E se o airbag do seu carro abrisse um centésimo de segundo depois no caso de um acidente?

airbag-duplo-frontalEu estava fazendo algumas pesquisas sobre airbags nos últimos dias e me veio uma pergunta na cabeça: e se o airbag do seu carro abrisse um centésimo de segundo depois no caso de um acidente? O vídeo abaixo responde muito bem e de uma maneira, digamos, explosiva.

Os criadores usaram uma melancia para comparar um airbag que funciona perfeitamente bem com outro que falha no pior momento possível, atrasando “apenas” um centésimo de segundo para abrir. Pobre melancia… Com o airbag normal, a fruta se salva. Com o defeituoso…

Imaginem se fosse com um ser humano? Não acredito numa “explosão humana”, mas sim num lesão que pode ser muito grave.

Não custa lembrar: o airbag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança. Por isso, jamais se esqueça de usar o cinto de segurança, não importa em qual lugar dentro do carro você esteja. Além se ser ilegal, você coloca em risco a sua vida e a dos outros.

E fiquem muito atentos a um detalhe extremamente importante: airbag tem validade de 10 anos (caso ele não tenha sido usado). Passado esse período, você deve renová-lo. Veja na concessionária da marca do seu carro ou em lojas especializadas. Com segurança não se brinca.

Comentários

  • Gustavo disse:

    Mesmo com este risco com certeza o Air Bag é fundamental. Apesar dos casos que ocorreram com a Honda mundo afora este equipamento salva mais vidas do que este risco colocado. Mas com certeza existe ainda uma forma de praticamente eliminá-lo. Trânsito na velocidade prevista para a via. Colisões em baixa velocidade (até 60 km) não provocariam tandos danos. Afinal a severidade dos acidentes está diretamente relacionada a velocidade praticada pelo condutor.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *