Nissan mostra Leaf que brilha no escuro!

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Carros menos poluentes; com alto desempenho; veículos espaçosos por dentro e pequenos por fora; interiores versáteis; porta-objetos internos aos montes; porta-malas grandes; tinta que não suja. Se você acha que a indústria automotiva não poderia criar mais nada de novo, saiba que a Nissan acaba de mostrar um exemplar do elétrico Leaf que brilha no escuro!

A Nissan juntou-se ao inventor Hamish Scott para pintar a carroceria de seu modelo 100% elétrico Leaf com uma tinta que brilha à noite. Batizado de Starpath, o revestimento criado é aplicado por spray e absorve os raios ultravioleta durante o dia para brilhar por um período entre oito e dez horas durante a noite.

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Mas o mercado de reposição já conta com tintas que brilham no escuro. Logo, qual é o diferencial dessa da Nissan? A “fórmula secreta da tinta foi criada especialmente para a marca e utiliza materiais totalmente orgânicos em sua composição. Entre eles, um elemento natural da terra muito raro, chamado aluminato de estrôncio, que é sólido, inodoro e química e biologicamente inerte”, diz o comunicado da empresa.

Várias companhias têm aplicado tintas que brilham em veículos, mas, segundo a Nissan, ela é a primeira fabricante de automóveis a utilizar diretamente essa tecnologia em produtos de sua linha. Se fosse produzida para ser vendida comercialmente, equipando outros modelos, por exemplo, como o Sentra (já testado aqui no De 0 a 100 – mais sobre a linha 2015 aqui), o New March ou o New Versa 2016, essa pintura original da Nissan teria durabilidade de 25 anos.

Mas, na prática, o que brilhar no escuro é vantagem para o consumidor? A resposta é simples: segurança. O carro passa a ser visto mais facilmente em ambientes escuros, melhorando a visibilidade de pedestres e outros motoristas.

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Economizando em casa

O carro 100% elétrico Nissan Leaf tem tido outras aplicações além de servir como produto de demonstração das novas tecnologias da Nissan, como esse revestimento que brilha e a pintura que não acumula sujeiras. Pesquisa recente feita pela Nissan demonstrou que 89% dos proprietários usam o período da noite para recarregar seus Leaf no Reino Unido aproveitando o excesso de energia solar captada por painéis solares caseiros.

Embora esses painéis não armazenem energia ou a forneçam em períodos sem luz do dia, qualquer sobra gerada é enviada de volta a rede e, assim, os proprietários podem ganhar dinheiro do governo britânico, o que significa que essa recarga do veículo durante a noite já está paga. E a compra dos painéis solares, segundo esses clientes de Leaf, veio das economias geradas pelo baixo custo de recarregamento do veículo – estimando em cerca de dois pences (R$ 0,09) – dois centavos de libra esterlina – por quilômetro rodado.

Ian Finch é um dos proprietários de Nissan Leaf que tem aproveitado essa economia oferecida por um veículo totalmente elétrico combinado a painéis solares. “O custo de uso de um Nissan Leaf equivale a um sexto do que se pagaria para ter um carro diesel ou a gasolina”, diz. “E, provavelmente, estamos usando 25% menos energia elétrica graças aos nossos painéis solares. É uma experiência fantástica ser capaz de rodar com o Nissan Leaf usando a eletricidade que tem sido produzida totalmente sem custos”.

Nissan Leaf

O Leaf é o principal modelo elétrico da Nissan no mundo. Ele mede 4,445 m de comprimento, 1,770 m de largura, 1,549 m de altura e tem 2,700 m de distância entre-eixos. De acordo com a marca, ele é capaz de fazer 42,93 km/l* na cidade e 53,56 km/l* na estrada.

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