo na cidade ou na estrada? Que opcionais e acessórios desejo? E a grande pergunta CONSUMO, no álcool e na gasolina? Aí sim você estará “amadurecido” pra comprar seu carro. Pensem nisso.

  8. De boa…não vo defender marca…Mas comparar um voyage com cobalt e prisma, é só quem não andou nos 3…O polo é um carro infinitamente melhor que um voyahe e custa mesmo preço e não vende nada…Brasileiro gosta mesmo é de andar de carroça, pagar 50 mil em carro com acabamento de carro popular e chamar de carrão..voyage a 140km/h parece que vai se desmanchar…no cobalt você parece que está parado…andar a 40km/h uma vez na semana dentro da cidade até fusca anda!

  9. eu tinha um gol gerasão 5 troquei por um prisma 1.4 ltz 14/15 nao da para comparar o prisma e infinitamente mais carro.comprar um voyage nem pensar aquilo e um gol sedam assim como o gol bate tudo e uma carroça com todo respeito carro pequeno da volks so o fox e a space e o grand siena da fiat tambem nem pensar

  10. Mas compararem voyage com prisma é igual comparar Brasilia a Opala, os motores VW são uma piada, acabamentos nem se comparam, o estilo europeu da GM da de 10 na VW.

    • TENHO UM COBALT 1.8 LT,AGORA ESTÁ BEIRANDO OS 60.000KM,O CARRO É BOM,ESPAÇOSO DEMAIS E O MOTOR 1.8 É UM CANHÃO PRA ANDAR,SEM CONTAR A ECONOMIA, NO PAINEL MARCA 11,2 KM POR LITRO E O MELHOR É QUE FAZ MESMO, ISSO NA CIDADE,NA ESTRADA FICA MAIS BEBERRÃO,MAIS TAMBÉM A 170KM/H RS.REALMENTE NÃO DÁ PRA COMPARAR COM UM VOYAGE O CONFORTO É OUTRO,ISSO JÁ É UMA TRADIÇÃO GM, SEDANS GRANDES E CONFORTÁVEIS E VW CARROS DUROS E DURÁVEIS.
      AGORA SE FOR VIAJAR NUM VOYAGE SEM QUERER SER DESELEGANTE, FAÇA UMA BOA VOYAGE, VOCÊ VAI PRECISAR RSS.

  11. tambem acho grande absurdo aumento, estava querendo compra novo prisma, ainda fiquei mais desanimado, qndo subi moro com meu siena 1.4 2008 ao anterior ao gran siena, havia um novo prisma na minha frente 1.4 meu carro faltou pouco pra empurra o prisma tao ledo, lento, fiquei pensado dispo do meu siena e investir tao caro num prisma tao lento em baixa rotaçoes, acho que vou pensar pouco mais!!!

    • você olhou quem era o motorista do prisma?. pois ja subir muitas ladeiras empurando gol 1.6 e outos ainda maiores.
      com meu prisma 1.0 não julgue o carro com outro motorista,
      faça você o teste depois julgue.

  12. chevrolet vao aumento tanto carro que depois estao vendendo carro popular com preço de bmw e mecedez, vc vão continuar na 3 posição e olha se não cai para tras da ford e a hb20, olhar que fiat e voswgem estao vendendo muito mais.

  13. Nossa outro aumento ja teve anterior agora de novo em novembro, vc pagar 41500 num prisma 1.0 lt anterior que era ja com aumento 38900, e agora 41.500 fora pintura mentalica, prefiro ia lá compra gran siena com motor 1.4 com esse valor, e chevrolet seu carro nao tao belo assim, vc estao usando tecnologia anterior ate no motor, e cabeçote ainda de ferro fundido, realmente carro é muito bonito desing muito interessante e acabamento e otimo, mais ainda fica devendo muito 1.0 lt pelo valor é muito carro, qndo vc aumentar preço tudo fica mais caro pra com consumido ex seguro, ipva e muito mais e grande absurdo, tomara que consumido deixo o patio da fiat, voswagem, ford e crecrolet nao compre carros, deixar os patio cheio, vc abaixar os preço que agente podemos pagar um preço justo. Se pessoa for compra carro tão caro como seu imaginamos um financiamento o valor pode chegar um cono um carro 41500 no final ja pago 70 mil e qndo vender 32000, fora manunteção, ipva, seguros, revisão e outros , penser que bem nao compre carros , nao faz papel bobo.

  14. O GENTE BOA, VAMOS COMPRA CARROS CARRO, VAMOS PAGAR CARO PRA MUITO DINHEIRO ESTE POVO DA GM E GOVERNO, VAMOS INDIVIDAR, VAMOS NOSSO SAMOS BOBO DA CORTE, E ASSIM QUE SAMOS TRATADO BOBÃO PAGAR FELIZ, E GOVERNO GANHAR MAIS 7% IPI E MAIS COTAS DO ENCARGOS E A MONTADORA COM MUITO MAIS LUCRO E ASIM QUE SAMOS EXPLORADOS, DE NOVO OUTRO AUMENTO, NOS EUA COM ESTE VALOR COMPRAMOS CARRO NIVEL MUITO MAIS ELEVADO EX COROLLA, HONDA CIVIC, SONADA E OUTROS. BRASILEIRO PAGAR 41300 NUM CARRO 1.0 É SACARNAGEM GENTE.

  15. Concordo com o Vinicius em relação ao SONIC. Carro com um motor 1.6 excelente, espaçoso, muito confortável, interior belíssimo, painel imponente. Infelizmente não vendeu muito aqui no Brasil, principalmente por causa do preço e acredito também que pela incrível falta de divulgação do carro pela própria chevrolet. Na boa, o Cobalt parece uma banheira. Vai entender!!!

  16. Gosto do estilo do Voyage, principalmente depois da reestilização que o deixou com a frente parecida com o Jetta e a traseira do Grand Siena, bem melhor que os anteriores, que eram muito insossos. Acho a dupla Onix/Prisma muito bonita e tenho a impressão que marca a redenção da General Monsters depois de aberrações do estilo k-h-Agile e coCôbált. Muito embora tenham feito aquela jabiraca de Spin, que mais parece um funeral car. Já tive a oportunidade de trabalhar com um Voyage 1.6 por algumas semanas e achei o motor 1.6 muito bom, embora não faça milagres. Conseguia 8,5 km/L no etanol no circuito urbano, contra 11,8 na gasolina. Gostei da suspensão, que é firme mas filtra muito bem as imperfeições do piso, ao passo que achei o câmbio (que dizem ser referencia) muito seco e barulhento demais. Já andei no Prisma 1.4 mas só em test drive. Não posso afirmar com propriedade sua performance, mas achei só um pouco melhor que um 1.0. O acabamento do Voyage é mais pobre que de um Onix, por exemplo, muito embora os bancos do Onix/Prisma sejam muito mal costurados, têm um tecido mais resistente do que os utilizados no VW, que abusa também dos plásticos duros e de aparência frágil, principalmente no painel. Acho a traseira do Onix mais bem resolvida que o do Prisma, que na minha opinião, deixo claro, parece uma gambiarra – muita lata sem nada – e com a placa no pára-choque. Faltou criatividade e bom gosto. Quanto ao coCôbált, não gosto do carro. Meu tio é representante de vendas e tem um, 2013/14, LT 1.4, que mandou colocar o kit-gás. O carro bate tudo no painel, parecendo que vai desmontar e, vamos combinar, o bicho É FEIO COM FORÇA. Tem que ter muito estômago prá encarar uma marmota daquelas. E aquelas calotas que mais parecem tampa de marmita, horrível. Aliás, ele é medonho de frente, de lado, de traseira, não tem lado de se chegar uma aberração daquelas. Vai ter mal gosto assim prá fazer carro lá nos infernos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *