Fiat Strada atinge a marca de um milhão de unidades vendidas no Brasil

Fiat-Strada-Adventure-Cabine-Dupla-Brasil-2015-picape-recorde

Veículo extremamente popular, capaz de proezas que impressionam, a picape Fiat Strada está registrando mais um recorde em sua carreira: acaba de somar um milhão de unidades vendidas no Brasil. A marca foi registrada nos últimos dias e a milionésima picape que deixou a linha de montagem em direção ao mercado interno nacional é uma Strada Adventure, Vermelho Alpine.

O patamar de 1 milhão de unidades vendidas em 15 anos atesta o sucesso de mercado deste veículo extremamente versátil. “O Fiat Strada é um utilitário, mas é também um automóvel, que pode ser usado no dia a dia para o trabalho, para a família, para o lazer, para a aventura, ou para o transporte de cargas”, afirma Lélio Ramos, diretor Comercial da Fiat.

A picape Strada foi lançada em 1998, em complementação à família Palio, em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Em 1999, foi lançada a versão com Cabine Estendida, uma solução inédita no segmento e um verdadeiro marco em termos de diferenciação.

Fiat-Strada-Adventure-Cabine-Dupla.jpg

Em 2000, a picape Strada se tornou líder de mercado pela primeira vez. Ainda neste ano, a Fiat fez a primeira reestilização na linha Palio, assinada por Giorgeto Giugiaro, e a renovação da Strada viria no ano seguinte, 2001. Um dos destaques dessa reestilização foi a criação da Strada Adventure, conceito muito bem aceito pelo consumidor. Em 2004, a picape passou por sua segunda reestilização, também assinada por Giugiaro, e ganhou um motor mais potente, o 1.8 8V Flex (o da Chevrolet, que hoje está presente no Cobalt e no Spin).

Em 2008, a versão Adventure recebeu o Locker, diferencial blocante que foi introduzido para aumentar a capacidade de tração da picape em situações de terreno adversas – na prática, ajuda a enfrentar momentos ruins, mas nada exagerado.

Fiat-Strada-Adventure-Cabine-Dupla-3-portas-2014-capa

Em 2009, a Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com Cabine Dupla do Brasil. Dois anos depois, o Fiat Strada recebeu o câmbio manual automatizado Dualogic que, logo em seguida, evoluiu para o Dualogic Plus, que é um pouco melhor.

Em 2013, o modelo recebeu um novo visual e trouxe outro incremento inédito para o segmento: a introdução da terceira porta.

Entre as picapes compactas, o desempenho comercial da Strada é notável. Suas vendas superam a soma de todos os demais modelos comercializados, chegando a uma participação de mercado de mais de 50% em seu segmento. É o veículo comercial leve mais vendido no Brasil há 14 anos. Imaginem se fosse mais barato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *