Duelo caseiro 2015: Fiat Grand Siena Essence 1.6 X Fiat Linea Essence 1.8

Duelo-Fiat-Grand-Siena-Linea-2015-Brasil
Duelo Essence 2015 da Fiat: Grand Siena 1.6 X Linea 1.8

A família cresceu e você precisa de um carro maior. O bom e velho Palio 1.4 já não é mais adequado para a sua vida, que agora precisa de um veículo mais espaçoso, confortável, equipado e potente. Com o hatch vendido, R$ 55.000 disponível para o investimento e com o desejo de manter um Fiat na garagem, a escolha se afunila entre dois carros: Grand Siena 1.6 16V “completíssimo” ou Linea Essence 1.8 16V básico. Realmente é uma dúvida atual, pois os dois já estão na linha 2015 (um chegou em março e o outro esperou até abril). Nesse duelo caseiro, quem leva a melhor?

Depois de travar uma disputa bastante equilibrada com o Nissan Versa, o Grand Siena se equipou para “brigar” com o seu irmão maior, que, por sua vez, está mirando, cada vez mais, os adversários que o irmão menor está mais acostumado a enfrentar – tudo isso porque o Linea não está mais em completa igualdade de condições para um embate com os principais sedãs médios do mercado nacional (Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, Citroën C4 Lounge, Volkswagen Jetta, Renault Fluence, Peugeot 408, entre outros).

O duelo entre os dois modelos da Fiat é bem oportuno, pois o objetivo aqui é comparar as duas versões mais populares de Grand Siena e Linea: Essence 1.6 x Essence 1.8, respectivamente – ambas com câmbio manual. Veja como é o mix de vendas de ambos, de acordo com informações fornecidas pela marca italiana:

  • Fiat Grand Siena 1.4: responsável por 48% das vendas (sendo que 5% é da versão Tetrafuel)
  • Fiat Grand Siena 1.6: responsável por 52% (desses 52% geral, 35% compram com câmbio Dualogic)
  • Fiat Linea Essence 1.8: responsável por 50% das vendas
  • Fiat Linea Essence 1.8 Dualogic: responsável por 20% das vendas
  • Fiat Linea Absolute 1.8 Dualogic: responsável por 30% das vendas
Fiat-Grand-Siena-Brasil-2015
Fiat Grand Siena Essence 2015

Preços e equipamentos

A linha 2015 do Grand Siena tornou o sedã ligeiramente mais equipado e, lamentavelmente, mais caro. O modelo pode ser encontrado a partir de R$ 41.190 na versão Attractive 1.4 8V, a de entrada. Outra versão disponível é a 1.4 Tetrafuel, por R$ 50.820, que pode rodar com gás natural veicular (GNV), etanol, gasolina brasileira (com etanol) e gasolina zero (sem etanol).

Mas vamos falar da Essence 1.6 16V, que é capaz de emparelhar com o Linea. Com preço sugerido de R$ 46.150, ela vem equipada, de série, com alertas de limite de velocidade e manutenção programada, alças de segurança traseiras (incompatível com Sky Wind), três apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura; ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura; bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; brake light; capô retrátil com dobradiças de segurança; chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo A e B (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros; direção hidráulica; Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração); espelho no para-sol lados motorista e passageiro; faróis de neblina; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; ganchos de fixação de carga no porta-malas; airbag duplo dianteiro; freios ABS com EBD; iluminação do porta-malas; indicador de temperatura externa; Logo Push (Sistema de abertura elétrica do porta-malas); luzes de leitura dianteira e traseira com dimmer (redução/aumento gradual de intensidade); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; porta-luvas iluminado; retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento porta-malas completo; rodas de liga leve 6.0 x 16″ + Pneus 195/55 R16 (baixa resistência a rolagem); tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura, entre outros.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-visual
Fiat Linea Essence 2015

Pagando R$ 9.700 a mais, você leva o Linea Essence (R$ 55.850), que tem como principais equipamentos de série alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos, cinto de segurança retráteis três pontos e apoios de cabeça reguláveis em altura para todos os ocupantes; ar-condicionado + para-brisas degradê; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido; bolsas porta objetos em rede no console central, nas portas dianteiras e traseiras, no encosto dos bancos dianteiros e nas laterais do encosto dos bancos dianteiros (incompatíveis com side bag); chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; check quadro de instrumentos (Welcome Moving), comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, computador de bordo A e B (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos, direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração); ESS (Sinalização de frenagem de emergência); espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação; faróis com regulagem elétrica de altura; faróis de neblina; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; freio a disco nas 4 rodas com ABS e EBD; airbag duplo frontal, ganchos de fixação de carga no porta-malas; iluminação do porta-malas; kit parafusos antifurto das rodas (um por roda); Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa); luzes de leitura dianteiras (com spot) e traseiras; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); piloto automático; retrovisores externos elétricos; rodas de liga leve 6.0 x 15″ + Pneus 195/65 R15; rádio CD MP3 integrado ao painel com RDS e porta USB; tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento; volante revestido em couro com regulagem de altura e profundidade e com comandos do rádio – 6 botões, entre outros.

Para brigar em pé de igualdade em termos de equipamentos com o Linea, o Grand Siena precisa ampliar a sua lista de equipamentos. Com R$ 6.909 em opcionais, o carro fica bem mais atraente (e caro), pois ele passa a contar com Kit Evolution 2 (rádio connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB, viva-voz bluetooth e função audio streaming e retrovisores externos elétricos – R$ 1.801), kit High Tech (retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva – R$ 856), piloto automático (R$ 202), kit parafusos antifurto das rodas, sendo um por roda (R$ 155), sensor de estacionamento traseiro (R$ 743), side bags dianteiros (R$ 1.654), vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento (R$ 548), volante em couro com comandos do rádio – 6 botões (R$ 437) e alarme antifurto (R$ 513). O preço sobe para R$ 53.059, que permitiria quase comprar o teto solar Sky Wind (R$ 3.540), que eleva o valor final para R$ 56.599.

Fiat-Grand-Siena-Essence-automatizado-Dualogic-Plus-2014
Fiat Grand Siena Essence 2015

O Grand Siena Essence 1.6 16V pode ser equipado ainda com o câmbio manual automatizado Dualogic Plus (R$ 2.690 + R$ 202 já somando a venda casada do piloto automático = R$ 2.892). O Linea tem uma lista de opcionais menor, em alguns pontos semelhante à do irmão menor, mas superior na maioria dos casos, com destaque para saídas de ar no banco traseiro, airbags laterais e do tipo cortina (R$ 2.980) e sistema Blue&Me” Nav (oferece, além de todas as funcionalidades do blue&me, navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz e pen drive de 2 GB com os mapas, incluso no kit bordo – inclui volante em couro com comandos do rádio e telefone – 8 botões – R$ 2.745).

Por ser de uma categoria abaixo, o Grand Siena é mais barato (embora já tenha subido de preço duas vezes desde o anúncio da linha 2015), mas menos equipado. Quando colocamos um grande número de opcionais, sua condição melhora, mas o seu preço empata com o do irmão maior. A garantia total do Grand Siena é de apenas um ano, enquanto o período coberto para motor e câmbio é de 36 meses.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-design
Fiat Linea Essence 2015

Já o Linea tem uma lista de equipamentos inicial mais interessante, uma lista de opcionais mais completa, além de oferecer três anos de garantia total. Mas ele custa bem mais caro. Por isso, no quesito “Preços e Equipamentos”, decreto empate.

Fiat Grand Siena Attractive 1.4 – R$ 41.190
Fiat Grand Siena Tetrafuel 1.4 – R$ 50.820
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V – R$ 46.150
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V Dualogic Plus – R$ 49.042
X
Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 55.850
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic Plus – R$ 59.384
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic Plus – R$ 66.450

Resultado: Fiat Grand Siena 1 x 1 Fiat Linea

Fiat-Grand-Siena-Essence-2015-Brasil

Desempenho

Deixando a versão 1.4 8V de lado, já que ela não tem desempenho comparável ao do irmão maior, o Grand Siena 1.6 16V consegue números iguais ou até superiores ao do Linea 1.8. Segundo a Fiat, o Grand Siena precisa de 9,9 s (e) e 10 s (g) para ser acelerado de 0 a 100 km/h e atinge velocidade máxima de 194 km/h (e) e 192 km/h (g). Já o Linea precisa de 9,9 s (e) e 10,3 s (g) para ser acelerado de 0 a 100 km/h e atinge velocidade máxima de 192 km/h (e) e 190 km/h (g).

Na prática, fiquei com a impressão do Linea andar mais, especialmente pelo torque mais elevado alcançado com os mesmos 4.500 rpm. O sedã maior parece também sentir menos o ar-condicionado ligado e a presença de cinco ocupantes e de bagagem. Mas acredito que essa sensação tenha ocorrido porque o Linea tem um comportamento dinâmico mais gostoso.

Fiat-Linea-Essence-2015-Brasil-movimento

Por outro lado, o Grand Siena vai bem com o motor 1.6 16V. O carro é mais “arisco” e o seu peso, 169 kg mais leve, faz muita diferença (comparável, por exemplo, a três pessoas de 56,3 kg cada uma). Em relação ao consumo, tivemos números muito próximos, tanto na cidade, quanto na estrada, não importando o combustível, com ligeiras vantagem para o Grand Siena.

Para ambos, mais potência e torque, além de um consumo de combustível melhor, seriam muito bem-vindos – a evolução dos propulsores E.TorQ é necessária. Mas, para a minha surpresa, no quesito desempenho, com base nos números e não na minha sensação, o Grand Siena venceu.

Fiat Grand Siena

Potência 1.4: 85/88 cv (g/e) a 5.750 rpm
Torque 1.4: 12,4/12,5 mkgf (g/e) a 3.500 rpm
Potência 1.6 16V: 115/117 cv (g/e) a 5.500 rpm
Torque 1.6 16V: 16,2/16,8 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
Comprimento: 4,290 m
Largura: 1,700 m
Altura: 1,507 m
Entre-eixos: 2,511 m
Porta-malas: 520 litros
Tanque: 48 litros
Peso 1.4: 1.094 kg;
Peso 1.6 16V: 1.141 kg (Essence); 1.148 kg (Essence Dualogic Plus)
Consumo 1.4: 7,7 km/l (e) e 11 km/l (g) na cidade // 9 km/l (e) e 13 km/l (g) na estrada (Inmetro)
Consumo 1.6: 7,3 km/l (e) e 8,9 (g) na cidade // 8,8 km/l (e) e 12,5 (g) na estrada (De 0 a 100)

Fiat Linea

Potência 1.8 16V: 130/132 cv (g/e) a 5.250 rpm
Torque 1.8 16V: 18,4/18,9 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
Comprimento: 4,560 m
Largura: 1,730 m
Altura: 1,505 m
Entre-eixos: 2,603 m
Porta-malas: 500 litros
Tanque: 60 litros Peso: 1.310 kg (Essence); 1.325 kg (Essence Dualogic Plus)
Consumo 1.8: 6,9 km/l (e) e 8,3 (g) na cidade // 8,6 km/l (e) e 12,3 (g) na estrada (De 0 a 100)

Resultado: Fiat Grand Siena 2 x 1 Fiat Linea

Fiat-Grand-Siena-2015-Brasil-painel
Painel do Grand Siena lembra o do Palio, só que mais moderno

Espaço, acabamento e conforto

Começando pelo acabamento, vantagem para o Linea. O Grand Siena tem acabamento simples, mas bem feito, com peças bem encaixadas, mas o veterano sedã 1.8 passa a sensação de melhor qualidade.

No quesito espaço, por mais que o Grand Siena tenha crescido em relação ao irmão menor (Siena), suas medidas são mais acanhadas do que a do Linea (veja logo acima, nas fichas técnicas), que leva os ocupantes com mais conforto, embora as pessoas mais altas batam a cabeça no teto no banco traseiro. Por outro lado, o Grand Siena leva 20 litros a mais de bagagem no porta-malas (520 l x 500 l), o que, para quem precisa de muito espaço, pode fazer a diferença numa viagem.

Fiat-Linea-2015-Brasil-Essence-painel
Painel do Linea evoluiu na linha 2015

Em termos de conforto, como comentei parcialmente acima, gostei mais do Linea, que também tem uma posição de dirigir mais agradável e facilmente encontrada, especialmente pelo ajuste de profundidade do volante – item indisponível no Grand Siena. Seu acerto de suspensão também é um pouco melhor, embora não tenha achado a do Grand Siena ruim.

Os dois carros contam com a possibilidade de saírem de fábrica com o câmbio Dualogic Plus (com a opção de Paddle Shift atrás do volante), os tornando ainda mais confortáveis – embora a transmissão automatizada ainda precise evoluir. No quesito espaço, acabamento e conforto, vitória do Linea.

Resultado: Fiat Grand Siena 2 x 2 Fiat Linea

Fiat-Grand-Siena-Essence-Dualogic-2015-Brasil

Visual

Como sempre digo, este é um aspecto subjetivo, por isso não vale nota. Na linha 2015, o Linea recebeu uma mínima reestilização, com mudanças na dianteira e na traseira (além de novas rodas). De maneira geral, o conjunto estético melhorou, tornando o Linea um pouco mais “jovem”, embora a evolução visual tenha sido pequena. Como eu já havia comentado antes, a inspiração das mudanças veio do Linea turco.

Em relação ao Grand Siena, a Fiat realmente tem feito um bom trabalho nas duas últimas carrocerias da linha Siena, especialmente na parte traseira, inspirada em modelos da Alfa Romeo. O Grand tem conjunto visual mais leve que o do Linea, com linhas que “denunciam” a sua idade mais nova.

Fiat-Linea-Essence-Dualogic-2015-Brasil

Resumo da obra

A escolha entre os dois é mesmo muito pessoal, pois cada um tem vantagens e desvantagens específicas. O Grand Siena anda ligeiramente mais e bebe um pouco menos, além de ser mais barato e de ter o maior porta-malas. Já o Linea tem três anos total de garantia, é maior, mais espaçoso e confortável, com uma posição de dirigir melhor e vem mais equipado. Por isso, o empate foi justo.

Mas, na minha opinião, entre um Fiat Grand Siena 2015, com os R$ 9.700 de opcionais que comentei acima, e um Fiat Linea 2015, minha escolha é o Linea, pois as suas virtudes me agradam mais.

Comentários

  • Comprei um grand siena 1.6 essence mecânico em janeiro de 2013.
    opcionais kit evolution II (rádio, volante couro com comandos rádio, espelhos elétricos + faixa central do painel exclusiva).
    hoje está com 12.000 km e não tenho nehuma reclamação a não ser uma infiltração de água cujo origem descobri e resolvi eu mesmo… Faço um média na cidade de 8,5 Km gasolina e em viagem fiz 16 Km. Na cidade poderia ser melhor se o transito não fosse tão travado…Em relação ao desempenho dele comparado com outros carros… em viagem acompanhou muito bem veículos tidos como melhores… Jeta 2ª geração, Golf 2ª geração, corola (penúltima geração) e civic (Penúltima geração), velocidade máxima atingida 160 km/h com total controle… estabilidade nessa velocidade muito boa… e em situação de freada brusca o abs perfeito, segurou o carro sem sair da trajetória. Foi uma compra amparada em várias pesquisas e não estou decepcionado, o carro correspondeu a minha espectativa.

    • Claudio Forte disse:

      José, também possuo um Gran Siena, no meu caso um Dualogic, com marchas no volante e teto-solar……No quesito desempenho……o carro vai bem até os 180…..depois continua empurrando…..mas, fica um pouco “arisco”…..já cheguei aos 200….mas, flutua……não aconselho…para motoristas menos experientes……O motor é muito gostoso…mas, gosta de giros altos…..antes dos 3.000 rpm…..é fraco…….Consumo……na estrada a 120 faz 12, 13 km/l ….mas, como tenho o pé pesado…….dificilmente consigo essa media…..( bem acima de 150, não da para pedir para ser econômico… ).

  • pedro rt disse:

    acho mais vantajoso compra o grand siena na versao essence com cambio manual ou o dualogic, o attractive nao vale apena pq alem de ser pouca coisa mais barato q o essence traz o fraco motor 1.4, quem quiser sedan com motor 1.4 o prisma e uma escolha muito melhor, ja o linea nao acho uma boa compra em versao nenhuma. resumindo se quiser comprar um dos 2 acho o grand siena uma opcao bem melhor tanto na questao do carro como de mercado em q ele e amplamente aceito ao contrario do linea

    • marcelo disse:

      Comparei os sedans, city,fluence com o linea! Achei bem mais caros e menos equipados .E o hb20 sedan, o new fiesta apesar de preços semelhantes, são muito apertados, desconfortaveis em relação ao Linea’ q achei a melhor relação custo benefício do mercado nessa categoria!

  • Rodolfo disse:

    estava com essa duvida no ano passado e comprei um Linea, carro que me atende muito bem, mas que será trocado no final de 2015 por um mais moderno e seguro.

  • Luis Carlos disse:

    Quando resolvi trocar meu Idea num Sedan, pensei em outros do segmento, mas optei pelo GS Essence. Não me arrependi. Carro confortável e econômico, pois consigo médias de 11 Km/l no trânsito carioca e pra mim esta é uma excelente média. O único problema que surgiu foram barulhos na suspensão dianteira aos 5.000 Km, resolvidos pela Concessionároa Azzurra, de Botafogo. Hoje está com 40.000 Km (rodo bastante) e nunca mais voltou o problema.

  • Artur disse:

    Comprei GS essence 1.6 16v. 14/15 mês passado,tá só c/530km ando pouco(3km.dia) mesmo c/motor sem amaciar,e num trajeto curtíssimo até trabalho(sequer esquenta motor) na gasol.faz 9,5km/lt.acho muito bom,ótimo carro,dirigibilidade e estabilidade legal,em poucos momentos em rodovia,se não cuidar do velocímetro chegar numa reta a 140,150km/h.é rapidinho!! média na gasol.fica +/- 11 a 12km/lt. (+ andando 120 a 130km/h) se tirar o pé,caindo p/120 daí as médias sobem,mantendo até máx.30mil giros,ótimo carro,porta mala colossal(maior dos sedans)motor etorq.excelente! (carro anterior era Palio mesma motorização,fiquei c/ele 3anos,tireo 0km.mesma concess.que tirei o GS agora,só me desfiz p/mudar num sedan,pois foi o melhor dos 4 palios que tive!) enfim,quem quer optar por um sedan,pode apostar no GS essence pois será ótimo negócio.

    • Claudio Forte disse:

      Concordo….idem………Não dá manutenção.. anda bem….( depois do 3.000 rpm ), bom espaço, gosto do visual….e só fico atrás em final dos turbos ou do Focus novo……

  • Jair Costa disse:

    Comprei um Grand Siena faz cinco meses..
    Até agora estou muito satisfeito.
    um ótimo sedam…
    Além do conforto um carro com beleza interior e exterior. Além de ótimos opcionais.

  • Ola sou Giovani disse:

    Bom eu tinha um vectra 2.2 com o preco da gasolina nas alturas resolvi trocar por um carro mais economico entao pesquisei e optei por um Gran Siena 1.6essence paguei muito caro nele faz um mes que estou com ele mas para o meu espanto esta fazendo a mesma media do meu antigo vectra. Nao estou satisfeito alem do carro ser bem mais lento menos confortavel como o vectra acho que fiz um pessimo negocio me arrependo se fosse hg nao faria

  • John disse:

    Tenho um grand siena 1.4. Esse carro sofre de problemas crônicos ridículos. Suspensão que bate. Bateria que descarrega de 6 em 6 meses. Ruído na bomba de combustível. Tudo isso o meu já apresentou, inclusive o ar condicionado já queimou também. Não tenho coragem de comprar outro. Não é à toa que o Prisma anda batendo ele em vendas. Ando pensando no Linea…

    • cesar disse:

      você está enganado, acredito que você deve ser taxista, pois não tem carro que aguenta esses caras, e quanto ao volume de venda o grand siena vende muito mais que o prisma, que é um carro lento e apertado..

    • josé carlos disse:

      este amigo acima ,cujo o nome é john,esta muito enganado,tenho um grand siena 1.4 2013/2014 e ja vai fazer 2 anos ,nunca me deu problemas ,só gastei até agora com gasolina ,e alguns itens na primeira revisão, como filtros óleo ,o basico ,e estou enjoado de deixar muitos outros sedans pra traz nas minhas viagens ,o grand siena tem um ótimo desempenho ,e não fica devendo nada a sedan nenhum ,meu próximo carro será outro grand siena do ano, excelente,sem contar com o design mais lindo da categoria sedan, estou muito satisfeito, parabéns a fiat .

  • Jose A Justo disse:

    Peguei meu Gran Siena Essence 2014/15 Dualogic no dia 17 do mês passado. Rodei até agora, 1.300 Km e estou bastante satisfeito. Fazendo em média, 8 km/l (e) na cidade e 11 km/l (e) na estrada e olha que tenho pé um pouco pesado, principalmente nas ultrapassagens onde exerço o torque máximo. Bom espaço interno e porta-malas, troca de marchas suaves e opcionais que me agradam bastante. Recomendo!

  • Wellington Viana disse:

    Tenho um Grand Siena 1.6 essence dualogic a menos de um ano e já apresentou problemas na tampa do porta-malas que não podia ver um buraco ou ondulações que a tampa abria,a bateria já acabou com 8 meses de uso os vidros sobem e descem sozinhos em períodos de chuva que já levei até na concessionária e não resolveram,o cambio automático as vezes fica maluco não respeitando as trocas no modo manual,o vidro embaça muito na parte inferior do painel te obrigando a ficar usando o limpador com o vidro seco,e os freios dianteiros acabaram com 29,000 km,enfim não compro mais.

    • Alessandro disse:

      Sou taxista e concordo plenamente com você e um ótimo carro o GS já tou no 3 e não me arrependo
      O meu trocou pastilhas com 50mil e sapata com 90 mil você teve andar só com pe no freio

  • ulda disse:

    comprei o linea essence manual con kit n1. 53382ooo dilma. comprei con plano agricola. 9% de desconto,pesquisei muito,preço beneficio incrivel,para o padron do carro.CIVIC COROLLA,69000,MANUAL. NEW FIESTA,55000,CAMBIO PAWERSHIFT,CHEIO de problema,no cambio,podem se enformar no reclame aqui.VOU retirar ele amanha ,feis test drive,achei muito confortavel e bom para dirigir,e muito elegante,gostei muito.VENDI MEO GRAN SIENA,ATRATTIVE1.4,dois anos 43000km.

  • João Victor disse:

    Comprei meu GS 1.6 com kit sublime, e cambio dualogic em novembro, estou bem satisfeito, carro anda mt bem, se pisar um poco na reta passa dos 120 km fácil, nenhum problema apresentado, bancos muito bonitos e um belo acabamento!

  • Sinuhe disse:

    Tive um Grand Siena Essence 1.6 16 V dualogic 2012/2013 a qual não tive queixa nenhuma, mas resolvi experimentar um modelo mais sofisticado então troquei por um Bravo Absolute 2013/2014
    também dualogic mas com rodo muito todos os dias , voltei para o Grand Siena e estou muito mais satisfeito. Pois me pareceu mais confortável o sedan alem de proporcionar a mesma gama de equipamento com poucas exceções além de ser sensivelmente mais econômico .

  • Marcos disse:

    Não dá para comparar o Linea ao Grand Siena. O línea é mais carro, tem mais espaço interno, mais conforto, mais potência (motor 1.6 do grand siena é do pálio e do Linea 1.8 é maior e mais potente), o motor do línea a 120 km ou 140 km/l não dá nem para escutar o ronco, diferente do grand siena cujo motor fica barulhento acima de 110 – 120 km/h, o línea possui melhor acústica tanto ao rodar em pavimentos e do seu motor. Recomendo a quem tem Grand Siena, HB20, New Fiesta, a fazerem um test drive em um Linea, com certeza vão sentir a diferença. É o melhor custo beneficio do mercado, mesmo na versão básica. Tem vários fabricantes vendendo carros menores completos pelo valor do Línea, mas não possuem o mesmo espaço, conforto, potência, acústica. Façam um teste drive e verão a diferença. Estão na dúvida verifiquem com proprietários ou quem teve um Linea. Todos vão dizer que foi o melhor carro que tiveram.

  • Hilton S. Carvalho disse:

    Tive um linea Absolute 2011 motor etorq 1.8 !
    Quem fala mal do carro é porque nunca dirigiu um, ou não tem grana para comprar, o problema do brasileiro é confiar em revistas de opinião com matérias pagas!
    Andava no meu carro sempre acima de 140 km por hora, anda muito bem e muito confortável , meu carro na época já tinha todos os opcionais, ainda hoje inexistentes em muitos modelos que as revistas endeusam!
    Rodei 160.000 km no meu carro , viajava toda de semana de Sorocaba a Belo Horizonte!
    Não se compra nada igual por este preço no mercado, principalmente no modelo de entrada!
    Um conselho a todos dirija o carro e depois comente!

    • Comprei janeiro/15 linea essence prata bari(s.op)por 53 mil,tinha siena hlx 1.8,queria carro mais robusto passa mais confiança,fiz pequena viagem 200km ida/volta,gostoso de dirigir,macio,confortável,boa estabilidade,acredito que por este valor não compraria coisa melhor não vamos comparar com civic,corolla,jetta que são bem mais caros.andando a 110/120 com computador ligado oscilou 13,5 a 14,4 com gas.apenas com 2 pessoas,deu pra perceber que anda 130/140 com muita facilidade,quando cruza com veículos grandes não balança.boa altura do solo não raspa em lombadas;comparando com meu anterior o linea é mais confortável,também é bonito,pois é novo não tenho muito que falar,não me arrependo.

  • Tava ba dúvida entre o linea e o cruze todos automáticos, porém o preço do kit de embreagem falo mais alto. Linea 600 x cruze 6.000 pouca coisa.
    Como é carro pra taxi nao tem emoção nem beleza, racionalidade.

  • eu tenho um siena fire modelo 2004 \ 2005 , mais estou querendo trocar de carro e estou em duvida entre gran siena um duster ou um corolla 2009 . bom gosto muito do meu siena ,ele é muito espaçoso e confortevel .já fui para o sul de minas com ele e nunca deu problemas ,bom qual é o melhor carro para eu comprar o g.siena ,o duster ou corolla 2009

  • Ronaldo Cesar Carreira disse:

    Comprei um Grand Siena Essence 1.6 16V dualogic em Agosto deste ano e estou muito satisfeito com o carro. Está marcando consumo médio de 11,2 km/l (circuito misto) c/ ar condicionado. Os pontos positivos do veículo são: design, conforto, estabilidade, potência, espaço interno e o sistema de som que muito bom. Tinha um pé atras com o sistema dualogic, mas estou me acostumando. Só de não ter que passar marcha neste trânsito caótico das cidades já valeu apena. No meu caso, tenho 03 opções de troca de marcha: automatizado “D”, Padle Shift e no módulo manual se quiser sentir mais o carro nas arrancadas. Espero o novo modelo para os próximos anos.

  • sidinei disse:

    eu tinha escolhido o gran siena automatizado, por ser um carro espaçoso mas estou com um pé atraz depois de ficar sabendo que o cambio automatizado e campeão de problrmas, estou partindo por um ronda.

  • Carlos disse:

    Boa tarde! Estou com um Grand Siena sublime, só achei que ele não tem muito arranque, tive outro carro de outra marca 1. 4 e achei o 1. 4 com mai arrancada, espero ter melhores surpresas com ele, pois é a primeira vez que ando num Fiat.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *