Peugeot 208 2015 chega às concessionárias mais caro e com uma nova versão automática mais barata

Peugeot-208-Griffe-2015-Brasil-LEDO Peugeot 208 é um dos representantes da categoria que eu mais gosto no mercado nacional. Mas, assim como a marca no Brasil, não vive um grande momento no cenário automotivo brasileiro. Suas vendas em 2014 são até aceitáveis, com cerca de 2.094 unidades emplacadas em média por mês, de janeiro a abril, segundo a Fenabrave. Mas o modelo tem potencial para mais e, na chegada da linha 2015, o 208, lamentavelmente, ficou ainda mais caro, mas recebeu uma nova versão 1.6 mais barata com câmbio automático.

A principal novidade da linha 208 é a nova versão Active Pack 1.6 com câmbio automático de apenas quatro velocidades por sugeridos R$ 51.990. A transmissão permite ao motorista optar pelo modo automático ou pela troca de marchas sequencial, que pode ser feita na própria alavanca ou por meio de paddle shifters (borboletas) na coluna de direção. Em relação à versão automática já disponível na gama, a principal diferença é o teto: tradicional na Active Pack e panorâmico na Griffe.

Peugeot-208-Active-Pack-2015-automatico-BrasilDe acordo com a Peugeot, com o lançamento da nova versão Active Pack com câmbio automático, o Peugeot 208 passa a ser disponibilizado em seis opções: Active, Active Pack e Allure, todas com câmbio manual e motor 1.5 8V, que gera 89 cv de potência e 13,5 mkgf de torque com gasolina e 93 cv e 14,2 mkgf com etanol; Griffe (câmbio manual), Active Pack e Griffe (ambas com câmbio automático), equipadas com motor 1.6 16V, que desenvolve 115 cv e 15,5 mkgf com o combustível fóssil e 122 cv e 16,4 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Quando o Peugeot 208 foi lançado, em março de 2013, fiquei preocupado com os preços do modelo. Então fiz uma pesquisa e cheguei à conclusão de que o 208 1.6 estava caro, especialmente se levarmos em consideração os concorrentes diretos. Já o 208 1.5 não era tão caro assim, mas ele não tinha um preço agressivo o suficiente para conquistar o consumidor e derrubar os rivais.

Agora, para a linha 2015, todas as versões ficaram mais caras em relação à 2014 – um erro inadmissível para a Peugeot, marca que precisa urgentemente, como eu disse, ser mais agressiva no mercado.

ModeloMotorPreço (R$) – 2014Preço (R$) – 2015
Peugeot 208 Active1.5 8V41.79042.190
Peugeot 208 Active Pack1.5 8V45.79046.190*
Peugeot 208 Allure1.5 8V48.99049.490
Peugeot 208 Active Pack AT1.6 16V51.990
Peugeot 208 Griffe1.6 16V54.49055.090
Peugeot 208 Griffe AT1.6 16V57.99058.590

*: Preço não confirmado pela marca.

A marca não divulgou quais são os equipamentos de série da nova versão Active Pack 1.6. Mas, como ela tem o mesmo nome de outra (1.5), acredito que os itens não mudam, com exceção do câmbio e do motor. Com isso, a linha Peugeot 208 2015 está dividida da seguinte forma:

Peugeot-208-Active-Pack-2015-Brasil
Peugeot 208 Active 2015

Peugeot 208 Active 1.5 2015

Os principais equipamentos de série são calotas integrais (modelo Bore) com pneus 195/60 R15; faróis com luz diurna (DRL) com lâmpada halogena; chave eletrônica tipo canivete com comandos de abertura das portas e função “lead me to the car”; computador de bordo com 3 modos de operação e indicação de manutenção; painel de instrumentos com display LCD e ponteiros vermelhos; airbag duplo frontal, freios com ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem); ar-condicionado, direção elétrica, porta-luvas refrigerado, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas com comando na chave.

Peugeot 208 Active Pack 1.5 2015

Além dos itens do Active, o Pack vem equipado com central multimídia touchscreen 7″, navegação GPS sensível ao toque, rádio MP3 Bluetooth, volante multifuncional, entradas USB e auxiliar; retrovisores externos com comandos elétricos e volante revestido em couro. É quase como se fosse a versão Allure sem o teto de vidro panorâmico.

Peugeot-208-Allure-2015-Brasil-painel
Peugeot 208 Allure 2015

Peugeot 208 Allure 1.5 2015

Central multimídia touchscreen de 7″ integrada ao painel com navegação GPS, volante multifuncional revestido em couro com comandos para rádio e Bluetooth, rádio MP3 com entradas USB e auxiliar/Jack, painel de instrumentos com matriz LCD e ponteiros brancos; teto solar panorâmico; chave eletrônica tipo canivete com comandos de abertura das portas e função “lead me to the car”; computador de bordo com 3 modos de operação e indicação de manutenção; conexão Bluetooth para celular com streaming para áudio; faróis com luz diurna (DRL) com lâmpada halógena; rodas de liga-leve de 15″ diamantadas, modelo Azote, pneus 195/60 R15; ar-condicionado; direção elétrica; porta-luvas refrigerado; retrovisores externos com comandos elétricos; vidros elétricos dianteiros e traseiros; travas elétricas com comando na chave; airbag duplo frontal e freios com ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem).

Peugeot 208 Active Pack 1.6 automático 2015 

Equipamentos da versão Active Pack 1.5, mas com motor 1.6 16V e câmbio automático de quatro velocidades com troca de marcha na coluna da direção, piloto automático e limitador de velocidade.

Peugeot-208-Griffe-2015-Brasil
Peugeot 208 Griffe 2015

Peugeot 208 Griffe 1.6 2015

Equipamento da versão Allure com a adição de acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva), alarme perimétrico e volumétrico, piloto automático (regulador de velocidade) e limitador de velocidade; sensores de estacionamento traseiros; faróis elípticos com luz diurna (DRL) com LED e guia de luz; ponteira de escapamento cromada; rodas de liga leve diamantadas de 16″, modelo Helium, com pneus 195/55 R16; console de teto com luzes de leitura à LED e ar-condicionado automático digital bizone com três modos de operação.

Peugeot 208 Griffe 1.6 automático 2015

Equipamentos do Griffe com a adição de câmbio automático adição de comandos para troca de marcha na coluna da direção e Piloto automático e limitador de velocidade

Pós-venda

Se os preços do 208 não são amigáveis, a Peugeot enfrenta outra dificuldade no Brasil: o pós-venda. Pelo menos, a marca vem investindo nesse quesito, com destaque para os três anos de garantia total do hatch, três anos de Peugeot Assistance (serviço de assistência exclusivo disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia); pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa; e revisões com preços fixos: no caso das versões equipadas com o motor 1.5, o custo total das três primeiras revisões é de R$ 870, enquanto nas versões 1.6, o custo total é de R$ 888 no mesmo período.

Peugeot-208-Griffe-2015-Brasil-automaticoResumo da obra

Não gostei nem um pouco do aumento de preços da linha 2015 do Peugeot 208. O acréscimo foi pequeno, mas acho que foi um grande equívoco na estratégia de reestruturação e (tentativa de) crescimento da marca no país.

Por outro lado, a nova versão automática mais conta do 208 é muito bem-vinda. Ser obrigado a comprar a versão Griffe para dar férias ao pé esquerdo era muito caro, ainda mais para quem tem o limite financeiro na cada de R$ 50.000.

Como eu disse, o Peugeot 208 precisa ter preços mais agressivos para se tornar um veículo mais popular, pois o carro tem muitas qualidades, como design, posição de dirigir e dirigibilidade. Seria importante também se a Peugeot trocasse o ultrapassado câmbio automático de quatro marchas, o substituindo pela transmissão automática de seis velocidades que já equipa a dupla 308 e 408.

Para fechar, se eu fosse comprar um 208, a versão que eu escolheria, sem dúvida, a Active Pack, tanto 1.5, para o manual, quanto a 1.6, para o automático. Digo isso porque não faço questão do bonito teto de vidro panorâmico.

Comentários

  • Marcela disse:

    Fiz test drive com vários carros e este me impressionou pela posição de dirigir , conforto, ítens de série e silêncio no interior do carro. Com taxa zero (junho 2014) ficou mais fácil de comprar. É lindo e ganhou minha confiança. Tá na minha garagem. Foi suado comprar que nem penso em trocar tão cedo. Todo mundo deveria fazer um test drive, pois acho que a marca não divulga muito seu produto. Estão cada vez melhor!

    • Humberto disse:

      Mesma impressão tive e acabei comprando também.

      A diferença de preço é amenizada quando comparado com outros modelos existentes, que não chegam perto em nível de acabamento e design. Recomendo muito!

  • Felipe Medeiros disse:

    Sem dúvidas um dos carros mais bonitos que já vi, e já escolhi meu próximo carro, estou muito curvado a compra-lo, de fato discordo com algumas coisas que a montadora fez neste 208, como por exemplo o alarme não ser de série no allure, é oferecido como opcional, pra um carro que custa R$ 48 Mil, acho que isso deveria ser sim de série, mas enfim. Outro coisa que acho que foi um erro é a central multimídia não executar vídeo (dvd), pra isso acontecer você tem que efetuar o desbloqueio da SMEG (nome dado a central multimídia), o que pode gerar a perda da garantia da parte elétrica. Mesmo com esses probleminhas adorei o carro, e o teto panorâmico é um show a parte, inclusive acho que a montadora mandou super bem na divulgação de lançamento, mas foi só, pra um carro como este acho que tem pouco divulgação.

  • Ivo Santana disse:

    De fato não é um carro para quem procura apenas um bom preço de revenda. Este era o meu posicionamento há um ano atrás quando comprei um 208 Griffe AT por escolha da minha esposa, hoje com 30.000km, o carro continua me surpreendendo com sua agilidade, funcionalidade e bom conjunto mecânico, que parece ter evoluído ao longo do tempo e está muito confiável e transmite um prazer ao dirigir…muito bom. Penso em vender meu Golf e comprar um 308 THP….

    • Alexandre disse:

      O cambio de 4 marchas automatico deixa muito a desejar. É um excelente carro, acabamento de 1 linha. Te confesso que hoje deixaria de comprar por causa do cambio.

  • ÁLVARO VILLA CAMPO disse:

    Como alguns comentários, fiz também o teste drive em outras marcas, e o peugeot 208 ganha disparado, conforto, dirigibilidade, desempenho, o carro é fantástico, comprei o meu em março deste ano e fiquei fã da marca, não pretendo mudar tão cedo, quanto ao preço está equiparado aos seus concorrentes de categoria, entretanto a diferença de qualidade é gritante, o acabamento interior, como disse o carro é fantástico. A peugeot deve publicar estes comentários e valorizar mais a marca.

  • Tarso Gustavo Rubik disse:

    Comprei o meu em agosto 2013, Griffe Automático e o carro é muito bom mesmo, hoje esta com 20.000 km e não deu nenhum problema, as revisões com os valores pré-definidos é uma tendência do mercado e uma boa para o cliente, comparei os valores com as revisões da Fiat e as da Peugeot são mais baratas. Gostei: motor 1.6, borboletas das marchas, teto, conforto de dirigir e o gps preciso. Pode melhorar no futuro c/ inclusão de: fechamento dos vidros no alarme, câmera de ré, câmbio de 6 marchas… aí leva nota 10.

    • Bruna Lívia disse:

      Estou comprando meu 208 Active Pack 1.5 Mecânico de uma paquera que vem desde do lançamento em março de 2013. Tenho um 207 e desde a compra dele percebi que eu não sairia da Peugeot! ! Meu carro é valente e econômico! Sem contar no design e conforto que eu já tinha no meu 207 e que não abro mão no meu 208. Não vejo a hora de receber meu carro! !!!

  • Luciano disse:

    A peugeot todo ano inflaciona os preços das revisões, por exemplo o 208 custava R$240,00 em 2014 a primeira revisão, agora em 2015 tá R$ 314,00 a mais simples. Depois do fim da garantia dos 3 anos … ADEUS concessionárias !!!

  • Marcus disse:

    Melhorar preço? pagam R$50.000,00 em um gol I-Motion, com um acabamento inferior ao Peugeot 208 e falam de preço… só brasileiro mesmo, que ficam na comodidade e não leem sobre o produto que o mercado oferece…

  • Pedro disse:

    Coisas que matam o carro:
    – Cambio!!!!
    – Falta do fechamento automatico dos vidros ao acionar o alarme.
    – Falta de acionamento do portamalas e tanque de combustivel por botoes dentro do carro.

  • cleber costa disse:

    O que sinto falta e a interação da central.midia gps, no qual diz que atualiza o trafego. Tem uma opcao de Internet desativada, mas nao encontro informações para arivar ou ter um upgrade. Quem souber avisa.
    Ps:nao estou falando do desbloqueio que tenho visto na internet, no qual instala equipamentos de tv e dvd

  • jonathan disse:

    Pessoal, estou pensando seriamente em comprar um 208, só não sei se aut ou man.

    Pergunto: O automatico, tem 4 marchas… na borboleta tb? são só 4?

  • Quando chegar o novo Peugeot 208, com câmbio automático de 6 marchas, câmera de ré e fechamento dos vidros com alarme, preferencialmente comprarei sem dúvida. Estou só aguardando chegar o carro completo com estas características.

  • Sergio della rocca disse:

    Acabei de comprar 208 grife mec 2016 6estou adorando o carro vim do mundo das suv q eu adorava mais e esse pequeno valente esta surpriendendo apesar dos 64 mil q paguei na reference de nv iguacu rio esta valendo cada real q paguei a posicao d diririgir e o q mais gosto e o desenho interno agrada muito aos olhos quem estiver na duvida pode mergulhar na compra exelente

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *