Carros brasileiros ficarão ainda mais caros a partir de amanhã com a volta do IPI integral

Agora não tem mais jeito. Depois de adiar o retorno do alto Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a taxação volta ao normal a partir de amanhã, dia 1º de janeiro de 2015. Com isso, os carros brasileiros ficarão ainda mais caros – uma proeza e tanto.

Depois de tentar aquecer a economia nacional com a redução desse imposto desde maio de 2012, o Governo Federal, conforme o prometido, foi aumentando o IPI e, a partir de amanhã, o imposto dos veículos voltará às alíquotas “normais”. Confira:

IPI Até 31/12/2014 A partir de 01/01/2015
Motor até 1.0 3% 7%
Motor entre 1.0 e 2.0 flex 9% 11%
Motor entre 1.0 e 2.0 gasolina 10% 13%
Motor acima de 2.0 flex 18% 18%
Motor acima de 2.0 gasolina 25% 25%
Utiliutário 3% 4% e 8%

Mas quanto isso vai pesar no bolso do consumidor? Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a estimativa é que o preço de um carro com motor 1.0 (ou menor) suba cerca de 4,5%. Por exemplo: um Fiat Uno Vivace 1.0, que tem preço sugerido de R$ 26.760, deve custar R$ 27.964. Um Renault Sandero Authentique 1.0 deve sair de R$ 32.150 para R$ 33.597.

Infelizmente, a Anfavea considera “bastante bom” os preços dos carros no Brasil. O valor do aumento em 2015 vai depender mesmo das montadoras. Espero que elas tenham bom senso e subam nada ou o mínimo possível. Alguns carro vendido por aqui já tiveram reajuste anunciado, como o Chevrolet Onix, que agora parte de salgados R$ 39.190 na versão LS 1.0.

Chevrolet-Onix-2015-LT-LTZ-MyLink-Brasil

Chevrolet Onix 2015

Se você estiver pensando em comprar um carro no início de 2015, saiba que as concessionárias terão estoques de vários carros com preços com o IPI mais baixo. Isso deverá ser o chamariz das revendas no primeiro trimestre do ano, especialmente em janeiro e fevereiro. Logo, pesquise os valores e tente conseguir alguns benefícios adicionais, como IPVA 2015 pago, sensor de estacionamento e outros itens de que interessam.

Para fechar, mesmo com os preços mais altos em 2015, a Anfavea acredita que o mercado automotivo no Brasil voltará a crescer se comparado a 2014. Vamos esperar para ver.

Comentários (18)

  1. Que vergonha, é uma pena esses preços serem praticados dessa forma. A redução do IPI já deixou de existir faz tempo, uma vez que com os constantes aumentos muitos veículos já estão com preços impraticados. Caso seja repassado integralmente o imposto, o valor final desses veículos chegam a ficar completamente fora da razão.

    Espero que as montadoras mantenham os já caros valores cobrados e reajustados em 2014 e que realmente pratiquem alguns descontos ou benefícios com os já citados na matéria, IPVA 2015, emplacamento, etc.

  2. o governo deveria reduzir o ipi de forma permanente! além disso, as montadoras deveriam reduzir um pouco suas margens altíssimas de lucro, tornando os preços dos carros no brasil mais atraentes. fretes também deveriam ficar mais baratos, assim como alguns impostos estaduais… que utopia…

  3. la´ fora, os carros são melhores, mais baratos e os funcionários das montadoras ganham mais que os brasileiros. ~É a alíissima carga de impostos que que a aves de rapina deste brasil nos impõe que tornam os preços altos.
    e não esqueçamos do ipva,emplacamento, e serviços de despachantes.

  4. Quem bom que está caminhando para esse lado as coisas. Quem votou no PT aposto que irá cobrar agora…não? Cada povo tem o governante que merece. Carro novo agora somente para quem tem $$ ou quer impressionar o vizinho.

  5. Fácil, basta os brasileiros não comprarem carro nos próximos meses……eu havia programado comprar em dezembro, mas preferi segurar o quanto puder. Porque temos que trocar de carro a cada 2 ou 3 anos?????
    O brasileiro paga muito caro nos mesmos carros que em outros países custam a metade do valor praticado aqui…….
    Pensemos nisso…..

  6. Mas como o vilipendiado consumidor brasileiro é tratado como um imbecil, ignorante e joão-bobo. Além da baixíssima qualidade de quase todo os modelos de veículos do país e do assalto praticados pelas concessionárias para poder levar as suas carroças de lixo, temos que tolerar mais um empurrão no punhal encravado no peito do consumidor. É uma pouca vergonha como esse país sofre nas mãos de organizações que mandam e desmandam nessa terra de ninguém…lamentável, deprorável, patético!

  7. POVO BURRO E OTÁRIO PAGAM ESTES PREÇOS AVILTANTES, PORQUE É BURRO MESMO, DEIXEM DE COMPRAR POR DOIS MESES E VERÃO COMO OS PREÇOS VÃO REAGIR. CONSULTEM OS PREÇOS DOS MESMOS VEÍCULOS NA ARGENTINA, PARAGUAI E BOLIVIA, NOSSOS VIZINHOS, E NÃO É IMPOSTO QUE ENCARECE NÃO, MAS, O LUCRO AVILTANTE, PORÉM, ENQUANTO EXISTIR OTÁRIO OS ESPERTOS VÃO VIVENDO

  8. O presidente de uma montadora disse uma vez: Os preços de carros , no Brasil, são altos pq o consumidor “PAGA” . …se o consumidor ficar uns meses sem comprar carro .logo .logo elas iriam baixar estes preços absurdos cobrados por carros de qualidade inferior e de segurança questionável .

  9. Os preços de automóveis no Brasil são altíssimos porque só de impostos pagamos em torno de 45%. Não existe nada igual em termos de tributos no planeta terra. O correto seria as montadoras praticarem o mesmo preço cobrado no México, Europa e EUA. Mas porque não o fazem ?? Porque os nossos governantes e políticos não permitem !!! Já que eles, os políticos usam o Estado Público para fornecerem gratuitamente o terreno para construções de fábrica, além do BNDES financiar toda a obra e muitos equipamentos. Em troca os políticos exigem altos impostos, que na verdade retornam em forma de propina, em contas na Suíça e paraísos fiscais, financiamento de campanhas, e o Narcotráfico Internacional. É mais ou menos o que aconteceu na operação Lava-Jato.
    É POR ISSO QUE O PREÇO DOS AUTOMÓVEIS SÃO CARÍSSIMOS NO BRASIL…E NÓS Sustentamos a maior máquina de corrupção jamais vista no planeta terra !!!

    • Pesquisa no google sobre lucro brasil em veículos e você vai descobrir que os impostos são apenas parte dos preços extorsivos praticados no Brasil. A verdade é que as montadoras tem no Brasil as suas maiores margens de lucro pois o povo brasileiro paga para ser otário.

  10. Compra quem quer.

    Quando os brasileiros tomarem vergonha na cara boicotando tudo que for caro, os preços baixam.
    Não é só caro por causa dos impostos… a margem de lucro de todos envolvidos são altíssimas, justamente pq tem otá… que paga.

  11. O carro aumentou o ano inteiro e vai continuar subindo. O povão vai continuar comprando, porque é sonho ter carro e morar num buraco, sem assistência média e educação. O importante é ter carnezão e mostrar que tem carro para largar na rua, pois não tem garagem. Enquanto houver crediário com prazos longos as vendas de carros não para. Viva L/U/L/a, pois criou uma fórmula infalível. Fazer pobre comprar carro. Parabéns.

    • Mesmo podendo, eu desisti de ter carro. Além dos preços exorbitantes, o custo mensal de manter um carro gira em torno de R$ 700,00 mensais (seguro, garagem, revisão, estacionamento rotativo, gasolina, IPVA, etc…), quando não tem ainda 60 parcelas para pagar. Estou usando o transporte público e táxi. Gasto menos e não me incomodo no trânsito. O dinheiro que me sobra reverto em beneficios e “mimos” para minha família E se voltar a ter carro vai ser um usado que atenda minhas necessidades, não para mostrar para vizinho. E concordo contigo, tem cada casebre com carrão na garagem e os donos amanhecendo nas filas para atendimento médico. VIVA A IGNORÂNCIA DO POVO BRASILEIRO.

  12. Concordaria em pagar 50.000,00
    Um carro popular! SE…. O GOVERNO SE COMPROMETESSE A COLOCAR 1 METRÔ EM EM CADA CAPITAL, O TRANSPORTE PÚBLICO MELHORASSE SENSIVELMENTE, A SAÚDE FUNCIONASSE, A SEGURANÇA EXISTISSE, POLÍTICOS E JURISTAS CORRUPTOS FOSSEM DIRETO PRA CADEIA. PAGARIA ATÉ MAIS,… MAS ISSO AQUI É TERRA DE PAPEL NOTA. REALMENTE NÃO DÁ PRA ACREDITAR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *