Nissan e BMW atigem marcas importantes no Brasil

Nissan-fabrica-Rio-de-Janeiro-producao-March

Nos últimos poucos meses, Nissan e BMW atingiram marcas importantes de suas respectivas produções no Brasil.

Nissan

Presente no Brasil desde 2000, e fabricando veículos desde 2002, a Nissan atingiu recentemente a marca de 250 mil veículos produzidos no país. O total considera as fábricas de São José dos Pinhais (PR) e Resende (RJ). A unidade histórica foi um New March SL 1.6 16V vermelho, fabricada no Complexo Industrial de Resende, inaugurado oficialmente no dia 15 de abril de 2014.

A planta do sul fluminense, que é 100% Nissan, também produz o sedã Versa, testado pelo De 0 a 100, e os motores 1.0 12V de três cilindros e 1.6 16V de quatro cilindros que equipam os dois modelos. A unidade representa uma nova etapa na história da empresa no Brasil.

A Nissan começou a produzir veículos em solo brasileiro em 2002 na fábrica em conjunto com sua parceira de Aliança, a Renault, em São José dos Pinhais (PR). O primeiro produto da marca fabricado nesta unidade industrial foi a Nissan Frontier (D22). Atualmente com mais de 130 mil unidades vendidas, a picape simbolizou o início do compromisso firmado pela Nissan com o Brasil. Deste compromisso vieram diversos outros lançamentos – como o sedã médio Sentra (linha 2016) – e a produção de outros modelos, como o New March e Versa.

BMW

Já a fábrica do BMW Group em Araquari (SC) alcançou recentemente um importante marco: a produção do automóvel de número 10 mil em solo brasileiro. Desde o início da produção, em 30 de setembro de 2014, o BMW Group vem ampliando sua gama de modelos manufaturados no País, com a produção de BMW Série 3, BMW X1, BMW Série 1 e BMW X3. Até o fim do ano, o MINI Countryman entrará nas linhas nacionais.

Com investimento de mais de 200 milhões de euros (mais de R$ 650 milhões), a unidade fabril da BMW em Araquari tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano. Antes mesmo de completar seu primeiro ano, a operação já respondia pela admissão de cerca de 600 colaboradores, além do fomento de toda uma cadeia de fornecimento em Santa Catarina que inclui fornecedores e parceiros de negócios.

Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, a fábrica do BMW Group no Brasil é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo, em 14 países. A infraestrutura da unidade produtiva contempla as atividades de montagem, carroceria/soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *