Toyota Etios 2015 amadurece, mas falta “A” evolução definitiva. Preços sobem até R$ 2.040

Toyota-Etios-Platinum-2015Quando a o simpático e sem emoção Toyota Etios chegou, o modelo foi criticado pela falta de refinamento e de equipamentos, pelo excesso de simplicidade interna, com destaque negativo para o seu painel – ofuscado pelos astros, que apareciam mais do que o carro no comercial. Por outro lado, sua qualidade mecânica, desempenho e consumo sempre foram enaltecidos. Para corrigir os deslizes, a marca japonesa passou a investir mais no seu modelo, tanto o hatch, quanto o sedã, acrescentando novos itens e melhorando um pouco o painel na linha 2014. Depois disso, tentou “aventurar” o Etios com a versão Cross e “diferenciar” o modelo com a versão Platinum.

Agora, para a linha 2015, com algumas novidades, o Toyota Etios amadureceu ainda mais, faltando apenas “A” evolução que posso chamar de definitiva! Mas o que seria isso? Veja no final do post. Uma pena que os preços subiram, podendo chegar a uma elevação de até R$ 2.040.

A partir de hoje (19), o Toyota Etios 2015 chega às concessionárias da marca em todo Brasil nas versões X, XS, XLS e Platinum, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3 16V (versão X) e 1.5 16V (demais versões), equipado com transmissão manual de cinco velocidades.

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Toyota Etios Platinum 2015

Toda a gama Etios no Brasil vem equipada, de série, com airbag duplo frontal, freios com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos.

Para a linha 2015, as mudanças foram:

Etios X 1.3 e Etios Sedã 1.5

Novo indicador do nível de combustível (melhor do que o antigo), que inclui também relógio digital, volante com o mesmo design do caro Corolla 2015 e do Camry, acabamento em tecido nas portas, maçanetas com detalhes cromados, preparação para instalação de som na traseira, assento do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função “auto down” para o vidro elétrico do motorista.

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Toyota Etios Sedã Platinum 2015

Etios XS 1.5

A versão XS soma aos itens do X, também em ambas as carrocerias, sistema de áudio com nova interface e conexão Bluetooth, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.

Etios XLS e Cross 1.5

Como novidade adicional para as versões XLS (Sedã e hatch) e Cross (hatch), está o acabamento do volante revestido em couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos, além de faróis de neblina.

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Versão Platinum tem GPS no painel. Marcador de combustível mudou para todas as versões

Platinum 1.5

Lançada em junho, a versão topo de linha do modelo, Platinum, tem agora a opção de central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth.

Preços sobem

Se os novos equipamentos tornaram um Etios mais maduro como produto, pois o modelo passar a contar com itens que a maioria dos concorrentes já tinha, o preço tornou a linha do Toyota menos atrativa.

A piora da relação custo/benefício acontece porque hatch e sedã ficaram mais caros em todas as versões, com aumentos que podem chegar a R$ 2.040 (Platinum). Uma pena.

Partir de R$ 38.380 para o Etios X 1.3 é um pouco demais. Mas caro mesmo são as versões topo de linha Platium (hatch e sedã), e a “aventureira” Cross” (hatch). Beirar ou cruzar a casa dos R$ 50.000 nos permite buscar um carro de uma categoria superior.

ToyotaPreço – Linha 2014 (09/2014)Preço – Linha 2015 (09/2014)
Etios Hatchback X 1.3R$ 37.960R$ 38.380
Etios Hatchback XS 1.5R$ 41.520R$ 42.620
Etios Hatchback XLS 1.5R$ 45.090R$ 46.220
Etios Hatchback Platinum 1.5R$ 47.090R$ 49.120
Etios Hatchback Cross 1.5R$ 48.240R$ 49.190
Etios Sedã 1.5R$ 42.030R$ 42.470
Etios Sedã XS 1.5R$ 44.070R$ 45.190
Etios Sedã XLS 1.5R$ 47.740R$ 48.880
Etios Sedã Platinum 1.5R$ 49.740R$ 51.780

Os motores continuam os mesmos. O 1.3 16V desenvolve 84 cv de potência e 11,9 kgfm de torque com gasolina e 90 cv e 12,8 kgfm com etanol. Já o 1.5 16V gera 92 cv com o combustível fóssil e 96,5 cv com o derivado da cana-de-açúcar, além de 13,9 kgfm com qualquer combustível.

Para quem não se lembra, o propulsor 1.5 16V chamou a minha atenção pelo desempenho e média de consumo no teste que fiz da versão hatch XS do modelo. A análise foi feita num veículo de uma proprietária, e não em um automóvel emprestado pela marca.

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Novo volante veio do Corolla 2015 e perdeu a base reta

Fechando as novidades da linha 2015, duas novas cores foram introduzidas: o branco pérola e o azul techno – complementando os tons preto, cinza, branco sólido, prata e vermelho. O amarelo é exclusivo para a versão Cross.

Mas qual seria “A” evolução?

Além do preço, outro ponto que não me agradou muito no Etios 2015 foi o novo volante. Ele tirou um pouco da graça do já sem charme painel, pois ele não tem mais a base reta. Pelo menos ele continua com boa “pegada” e ergonomia dos comandos.

Toyota-Etios-Seda-sedan-Platinum-2015

A linha Etios 2015 hoje deveria ser exatamente o Etios lançado no Brasil em 2012 (como modelo 2013). Digo levando em consideração as diversas adaptações e evoluções que a Toyota vez para tornar o seu carro mais competitivo e adequado para o gosto do consumidor brasileiro.

Mas “A” evolução que ainda falta acontecer é o painel. Mais uma vez a marca japonesa mexeu nesse ponto, eliminando o péssimo marcador de combustível, o substituindo por um bem mais aceitável (azul). Mas o que falta mesmo ao Etios é um painel de verdade, pensado para o brasileiro, e não para o brasileiro/indiano ao mesmo tempo. Se isso acontecer, e se o preço ficar mais convidativo (especialmente das caras versões Platinum e Cross), sem dúvida, considerarei ter um Etios 1.5 hatch na minha garagem.

Comentários

  • Bernardo disse:

    No meu ponto de vista, o único encanto desse veículo está na sua preparação mecânica. O restante, há muito que evoluir, principalmente perante aos seus concorrentes diretos que entregam mais equipamentos, requinte no acabamento e conforto. Seu aparente sucesso se deve às constantes campanhas que a Toyota vem realizando oferecendo o veículo com o PREÇO DE NOTA FISCAL DE FÁBRICA, onde o carro de entrada que é tabelado em R$ 38.380,00 é oferecido por R$ 36.990,00, o que deveria ser seu preço real, quem sabe talvez até menor.

    Sem contar que as mudanças significativas esperadas já para a versão de entrada, a 1.3 X, como o sistema de som completo integrando o ausente bluetooth nos modelos até 2014, deveriam integrar o veículo há bastante tempo e nem assim contempla essa versão inicial. Assim como também a abertura e travamento das portas à distância através da chave e o travamento das portas em movimento, este último, ausente até hoje em todas as versões. Já as outras versões mais caras, perante ao que o mercado oferece, acho todas elas com os preços bem elevados.

    Por outro lado, volto a dizer, não há dúvidas em relação ao fôlego do conjunto mecânico do carro, mas isso seria muito bem vindo se fosse vinculado a um visual mais moderno (beleza é algo subjetivo), inclusão de componentes hoje ausentes na versão de entrada e um cuidado maior no acabamento interno. Quem sabe para a próxima geração a Toyota resolva mudar o seu carro destinado aos países emergentes?

    • Rubens disse:

      Colega estava quase fechando a compra de um prisma 1.4 com my link.
      Mas aí surgiu o novo etios 2015 e que muito me interessou na versão XS que achei ela muito parecida com os itens do prisma que eu estava olhando.

      Se fosse vc qual carro vc escolheria e porquê?

    • cleber disse:

      Tenho um X se da completo com todos os opcionais mas o que peça é o marcador de combustível que não marca coreto já foi para a assistência 6 vezes e ninguém resolve. Tomé mais cuidado ao comprar.

      • Newton disse:

        Se vc andar por algumas horas ou alguns dias vc vai ver que o painel não é o que os motoras de gol, fiatezinho, celtinha… Falao. Pelo contrario deixa a frente livre e o modelo 2015 melhorou bastante a estetica do painel e em acessórios e comparável ao hb20 top.

  • pedro rt disse:

    acho q ele melhorou muito desde 2012, esse modelo 2015 com certeza eu teria pela quantidade de itens de serie, espaço interno, mecanica e de ser um carro gostoso de dirigir por ter um volante de boa pega e leve, alem do cambio de fácil escalonamento de marchas

  • Waldir Vanderlei disse:

    fiz um teste drive no carro e gostei, comprei o meu e estou aguardando a chegada, comprei o modelo Platinum, os itens de série são fantástico, o motor então nem se fala, todo em alumínio e a saída do escapamento em aço inox, quanto a beleza dele realmente não é lá grandes coisas, mas quem disse que o consumidor sempre quer um belo carro que chame atenção? Quando eu receber volto aqui para falar melhor do carro!

  • Lucival Tack disse:

    Fiz um teste drive e gostei muito, comprei o XLS 2015. quanto a mecânica, após conversar com que entende (mecânico) é excelente, os itens de série também ficaram acima dos concorrentes “ovo de páscoa” que são lindos por fora, mas vazios de itens de série. Quem gosta de ficar olhando carro bonito anda a pé. Quem quer carro de verdade avalia segurança, dirigibilidade, conforto, desempenho e custo benefício. Eu recomendo o Toyota Étios que ainda tem um dos melhores índices FIPE para revenda dependendo do estado de conservação claro.

    • Pollyana disse:

      Amei o etios um carro excelente concordo com lucival, vou comprar o etios sedan platinum. Pra mim o melhor carro custo benefício, testei outros mas o melhor ele é incrivel, pra quem quer conforto, segurança, confiabilidade na marca toyota, não tem comparação.

      • Maxwel disse:

        Comprei um XLS sedã em 2014 e gostei tanto que comprei um cross 2015 para minha esposa. O painel central foi estranho no começo, mas me acostumei e já prefiro onde está. A falta de um computador de bordo realmente foi um pecado. Dou nota 9.5

  • Lourisãngela Lima Vieira disse:

    Tinha praticamente fechado uma compra do no Ettios Platinum Sedã, iria adqueri-lo por ser um carro completo um motor razoavelmente bom e o preço acessível. Mas ouvi tantas reclamações de pessoas proprietários desse mesmo modelo que acabei por desistir, eu não quis arriscar.

    • Newton disse:

      Tem pessoas que comprao carro para desfilar e pagao um custo enorme para ter um carro que na verdade é somente casca. O etios pode nao ser um galan de hollyood mas tem qualidades que poucos possuem. Sua mecânica e invejável sua direção é fantástica , seu câmbio e espetacular
      Seu espaço interno e enorme sua suspençao supera em muito todos do seu segmento sua direçao eletrica é simplesmente fantastica . os criticos falao mal por que provavelmente nuca dirigirao ou nao tem $$ pra comprar um dai resta o que falar mal e invejar quem pode e tem o prazer de dirigir um etios.

  • Lucio Garcez disse:

    Após pesquisar e comparar com carros do mesmo porte, não tive dúvidas em comprar o etios sedam platinum, é realmente um excelente carro no valor que estava disposto a pagar.

  • Fernandes disse:

    Tenho um Etios XLS 2014, é um carro muito bom, econômico e seguro, bastante estável. Gostamos tanto que estamos comprando um Platinim para minha esposa.

  • francisco e lopes disse:

    tenho um etios 2013, ele anda muito bem , é economico, só que pra ser um sedâ de respeito com toyota ele deveria ser mais confortavel ao passar por estradas emburacadas, o molejo e a suspensaão sâo muito dura, precisa melhorar, mais fora isso ele é muito bom .

  • Roberto Guimarães disse:

    Pesquisei por vários meses, fiz teste drive em vários modelos, pesei preço de seguro, manutenção e hoje tenho a certeza de que fiz a melhor compra. Etios xls Sedan 2015: dirigibilidade, rede de concessionárias, conforto, porta malas imenso, volante e bancos em couro e vários requisitos importantes na segurança. Pode até não ser um carro que chame a atenção, mas feio não é. O que mais me impressiona é a relação economia x desempenho. Anda muito e gasta pouco. O próximo, sem dúvidas será um Platinum.

  • Duzauto disse:

    Nadou nadou pra morrer na praia … Etios vai encalhar de novo, principalmente depois do sucesso q o Novo KA está fazendo por um preço bem mais acessível heheheeh

    • Roberto Guimarães disse:

      Comparar Etios XLS com KA… Cada um com sua opinião, mas quem faz teste drive não fica com dúvidas nenhuma. Trata-se de carros de categorias diferentes. A diferença na qualidade de um produto Ford para um Toyota é imensa. Só quem tem um Toyota para saber o quanto está satisfeito. Cada um com sua opinião. A minha é Toyota.

  • Duzauto disse:

    Toyota caiu no mesmo erro da VW = prepotencia ! Acha q basta colar seu logotipo na frente do carro q já vira sinônimo de sucesso em vendas … ledo engano ! Não é a toa que a Volks tem pago caro pelo seu desrespeito ao consumidor , lançou o UP mas o carrinho não deslancha pois entrega pouco cobrando muito e pelo mesmo caminho segue a Toyota com seu tosco Etios … quem sabe elas ainda possam aprender, né ?

  • Maria Martins disse:

    Daqui há 02 dias estou recebendo meu Etios sedan XS. Pesquisei, fiz o teste drive e dei umas voltinhas no Etios de uma amigo… E me convenci que seria a escolha certa. Quanto ao painel, adorooo algo diferente… Sua traseira não é tão admirável, mas o espaço que vou ter para carregar minhas bagagens nos feriados já compensa… a mecânica e a manutenção sem comentários… volto pra falar mais sobre ele…

  • wamilton disse:

    Adquiri um Etios XS 1.5sedan 2015 no mês fevereiro, preço para o tipo de carro muito salgado, para um melhor conforme tive que colocar alguns acessórios, tais como faróis de neblina, acionador remoto de vidro, faixa na tampa traseira do porta mala, grade cromada frontal, e não estou contente com o carro e com a revendedora Terra Norte na minha cidade, péssimo atendimento, e o carro tem um barulho horrível na dianteira, e eles querem me convencer que é da estrutura do carro. A tá o acabamento de interno é de 3ª qualidade, bem suburbano mesmo. não recomendo.

    • Alexandre disse:

      Não entendo como vc mesmo vendo tantas “desvantagens” no Etios, efetuou a compra????
      Engraçado, agora sai criticando ….
      Existem coisas que são avaliadas na hora da compra e não depois.

    • pepe disse:

      É só ligar no SAC da Toyota e reclamar do mal atendimento eu garanto que o gerente da agencia vai te dar assistência em domicilio. Não gostou do carro faz um rolo com um Voyage é o mesmo preço .

  • Joelma Machado disse:

    Acho o Etios Hatch 2015, lindo!! Tem faixa de preço do carro popular no Brasil. Aguardo o meu XS 1.5, branco perolado com farol de neblina, feliz da vida.

  • João francisco disse:

    Olha, estou saindo de um civic por conta de um imóvel. Avaliei todos os carros nessa faixa de preco-50mil. Não achei nada melhor. Pode não ser o mais bonito mas é o melhor de longe. Prisma uma desgraca. New Fiesta sedan fica 13 mil mais caro…versa fica mais caro e a nissan não está nem aí pra vender. Punto??? NÃO! Enfim, quem já teve honda e vai descer um pouco de categoria ETIOS é a opção. Quem vai subir Tb. Carro confortável e excelente motor e dirigibilidade.

  • Adolar Baumann disse:

    Tenho um Etios Hatch 1.5 XLS/2014 e não tenho nenhuma reclamação dele. Muito pelo contrário, econômico, seguro, espaçoso e com manutenção barata. Não incomodou nenhuma vez. Estou aguardando o Etios 2016 para ver as novidades e com certeza, vou continuar adquirir outro. Façam um Teste Drive e vejam como é gostoso de dirigir.

  • Newton disse:

    Fiz um drive no etios de tanto me insistirem mas hoje agradeço os amigos que me incentivarao fazer o drive. Na primeira vista olhei e pensei nao vou comprar isso nunca, tenho um hb20 stylus top. Mas o inacreditável aconteceu tudo o que eu tinha inaginado de ruim simplesmente se converteu em ótimo exeto a estetica, até o painel que quando vi me assustei depois de umas horas andando vc se acostuma e até fica melhor que os tradicionais.unica coisa que achei falta foi nao ter comp.de bordo. Resultado : fui pra casa analisei varios fatores e comessei a ver suas vantagens e fiz a encomenda de um sedan xs com acessórios , que vai ter tudo o que meu hb top tem menos comp.de bordo. E ganho direçao elétrica , espaço e motor mais potente.

  • thiago félix disse:

    comprei o Toyota etios sedan XLS há três meses atrás, não tenho nada a reclamar do carro, ótimo desempenho, extraordinária dirigibilidade, estranhei no começo os marcadores no centro, mas depois achei melhor, com toda a certeza é um excelente automóvel, comprarei sim os próximos modelos, e além do mais é um TOYOTA, qr melhor e mais confiável marca.

  • Arlete Aparecida Gonçalves Justino disse:

    O carro é otimo porem, o sinto de segurança é muito alto no caso de uma pessoa como eu que tenho 1,60 de altura, ele deixa de proteger podendo causar uma grave lesao no momento de um acidente e tambem a chave de roda que ñ ajusta no parafuso podendo causar acidente numa simples troca de pneu espero que o fabricante venha corrigir esses dois problemas.

  • pepe disse:

    Etios sedan 1,5 excelente suspensão , motor e cambio, conforto interno muito bom, mesmo sem opcionais, o único defeito após 20.000 km barulhos nas peças do painel e portas , nada se comparado ao gol, ótimo em viagens longas não cansa, pós venda muito boa, empresa séria, qualquer problema é só ligar no SAC resolve mesmo . Para quem quer conforto e tranquilidade é um ótimo carro.

  • VCR disse:

    Etios sedan x mod 2015
    A favor:
    econômico ja fiz 17,5km/l gas em circuito misto 9km cidade e 40km estrada, carro com motor e cambio esperto.
    porta malas maior que corolla e civic 563 litros.
    Bom espaço interno.
    seguro barato
    revisão pacote fechado barato

    Contra:
    Alarme não sobe vidros automaticamente
    Não possui trava automática por deslocamento
    Suspensão muito baixa raspa com facilidade
    versão x sem radio ,auto falantes nem suporte para fixar um paralelo
    Caixa fusíveis internos de muito difícil acesso

  • Leandro disse:

    Fiz um teste drive, achei o carro bom e comentei com o vendedor que o pecado cometido pela toyota foi montar um carro com cara dos anos 80 e feio. O carro é feio pra caramba, lembra aquele carro russo que tentaram vender no brasil na década de 90 ou melhor uma fiat prêmio.

  • Aécio disse:

    O 1.5 16V deveria ter o corte de giro mais alto e comando variável tanto na admissão quanto no escape para ter chance de desbancar os tidos “tradicionais”. Teria facilmente 16kgfm de torque e 115cv e com consumo ainda menor.

  • Daniel disse:

    Estou interessado em um etios, mas tenho muitas dúvidas ainda. Uma delas parte da minha falta de experiencia e sensibilidade para escolher entre o motor 1.3 e 1.5. As perguntas, mais ou menos, seriam: o motor 1.3 faz muita diferença com relação ao tão reclamado 1.0 ou só o 1.5 pra fazer a diferença mesmo? Para quem pensa ligeiramente em mais economia do que desempenho vale a pena gastar um pouco mais (tanto em preço como em consumo) para se ter o 1.5 ou, nesse caso, a melhor opção é o 1.3 mesmo?

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